Imagem mostra uma bola na marca de escanteio de um campo de grama sintética.
Ultima atualização: 16 de setembro de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

14Horas investidas

2Estudos avaliados

65Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Quem é que não gosta de jogar um futebol com os amigos? Essa atividade proporciona diversão, confraternização e ainda serve para afastar o sedentarismo. O ideal é ter ótimos acessórios para fazê-lo e hoje nós vamos te ensinar como escolher a melhor bola de society!

O futebol society é ideal para grupos de amigos de tamanho médio, uma vez que tem mais jogadores do que o futsal, mas menos que o de campo. Em relação ao segundo, exige menor condicionamento físico. Com muitos praticantes pelo país, há sempre o interesse por bolas capazes de elevarem o nível do jogo!




O mais importante

  • O futebol society é uma excelente diversão para amigos, tem grande valor recreativo e ainda é uma atividade física que serve para todo o corpo.
  • A bola de society é adaptada para a grama sintética, o que faz com que quique de um jeito próprio. Essa é a sua principal diferença em relação à de futebol de campo.
  • Cada vez mais, as fabricantes investem em tecnologias que deixam as bolas mais duráveis e facilitam os gestos técnicos.

Você também pode gostar:

Bola de society: nossa recomendação dos melhores produtos

Avaliamos as principais bolas de society disponíveis no mercado e conversamos com praticantes assíduos da modalidade. Chegamos, então, a uma lista de modelos que vão deixar a sua turma do futebol muito satisfeita:

A bola de society preferida dos praticantes

Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.

Das Problem mit diesem Produkt wurde gemeldet. Danke!

A Topper Slick 2 Tech Fusion é uma bola de society muito vendida e com enorme aprovação dos praticantes da modalidade. Ela tem alta durabilidade por ser confeccionada em PVC, peso que pode ser regulado entre 400 e 440 g e um miolo substituível. Disponível nas cores vermelha, azul e amarela.

Uma bola moderna e tecnológica

Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.

Das Problem mit diesem Produkt wurde gemeldet. Danke!

Se você deseja um modelo com tudo que a tecnologia atual pode oferecer, a Bola 8 da Penalty pode ser a opção. Ela conta com uma camada impermeável que impede totalmente a entrada de água, controle térmico e exclusivos oito gomos, capazes de melhorar a performance, a maciez e o conforto no momento do chute.

Para quem busca maior domínio técnico

Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.

Das Problem mit diesem Produkt wurde gemeldet. Danke!

Fabricada com 32 gomos, a RX Fusion VIII da Penalty é ideal para os craques. Sua composição melhora o controle técnico, o domínio e a precisão no chute. É uma bola também bastante tecnológica, com controle térmico e camada interna em evacel, o que reduz a absorção de água.

Guia de compra: o que você precisa saber sobre bola de society

Não importa se você ainda está pensando em migrar para o society ou se já é um expert na modalidade: Dúvidas sobre a escolha da melhor bola podem surgir!

Por isso, nosso guia de compra traz respostas para todas as questões comuns sobre o assunto.

Imagem mostra crianças correndo em um campo de grama sintética.

O society é excelente para o desenvolvimento das crianças no futebol. (Fonte: MarkThomas/ Pixabay.com)

Quais as vantagens do futebol society?

Praticado por seis jogadores de cada lado em um campo reduzido em relação ao futebol padrão, o society tem a vantagem de ainda ser uma atividade física satisfatória, mas de não exigir tanto condicionamento físico.

Para grupos de amigos, ele é ideal por permitir que mais pessoas joguem ao mesmo tempo em relação ao futsal, reduzindo assim os períodos de espera, mas sem exigir tantos participantes como acontece com o futebol de campo. Esse meio termo é o equilíbrio ideal!

É uma ótima forma de socialização entre amigos, oferece movimentação física e melhora a capacidade aeróbica, traz diversão e é capaz de reduzir o estresse. A prática do society é muito recomendada e se encaixa melhor do que a do futsal e do futebol de campo para a maioria das pessoas!

Veja na tabela a seguir as vantagens e desvantagens do futebol society:

Vantagens
  • Ótima atividade física, ajuda a combater o sedentarismo
  • Promove a socialização entre amigos
  • Reduz o estresse e traz diversão para os participantes
  • Permite qe mais pessoas joguem em relação ao futsal
  • Não exige tanto condicionamento quanto o futebol de campo
Desvantagens
  • Costuma haver custos para alugar quadras
  • É preciso juntar pelo menos doze pessoas para jogar

Bolas de futebol de campo podem ser usadas no society?

Não existe nenhuma proibição do uso de bolas de futebol de campo no society. Se essa é a sua preferência, pode fazê-lo sem qualquer problema.

A principal diferença é que a bola de campo costuma ser mais pesada, o que faz com que quique mais quando colocada no gramado sintético do society. Assim, o domínio de bola se torna bem mais complicado, assim como a vida dos goleiros.

Diferenças entre bolas de society e de campo são relacionadas ao tipo de gramado. O ideal é que seja usada aquela que é a preferida do grupo de amigos, independente da especificação indicada.

Você sabia que o society usa regras mistas entre o futebol de campo e o futsal? Como exemplos, podemos citar que o lateral é batido com as mãos, como no primeiro, mas não há impedimento, como no segundo.

O que difere as bolas de society das demais?

Existem três modalidades de futebol muito praticadas no Brasil: Campo, society e futsal. Quais as principais diferenças entre as bolas usadas?

  • Bola de society: Tem peso médio entre 420 e 430 gramas e um trabalho para adaptar a sua superfície à grama sintética, principalmente no que diz respeito ao quique.
  • Bola de futebol de campo: Um pouco mais pesada, pode chegar a até 455 gramas. A circunferência também é maior, e alcança 69,5 cm. Seu quique é adaptado à grama natural.
  • Bola de futsal: Bastante diferente das demais, uma vez que é menor e com maior peso relativo. Também precisa ter a superfície totalmente lisa, caso contrário é impossível rolar com precisão na quadra.

Comparamos as características dos três tipos em uma tabela:

Bola de society Bola de campo Bola de futsal
Circunferência De 67 a 69 cm De 68,5 a 69,5 cm De 62 a 64 cm
Peso Entre 420 e 450 gramas Entre 420 e 445 gramas Entre 400 e 440 gramas
Característica específica O quique é adaptado à grama sintética O quique é adaptado à grama natural Deve ser toda lisa para rolar com precisão na superfície dura

Quais características são fundamentais para uma bola de society?

Se você disputa ou organiza torneios ou ligas oficiais de society com amigos, precisa de uma bola que siga as regras da modalidade. Para isso, ela deve ter entre 67 e 69 centímetros de circunferência, entre 420 e 450 gramas de peso e entre 6 e 10 libras de pressão.

Para quem joga apenas por diversão, não há motivo para seguir regras rígidas.

Outra especificação é que o retorno do primeiro quique após a bola ser arremessada de uma altura de dois metros não pode ultrapassar 80 cm.

Quem apenas brinca com amigos não precisa seguir regras tão rígidas. Nesse caso, o ideal é que a bola proporcione boa diversão e seja fácil de controlar. O quique ideal para grama sintética e a boa confecção dos gomos ajudam muito.

As bolas de society são boas para goleiros?

O gramado sintético é naturalmente mais difícil para goleiros. Isso acontece porque a bola costuma pegar mais velocidade nele do que no natural. Porém, as bolas próprias para a modalidade ajudam a diminuir o risco.

Ao jogar futebol society, a vida de um goleiro é melhor com uma bola feita para o gramado sintético do que para o futebol de campo. As regulagens feitas para ajustar os quiques e as velocidades são muito benéficas nesse aspecto.

Quanto custa e onde comprar uma bola de society?

Se você deseja comprar a melhor bola de society, deve estar preparado para desembolsar entre R$ 60 e R$ 120. É possível encontrar nessa faixa modelos muito bons e com tecnologias de grande nível.

Lojas especializadas em artigos esportivos tendem a oferecer ótimos modelos de bolas para society. Outra excelente opção é fazer a sua compra pela internet: A Amazon brasileira tem em seu estoque todos os modelos preferidos dos praticantes, e Amazon internacional e Mercado Livre não ficam atrás.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma bola society

Quer conhecer critérios técnicos que te ajudam a comprar a melhor bola de society? Não se preocupe! Listamos quatro quesitos importantíssimos:

A seguir, você encontra mais detalhes sobre cada um deles!

Peso

O peso de uma bola é capaz de interferir na qualidade do jogo. Como já mencionamos, os modelos específicos para society precisam ter entre 420 e 445 gramas.

Dentro desses limites, você pode escolher entre o mais leve, que facilita na hora dos toques simples mas possui maior vida no momento do domínio e quando em movimento, e o mais pesado, que pega velocidade reta superior e escapa menos. Tudo é questão de preferência e de estilo de jogo!

Imagem mostra uma bola dentro do gol de um campo de grama sintética.

A bola de society precisa ser mais adaptada para grama sintética. (Fonte: pixel2013/ Pixabay.com)

Tecnologias aplicadas

A confecção de uma bola é bem mais difícil do que parece. Cada vez mais, os cientistas buscam encontrar características únicas como o quique perfeito, a velocidade ideal para o jogo e até mesmo a temperatura.

Algumas bolas de society apresentam tecnologias de controle térmico.

Um bom exemplo de tecnologia comum em bolas de society é o controle térmico, que as impede de esquentar quando em um jogo disputado sob intenso calor. Isso é importante principalmente para a sua durabilidade, impedindo que os materiais se dilatem.

Nós recomendamos que você leia a descrição de cada bola e perceba o que ela oferece tanto quanto à performance e ao domínio, como ao que possa ampliar a vida útil.

Gomos

Um dado que você sempre vai encontrar sobre a bola é a quantidade de gomos. O número padrão, muito usado no campo, é 32. Porém, cada vez mais se tem trabalhado para encontrar possibilidades diferentes.

Quanto menor o número de gomos de uma bola, mais arredondada ela se torna. Um benefício claro é a menor absorção de água, o que também aumenta a durabilidade e ajuda em dias de chuva. Outro é a facilidade maior para gestos técnicos básicos.

Resistência

Uma bola que dure mais é uma aquisição melhor do que uma que rapidamente perde seu quique, fure ou não segure mais pressão. Por isso, existem algumas características que podem te ajudar a escolher um modelo mais durável.

A absorção de água é fundamental: Modelos totalmente impenetráveis são os melhores. Também prefira os que apresentam bom controle térmico. E não deixe de observar se a bola tem o miolo removível e trocável e se a câmara da agulha é bem isolada.

(Fonte da imagem destacada: pixel2013 / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas