Bolsa térmica vermelha e pote de plástico com tampa azul ao lado.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar da bolsa térmica, um acessório indispensável para você manter uma alimentação saudável em qualquer lugar e ainda economizar.

Menosprezada no passado, hoje a bolsa térmica é presença garantida no trabalho, na academia, na escola, no camping ou na praia. E ainda virou um acessório fashion!

Com a sua popularização, hoje existem modelos de tamanhos, formatos e funções variadas. Neste artigo, vamos mostrar como você pode escolher a bolsa térmica mais funcional para o seu dia a dia.

Primeiro, o mais importante

  • A bolsa térmica virou febre especialmente porque ajuda você a manter uma alimentação balanceada e ainda economizar no orçamento.
  • Os modelos disponíveis vão desde os pequenos e mais simples, aos maiores e mais reforçados contra vazamento. Mas nem todos os são realmente térmicos.
  • Por isso, vamos mostrar aqui como identificar a bolsa térmica mais eficiente e quais fatores você deve levar em conta antes de realizar a sua compra.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 7 melhores modelos de bolsa térmica

Quem procura por uma bolsa térmica quer unir a eficiência do armazenamento correto dos alimentos com a beleza do acessório. Os fabricantes sabem disso e inovaram nos modelos fabricados.

Por isso, vamos lhe apresentar a seguir os melhores modelos de bolsa térmica disponíveis no mercado.

1º – Bolsa térmica Keeppack Max

A bolsa térmica Max da Keeppack é feita em náilon e tem revestimento interno de PVC. Esta bolsa possui vários compartimentos e mede 38cm x 29cm x 29cm.

Além disso, este modelo tem alça de ombro e acompanha duas bolsas de gel térmico, um porta-comprimidos e quatro vasilhas para refeições de 900ml cada.

2º – Bolsa térmica Six Pack Innovator Mini Stealth

A Six Pack Innovator Mini Stealth é uma bolsa térmica de 15cm de comprimento, com dois bolsos laterais e alças ergonômicas.

Além disso, este modelo possui estantes modulares na parte interna para acomodar até três refeições. O interior desta bolsa pode manter a temperatura dos alimentos por até 8 horas.

3º – Bolsa térmica Barbell Gym Nano Color

A Barbell Gym Nano Color é uma bolsa térmica com dimensão de 18cm x 26cm x 17cm, e comporta dois potes pequenos que já vem inclusos.

Além disso, este modelo acompanha uma bolsa de gel térmico pequena, alça de ombro, bolso para celular e bolso lateral para garrafa. Esta bolsa mantém os alimentos por até 7 horas.

4º – Bolsa térmica Ice Cooler 24 litros

A bolsa térmica de 24 litros da Ice Cooler Material mede 27,5cm x 32,4cm x 29,4cm, tem a parte externa feita em poliéster e a interna em lâminas de alumínio e espuma.

Este modelo possui uma repartição lateral onde é possível guardar pequenos objetos, além de um mosquetão para prender suas chaves.

5º – Bolsa Térmica Termobag 5 litros

A Termobag 5L é uma bolsa térmica compacta que possui bolso multifuncional, alça tiracolo retrátil e removível e acomoda dois potes retangulares e uma lata de 340ml.

Além disso, quando esta bolsa térmica está vazia, é possível compactá-la e guardar dentro da bolsa ou mochila.

6º – Bolsa Térmica Luxo Marrom

Esta bolsa térmica é feita em poliéster e PVC, com acabamento interno feito de manta térmica laminada. Este modelo possui uma alça de mão fixa e uma alça removível e ajustável.

Além disso, a Luxo Marrom tem medidas de 21cm x 22cm x 15cm e imita uma bolsa feminina elegante.

7º – Bolsa Térmica Barbell Box Expert Charm

A Barbell Box Expert Charm é uma bolsa térmica de tamanho médio com tripla camada e isolante térmico especial de 10mm, que mantém as refeições por até 9 horas. Já o revestimento externo é feito em matelassê artesanal.

Além disso, este modelo inclui duas bolsas de gel térmico, seis potes, bolso frontal, laterais e alça de ombro.

Guia de Compra

Escolher a sua bolsa térmica apenas pelo visual e pelo preço pode não ser a melhor opção. Para saber se a bolsa é realmente térmica e funcional é preciso considerar outros fatores.

Por isso, criamos este Guia de Compra com todas as informações que você precisará para tomar a melhor decisão.

Casal fazendo trilha, ele segurando bolsa térmica e ela uma garrafa térmica.

Você pode levar suas refeições para qualquer lugar com a bolsa térmica a tira colo. (Fonte: 123RF)

O que é uma bolsa térmica?

As marmitas estão na moda e com elas a bolsa térmica chega para completar o visual e garantir o correto e seguro acondicionamento dos alimentos e refeições.

A bolsa térmica nada mais é do que uma bolsa compacta com paredes internas reflexivas com lâminas de alumínios que geram isolamento térmico.

Por isso, além de conservar as refeições por um certo período de tempo, a bolsa térmica ainda ajuda na economia e evita o consumo de comidas industrializadas.

Até pouco tempo atrás, levar lanches e refeições para lugares públicos podia até ser considerado deselegante. Ainda bem que isso já é passado. Afinal, no mundo todo as pessoas prezam pela alimentação saudável e/ou pela economia.

Prática ainda incomum no Brasil, em alguns lugares do mundo já é muito normal as pessoas se reunirem em parques e praças para almoçar ao ar livre as refeições que trazem de casa.

Por aqui, a moda já pegou nos ambientes de trabalho, de estudo e nas academias de ginástica. Primeiro, para evitar o gasto excessivo em restaurantes e lanchonetes. E, segundo, para garantir uma alimentação equilibrada e personalizada.

E, para tanto, é fundamental o uso de uma bolsa térmica, que garante a conservação das refeições entre 2 e 8 horas, dependendo do modelo.

Qual a diferença entre bolsa térmica e semi-térmica?

O que muita gente não sabe é que é preciso atenção na hora de comprar a bolsa térmica. Isso porque, muitos modelos vendidos atualmente não são realmente térmicos.

O fato é que existem dois tipos de bolsas: a térmica e a semi-térmica. Ambas servem para guardar alimentos e refeições. Porém, para transportar o ideal é optar pela bolsa térmica.

Isso porque a bolsa térmica possui a parte interna soldada. Isso significa que se o gelo ou outro alimento derreter, o líquido não irá vazar para fora dela.

Bolsa térmica roxa sobre gramado verde.

A bolsa térmica, além de conservar os alimentos na temperatura correta, evita vazamento de líquidos. (Fonte: Alexas_Fotos / Pixabay)

Já a bolsa semi-térmica tem a sua parte interna costurada, o que não é capaz de evitar vazamentos de líquidos, como gelo e bebidas. Além disso, diferentemente da bolsa térmica que tem o interior reflexivo, a semi-térmica tem o seu interior opaco.

Por isso, a temperatura não é refletida tornando esta bolsa menos eficiente em manter a temperatura desejada por longos períodos. A seguir, você confere as principais diferenças entre a bolsa térmica e a semi-térmica:

Bolsa térmica Bolsa semi-térmica
Parte interna Soldada Costurada
Risco de vazamento Baixo Alto
Paredes Reflexivas, mantém a temperatura Não mantém a temperatura adequada
Recomendação de uso Armazenar e transportar Armazenar por curto período

Qual a melhor bolsa térmica para cada situação?

A escolha da bolsa térmica ideal deve levar em conta o uso que você dará a ela. Por exemplo, para longas horas fora de casa, será preciso uma bolsa maior para acomodar todas as refeições. Já para passeio curto, uma bolsa pequena é suficiente.

Por isso, as marcas fabricantes possuem modelos específicos para cada situação. E, entre as situações mais comuns para se levar a bolsa térmica estão:

  • Academia
  • Viagens
  • Trabalho

Se você está procurando uma bolsa térmica para levar suas refeições e lanches para o trabalho, o ideal é que opte por uma bolsa de material flexível que pode ser dobrada e guardada quando estiver vazia.

Já se você quer uma bolsa térmica para usar durante uma viagem ou estadia em camping, recomendamos uma bolsa mais resistente que aguente melhor os impactos do transporte.

Porém, se você apenas deseja ter uma bolsa térmica para levar pequenos lanches para academia, como frutas, por exemplo, uma bolsa térmica pequena e de mão seria o mais indicado.

Mais à frente neste artigo, vamos mostrar em detalhes o que diferencia os modelos de bolsa térmica disponíveis hoje em dia no mercado.

Como utilizar a bolsa térmica?

A bolsa térmica precisa de cuidados se você quiser prolongar a sua vida útil e manter suas características de conservação. Para começar, sempre proteja os alimentos em sacos plásticos ou papel filme, antes de colocá-los na bolsa térmica.

Com isso, além de manter a parte interna da bolsa sempre limpa, evitando vazamentos, você ainda evita a proliferação de germes e faz com que os alimentos durem mais tempo.

Porém, no caso de alimentos que não podem ser colocados em sacos, como a sopa, por exemplo, recomendamos o uso de vasilha de plástico ou de vidro. O fundamental é que o pote seja livre de BPA e de PVC, substâncias que são tóxicas e perigosos para a sua saúde.

Marmita de comida com garfo e faca.

Guardar adequadamente o alimento em potes de plásticos ajuda a conversar a refeição e a sua bolsa térmica. (Fonte: Pexels / Pixabay)

Após o cuidado com os alimentos que serão transportados na bolsa térmica, outra recomendação é que você não deve misturar alimentos quentes com frios no mesmo compartimento.

Em geral, alimentos e bebidas em temperaturas frias podem ficar armazenados por até 10 horas. Já as refeições quentes se mantêm por no máximo cinco horas.

Para finalizar, sempre evite ultrapassar o limite de peso da sua bolsa térmica. Dessa forma, você reduz a chance de a bolsa se deformar e das costuras, alças e zíper se romper.

Como limpar e higienizar a bolsa térmica?

Cuidar da sua bolsa térmica é importante tanto para conservá-la quanto para evitar a proliferação de germes, bactérias e odores.

Depois de passar o dia com sua bolsa térmica, ao chegar em casa passe um pano umedecido com álcool para higienizar e tirar o cheiro de comida.

Antes de guardar a sua bolsa, deixe-a secar bem. O importante é não deixar que a parte interna da bolsa térmica acumule umidade.

Imagem de toalha estendida em parque com bolsa térmica em cima.

É importante sempre limpar a bolsa térmica após o uso para não ficar com um cheiro desagradável de comida. (Fonte: Konstantin Labunskiy / 123RF)

Vale ressaltar ainda que você nunca deve colocar a bolsa térmica na máquina de lavar. E nunca utilizar produtos químicos como álcool, acetona e alvejante, que podem danificar e eliminar o poder térmico da bolsa.

Lembre-se que a parte externa, que também contém bactérias e sujeiras, também deve ser higienizada antes e após o uso.

Quais as vantagens da bolsa térmica?

Como vimos, as vantagens da bolsa térmica são imensas. A começar pelo fato de que com este acessório você mantém a comida protegida e preservada para ser consumida horas depois de preparada.

Assim, você estimula o hábito de ter uma alimentação saudável, preparada por você em casa, e evita as comidas industrializadas. Além disso, você ainda deixa de gastar com alimentação em restaurantes e lanchonetes, o que reflete na economia do seu orçamento.

Outra vantagem da bolsa térmica é que, hoje em dia, você encontrada variados modelos para acomodar potes e garrafas de tamanhos diferentes, de acordo com a sua necessidade.

Mais do que isso, a bolsa térmica é um acessório, prático e confortável de transportar e além de tudo isso ainda se tornou um acessório para compor o look.

Não raro você verá pessoas no trabalho ou na academia de ginástica com suas próprias bolsas térmicas. Por isso, hoje em dia a bolsa térmica se tornou um item fashion, para mulheres e homens, com modelos, cores formatos e tecidos dos mais variados.

É até possível encontrar opções que se confundem externamente com a bolsa feminina tradicional. Por todas essas vantagens é difícil achar algum ponto negativo sobre a bolsa térmica.

Assim, para você ter uma visão geral, confira a seguir as principais vantagens da bolsa térmica:

  • Conserva e mantém a temperatura dos alimentos
  • Estimula a alimentação saudável
  • Ideal para qualquer ocasião
  • Estilosa e moderna
  • Variedade de tamanhos e modelos
  • Ajuda a economizar o orçamento

Quanto custa?

O preço de uma bolsa térmica tem uma variação grande. O valor vai depender, principalmente, do tamanho e do material de fabricação. Por isso, uma bolsa térmica pode custar entre R$ 15 e R$ 800.

Você não precisa comprar a mais cara de todas. Mas lembre-se de que, em geral, as muito baratas podem não ser fabricadas com material totalmente térmico.

Onde comprar?

Você vai encontrar modelos de bolsa térmica à venda em lojas de esporte, de departamento e em hipermercados como Centauro, Ponto Frio e Extra.

No entanto, nós recomendamos que você realize a sua compra em lojas online como a Amazon, por exemplo.

O fato é que, nas lojas online, você encontra mais opções de modelos e tamanhos, além de preços mais competitivos. Sem contar que você adquire a sua bolsa térmica do conforto da sua casa.

Critérios de compra: Fatores para considerar ao comprar uma bolsa térmica

Como vimos, você deve, primeiramente, levar em consideração a sua rotina e a situação em que irá usar a bolsa térmica, seja no trabalho, na escola, academia ou viagens.

Além disso, é importante que você observe os tipos de refeições você pretende transportar.

Isso porque, como veremos a seguir, cada modelo de bolsa térmica possui características específicas para se adequar a diferentes situações de uso.

Por isso, você deve se perguntar: Vou levar almoço para o trabalho? Ou apenas frutas para a academia? Quantas horas ficarei fora de casa e quantas refeições vou precisar ao longo do dia?

Ao responder essas questões, você estará pronto para considerar os fatores que diferenciam uma bolsa térmica da outra. São eles:

  • Tamanho
  • Material de fabricação
  • Tempo de conservação
  • Divisórias
  • Alça
  • Extras

A seguir, nós vamos detalhar cada um desses fatores para que você possa tomar a melhor decisão ao comprar a bolsa térmica mais eficiente para as suas necessidades.

Tamanho

Antes de comprar a sua bolsa térmica é essencial que você avalie bem o tamanho do acessório que você deseja.

Hoje em dia você vai encontrar modelos muito grandes, grandes, médios, pequenos e mini. Como vimos, essa escolha vai depender da sua rotina e das suas necessidades.

Em geral, os fabricantes expõem as dimensões da bolsa térmica na embalagem e na descrição do produto.

Para você ter uma ideia, uma bolsa pequena mede em torno de 18cm de altura, 26cm de largura e 17cm de profundidade. Já uma bolsa térmica maior chega a medir 38cm X 29 cm X 29 cm.

Porém, algumas marcas de bolsa térmica também exibem o tamanho do acessório considerando o peso ou a capacidade em litros como, por exemplo:

  • 7,5L – até 9 latas de 350 ml;
  • 18L – até 20 latas de 350 ml;
  • 36L – até 54 latas de 350 ml.

A recomendação é que você avalie bem a quantidade de refeições que irá precisar durante o dia. Afinal, de nada adianta ter que passar o dia no trabalho e só poder levar uma refeição se você precisar ficar até tarde.

Por outro lado, uma bolsa muito grande não será nem prática nem cômoda se a sua intenção é levar apenas lanches pequenos.

Material de fabricação

Após escolher o tamanho da sua bolsa térmica, é hora de observar o material de fabricação, tanto de revestimento externo quanto do interno. Isso irá influenciar na qualidade térmica da sua bolsa.

De modo geral, os especialistas consideram que a bolsa térmica mais eficiente é fabricada externamente com poliéster. Mas você também vai encontrar bolsas feitas com nylon e plásticos isolantes.

Já o revestimento interno mais eficaz para isolar termicamente costuma ser o feito com PVC e lâminas de alumínio. Mas, se você quiser garantir uma maior eficiência térmica opte pela bolsa com revestimento interno feito em 100% alumínio.

Você também vai encontrar bolsas térmicas com a parte interna feita em espuma, que permite maior conforto na acomodação dos itens. Além do tipo de material de fabricação, observe também a espessura do material térmico interno utilizado.

Isso porque bolsas térmicas com espessuras muito finas podem não ter a eficiência desejada. O ideal é que essa camada seja acima de 10mm.

Tempo de conservação

É um fato que o tempo de conservação dos alimentos vai depender de como você usa a sua bolsa térmica. Se você abrir e fechar a bolsa várias vezes, a temperatura externa vai afetar a interna e, portanto, os alimentos.

Isso é especialmente prejudicial para a manutenção das refeições nos dias mais quentes. Ainda assim, vale considerar o tempo de conservação estipulado pela fabricante da bolsa térmica.

Em geral, você vai encontrar modelos à venda com duração de conservação que varia entre 2 e 8 horas.

Bolsa térmica azul com a tampa aberta.

O revestimento interno feito de alumínio é o mais eficiente para bolsas térmicas. (Fonte: ALFREDO COSENTINO / 123RF)

A bolsa térmica com menor tempo de conservação permite que você prepare sua marmita pela manhã e tenha tempo de chegar ao trabalho e colocá-la na geladeira.

Mas você pode aumentar o tempo de conversação com gelo ou uma bolsa de gel térmico. Já os modelos de bolsa térmica que garantem maior tempo de conservação, são ideais para pequenas viagens ou passeios no parque.

Divisórias

Outro fator que você deve observar é o tipo e número de divisórias internas da bolsa térmica. As divisórias vão ajudar você na organização e na manutenção doa alimentos, que devem estar separados.

Em geral você vai encontrar modelos com divisórias que variam entre duas e seis. Além disso, os modelos mais modernos oferecem compartimentos específicos para você guardar celular, chaves e documentos pessoais.

Algumas bolsas permitem ainda que você guarde comidas quentes e frias de maneira adequada.

Alça

Seja grande ou pequena, é imprescindível que a sua bolsa térmica seja confortável para ser transportada. É claro que, quanto maior a bolsa térmica, mais este fator deve ser priorizado.

De qualquer forma, hoje os fabricantes oferecem diferentes opções de alças. Existem as alças de mão, geralmente para bolsa térmica bem pequena.

Além disso, existem as alças de ombro e alças compridas, removíveis e reguláveis, que você pode usar lateral ou transversalmente no corpo. A maioria oferece ainda suporte acolchoado de ombro.

Mas, além dessas opções você também vai encontrar mochilas térmicas com alças ainda mais confortáveis e práticas. As mochilas, porém, são acessórios menos formais.

Extras

Preste atenção ao comprar a sua bolsa térmica por que, em geral, os melhores modelos oferecem itens extras, o que ajuda você a economizar ainda mais no orçamento.

Por exemplo, alguns modelos são acompanhados de pote de marmitas, que variam entre 2 e 6. Além disso, algumas bolsas térmicas também vêm com uma bolsa de gel térmico, que atua como reforço na manutenção da temperatura interna.

foco

Você sabia que uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT) constatou que o brasileiro consome por dia cerca de R$ 34 para fazer uma refeição fora de casa?

É claro que isso varia de acordo com o Estado e os hábitos. Mas, caso você substitua restaurantes e lanchonetes pela bolsa térmica, e considerando apenas os dias úteis da semana, com base nessa pesquisa você pode economizar pelo menos R$ 680 por mês!

(Fonte da imagem destacada: Saksit Choeiklin / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano
Izabel Toscano
Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.