Imagem de um blender da Electrolux sobre bancada com jarra cheia e frutas ao redor.
Ultima atualização: 22 de março de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

19Horas investidas

3Estudos avaliados

82Comentários coletados

O blender surgiu como uma solução ainda mais prática do que o liquidificador. Ele é ideal para preparos de sucos, vitaminas, smoothies entre outras bebidas ou alimentos. Quer aprender mais sobre esse eletrodoméstico que tem tornado a vida de muitos mais saudável e prática? Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil.

Embora seja muito parecido com o liquidificador, o blender é indicado para situações mais específicas. Vamos falar tudo sobre ele nesse completo Guia de Compra, fique com a gente até o fim.




Primeiro, o mais importante

  • O blender é um eletrodoméstico muito utilizado no preparo de bebidas quentes ou frias. Compacto, mas potente, ele vem ganhando cada vez mais espaço na vida de quem busca uma vida mais saudável.
  • Embora seja parecido com o liquidificador, possui características próprias que tornam esse produto mais prático. Uma delas é que a própria jarra serve como squeeze.
  • Não é caro investir em um blender, você consegue comprá-lo com cerca de R$ 150.

Você também pode gostar:

Os melhores blenders: Nossas recomendações

Todas as marcas mais famosas de eletrodomésticos possuem um modelo de blender disponível. Selecionamos as melhores para que você tenha poder de escolha:

Blender com duas jarras da Cadence

Esse blender da Cadence possui duas jarras com capacidade de 600 ml e acompanha uma sobre tampa para levá-lo como um squeeze para qualquer lugar. Pode preparar bebidas geladas ou quentes. Tem 300 W de potência, é compacto e totalmente desmontável. Seu sistema de funcionamento chama “Easy on”, basta fechar o copo com a lâmina, encaixar na base, girar o blender e ele ligará automaticamente.

Blender com duas jarras da Oster

O blender da Oster acompanha duas jarras de 600 ml livres de BPA e feitas de Tritan, oferecendo alta resistência. Você pode preparar bebidas quentes e frias e usar a jarra para levar seu preparo. As lâminas são de aço inox. Tem 250 W de potência, sendo capaz de triturar até gelo.

Blender de 400 ml

Super compacto, esse blender da Hamilton Beach tem apenas 400 ml de capacidade. Você usa a própria jarra como squeeze para levar com você. A jarra é de Tritan, material bem resistente. Seu formato encaixa na maioria dos porta-copos de carros. Está disponível na cor azul, verde e vermelho.

Blender da Philco com duas jarras

O modelo da Philco acompanha dois copos com capacidade para 600 ml. Suas lâminas são de inox, com alta capacidade de corte, triturando gelo e frutas congeladas. São 300 W de potência.

Blender de 700 ml

O blender da Electrolux tem sua base em aço inoxidável, sendo resistente e super fácil de limpar. Além disso, as lâminas são removíveis e rosqueáveis. Sua jarra possui 700 ml, o que o torna um dos maiores da categoria. Ele tem 300 W de potência e conta com trava de segurança na base.

Guia de Compra

Para quem gosta de despertar e bater um suco verde ou vitamina antes de ir ao trabalho o blender é uma opção bastante prática. Especialmente se você quer levar a bebida com você, já que a jarra serve como squeeze.

Assim você não precisa sujar seu grande liquidificador para o preparo de uma bebida tão simples. Quer saber mais? Continue lendo esse Guia de Compra até o fim para fazer a melhor escolha.

Mulher preparando vitamina em blender na bancada de cozinha.

O blender é um eletrodoméstico perfeito para o preparo de vitaminas e sucos. (Fonte: Vladimir Cosic/ 123rf.com)

O que é um blender e para quem é indicado?

O blender é um eletrodoméstico que parece com um liquidificador à primeira vista, porém mais compacto e prático para preparos de bebidas no dia a dia, além de alguns alimentos.

É um excelente aliado de quem gosta de levar uma vida saudável.

Ele possui uma base e vem com uma ou duas jarras que geralmente variam de 400 a 700 ml. Essas jarras acompanham tampas e servem como squeeze, assim, quando sua bebida está pronta você pode levá-la com você para onde quiser.

É super fácil de usar e também de lavar. É um utensílio indicado para quem gosta de preparar vitaminas, sucos ou outras bebidas com frequência. É um excelente aliado de quem gosta de levar uma vida saudável.

Quais as formas mais comuns de usar um blender?

A maneira mais comum de usar o blender é no preparo de bebidas saudáveis. É um eletrodoméstico muito buscado por quem procura, ou já leva, um estilo de vida mais natural, consumindo sucos naturais, sucos verdes, vitaminas, smoothies, Wheys, entre outros.

Basta colocar os ingredientes, apertar um único botão – alguns ainda funcionam automaticamente com o encaixe da jarra na base – e você tem sua bebida pronta no próprio copo que usará para beber.

Como você pode levar o copo com você, é comum que seja usado no preparo de alguma bebida matinal para levar ao trabalho, ou ainda para a academia.

Copo de suco verde ao lado de ingredientes e blender.

O suco verde é nutritivo e ajuda no detox e emagrecimento. (Fonte: Marcin Jucha/ 123rf.com)

Anote essa receita simples, prática e saudável de suco verde para você beber pela manhã.

Ingredientes:

  • Uma folha de couve;
  • Suco de um limão;
  • Uma maçã verde picada em pequenos pedaços;
  • Meio pepino sem casca;
  • 150 ml de água de coco;
  • Raspas de gengibre.

Agora é só bater tudo no seu blender e beber sem coar.

foco

Dica: Existem infinitas opções de receitas de sucos saudáveis para você incluir na sua rotina sem enjoar, com os mais variados tipos de frutas, verduras e legumes.

Quais as vantagens de comprar um blender?

Você já deve ter percebido que a maior vantagem do blender é a praticidade. Afinal, tirar o grande liquidificador do armário e depois ter que lavar todas as suas peças pode ser um desmotivador para levar uma vida mais saudável. Para isso surgiu o blender. Ele é prático de usar e lavar.

Além disso, sua jarra serve como squeeze e dessa forma você bebe no próprio copo do produto, sendo que você pode levá-lo com você para onde desejar.

Por ser compacto, é fácil de transportar e também de guardar em qualquer cantinho do armário.

A maioria dos modelos vem com dois copos, assim você pode levar duas bebidas diferentes para o trabalho ou ainda preparar um suco para você e para outra pessoa.

Ele tem potência suficiente para triturar até mesmo gelo e frutas congeladas.

É comum que uma pessoa use o blender todo dia, e até mais vezes num mesmo dia. O produto não é caro e possui um excelente custo-benefício.

A única desvantagem é que as jarras possuem capacidade bem limitada, geralmente entre 400 e 700 ml.

Vantagens
  • Prático
  • Fácil de lavar
  • Compacto
  • Jarra serve como squeeze
  • Maioria dos modelos vem com duas jarras
  • Potência ideal para triturar gelo
  • Excelente custo-benefício
Desvantagens
  • Capacidade bem limitada

Qual a diferença entre um blender e um liquidificador?

Embora eles pareçam bastante à primeira vista, o blender e o liquidificador possuem indicações de uso bem diferentes.

O liquidificador é maior, mais robusto, potente e com mais funcionalidades. Com ele você pode preparar receitas variadas, desde salgado, doce ou líquidos. Ele possui diferentes velocidades e sua capacidade é bem maior.

Já o blender é um eletrodoméstico menor, e como vimos, específico para pequenos e rápidos preparos, focando ainda mais em bebidas saudáveis. O blender traz parte da funcionalidade de um liquidificador, somando a praticidade para uso no dia a dia.

O liquidificador pode fazer o que um blender faz, mas o contrário não acontece. Porém, um não dispensa o uso do outro. Você pode contar com os dois eletrodomésticos em casa e usá-lo em situações específicas.

Quer fazer um bolo delicioso, bater uma massa ou triturar alguns alimentos em pedaços menores? O liquidificador é o eletrodoméstico ideal. Agora se você quer praticidade no preparo de bebidas, aposte no blender.

Liquidificador Blender
Ideal para Receitas variadas, como preparo de salgados, doces ou líquidos Preparo de bebidas saudáveis
Capacidade De 1 a 4 litros De 400 a 700 ml
Potência De 600 a mais de 1000 W Até 300 W
Diferencial Mais versátil, potente e robusto Mais prático e fácil de limpar, jarra serve como squeeze

Como higienizar um blender?

Após usar seu blender você não terá trabalho em deixá-lo limpinho de novo. Por ser compacto, sua higienização é rápida e bastante simples.

Na verdade, é como lavar um copo ou garrafa. E para facilitar ainda mais, geralmente a boca da jarra do blender é suficientemente larga para você colocar sua mão no interior.

Tudo que você precisa é de uma esponja, sabão neutro e água corrente.

Sendo assim, tudo que você precisa é de uma esponja, sabão neutro e água corrente. Lave bem no interior e na parte de fora, enxaguando bem e deixe secar naturalmente.

Não esqueça do topo onde a tampa é enroscada para evitar o acúmulo de sujeira. A tampa também merece atenção especial na hora de passar a esponjinha.

Se você sentir necessidade, pode passar água quente nas peças uma vez por semana.

A base deve ser limpa com um pano umedecido, apenas certifique-se de tirar o aparelho da tomada. Sua lâmina pode ser facilmente desenroscada e lavada com esponja e sabão neutro em água corrente.

Foco em lâmina de blender vista de cima.

Higienizar um blender é rápido e fácil. (Fonte: Antonio Delluzio/ 123rf.com)

Quanto custa e onde comprar um blender?

Você pode comprar um blender com cerca de R$ 150. Existem modelos mais baratos e mais caros, mas essa é boa média de produtos de qualidade. Como ele é usado praticamente diariamente, seu custo-benefício é excelente.

Você encontra um blender em hipermercados, lojas de móveis e eletrodomésticos ou de departamentos, como Americanas e Havan. Porém, no mercado online você terá mais opções. Confira nos sites da Amazon Brasil, Lojas Americanas e Magazine Luiza.

Critérios de Compra: Saiba escolher o melhor blender

Se você considera que o blender é o eletrodoméstico certo para você, queremos trazer ainda mais informações para te ajudar na escolha perfeita. Esses critérios podem ser decisivos. Confira.

Confira cada tópico detalhadamente e faça a escolha certa para sua uma vida saudável.

Potência

Embora o blender trabalhe com uma potência média de 200 a 300 W, essa pequena oscilação pode fazer diferença na hora da escolha.

Prefira os modelos mais potentes, eles funcionarão mais rapidamente, sendo capazes de preparar bebidas mais densas.

Capacidade

Não existe um padrão de capacidade na jarra do blender. Uma média comum é que a jarra tenha 600 ml, porém, existem modelos de 400 até 700 ml. Qual o melhor tamanho para você?

Se você gosta de fazer seus preparos para beber ao longo da manhã, como um suco para levar para o trabalho por exemplo, invista em um blender com capacidade maior.

Blender da Electrolux sobre bancada de cozinha.

O modelo da Electrolux tem 700 ml de capacidade, um dos maiores do mercado. (Fonte: Divulgação Electrolux/ Amazon)

Modo de funcionamento

Alguns modelos funcionam simplesmente com o encaixe perfeito do copo na base, de forma automática, sem possuir nenhum botão. Em outros casos, é necessário acionar um botão para ligar as lâminas.

Ambos são seguros e só funcionam com o encaixe correto na base do blender, então é uma questão de preferência para sua escolha.

Jarra

Dois pontos devem ser observados em relação a jarra. O primeiro é se ela é única ou se a marca oferece duas jarras. A opção dupla traz mais vantagens, muitas vezes pelo mesmo preço. Assim você pode levar duas bebidas diferentes com você ou ainda preparar para duas pessoas.

Outra questão é em relação ao material da jarra. Um material comum – e de ótima escolha - é o plástico tritan, leve e altamente resistente.

Tampa

Embora seja um detalhe, é importante pensar na tampa da jarra do seu blender. Afinal, se você tem a intenção de leva-lo com você, é importante que ela não vaze e tenha um bico que facilite a ingestão da bebida. A tampa deve ser funcional.

Lâminas

O comum é que as lâminas de um blender sejam duplas e de aço inox. De preferência a esse material pela resistente e qualidade. Confira ainda se a lâmina sai com facilidade da base, isso facilita o processo de higienização do seu blender.

Design

Embora todos os modelos possuam jarra transparente, seu formato muda. O design, além de deixar a peça bonita, deve ser pensado para facilitar ainda mais. Confira se é bom de segurar e fácil de lavar.

Além disso, a tampa também agrega ao design com diferentes estilos e cores. Escolha aquela que mais combina com você.

(Fonte da imagem destacada: Divulgação Electrolux/ Amazon)

Por que você pode confiar em nós?

Helena Sartori Cozinheira Profissional
Helena AINDA não participou do MasterChef, mas tem certeza que sua hora vai chegar. Cozinheira desde os 17 anos, quando ajudava no restaurante de sua tia, ela sabe de cor e salteado quais são os utensílios e ingredientes necessários para preparar cada uma das receitas especiais de seu livro. No ReviewBox, compartilha esse conhecimento com o público.
Curiosa por natureza, escolheu jornalismo na graduação. Adora pesquisar sobre os mais diversos assuntos, especialmente aqueles relacionados a construção do lar, crianças e maternidade. Apaixonada pelos animais e cada vez mais interessada pela sustentabilidade, quer trazer mais sobre esses universos para o leitor.