Imagem mostra uma mesa de bilhar azul, focada na bola branca. Ao fundo, desfocada, uma pessoa ajeita as demais bolas coloridas.
Ultima atualização: 8 de julho de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

55Comentários coletados

Olá! Seja bem vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje falaremos absolutamente tudo sobre bolas de sinuca, as estrelas de um jogo de meio milênio e de sucesso absoluto nos salões, bares e casas no Brasil.

Não há tempo ruim com as bolas de sinuca em mãos, literalmente. No frio, no calor, no sol, na chuva, sozinho ou em grupo, para se divertir ou competir, basta soltar as bolas na mesa que você já está jogando. E dificilmente vai conseguir parar.

Nós aqui na ReviewBox Brasil queremos é que todo mundo entre no jogo, e, assim, fizemos este Guia, para ajudar você a escolher o jogo ideal de bolas de sinuca. Descendo este texto você encontrará informações importantes sobre seu uso e dicas vitais para a hora da compra, além de suas vantagens e variedades.




Primeiro, o mais importante

  • A sinuca mais comum por aqui é a jogada com oito bolas, uma variação brasileira do snooker, que tem entre 13 e 22 redondinhas em sua mesa.
  • É unânime a opinião de que as melhores bolas de sinuca do mundo são as chamadas Aramith, produzidas na Bélgica.
  • As Aramith são as únicas que apresentam bolas com o mesmo peso. Nas demais, é natural uma pequena variação entre as esferas de um mesmo conjunto.

Você também pode gostar:

Melhores jogos de bolas de sinuca: Nossos favoritos

Montamos uma pequena mas valiosa lista com alguns dos melhores conjuntos de bola de sinuca do mercado. Seu material, seu acabamento, seu custo-benefício, enfim, tudo foi avaliado no processo.

Guia de Compra

Não é difícil entender o encanto pelas bolas de sinuca. O som gostoso delas se chocando, que parece abraçar o ouvido, seu deslizar hipnotizante pela mesa, seu brilho glamuroso, tudo isso se soma a um jogo simples e muito divertido.

Talvez não se pense nisso na hora do jogo, mas as pessoas não ficam ao redor da mesa à toa. E haja mesa. E jogo.

Para cada boteco, cada salão de jogos, há uma regra diferente, o que resulta em conjuntos diferentes, com características diferentes. Neste Guia de Compra, mostraremos todos eles, junto de suas vantagens, desvantagens, entre outras informações valiosas.

Imagem mostra um rapaz, num bar, “estourando” as bolas, iniciando a partida de sinuca.

A mesa é um quadro; As bolas só podem ser arte. (Fonte:Carla Oliveira/ Unsplash)

O que são as bolas de sinuca?

Bolas de sinuca são bolas de bilhar próprias para a prática da sinuca, modalidade abrasileirada do snooker, tradicional jogo de mesa inglês. São esferas maciças, em sua maioria feitas de polímeros, como a resina fenólica, no caso a melhor matéria-prima existente para a fabricação do produto.

Historicamente de marfim, as bolas passaram a usar materiais sintéticos para se tornarem mais sustentáveis, mas sem perder sua densidade única, leve o bastante para deslizar pela mesa após um choque, e pesada o bastante para não sair voando depois de cada tacada.

O que faz um conjunto ser apropriado para a sinuca é a quantidade de bolas (8 no mínimo, máximo 22) e suas cores: Vermelha, Amarela, Verde, Marrom, Azul, Rosa, Preta e Branca, sendo necessariamente uma de cada cor, e as demais vermelhas.

Imagem mostra uma fileira de bolas de sinuca coloridas, escoradas num taco de bilhar.

O conjunto de sinuca se diferencia pela quantidade e pela cor das bolas. (Fonte:wadesign/ Pixabay)

Quais as vantagens e desvantagens das bolas de sinuca?

Adquirir um conjunto de bolas de sinuca traz, quase que automaticamente, uma série de vantagens e desvantagens. Entre as vantagens, a primeira é possibilidade de se praticar inúmeros jogos, para além da sinuca. Sua criatividade é o limite.

Isso porque a sinuca (e o bilhar, de um modo geral) é um jogo fácil, pelo menos para começar. Regras simples, movimentos normais, basta estabelecer a pontuação de cada bola e começar a fazer as tacadas, o que é uma enorme vantagem.

Depois, pensando especificamente nas bolas, são produtos resistentes e fáceis de cuidar, pelo menos os de qualidade. Basta colocá-las num estojo, ou mesmo só cobrir a mesa onde estão dispostas, que devem durar por muitas partidas.

foto

Por outro lado, uma bola de baixa qualidade pode te deixar na mão se por acaso de cair no chão, ou mesmo rachar durante uma partida - o preço de ser uma esfera maciça.

Mas os problemas não estão só na qualidade da bola. Mesmo as bem feitas podem apresentar uma pequena variação de peso entre as bolas, o que altera, de certa forma, o andamento natural do jogo.

O peso, aliás, pode ser um problema por si só. Já imaginou uma bola dura de quase meio quilo voando no seu rosto? Caindo no seu pé? Pode ser perigoso, no mínimo.

Vantagens
  • Possibilita inúmeros jogos
  • Jogo “fácil”
  • Resistentes e cuidado simples
Desvantagens
  • Pouco resistentes, se de baixa qualidade
  • Peso não uniforme
  • Pode machucar

Padrão, Belgas ou Brasileiras?

Excluindo os jogos personalizados, são três as variedades mais comuns das bolas de sinuca: as padrão, as belgas e as brasileiras. As padronizadas, como o nome diz, seguem o que se convenciona ser o peso e tamanho ideal, por volta de 128 g e 52 mm de diâmetro.

As belgas também seguem esses padrões, mas seus níveis de qualidade são únicos. Também conhecidas como Aramith, a marca que as produz, são as únicas em que praticamente não há variação de peso, em que as cores estão no tom correto, entre outras qualidades, provindas de uma produção cuidadosa e inteiramente em resina fenólica.

Imagem mostra um rapaz na sua casa, sozinho, dando início à um jogo de sinuca.

Com as bolas de sinuca é assim, só juntar e começar a jogar.. (Fonte:nappy/ Pexels)

Já as brasileiras, que não necessariamente são produzidas no Brasil (a Aramith produz uma linha exclusivamente para cá, por exemplo), são as únicas com 54 mm de diâmetro e pesam cerca de 136 g. A medida não é usada pela CBBS (entidade nacional de bilhar e sinuca), mas é largamente usada no País.

Padrão Belgas Brasileiras
Diâmetro 52mm 52mm 54mm
Praticidade Média Alta Média

Sinuca, Snooker ou Pool?

Uma característica cultural do bilhar são os inúmeros nomes que seus inúmeros jogos levam, devido a sua grande apreensão popular. Da para se perder, e sem sair do Brasil: Bola 7, Bola 8, Bola 9…

Nomes, porém, que interferem no tipo de conjunto são só três: sinuca, snooker e pool. Da sinuca falamos lá em cima, com suas oito bolas coloridas. O snooker, o “primo gringo” da sinuca, leva de 13 à 22 bolas, sendo oito coloridas, podendo ser numeradas, e as demais vermelhas.

Imagem mostra um close de um taco de bilhar se aproximando de uma bola amarela bem brilhante.

As bolas belgas são as mais brilhantes, mais resistentes e mais balanceadas - as melhores, enfim. (Fonte:HeungSoon/ Pixabay)

Já o inglês pool, aqui chamado, só para confundir, de bilhar, tem, excluindo a branca, 15 bolas, de cores diferentes, todas numeradas de um à quinze, incluindo a famosa bola oito, de cor preta.

Sinuca Snooker Pool
Conjunto 8 bolas 13 à 22 bolas 16 bolas
Características Coloridas Coloridas (8 com ou sem número) Coloridas e numeradas

Quanto custa um jogo de bolas de sinuca?

Ainda que as bolas de sinuca tenham um material base comum, a resina, os métodos de produção, os tipos de conjunto e a complexidade da resina fazem o preço dos conjuntos variar bastante.

Entre os jogos mais básicos, o valor fica em torno de R$ 50, enquanto os profissionais, especialmente os belgas, podem chegar a até R$ 2000.

Onde comprar bolas de sinuca?

Há muitas lojas físicas de artigos para sinuca e outros jogos de mesa espalhados por aí, como A Esportiva Snooker e a Tacolândia, que tem produtos de qualidade, vendidos por um pessoal especializado.

Se, no entanto, você estiver atrás de variedade de preços e marcas, fora uma compra prática e segura, lojas online como a Amazon e o Mercado Livre, além de sites especializados como o Tacoset, são as melhores indicações para você.

Critérios de compra: como escolher as melhores bolas de sinuca

Abaixo, você verá nossa lista exclusiva de critérios de compra. São elementos e características das bolas de sinuca, e da experiência de seu uso, que, quando comparados, ajudam a definir os melhores conjuntos.

Vamos, claro, falar de cada um destes itens. Uma boa compra é uma compra bem informada:

Material

Procure saber o material das bolas de sinuca que você quer comprar. Ele é essencial para diferenciar o desempenho das redondas durante as partidas. O ideal é que sejam 100% de resina fenólica, ou que tenham uma alta porcentagem da substância.

Outros polímeros, como a resina poliéster líquida, conseguem ter uma densidade similar, ainda que não tão precisa, mas são os próximos da lista.

Cores

As cores do conjunto também são essenciais. Deve haver pelo menos uma bola de cada uma dessas cores: Vermelha, Amarela, Verde, Marrom, Azul, Rosa, Preta e Branca.

Mas não é só isso: observe se os tons são vivos e distinguem facilmente uma bola de outra. Sem a numeração para se referenciar, as bolas podem ser confundidas, ainda mais em iluminações baixas de botecos e bares de sinuca.

foto

Uniformidade de peso

Já falamos neste Guia que é natural uma certa variação de peso entre bolas de sinuca de um mesmo conjunto. Mas há um limite aceitável, que praticamente não altera a sua experiência durante uma partida: entre 1,6 e 2g.

Esfericidade/Acabamento

Pode parecer bobo, mas observe se, bom, a sua bola é de fato redonda - esférica é a melhor palavra. A busca, no caso, é menos no formato e mais no acabamento da bola, se tem falhas ou fissuras que podem prejudicar seu deslizamento na mesa.

(Fonte da imagem destacada: asim alnamat/ Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Andrey Duarte Educador Físico
O sonho de ser jogador profissional de futebol foi abandonado aos 21 anos, mas isso não fez com que Andrey se afastasse do esporte. Professor de educação física, hoje ele passa seu tempo livre pesquisando e compartilhando conhecimento sobre as mais diferentes modalidades esportivas.