Ultima atualização: 10 de agosto de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

24Horas investidas

5Estudos avaliados

52Comentários coletados

As bolas de bilhar são a principal ferramenta do conhecido jogo. São esferas numeradas que devem ser inseridas nos buracos localizados nas laterais da mesa, uma mesa coberta com pano elevado à altura da cintura dos jogadores, que devem usar tacos para empurrá-las.

Aqui você encontrará todas as informações necessárias para apostar corretamente em um produto, antes de decidir fazer uma compra. Desta forma você evitará momentos desagradáveis ao comprar sua mercadoria, evitando que isso não atenda a todas as suas expectativas.




O mais importante

  • As bolas são um dos elementos que compõem o jogo de bilhar, mas não o único. Este artigo explora apenas estas peças de equipamento. Apesar disso, os conjuntos de bolas podem incluir artefatos extras que melhoram sua qualidade.
  • O produto tem múltiplas características definidoras: as dimensões e o peso das esferas, o material com o qual elas são feitas e revestidas. A própria tinta com que são pintados é um elemento a ser observado.
  • Os conjuntos variam de 8 a 16 bolas, e quase todos eles incluem a bola branca. Isto é usado para empurrar as outras bolas. Além disso, ele é branco e não está numerado. Sua presença no conjunto é indispensável.

Bolas de bilhar: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: o que você precisa saber sobre as bolas de bilhar

As bolas são um dos elementos que compõem o jogo de bilhar, mas não o único. (Foto: Goran Bogicevic/ 123rf.com)

O que são bolas de bilhar e quais são suas vantagens?

Os protagonistas do jogo, além da conhecida mesa, são as bolas de bilhar. Elas são 16 bolas que são emparelhadas dentro de um triângulo e são atingidas com uma bola branca até que todas elas sejam inseridas nos buracos. O jogador com o maior número de pontos ganha. Os jogadores mais aptos são aqueles com as melhores habilidades espaciais.

Estas esferas podem ser danificadas de várias maneiras: amolgadelas, fragmentação, arranhões, etc. Isto se deve ao fato de que as próprias características das esferas não são sempre as mesmas. Isso se deve ao fato de que as características do próprio jogo os sujeitam a golpes freqüentes, de modo que uma das principais necessidades de tal produto é ser feito de materiais de alta qualidade.

Resina e garantia são elementos essenciais para determinar a eficiência dos mesmos, pois é graças a essas características que eles prolongam ou reduzem sua vida útil. Dependendo de quantas vezes você joga com eles, você vai determinar qual é o melhor conjunto.

Vantagens
  • Eles permitem uma limpeza mais fácil da mesa
  • Eles circulam em torno da mesa mais rapidamente
  • Eles oferecem maior resistência aos tacos
  • Seu peso os torna confortáveis para jogar com
Desvantagens
  • Eles podem exigir renovação constante
  • É difícil encontrar bolas de alta qualidade
  • Poucos conjuntos são completos

Como é jogado o bilhar e como ele tem evoluído?

Bilhar é um jogo de mesa de alto desempenho que combina estratégia e habilidade espacial. O jogo consiste em inserir o maior número possível de bolas nos buracos, localizados nas laterais da mesa, batendo-as com uma esfera branca que é empurrada pelos tacos de bilhar.

O jogo foi associado aos cassinos por muitos anos, mas seu crescimento e expansão para vários campos da vida permitiu que ele fosse aceito na sociedade em geral, razão pela qual ele foi recentemente incluído como esporte e permitiu que ele fosse incluído como tal nos Jogos Olímpicos.

Bolas com ou sem triângulos de regulação - o que procurar?

Os conjuntos de bolas de bilhar podem incluir uma grande variedade de produtos extras: desde escovas e fluidos de limpeza até a incorporação de tacos de jogo. O detalhe mais importante de um bom conjunto é a presença de um triângulo de regulação, um elemento essencial para jogar.

Sem triangle Com triângulo
Não há como iniciar o game A densidade das bolas pode ser regulada
É impossível equilibrar as bolas antes de jogar Graças à sua organização, o jogo pode ser iniciado

A ausência de um triângulo regulador no conjunto leva a duas opções: a impossibilidade de jogar, ou a necessidade de o jogador usar o de outro conjunto ou o que estava anteriormente disponível. Em ambos os casos, é melhor prestar atenção se o conjunto vem ou não com ele.

Outros elementos para prestar atenção são o material de resina, a presença de tachas e a existência de escovas. Isto permite que a vida das bolas de bilhar seja prolongada. É importante lembrar que a importância dessas partes depende do que o usuário está procurando.

Critérios de compra: fatores que permitem comparar e classificar diferentes modelos de bolas de bilhar

Ao comprar um produto, há duas coisas que o cliente espera regularmente dele: alta durabilidade e alta qualidade. A primeira refere-se à vida útil do produto, quanto tempo ele pode ser usado antes de precisar de reparo ou compra de um novo; a segunda à estética e garantias do produto.

Acessórios

Bons conjuntos de bolas de bilhar incluem acessórios adicionais que melhoram o desempenho do produto. Entre eles estão escovas, tacos, pontas de metal, triângulo, entre outros. Estes produtos ajudam o jogo, mas também ajudam o produto a durar mais.

Materiais de fabricação

A partir de 1970, as bolas não eram mais feitas de marfim. Foi depois daquele ano que eles começaram a ser feitos de resina fenólica, um material que é considerado de alta qualidade. Reconhecer qual kit é fabricado corretamente, para que a resina fenólica e a proporção da bola esteja correta, é difícil.

No entanto, recomendamos que você compre de marcas reconhecidas, como a Aramith. E, se você não quiser comprar uma dessas empresas, certifique-se dessas características: se ela for perfeitamente esférica, se tiver cores intensas e não parecer suja. Assim, você terá algo durável.

Os conjuntos variam de 8 a 16 bolas, e quase todos incluem a bola branca. (Foto: petkov/ 123rf.com)

Peso e dimensões das bolas

As bolas de bilhar estão sujeitas a regulamentos internacionais que determinam seu peso (que deve estar entre 156 e 170 gramas) e suas dimensões.

Por outro lado, o diâmetro das bolas depende do tipo de jogo. Se for uma bola de bilhar carom, o diâmetro das bolas deve ser de 61,5 mm. Para o jogo americano, as bolas devem ter uma dimensão de 57,15 mm. Deixando-nos com o seguinte jogo: bola de sinuca, cujas esferas têm que medir 52,5 mm.

Apesar disso, muitos fabricantes as fazem com seu próprio selo. Depende do que o consumidor procura satisfazer: comprar um produto completamente genuíno ou um produto sujeito a regras internacionais.

(Foto da imagem em destaque: petkov/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas