Ultima atualização: 13 de agosto de 2021

Como escolhemos

16Produtos analisados

22Horas investidas

6Estudos avaliados

77Comentários coletados

Bem-vindo à ReviewBox! Nós sabemos que a maternidade é uma época linda quando as mulheres vivem, experimentam e conhecem o maior amor que existe. É por isso que tudo relacionado ao cuidado do bebê e da mãe é de suma importância.

Amamentar pode ser um pouco difícil para muitas mães, especialmente as mães novas. A dor e o desconforto que a amamentação às vezes gera, assim como sair para o trabalho ou para se divertir, podem levar as mães a recorrer a uma bomba de leite para poder continuar alimentando seu bebê com a melhor coisa que pode existir, o leite materno.

Desta vez queremos guiá-la a conhecer as bombas de leite mais vendidas no mercado, quais são suas características e, dependendo de suas necessidades, o que você deve procurar para comprar a que mais lhe convém.




O mais importante

  • Uma bomba de leite materno é um dispositivo que ajuda você a expressar o leite materno e criar um suprimento da melhor comida que existe para o seu bebê. Devido a várias circunstâncias, nem sempre é possível estar com seu bebê o dia todo para alimentá-lo e, graças às maravilhosas bombas de leite, seu bebê pode continuar a desfrutar dos benefícios do leite da mamãe.
  • Existem dois tipos de bombas de leite no mercado, a original, que é manual, e a elétrica. Embora eles tenham o mesmo propósito, existem funções específicas que os tornam muito diferentes. Para saber qual é a melhor, você precisa identificar quais são as suas necessidades.
  • É importante que antes de comprar uma bomba de leite você considere alguns fatores como suas funções, seus níveis de sucção, os acessórios que ela inclui e os materiais de que é feita.

Bomba de leite: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: o que você precisa saber sobre bombas de leite

Há vários fatores que você deve levar em consideração para comprar a bomba de leite que melhor atende às suas necessidades. É por isso que nós queremos que você considere os seguintes elementos para ajudá-lo a esclarecer sua imagem.

A salvação e alívio para muitas mães. (Foto: Poj Theveenugul/ 123rf.com)

O que é uma bomba de leite e quais são suas vantagens?

Uma bomba de leite é um dispositivo que, como seu nome sugere, permite que você expresse manualmente ou eletricamente o leite do peito. Apesar da grande variedade de marcas, desenhos e estilos de bombas de leite, elas são divididas em dois grupos que as diferenciam, manual e elétrico.

Na maioria dos casos elas são igualmente eficazes quando se trata de expressar leite, porém há uma grande diferença em termos de tempo, esforço e quantidade quando se usa uma ou outra. Se você está procurando ou precisa expressar leite uma vez por dia ou até menos, é viável comprar uma bomba de leite manual.

Entretanto, mesmo para estes casos ou para expressar leite materno várias vezes ao dia, recomendamos que você use uma bomba de leite elétrica, pois você obterá maiores benefícios. De agora em diante, nós lhe guiaremos nos aspectos que você deve considerar, tais como tipos, funções, custos e outros, para que você possa ter certeza absoluta de que sabe o que precisa.

Vantagens
  • Facilidade e conforto ao expressar o leite
  • Nunca pare de amamentar o bebê sob nenhuma circunstância
  • Descansar os mamilos em caso de dor
  • Compartilhar o tempo de alimentação com o pai ou outros entes queridos
  • Estimular a produção de leite
Desvantagens
  • Requer tempo
  • Requer privacidade
  • Requer limpeza meticulosa
  • Preços altos

Bomba tira leite manual ou elétrica - A que você deve prestar atenção?

Se você se encontrar numa posição em que não possa amamentar seu bebê, seja por causa do trabalho, dor no mamilo, um passeio onde você tem que ser separada do seu bebê ou porque você quer bancar leite em casa, uma bomba de leite a ajudará a manter os benefícios do leite para o seu bebê.

A próxima coisa a considerar é basicamente quanto tempo você tem que investir para expressar leite e isso depende basicamente dos dois tipos de bombas que estão disponíveis. Aqui nós explicamos cada um deles.

Manual. A bomba de leite manual tem um design ergonômico que permite que o movimento da mão seja mais confortável. Entretanto, este tipo de bomba de leite requer mais tempo para obter uma boa quantidade de leite e pode ser muito cansativo, pois deve ser usada por cerca de 20 minutos ou mais por peito, dependendo da sua produção de leite. Uma de suas vantagens é que você pode levá-lo para qualquer lugar sem a necessidade de baterias ou tomadas elétricas.

A bomba manual de leite requer mais tempo para expressar leite (Foto: Elvira Koneva/ 123rf.com)

Elétrica. A bomba elétrica para seios ajuda a otimizar o tempo de bombeamento, já que o ritmo de sucção é constante. Não requer muito esforço para usar e muitos deles até permitem que você tenha suas mãos livres. É por isso que é o tipo de bomba de leite mais vendido no mercado. A maioria deles tem dupla alimentação, ou seja, podem ser usados na rede elétrica ou a bateria. Isto também os torna portáteis.

Manual Elétrico
Tempo 20 min. ou mais  10 a 15 min.
Esforço Físico Nenhum
Eficácia Regular - Bom Muito Bom - Muito Bom
Preço Baixo Baixo, médio e alto

Critérios de compra

Quando você é uma mãe nova, há muitas dúvidas e preocupações sobre tudo relacionado a bebês. Se este for o seu caso, ou se você quiser comprar uma nova bomba de leite ou mesmo se você quiser dar uma de presente, é importante que você leve em conta os seguintes critérios para ter certeza de que você sabe o que precisa e quer comprar.

Simples ou duplo

Uma ou duas bombas de leite manuais são sempre encontradas individualmente, porque para expressar o leite você precisa fazer a sucção através do trabalho físico com a mão. Se você quiser expressar leite de ambos os seios ao mesmo tempo, você deve usar dois dispositivos e duas mãos.

Dentro da gama de bombas de leite elétricas existem modelos duplos, ou seja, você pode expressar leite de ambos os seios ao mesmo tempo. Se uma bomba de leite elétrica otimizar o tempo, com esta opção você irá otimizá-la duas vezes mais, porque você literalmente precisará da metade do tempo para realizar esta atividade.

É por isso que se você é uma mãe ocupada ou se você está pronta para voltar ao trabalho, esta é uma opção muito boa em termos de economia de tempo. Há até mesmo sutiãs especiais para este tipo de bomba de leite que permitem que você mantenha suas mãos livres durante o bombeamento.

A maioria das bombas de leite tem diferentes níveis de expressão. (Foto: Norasit Kaewsai/ 123rf.com)

Com níveis de sucção

Os bebês amamentando usam dois tipos de sucção no peito da mãe. Primeiro, eles usam estimulação suave para iniciar o fluxo de leite para baixo. Quando o leite começa a entrar, os bebês dão mamadas mais longas e mais lentas. Desta forma eles se alimentam em seu próprio ritmo.

A maioria das bombas de peito elétricas tem pelo menos dois níveis de sucção, incluindo a sucção suave, que é mais estimulante do que a sucção. Você também encontrará três ou até mesmo 10 níveis de sucção, para que você possa replicar a sucção do seu bebê. Isto ajudará você a continuar produzindo leite e expressá-lo em menos tempo.

Tecnologia

Se estamos falando das mais completas bombas tira leite, existem modelos que possuem "tecnologia intuitiva" que, através de um temporizador, imita o padrão de sucção de um bebê de verdade. Estes tipos de bombas também têm uma memória para que você não tenha que se preocupar em ajustar os tempos.

Elas funcionam da seguinte maneira; primeiro estimulam, após um certo tempo o nível de sucção aumenta para extrair o máximo de leite possível e quando o leite deixa de sair com a mesma intensidade o nível de sucção desce novamente para estimular a produção de mais leite.

Material de fabricação

A maioria das bombas de leite e as de marcas reconhecidas no mercado são fabricadas com os materiais de melhor qualidade que existem, porém todas elas contêm peças ou acessórios de plástico ou silicone porque é um material muito flexível e macio ao toque com a pele.

Se você é uma pessoa que busca o maior cuidado mesmo nestes detalhes, você deve procurar um produto livre de BPA (Bisfenol-A, um químico contido na maioria dos plásticos). Isto não significa que os produtos que não contêm a legenda "livre de BPA" são produtos ruins ou prejudiciais, especialmente se forem marcas muito comerciais.

Tudo o que você precisa para facilitar a sua vida. (Foto: Norasit Kaewsai/ 123rf.com)

Acessórios

As apresentações de bombas de leite para venda podem variar muito. Você pode encontrar tudo, desde a bomba de leite sozinha até uma embalagem inteira que inclui mamadeiras, sacos de armazenamento, refrigeradores, estojos, protetores de mamilos e assim por diante. Tudo depende das suas necessidades.

Se você está procurando uma bomba de leite que precisa levar com você para onde quer que vá, procure uma que inclua acessórios que facilitem o transporte, pois se você comprar tudo separadamente você pode acabar gastando mais dinheiro do que deseja.

(Foto em destaque: Norasit Kaewsai/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas