Na foto duas crianças usando boias de braço na beira de uma piscina.
Ultima atualização: 8 de janeiro de 2020

Como escolhemos

22Produtos analisados

18Horas investidas

3Estudos avaliados

56Comentários coletados

Olá, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Quando se fala em crianças e em brincadeiras na água todo cuidado é necessário. Por mais que as piscinas sejam a paixão dos pequenos, elas podem ser bastante perigosas. Para prevenir acidentes dentro delas existe a boia de braço e é sobre ela que falaremos hoje.

Indicada para crianças das mais variadas idades, a boia de braço é um produto muito fácil de usar. Ela é encontrada em diversos tamanhos e com as mais variadas estampas. Porém, esse item é realmente seguro para as crianças? Nesse artigo vamos responder essa e muitas outras perguntas, confira!




Primeiro, o mais importante

  • A boia de braço é indicada para crianças de até 10 anos.
  • Ela deve ser colocada logo abaixo do ombro dos pequenos para ficar bem presa.
  • Esse produto não deve ser usado no mar por causa das ondas.

Você também pode gostar:

Melhores modelos de boia de braço: A ideal para cada criança

Basta ir a um clube ou condomínio com piscina para ver diversas crianças usando as boias de braço. Muito escolhido para garantir a segurança dos pequenos, esse item é encontrado em diversas versões e abaixo você encontra as melhores.

A melhor opção de kit com boia de braço

Quem quer um kit de boias para os pequenos aproveitarem a piscina pode adquirir essa opção. Composto por um par de boias de braço e uma boia tipo bote, esse kit é indicado para crianças de até 11 kg. A boia bote conta com cobertura inflável para proteger do sol e tem encaixe para as pernas. Já a boia de braço é do tema Homem Aranha.

Um modelo de boia de braço para os meninos radicais

Desenvolvida com o tema Hot Wheels, essa boia de braço é confeccionada em PVC de alta resistência. Ela possui uma buzina que faz o som de trem e conta com válvula, película de retenção de ar e estampa em tinta atóxica. Essa opção é indicada para crianças acima de 3 anos de idade.

Uma opção de alta segurança

Esse modelo de boia de braço acompanha um colete e garante uma maior segurança para as crianças na água. Ela é indicada para os pequenos de até 8 anos e é confeccionada em tecido 100% poliamida estampado que não fura. Outro ponto positivo é que essa boia absorve pouca umidade, seca rápido e é preenchida com espuma de polietileno expandido de alta flutuabilidade.

Guia de compra

Verão e calor combinam com crianças na piscina. Porém, essa atividade, mesmo sendo muito saudável, pode ser bastante perigosa. Para evitar acidentes existem as boias e um modelo muito utilizado pelos pequenos é a boia de braço.

A boia de braço é um produto muito prático e que permite que as crianças brinquem na água com menos chances de afogamentos. Ela é confeccionada em versões para as mais variadas idades e possui diversas estampas e cores. Nesse guia de compra iremos falar tudo sobre ela, então continue com a gente.

Na foto duas crianças dentro de uma piscina inflável.

A boia de braço pode ser usada por crianças de variadas idades. (Fonte: photobac/ 123RF)

O que é uma boia de braço e para quem ela é indicada?

A boia de braço é composta basicamente por duas boias individuais que devem ser encaixas nos braços das crianças. Elas possuem um formato retangular e são indicadas para pequenos com até 10 anos de idade.

Esse tipo de boia permite que as crianças fiquem em pé dentro da piscina, estando apoiadas em seus braços, que flutuarão graças a boia.

Existem diversas variações desse produto e por ser confeccionado para crianças ele é encontrado em diversas estampas e cores.

Quais as vantagens e desvantagens da boia de braço?

A boia de braço é um produto muito fácil de usar e que garante uma maior segurança para as crianças na água.

Seu ponto positivo é que dificilmente elas se soltam dos braços. Graças a isso, a chance da criança perdê-las e afundar na água é bem baixa.

Ela também é confeccionada em variadas cores e estampas. Isso faz com que os pequenos criem um interesse pelo produto e não se importem em usá-lo.

A boia de braço possui ainda como vantagem seu preço.

A boia de braço possui ainda como vantagem seu preço. Ela é uma das mais baratas e justamente por isso é acessível para todos.

O ponto negativo da boia de braço fica por conta de ela deixar os braços das crianças mais presos. Com isso, caso elas virem na água, fica mais difícil de voltar para a posição correta.

Isso faz com que ela também não seja indicada para uso no mar, já que as ondas podem derrubar os pequenos.

Vantagens
  • Aumenta a segurança das crianças na água
  • É fácil de usar
  • Dificilmente se solta
  • Possui um valor baixo
  • É confeccionada em diversas cores e estampas
Desvantagens
  • Deixa os braços das crianças mais presos
  • Não é indicada para o mar

Como usar uma boia de braço?

Por mais que a colocação e retirada da boia de braço seja muito simples, é fundamental deixá-la bem posicionada e fixa aos braços da criança.

Após estar corretamente cheia, a boia deve ser posicionada logo abaixo do ombro da criança. Esse local irá mantê-la mais presa e assim dificilmente ela sairá conforme o pequeno brinca.

Paula OlinquevitchFisioterapeuta especialista em estimulação pré-natal e infantil

" As crianças devem ser supervisionadas a cada segundo e sempre por um adulto que não tenha medo da água e que saiba como proceder em casos de emergências."

Quais cuidados deve-se ter com uma boia de braço?

Para que uma boia de braço funcione corretamente e possa ser usada por muitos anos é fundamental tomar alguns cuidados.

Com isso, antes de deixar a criança brincar na água usando umas dessas nunca se esqueça de checar se não há nenhum furo. Caso exista, descarte a boia.

Além disso, o armazenamento adequado é a melhor maneira de garantir que a boia de braço não estrague. Após o uso, antes de guardá-la deve-se enxaguar a boia com água limpa para tirar o cloro da piscina.

Também é importante acondicioná-la em local seco, longe de produtos químicos, calor ou objetos pontiagudos.

Como encher e esvaziar uma boia de braço?

O trabalho de encher e esvaziar a boia de braço é essencial para que ela se mantenha íntegra e possa ser guardada ou usada sem problemas.

Para enchê-la basta localizar e abrir as válvulas de enchimento. Em seguida o processo pode ser feito com uma bomba de mão ou de pé.

A boia deve receber ar até que ela fique rígida e completa, mas não extremamente dura. Feito isso, basta fechar a tampa da válvula.

Após o uso, se a boia de braço for ser guardada, deve-se sempre esvaziá-la. Isso é ainda mais simples e basta abrir a tampa da válvula e deixar que o ar saia.

Porém, lembre-se que não é indicado forçar a saída do ar para que a boia não estrague.

Na foto uma menina dentro de uma piscina usando boias de braço.

A boia de braço deve estar bem cheia para que possa ser utilizada pelas crianças com segurança. (Fonte: Jelleke Vanooteghem/ Unsplash)

Quanto custa e onde comprar uma boia de braço?

O valor de uma boia de braço é um de seus pontos positivos, isso porque ela é encontrada com preços bem acessíveis.

Dessa forma, é possível adquirir modelos desse produto a partir de R$ 7, sendo que os mais caros podem chegar a R$ 150, em média.

Além disso, em diversas lojas, tanto online, quanto físicas, ela pode ser comprada. Se você está procurando por uma dessas pode facilmente adquiri-la em locais como Ri Happy, Carrefour, Amazon e Americanas.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de boia de braço

A boia de braço é um item de segurança, por isso é fundamental escolher esse produto com muita cautela. Para isso existem alguns fatores que devem ser analisados e elencamos todos eles abaixo.

Agora vamos te explicar com detalhes cada um.

Peso e idade da criança

O primeiro fator a ser levado em consideração ao escolher uma boia de braço para uma criança é o peso e idade que ela possui. Isso é importante porque cada boia é confeccionada para suportar um determinado peso e caso isso seja ultrapassado sua eficiência é diminuída.

Como nem toda criança da mesma idade possui o mesmo peso, é fundamental analisar esses dois fatores. Com isso, leia nas especificações do fabricante quantos quilos a boia suporta e compre a mais adequada.

Na foto um menino na beira de uma piscina usando boias de braço.

A boia de braço deve ser escolhida de acordo com o peso e idade da criança que irá utilizá-la. (Fonte: Mark Bowden: 33604631/ 123RF)

Estampa e cor

A estampa e a cor da boia de braço também é importante pensando na aceitação da criança com esse produto.

É perfeitamente normal que alguns pequenos não gostem ou não queiram utilizar a boia. Dessa forma, uma maneira de chamar a atenção deles é adquirindo uma opção com uma temática que os interesse.

Existem modelos das mais diversas cores e estampas. Logo, não é nada difícil de encontrar um que agrade.

Modelo

Com relação ao modelo da boia de braço vale saber que existem duas opções. As mais simples contam com duas boias individuais. Já as mais elaboradas acompanham uma espécie de colete que une as duas partes que serão colocadas nos braços.

No quesito segurança, a segunda opção é melhor, visto que ela tem menos possibilidades de soltar e ainda fica ao redor do peito da criança. Porém, esses modelos tem um valor mais elevado e podem ser um pouco desconfortáveis.

Na foto uma menina com boia brincando no mar.

Os modelos de boia de braço com colete são os mais seguros. (Fonte: Leo Rivas/ Unsplash)

Material

Por fim, cheque em qual material a boia é confeccionada. Muitas versões são produzidas em PVC, que é um tipo de plástico. Esse material é relativamente resistente, mas se for exposto a altas temperaturas ou a objetos pontiagudos pode facilmente estragar.

Outra matéria-prima muito usada na confecção das boias de braço é o polietileno. No quesito resistência e durabilidade essa é a melhor opção. Esse material dificilmente fura ou estraga, mesmo após anos de uso.

Além disso, cheque também se o plástico ou a tinta usada na boia são atóxicos. Isso é fundamental para garantir que a criança não tenha nenhuma alergia ao utilizar esse produto.

(Fonte da imagem destacada: Anna Om/ 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.