Ultima atualização: 10 de agosto de 2021

Como escolhemos

14Produtos analisados

25Horas investidas

6Estudos avaliados

84Comentários coletados

Quem não tem boas lembranças de sua infância com seu melhor aliado, seu parceiro em travessuras que geraram risos e bons momentos com os amigos? Exatamente! Nós estamos falando de bolas de futebol. Atualmente, existe uma grande variedade de bolas que vão dependendo do esporte específico.

Dependendo disso, elas têm diferentes formas, materiais, pesos, tamanhos e até cores. A bola que você escolher será sua parceira no esporte que você tanto ama. Neste artigo nós queremos mostrar a você que tipo de bolas existem. Então, quando você terminar de ler, você terá uma idéia clara de qual bola é usada em qual esporte, os fatores de compra, quais são os mais vendidos, onde você pode encontrá-los e seu valor. Esperamos que você ache útil.




O mais importante

  • Uma bola é uma bola que é freqüentemente usada em jogos infantis e em numerosas disciplinas esportivas. Eles são feitos de diferentes materiais, porém, são inflados com ar ou nitrogênio, por isso são muito leves e podem ser jogados muito facilmente.
  • Cada esporte tem seu próprio tipo de bola, então você precisa ter certeza de que é a bola certa. Dentro de cada esporte, há diferentes marcas e modelos de bolas, mas a essência é a mesma.
  • Fatores importantes a serem considerados ao fazer uma compra incluem o esporte que você joga, o tamanho da bola, onde você joga, o estilo e o modelo da bola. Comprar uma bola apenas com base em seu gosto pode resultar em você não poder usá-la para o esporte que você quer jogar.

Bolas: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: o que você precisa saber sobre bolas

Qualquer pessoa diria que comprar uma bola é apenas pensar no esporte que você pratica, entretanto, é essencial levar em conta vários fatores para que ao decidir qual comprar, a probabilidade de adquirir a bola certa seja a mais alta. Desta forma, será uma decisão da qual você não se arrependerá.

Seu grande aliado em todos os jogos. (Foto: Sebastian Duda / 123rf.com)

O que é uma bola e quais são suas vantagens?

Uma bola é uma bola usada para jogos infantis e uma grande variedade de disciplinas esportivas. Elas são feitas de diferentes materiais e todas são infladas com ar ou nitrogênio, portanto são muito leves e podem ser jogadas muito facilmente, seja com as mãos ou com os pés.

A principal função das bolas é complementar da melhor maneira possível o esporte em que são usadas. Se colocarmos o futebol em contexto, é impossível jogar futebol sem uma bola ou com a bola errada. Portanto, escolher a bola certa é de vital importância para o que você precisa usá-la.

Para aqueles que amam esportes e, especialmente, praticam 2 ou mais esportes, eles podem comprar tantas bolas quanto o número de esportes que praticam, então sua seleção se torna mais complexa. Os entusiastas dos esportes podem colecioná-los.

Vantagens
  • Grande diversidade de modelos, Diferentes tamanhos e formas, Variedade de preços, Pode ser usado com mãos, pés ou acessórios (raquetes), Adaptável a qualquer jogo infantil.
Desvantagens
  • Vida curta, Há bolas para esportes específicos (Golfe), Com 1 bola você não pode jogar todos os esportes, Investimento significativo quando se trata de bolas para colecionadores.

Bolas de futebol, bolas de basquete, bolas de tênis ou bolas de futebol - a que você deve prestar atenção?

Definitivamente o que esperamos quando compramos uma bola, é poder praticar o esporte que amamos e jogar com nossos amigos aquele jogo que nos dá horas e horas de diversão.

Como você pode ver, qualquer uma das bolas destes 4 esportes é muito boa. A principal diferença é precisamente o esporte para o qual ele é utilizado. A seguir, vamos nos concentrar em cada um deles.

Futebol. Esta é a bola mais popular de todas, pois é o esporte mais praticado no mundo. Em seu início era feito de couro, e com o passar do tempo, sua composição evoluiu. Agora são usados materiais como couro e poliuretano, fibras sintéticas e um sistema inovador de camadas tecidas.

O mais recente é feito de fibras e camadas sintéticas de 6 painéis ao invés dos 32 originais, e um chip foi incorporado para medir a eficiência da bola e corroborar se ela passa a linha de gol durante o jogo. Suas medidas são: circunferência entre 68 e 70 cm e um peso de até 450 gramas.

Basquetebol. Não há passe, jogo ou cesta onde a bola de basquete não participa. Atualmente ela é feita de diferentes materiais como couro, fibras sintéticas ou plástico e sua superfície é áspera para facilitar a aderência.

Ela pode ser encontrada em 3 tamanhos: a bola masculina mede entre 75-78 cm. Seu peso está entre 567-650 gramas. A bola feminina deve medir entre 72-73 cm e pesar entre 510-567 gramas. Finalmente, a bola das crianças deve medir entre 69-70 cm e pesar entre 470-510 gramas.

Bola de tênis. Esta bola, ou comumente chamada de bola de tênis, é usada com um acessório chamado raquete. Há um tipo de bola de tênis para cada tipo de superfície em que o esporte é praticado.

Embora possam parecer iguais a olho nu, as bolas de tênis são segmentadas em 3 tipos. Tipo 1 é para superfícies lentas como argila, tipo 2 é para superfícies normais ou duras como cimento ou concreto e tipo 3 é para superfícies rápidas como grama, seja natural ou artificial.

Todas as bolas de tênis têm semelhanças como cor e o fato de não terem costuras para não alterar o ressalto. Eles medem entre 65 e 68 milímetros de diâmetro e pesam entre 56 e 59,4 gramas.

Futebol americano. Esta bola é a única das 4 mencionadas acima que não tem uma forma de esfera, mas uma forma ovóide. É uma das poucas bolas de futebol que podem ser usadas tanto com as mãos quanto com os pés. Vale mencionar que o futebol americano é o único esporte de contato dos 4 acima mencionados, portanto a forma da bola é de vital importância para o esporte.

A bola tem uma câmara de borracha dentro e é inflada para 12,5 a 13,5 libras. Ela deve medir 11 polegadas (27,94 cm) de ponta a ponta, e a maior circunferência deve ser de 28 a 28,5 polegadas (71,12 cm), enquanto a menor deve ser de 21 polegadas (53,34 cm). Seu peso deve estar entre 14 e 15 onças (396 a 425 gramas).

Soccer Ball Basketball Tennis Ball American Football
Sphere Médio Sphere Grande Sphere Pequeno Sphere Ovoid
Ball Diameter Entre 68 e 70 cm Entre 75-78 cm Entre 65 e 68 milímetros Comprimento 27,94 cm, circunferência maior que 71.12 cm / Menor circunferência 53,34 cm
Superfície de uso Relva Relva e cimento Relva, grama e cimento Relva
Hitting Com os pés Com as mãos Com uma raquete Com as mãos.

Quanto custa uma bola?

O custo das bolas é delimitado pelo tipo de esporte que você quer jogar, por isso vamos especificá-lo nesta seção. Vamos começar com a bola de futebol; estas variam de 100 a 1 000 MXN, enquanto as bolas de basquete começam em 550 a 1 200 MXN.

Por outro lado, as bolas de tênis são normalmente vendidas em pacotes de 3, e variam de 250 MXN a 800 MXN. Finalmente, as bolas de futebol americanas variam de MXN 300 a MXN 1 500. Temos que estar conscientes de que a marca é sempre relevante no valor de cada bola e o tipo de material torna o custo diferente.

É importante ter em mente que os preços mencionados são para bolas cuja principal finalidade é ser usada. Quando se trata de bolas de colecionador, seu valor pode ser extremamente alto, pois os colecionadores pagarão uma fortuna para obter uma bola em particular que ninguém mais pode conseguir.

Onde comprar uma bola?

Se você está apenas começando em um esporte ou simplesmente não tem uma idéia clara da bola que você precisa praticar, é aconselhável visitar lojas como Martí, Innovasport, Nike, Adidas. Lá você pode encontrar uma grande variedade de modelos e obter conselhos personalizados.

No entanto, para todos aqueles que estão inclinados a um em particular, praticar vários ao mesmo tempo, ou são colecionadores de hobbies, uma ótima opção, com as melhores ofertas, variedade de bolas para cada esporte e as melhores oportunidades podem ser encontradas em lojas online como Amazon, Mercadolibre ou Ebay.

Outras opções são lojas de departamento como Liverpool, Palacio de Hierro e Sears, onde você pode ir fisicamente, ou entrar em sua loja digital. Hoje em dia existem inúmeras possibilidades onde você pode conseguir uma bola.

Sua maior felicidade pode ser encontrada em uma bola simples. (Foto: Sergey Novikov / 123rf.com)

Critérios de compra: fatores que permitem comparar e classificar diferentes modelos de bolas

À primeira vista, comprar uma bola significaria algo extremamente simples. Entretanto, se você quiser escolher a bola como um profissional, há alguns critérios importantes que você deve levar em conta para fazer a escolha certa e obter o melhor resultado. Estes são:

Esporte

É importante estar ciente de que existe um tipo diferente de bola para cada esporte. Por exemplo, você não pode jogar futebol americano com uma bola de futebol. Portanto, sua decisão deve estar voltada para o esporte que você pratica. Os tipos de bolas são muito peculiares para cada jogo, então a probabilidade de errar é quase nula.

Atualmente, há um crescimento significativo no número de esportistas que praticam vários esportes ao mesmo tempo. Se você é um deles, nós recomendamos que você receba conselhos sobre o esporte em que está entrando, pois tomar uma decisão pensando no esporte no qual você já é um especialista, pode lhe trazer uma grande decepção.

"Eu aprendi tudo sobre a vida com uma bola aos meus pés" <style="font-size: 1.2rem;">-</><style="font-size: 1.2rem;">Ronaldinho</>

Tamanho

Depois de ter escolhido o esporte para jogar, você precisa ter certeza de escolher a bola certa. Desta vez vamos nos concentrar no futebol, basquete, tênis e futebol americano para explicar este critério em detalhes.

Futebol. Para este esporte existem 3 tamanhos, correspondentes aos números 3, 4 e 5, e cada um pode ser usado em situações muito específicas

  • Número 3. É a menor, suas características são: um peso médio de 300 gramas e uma circunferência de aproximadamente 60 centímetros. Portanto, é recomendado para uso com crianças pequenas. Ele é normalmente usado para futebol de salão.
  • Número 4. Suas dimensões são: uma circunferência máxima de 66 centímetros e um peso máximo de 400 gramas. Isso o torna ideal para uma forma variável de futebol, chamada de futebol de 7 jogadores. Esta é a bola mais comumente usada com adolescentes.
  • Número 5. Esta é a bola que tem as medidas oficiais para jogar futebol profissional. Ele mede entre 68 e 70 cm de circunferência e seu peso está entre 410 e 450 gramas. É, portanto, usado para treinamentos e partidas de torneios

Qualquer pessoa que não esteja imersa no mundo do futebol pensaria que existe apenas um futebol, no entanto, estes são os detalhes que você precisa ter cuidado para que você possa obter o máximo da bola que você comprou.

Basquetebol. Neste esporte existem apenas 2 tamanhos de bolas e elas só podem ser usadas em ambientes muito específicos

  • A bola menor mede entre 72 e 74 centímetros e pesa entre 510 e 567 gramas. É normalmente usada na categoria feminina, todas as ligas juvenis também a usam.
  • O maior é usado apenas na categoria de homens. Ele mede entre 75 e 76 centímetros e pesa entre 567 e 650 gramas.

Tênis. Este esporte usa 3 tamanhos de bola diferentes, correspondentes aos tipos 1, 2 e 3, e cada um é usado em cenários diferentes

  • Tipo 1. Corresponde a uma bola que é usada em quadras lentas, tais como quadras de barro ou comumente conhecidas como quadras de barro. Uma bola com um peso de 59 gramas e um diâmetro de 68 milímetros é usada regularmente.
  • Tipo 2. Eles são o ponto intermediário entre os tipos 1 e 3. Eles são projetados para quadras com velocidade média, tais como cimento ou asfalto. Uma bola com um peso de 58 gramas e um diâmetro de 67 milímetros é usada regularmente.
  • Tipo 3. Estes são para quadras rápidas, ou seja, gramados artificiais ou naturais. Uma bola com um peso de 56 gramas e um diâmetro de 65 milímetros é usada regularmente.

Dependendo da superfície em que você joga regularmente, se você quiser praticar com a bola certa e não afetar a qualidade de seus jogos e treinamento, você tem que selecionar aquela que se encaixa nessas circunstâncias.

Futebol Americano. Referência a este esporte, ele é similar ao basquete, apenas 2 tamanhos são encontrados e circunstâncias específicas são usadas

  • O menor tamanho é usado por crianças e em um tipo de futebol americano chamado "tochito bandera". Suas medidas são de 25 centímetros de ponta a ponta, a maior circunferência deve ser de 68 centímetros, enquanto a menor deve ser de 51 centímetros e seu peso está entre 325 a 385 gramas.
  • O tamanho maior é usado no campeonato de futebol profissional. Quanto às suas medidas, estas devem ser de 27,94 centímetros de ponta a ponta, a maior circunferência deve ser de 71,12 centímetros, enquanto a menor deve ser de 53,34 centímetros, e seu peso está entre 396 a 425 gramas.

Superfície de uso

É muito importante considerar o lugar onde você freqüentemente joga seu esporte favorito, pois a superfície em que você joga é vital para a adequação de sua bola. A vida útil da sua bola pode ser grandemente reduzida por não praticar na superfície certa ou por não comprar uma bola especificamente para aquela superfície.

Futebol. A superfície mais comum para este esporte é a grama, mas muitos optam por jogar no concreto, então há bolas para cada espaço

  • Bola de grama. É muito mais leve, pesando aproximadamente 410 gramas e é menos resistente.
  • Bola de concreto. Isto geralmente é mais pesado, pesando cerca de 450 gramas e, portanto, é mais resistente.

Basquetebol. Neste esporte, a superfície mais comumente utilizada é o piso e é sempre jogado dentro de casa, no entanto, muitos também jogam no concreto e comumente ao ar livre

  • Bola de Stave. É feito de couro sintético ou natural, seu uso é exclusivo para uso interno e seu acabamento é semi-rugoso para dar uma ótima aderência.
  • Bola de concreto. Isto é feito de plástico, é normalmente usado ao ar livre e seu acabamento é áspero com costuras nas linhas para lhe dar maior resistência e vida útil.

Tênis. Neste esporte nós podemos encontrar 3 superfícies totalmente diferentes; grama, concreto e argila. Estas superfícies são amplamente utilizadas em todo o mundo

  • Bola de barro. Uma bola pequena, leve, pesando 59 gramas e com um diâmetro de 68 milímetros é usada nesta superfície. Estas dimensões são para contrabalançar a lentidão que a argila pode dar ao saltar.
  • Bola de concreto. Para esta superfície é usada uma bola intermediária em termos de peso e tamanho, em referência à primeira ela é de 58 gramas e a segunda é de 67 milímetros. Estas dimensões são adequadas para quadras duras.
  • Bola de grama. Em relação à grama, independentemente de ser natural ou artificial, é utilizada uma bola com um peso de 56 gramas e um diâmetro de 65 milímetros. É o mais pesado para um melhor salto e velocidade.

Câmara de ar

Por último, mas não menos importante, a câmara de ar é um dos critérios que você tem que considerar ao comprar uma bola, não importa para que você a use. As bolas precisam de um tubo interno para reter ar, este tubo pode ser feito de vários materiais, como plástico duro ou macio ou látex.

Dependendo do tipo de bola, o material de fabricação e a superfície para a qual ela foi fabricada é o tipo de tubo interno que é montado. Alguns tubos internos são mais resistentes que outros, então recomendamos que se você usar sua bola em superfícies duras, você precisa de um tubo interno de plástico duro.

Se a superfície for de grama, recomendamos um tubo interno de plástico macio ou látex. Hoje em dia, as bolas são feitas para todos os tipos de superfícies com todos os tipos de tubos internos, então se você não sabe que tipo de tubo interno sua bola tem, a vida útil de sua bola pode ser muito curta.

Com sua bola, você nunca está sozinho. (Foto: Torsak Thammachote / 123rf.com)

(Foto em destaque: serezniy/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas