blush de várias cores
Ultima atualização: 20 de maio de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

18Horas investidas

3Estudos avaliados

75Comentários coletados

Você pode até não estar com muita paciência para caprichar na produção, mas deixar a pele mais corada já muda o visual, não é? Por isso, é importante ter o melhor blush sempre por perto. Ele garante que a aparência pálida fique bem longe do seu dia a dia!

Se você chegou até este artigo em busca do blush ideal, pode parar de procurar. Aqui, vamos mostrar tudo o que é preciso saber para escolher o produto que vai te fazer arrasar na make. Siga com a gente!




O mais importante

  • O blush é um produto cosmético que pode ser usado para conferir efeitos na maquiagem, como a luminosidade ou a sensação de bochecha corada.
  • A tonalidade do blush pode variar de acordo com o efeito pretendido, dando ar de bronzeado ou de “saúde”.
  • Escolher um blush de qualidade garante que o produto vai permanecer na sua pele ao longo do dia, sem necessidade de retoque.

Blush: nossa recomendação dos melhores produtos

Por mais que pareçam iguais, há muitas diferenças entre os tipos de blushes disponíveis no mercado. Por isso, fizemos uma seleção com os mais vendidos on-line. Confira o que encontramos.

Guia de compra: o que você precisa saber sobre blush

Na internet é fácil encontrar tutoriais explicando o jeito correto de aplicar o blush. Mas, e sobre os melhores produtos e as vantagens de tê-los sempre à mão? Quem fala? Nós falamos! É isso que você vai ver a partir de agora!

Moça passando blush

O blush é um produto cosmético que pode ser usado para dar acabamento à maquiagem. (Fonte: tomwang/ 123rf.com)

O que é um blush e para que ele é usado?

O nome, em inglês, significa “enrubescer”. Isso já diz muita coisa sobre o blush, não é? Este produto, que nossas avós chamavam de rouge, traz mais cor ao rosto e complementa a maquiagem.

Seja no dia a dia ou nas produções em alto estilo, ele sempre marca presença na make. Usado inicialmente para conferir um aspecto mais rosado às bochechas, como sinal de saúde, atualmente ele pode iluminar, bronzear ou ajudar a definir os contornos do rosto.

Quais as cores mais comuns de blush?

As cores de blush costumam variar de acordo com o efeito pretendido. Mas, em geral, ele vai dos tons de rosa até o marrom e dourado, que promovem um efeito de bronzeado que é a cara do verão!

Para ilustrar, preparamos um quadro com as principais cores de blush e o efeito que elas proporcionam e o tom de pele para o qual é mais indicado:

Cor do blush Tom de pele Efeito
Coral ou acobreado Amarelada Esquenta os tons da pele
Rosado e pêssego Branca Pele corada, com aspecto saudável
Bronze e tons terrosos Morena Deixa ruborizada, com aparência iluminada
Vermelho Negra Realça o contorno da maçã do rosto e dá “ar de saúde”

Apesar dessas indicações, é sempre bom ter em mente que não há “receita de bolo” para a sua produção. Você pode combinar tons, inovar nas cores e encontrar o tom de blush que mais te agrada.

Quais os tipos mais vendidos de blush?

Ainda que sejam muito parecidos e cumpram basicamente a mesma função, existem tipos diferentes de blush, especialmente quando falamos de textura e formas de aplicação. Por isso, fizemos uma pequena descrição de cada um deles:

  • Em pó: é o mais tradicional, comercializado em estojo individual ou em paletas, pode ser de origem mineral, que garante mais fixação;
  • Em bastão: com textura mais densa, ele é quase um creme. Apesar de ser mais durável, pode acentuar a oleosidade da pele;
  • Líquido: leve e fácil de aplicar, ele é indicado para a pele madura, com tendência a craquelar.

O blush pode ser usado sem maquiagem?

Sim. Como dissemos, não há uma regra rígida quando se fala em maquiagem, sobretudo para o dia a dia. Se você deseja apenas deixar a pele mais corada para ir ao trabalho, pode usá-lo como aliado.

No entanto, é bom lembrar que o efeito será muito melhor quando o blush for aplicado sobre a pele com textura e tom uniformizados. Nossa dica, neste caso, é que você opte por um BB cream. Ele protege a pele e a deixa preparada para o rímel, o blush e o batom!

mulher usando blush

Escolher um blush de qualidade garante que o produto vai permanecer na sua pele ao longo do dia. (Fonte: Roman Samborskyi / 123rf.com)

Quais as vantagens do blush?

Estamos falando de um produto que vai ficar sobre a sua pele o dia todo — pelo menos, essa é a ideia! —. Assim, vale a pena investir em um produto de qualidade. Com isso, você vai poder contar com vantagens que não se limitam à bochecha rosada!

Vantagens
  • Deixa o rosto com aspecto mais saudável
  • Complementa a produção, ajudando a definir os contornos da face
  • Destaca a maçã do rosto, afinando a expressão
  • Pode contar com agentes protetores da pele e compostos anti-idade
  • Os produtos específicos para longa duração costumam ser mais caros
Desvantagens
  • Pode causar irritação
  • Depende de pincel apropriado para aplicação
  • Exige um conhecimento básico para proporcionar o efeito desejado

Qual a forma correta de aplicar um blush?

Parece que não tem segredo, mas não é bem assim. A aplicação do blush pode transformar a sua expectativa de pele de princesa em uma realidade de maquiagem típica de festa junina!

Brincadeiras à parte, seguindo algumas regrinhas básicas, e de acordo com o seu formato de rosto, você vai conquistar o efeito desejado, com facilidade:

  • Oval: aplique o blush com leves batidinhas na altura das maçãs do rosto e suba levemente para as têmporas;
  • Quadrado: para atenuar as linhas que marcam o formato do rosto, aplique o blush em um desenho mais arredondado, sempre esfumaçando com o pincel para não ficar muito marcado;
  • Triangular: aplique o blush também em movimentos redondos a partir das maçãs, subindo um pouco para as têmporas;
  • Redondo: aplique o blush em uma linha fina a uma distância de dois dedos do nariz e siga em direção à ponta da orelha.

Se você quer desenvolver mais habilidade na hora de preparar a pele, se produzir e cuidar do rosto, uma boa opção é fazer um curso de automaquiagem. Existem excelentes opções, sem nem precisar sair de casa!

Critérios de compra: O que levar em conta ao escolher o blush

Temos certeza de que, chegando até aqui, você já tem em mente o blush que pretende comprar. Agora, só queremos destacar alguns critérios práticos para escolher o melhor produto e brilhar ainda mais!

Tipo de pele

Há pouco mostramos os principais tipos de blush, classificados de acordo com a forma de aplicação e a textura. Como você viu, cada tipo de pele pode responder melhor a um produto específico.

Assim, considere o seu tipo de pele e as condições que ela apresenta neste momento, para encontrar o melhor blush. Se estiver atravessando um período com acne, por exemplo, um pó mais soltinho vai trazer melhores resultados.

Tonalidade

Todas as pessoas podem usar todas as cores de blush, independentemente do tom da pele. No entanto, como falamos na seção anterior, as mesmas tonalidades podem harmonizar de forma diferente de acordo com o seu tom de pele.

Então, se busca por um blush coringa, para o dia a dia, o mais indicado é optar pela opção indicada para o seu tom de pele, como descrevemos naquela tabela.

pincéis pulverizando blush colorido em fundo escuro

A tonalidade do blush pode variar de acordo com o efeito pretendido. (Fonte: Tetiana Zbrodko/ 123rf.com)

Efeitos

A função do blush ganhou novos atributos nos últimos tempos. Desta forma, ele deixou de ser requisitado apenas para a área da bochechas e pode ajudar a evidenciar ou disfarçar algumas características do seu rosto.

Se essa é a sua intenção, considere optar por uma paleta de blush que traga mais opções de tons, incluindo os mais escuros para contorno e os ultra-claros, para iluminar a maquiagem.

Composição

Se você sofre com algum tipo de alergia ou sensibilidade, precisa ter atenção a este ponto. Muitos cosméticos utilizam espessantes, corantes e até aromatizantes que podem desencadear alguma reação alérgica.

Sendo assim, é sempre bom agir com prudência, lendo atentamente a formulação do produto antes da compra. Se, durante o uso, perceber algum sintoma adverso, pare de usar o blush e procure um dermatologista.

Resumo

Nada como sair de casa com aspecto de pele saudável e descansada mesmo nos dias mais difíceis, não é? E, se você não quer produzir a make completa, contar com o melhor blush vai ajudar a destacar sua beleza natural.

Para ajudar a encontrar o produto ideal, preparamos este guia com as indicações de uso do blush, suas vantagens e os cuidados que são indispensáveis para uma boa compra. Deixamos, ainda, uma seleção com os mais vendidos de 2021 pela Amazon.

Esperamos que você tenha gostado deste material. Se sim, aproveite para compartilhar com suas amigas. Um abraço, até mais!

(Fonte da imagem destacada: Puhhha/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas