Ultima atualização: 12 de agosto de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

23Horas investidas

6Estudos avaliados

58Comentários coletados

Olá! Bem vindo! Você já descobriu que encher uma piscina ou tanque de água parece ser um processo lento e tedioso? Talvez seja hora de conseguir uma bomba de água, pois elas são perfeitas para ajudá-lo naquelas situações em que você precisa mover grandes quantidades de água rápida e suavemente.

Comprar uma boa bomba de água é algo que alguém raramente se arrepende, pois as conveniências que eles trazem são ótimas, você só precisa colocá-la funcionando para mover a água para onde você quiser, para que você possa encher sua piscina, seu tanque, alimentar um sistema de irrigação e até mesmo áreas inundadas vazias.

Nós nos esforçamos para fazer os melhores guias de compras, então tomamos a tarefa de pesquisar as melhores bombas de água do mercado, depois tomamos nota de todos os fatores e características que as tornam tão boas, também fizemos um estudo de preços e locais para comprá-las.




O mais importante

  • Uma bomba d'água é uma ferramenta que permite a transferência de grandes quantidades de água de um lugar para outro, isto é feito com um motor, na maioria das vezes elétrico e, em menor extensão, combustível, que bombeia a água com força de um furo de entrada para outro furo de saída.
  • Podemos diferenciar as bombas de água de diferentes maneiras, pelo método que elas usam para alimentar seu motor, seja por eletricidade ou por combustível, também pelo tipo de água que elas podem mover, como bombas de água limpa e suja, e pelo tipo de trabalho que elas farão, como bombas normais, submersíveis e pressurizadas.
  • Considere o esforço que sua bomba fará quando você for usá-la, pois existem diferentes motores com diferentes classificações de potência para se adequar aos trabalhos que você estará fazendo com ela. Também pense se você precisará usá-la em lugares onde a eletricidade é de difícil acesso, onde uma bomba movida a combustível é mais conveniente.

Bomba de água: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você precisa saber sobre bombas de água

Nesta seção mostraremos como funcionam as bombas de água e os diferentes modelos existentes, pois é sempre bom conhecer a fundo os produtos que compramos, para que possamos saber como aproveitá-los ao máximo. Nós também lhe diremos onde você pode encontrá-los e quanto você teria que pagar por eles.

Uma bomba de água combustível permite que você movimente uma quantidade maior de água do que uma bomba de água elétrica (Foto: KARNCHANA THAMMALEE / 123rf.com)

O que é uma bomba de água e quais são suas vantagens?

Uma bomba de água é uma ferramenta projetada para mover água e outros fluidos de um lugar para outro. Em termos simples, a bomba aspira água através de um de seus dois orifícios e depois a expulsa através do outro usando um rotor, que retira sua energia de eletricidade ou combustíveis como diesel ou gasolina.

A maneira como as bombas de água movimentam os fluidos é por um efeito centrífugo, gerado por um mecanismo de rotação interno que aspira os fluidos através de um orifício de entrada. Estes fluidos são movidos com força pelo rotor, cujo movimento resulta na expulsão pressurizada do fluido através de seu orifício de saída.

Sua vantagem é que torna o trabalho de mover a água de um lugar para outro com força muito confortável, por isso é comumente usado em sistemas de irrigação, para encher piscinas e tanques de água, eles também são usados para esvaziar lugares cheios de água, tais como casas inundadas, piscinas e poços. Eles também são usados em muitas aplicações industriais.

Vantagens
  • Encher tanques, piscinas e aumentar o fluxo de irrigação
  • Esvaziar lugares inundados
  • Mover a água de um lugar para outro
  • Operar sozinho uma vez em ação
  • Fácil de usar e manusear
Desvantagens
  • Requer supervisão
  • Precisa de manutenção
  • Pode superaquecer e ficar danificado
  • Partículas muito grandes na água podem danificar o motor

Bombas de água por tipo de água, tipo de energia e especialização - a que você deve prestar atenção?

Devido ao amplo uso de bombas de água, modelos altamente especializados foram desenvolvidos para poder realizar certos trabalhos de forma mais eficiente. É por isso que nós lhe diremos quais são os tipos de bombas de água mais comuns no mercado, quais são suas características, suas principais vantagens e os usos mais comuns.

É importante que você saiba o tipo de trabalho que você estará fazendo com sua bomba de água, pois você não quer comprar uma bomba comum para extrair água de um poço, e ela não tem pressão suficiente para extrair água, então nós incluímos uma tabela comparativa para lhe dar uma idéia melhor.

Pelo tipo de água que eles transferem:

Bomba de água limpa. Às vezes chamadas de bombas domésticas, elas são as mais baratas e fáceis de se obter. Eles são usados para mover líquidos limpos, tais como água, leite ou outros fluidos com poucas partículas. Eles não são projetados para mover água suja e água com partículas como areia ou cascalho, pois podem danificar seu funcionamento interno.

Esta é a bomba que você instalaria em casa para tirar água limpa dos canos de utilidades para encher seu tanque de água, para encher e esvaziar sua piscina ou para alimentar um sistema de irrigação, pois devido à sua simplicidade seus preços são normalmente muito baixos.

Existem bombas submersíveis para água limpa destinada ao uso em rios, poços, lagos e tanques de água profunda, estes geralmente seguram partículas de até 5 mm de diâmetro, para que possam permitir a passagem de água com a ocasional pedra pequena ou semente.

Bombas para água suja. Estas bombas podem suportar a transferência de água com uma certa quantidade de partículas sem afetar seu desempenho. Elas são capazes de processar partículas entre 20 a 38 mm de diâmetro, portanto são freqüentemente usadas para extrair águas residuais, em escavações, poços ou para remover água de sites inundados.

Embora você também possa usar bombas de água suja para extrair água limpa, estas tendem a ter um preço mais alto, portanto, se você só usar sua bomba de água para extrair água limpa, comprar uma bomba doméstica seria uma compra mais econômica.

Bombas para água limpa Bombas para água suja
Principais Características Transporta água sem partículas Transporta água com partículas
Usos mais comuns Uso doméstico, extração de água limpa Extração de água em enchentes, poços e escavações

Pelo tipo de energia que utilizam

Electropump: Estas são bombas de água cujo funcionamento depende da energia elétrica, por isso são as mais comuns em casas, obras civis e em diferentes áreas de trabalho com acesso à energia elétrica. Geralmente são mais baratos, mas menos potentes que os que usam combustível.

Motobomba. Estas são bombas de água que utilizam combustíveis como diesel ou gasolina, e geralmente são mais potentes e barulhentas do que as bombas elétricas. Eles são usados para mover água em lugares onde a eletricidade é de difícil acesso, como em áreas remotas ou durante emergências onde a eletricidade foi comprometida.

Bomba de água solar. Este é outro tipo de bomba d'água que está emergindo no mercado, usando energia solar para operar, tornando-a perfeita para aqueles que vivem em locais remotos. Por serem apenas uma tecnologia emergente, eles são um pouco difíceis de obter e são menos poderosos do que os demais.

Electropump Bomba motorizada Bomba de água solar
Principais características Usar energia elétrica, pequena e econômica Usar combustíveis, são potentes Usar energia solar para funcionar
Usos mais comuns Áreas com acesso a eletricidade Aplicações de alta potência Uso em áreas sem fontes de energia

Por especialização:

Bomba de poço de água . Estas bombas têm um pouco mais de poder de sucção, portanto elas não serão afetadas quando precisarem extrair água de maiores profundidades, pois enquanto as bombas comuns precisam estar no nível da água para poder extraí-la, elas podem fazê-lo sem estar no nível da água.

Bomba de água submersível. Estas são bombas de água que podem operar debaixo d'água, pois seus motores são especializados para empurrar a água para cima ao invés de sugá-la para cima. Eles geralmente têm flutuadores que lhes permitem detectar se ainda há água para empurrar, alguns podem ser submersos a mais de 30 metros.

Bombas de água sob pressão . Também chamadas bombas de pressão. Eles são comumente usados em edifícios e sistemas complexos de irrigação para dar um pouco mais de energia à rede, pois eles podem empurrar água com uma força de até mais de 20 metros de altura.

Bomba de água de poço Bomba de água submersível Bomba de água sob pressão
Principal característica Força de extração mais elevada Submersa em água Expulsa fortemente a água
Usos mais comuns Extração de água profunda Extração de água muito profunda Aumento do volume de saída de água

Bombas de água têm aplicações em quase todos os setores (Foto: Sr. Nachai Sorasee / 123 123).Nachai Sorasee / 123rf.com)

Critérios de compra

Comprar uma bomba de água pode parecer simples, mas há tantos tipos de bombas que você pode ficar confuso ao comprar, então nesta seção nós lhe diremos os fatores de compra mais influentes ao comprar bombas de água, tanto pela sua qualidade como pelo uso que você fará delas.

Local de instalação

Pense onde você vai instalar sua bomba e que trabalho ela vai fazer antes de comprá-la, pois dependendo destes fatores você terá que escolher uma que se adapte às suas necessidades, já que não há uma bomba de água universal.

Saber o que você vai precisar da sua bomba d'água também o ajudará a fazer uma compra mais eficiente economicamente.

Lares. Geralmente, uma bomba doméstica será suficiente para todas as suas necessidades básicas de água limpa, como encher tanques ou regar um grande jardim. Se você gosta de tomar banho com água pressurizada ou tem uma casa de vários andares, uma bomba de água pressurizada lhe dará mais energia para sua rede de água.

Edifícios e apartamentos. Para estes tipos de edifícios você precisará de uma bomba de água que possa fornecer água pressurizada, então você precisará de uma bomba de água pressurizada. Estes são capazes de gerar impulso suficiente para alcançar os tanques no telhado, ou para dar impulso às saídas de água.

Poços e lagos. Se o local de onde você vai extrair a água estiver a uma profundidade de 8 a 35 metros, você precisará de uma bomba d'água para poços, se o poço estiver a mais de 35 metros, você precisará de uma bomba d'água submersível. Deve-se notar que o tipo de água que você vai extrair definir se é água suja ou limpa.

Lugares com água suja. Para este tipo de situação você precisará de uma bomba de água suja capaz de processar partículas, como aquelas cheias de solo ou cascalho em escavações, ou em áreas inundadas onde a água pode esconder objetos muito pequenos flutuando.

Lugares sem acesso à eletricidade ou com necessidades exigentes. Nestes casos, uma motobomba é melhor, pois estas são movidas a diesel ou gasolina, tornando-as perfeitas para situações de emergência, como inundações. Sua maior potência também os torna ideais para aplicações industriais e agrícolas.

Controle eletrônico automático

Se você estiver instalando sua bomba de água limpa permanentemente em um local, como sua casa ou pátio, um sistema de controle eletrônico automático a ligará sempre que detectar uma mudança de pressão em seu sistema de distribuição de água.

Por exemplo, digamos que quando você toma um banho você abre o chuveiro no banheiro, o controle eletrônico automático irá detectar isso e ligar a bomba, aumentando assim o volume de água que entra em sua rede, o que por sua vez aumenta a força da água que sai do chuveiro. Ideal se você gosta de tomar um chuveiro elétrico ou ter energia em sua mangueira.

Chave flutuante

Uma chave flutuante é um acessório que pode ser incluído com a bomba quando você a compra, ou pode ser comprada e instalada em uma data posterior. Ele consiste de um pequeno flutuador que é instalado no tanque ou piscina, que atua como um interruptor de ligar/desligar dependendo do nível da água.

Este interruptor irá evitar acidentes como o superaquecimento do motor, pois irá desligar a bomba assim que detectar que o tanque do qual está tirando água está com pouca água. Ela também pode ser usada para evitar o enchimento excessivo de um tanque ou piscina, pois pode ser configurada para desligar a bomba quando o nível da água atingir uma altura predeterminada.

Características adicionais

Como já cobrimos os fatores mais importantes ao comprar uma bomba de água, é hora de mostrar a você um casal que, embora não tão influente, lhe poupará alguns aborrecimentos. Não deixe de comprar uma bomba que atenda às suas exigências se ela não tiver nenhuma dessas características, como você pode levá-las em conta mais tarde.

Adaptador de mangueira: Uma mangueira pode ajudá-lo a direcionar o fluxo de água que sua bomba retira, então é bom considerar o tipo de adaptador de mangueira que você tem em casa. Se a conexão da mangueira da sua bomba não for compatível com as que você possui, basta comprar uma conexão separada para fixá-la.

Os dois tipos de conexões mais comumente comercializados são conexões Pin Lug, que geralmente são encontradas em mangueiras comuns de jardim, e conexões Camlock que apresentam um design que permite uma conexão rápida à mangueira e são frequentemente encontradas em motobombas, ou caminhões de bombeiros.

Montagens anti-vibração: Devido ao estresse ao qual uma bomba d'água está sujeita, ela tende a se mover um pouco, o que pode resultar em acidentes se for deixada para se mover por conta própria. Uma montagem anti-vibração irá impedi-lo de se mover durante a execução, se você não conseguir encontrar uma com este tipo de montagem, obtenha uma que permita que ela seja aparafusada ao chão.

(Fonte da imagem em destaque: Feraugustodesign/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas