Foto com bonecas de pano bem coloridas penduradas para venda em uma loja.
Ultima atualização: 26 de março de 2020

Como escolhemos

Products

23Produtos analisados
Hours

20Horas investidas
Studies

4Estudos avaliados
Comments

88Comentários coletados

Sejam muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você tem criança em casa, sabe que em algum momento vai ter que acabar comprando uma boneca, principalmente se se tratar de uma menina!

Este brinquedo infantil está entre os mais populares do mundo e você pode encontrá-lo em diversas lojas com a maior facilidade. Hoje, iremos conversar sobre os diferentes tipos de bonecas, e te informar sobre preços e tudo o que há de melhor no mercado.

Caso esteja pensando em adquirir esse artigo e ainda não conhece muito bem quais são as suas opções, siga com a gente que vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre bonecas!




Primeiro, o mais importante

  • Brincar de boneca faz parte da infância! Este brinquedo é o mais vendido no mundo, e é excelente não só para diversão, mas para o desenvolvimento da criança.
  • Existem bonecas de diferentes tipos e materiais. As mais conhecidas são as de plástico, as de porcelana e as de pano.
  • O preço de uma boneca varia muito. Atualmente, as de melhor qualidade são bastante caras, porém, existem preços acessíveis à diferentes rendas.

Você também pode gostar:

Melhores bonecas: Nossas favoritas

Brincar de boneca faz parte de uma das fases mais gostosas de infância, pois além de divertir, traz muito ensinamentos sobre a vida real. Se você ainda está na dúvida sobre qual modelo comprar para seu filho ou filha, aqui está a nossa solução. Separamos as melhores bonecas do mercado para te ajudar na escolha. Veja!

A boneca mais famosa do mundo

A criançada vai enlouquecer ao brincar com essa boneca. A Barbie é a boneca mais famosa do mundo, e constantemente encontramos modelos repletos de inovação e novidade.

A pizzaiola é uma reprodução deliciosa da cozinha de uma pizzaria. Além da própria boneca, o brinquedo acompanha massinhas para modelar pizza, ralador de queijo, ingredientes, frigobar, balcão e até o forno a lenha.

Esta é uma experiência bem completa de uma brincadeira diferente, que inspira criatividade e permite que os pequenos coloquem, literalmente, a mão na massa.

Uma excelente opção de boneca interativa

Se você procura uma dessas bonecas interativas, esse modelo aqui pode te agradar bastante. A proposta da Bizzy Bubs é bem legal, trata-se de uma boneca bebê cheia de personalidade.

Ela fala, engatinha e ainda sente fome. A criança pode interagir com a boneca, e ainda tem a oportunidade de aprender a criar pequenas responsabilidades, como a de alimentá-la quando estiver chorando.

Para as meninas que gostam de mexer no cabelo

Esta princesa vai derreter seu coração. Indicada para meninas que gostam de brincar com cabelo, a boneca Sparkle Girlz é diversão garantida.

Ela vem vestida como uma princesa, e possui um grande cabelo, pronto para ser penteado e trançado. Além disso, o brinquedo acompanha uma escova, um pente e dois presilhas. Legal, né?

Uma barbie que acompanha um cachorrinho

Caso você esteja em busca de uma Barbie por um preço não tão caro, temos uma boa indicação para te dar: a Barbie que passeia com seu cachorro. Esta boneca, como o próprio nome já diz, vem acompanhada de seu animalzinho, que anda de verdade e ainda faz coco.

O brinquedo é super interativo e acompanha uma coleira (que se encaixa na mão da boneca) e um conjunto de pá e vassourinha para limpar as necessidades do cãozinho durante o passeio.

Uma opção para quem gosta do tradicional

Quem disse que a meninada não brinca mais de boneca de pano? Este modelo é pura delicadeza, e pode se tornar a melhor amiga da sua filha.

O enchimento desta boneca é fibra de poliéster, e ela vem vestida com um vestido rosa e laço na cabeça. Além de promover diversão, ela também pode ser usada como um lindo item decorativo.

Guia de Compra

Além de proporciona diversão, brincar de boneca também é bom para o desenvolvimento das crianças. Com essa atividade, meninos e meninos simulam a vida real se espelhando nos pais.

Agora que você já conhece opções incríveis de bonecas, vamos te apresentar todas as informações de desse mundo repleto de inocência, fantasia e diversão!

Bebê sorrindo ao ver uma boneca na sua frente.

Brincar de boneca é uma das brincadeiras mais tradicionais no mundo, e além de divertir a criançada, inspira criatividade e traz diversos ensinamentos sobre a vida. (Fonte: PublicDomainPictures / Pixabay)

Boneca: O que é e quais suas vantagens?

A medida que as crianças crescem, os brinquedos vão mudando, mas em grande parte da infância, as bonecas estão presentes. Esses brinquedos nada mais são do que representações da figura humana, sejam elas adultas ou não.

As bonecas são projetadas para o público infantil, e ajudam a preparar as crianças para situações da vida real, como a maternidade, a vida em família e o trabalho.

Segundo especialistas, brincar com bonecas, princesas e super heróis, ajuda as crianças a expressarem suas próprias emoções e tudo aquilo que não são capazes de verbalizar.

Eles também possuem o hábito de espelhar suas rotinas nessas brincadeiras, e por isso é importante que os pais prestem atenção em seus filhos enquanto brincam.

Hoje em dia muitas bonecas possuem avanços que anos atrás jamais poderíamos imaginar, como, por exemplo, a interação. Existem bonecas que falam, andam, se alimentam e até fazem suas necessidades fisiológicas.

O interessante desses modelos é que eles ajudam as crianças a darem os primeiros passos no que diz respeito a criar responsabilidades e se preocupar com o bem-estar do próximo.

Quando a boneca chora, por exemplo, a criança sabe que precisa alimentá-la. Viver esse ciclo é importante para o seu desenvolvimento.

Foto de uma Barbie negra, com blusa verde neon, calça preta e sapato rosa, sentada em um banco.

A boneca simula a vida real a ajuda a criança a expressar sentimentos que não consegue através da fala. (Fonte: Pixabay / Pexels)

Outra vantagem é que muitos modelos são um brinquedo completo e acompanham acessórios diferenciados, como carrinhos, casinhas, móveis e até alimentos. Diversão não vai faltar!

No entanto, não devemos nos esquecer que crianças podem ser bem imprevisíveis e por isso é bom estar atento enquanto elas brincam.

Os pequenos menores de três anos ainda não estão prontos para alguns modelos desse tipo de brinquedo, que podem vir acompanhados de pecinhas pequenas que são facilmente engolidas. As bonecas são voltadas para divertir a criançada e não queremos tomar um susto, né?

Vantagens
  • Promove diversão
  • Prepara para situações da vida real
  • Indicada para todas as crianças
  • Algumas são interativas ou possuem acessórios
  • Todas as crianças podem brincar
Desvantagens
  • Alguns modelos não são indicados para menores de três anos
  • Algumas são muito caras

Quem pode brincar de boneca?

A resposta é simples: todo mundo. É importante lembrarmos que brinquedo não tem gênero, e que meninos e meninas estão convidados a brincar de boneca.

Apesar de ser tradicionalmente conhecido como um brinquedo feminino, não há problema algum caso os meninos queiram entrar na brincadeira, afinal o objetivo é se divertir.

Caso seja do interesse dos seus filhos, existem também bonecos na figura humana masculina, e esses também são uma excelente forma de distrair a criançada.

Existem os bonecos comuns, assim como existem os super heróis e personagens de filmes. Eles também entram na brincadeira e podem ser utilizados por meninas e meninos, sem distinção.

foco

Você sabia que a Barbie é a boneca mais famosa do mundo? Ela foi criada em 1959 pelo casal Ruth e Elliot Handler, nos Estados Unidos, que tiveram como inspiração sua filha Bárbara.

A boneca se tornou famosa por possuir uma proposta diferente das demais: um padrão menos infantil. Ela era uma boneca adulta, bonita e com simetria considerada perfeita.

A primeira boneca negra da linha foi criada em 1968, como uma amiga de Barbie, porém, somente em 2016, a marca lançou uma linha com Barbies com diferentes tipos de tons de pele e corpo.

Quais os diferentes tipos de boneca?

Quando o assunto é boneca, variedade não é um problema. Existem bonecas de todos os jeitos, mas as mais famosas com certeza são as de plástico, de porcelana e de pano.

É interessante que seu filho ou filha tenha a experiência de brincar com cada uma delas, pois suas propostas são bem diferentes, apesar da diversão ser sempre a mesma.

Boneca de plástico

As bonecas de plástico são as mais comuns de encontrarmos no mercado. Normalmente, elas são as mais queridas pela criançada, pela possibilidade de modernização.

As interativas, por exemplo, costumam ser feitas deste material, e por isso essas tendem a ser as mais criativas. Algumas delas possuem funções diferenciadas, ou acompanham outros brinquedos.

A maioria é feita de um plástico bem duro, mas existem algumas que são produzidas de material bem inferior, e essas são muito fáceis de rasgar ou amassar.

Boneca de porcelana

A boneca de porcelana é a paixão dos colecionadores. Ela é sofisticada, delicada e linda, porém, pode quebrar com muita facilidade.

Atualmente, essa boneca é mais usada como um item de decoração, do que como um brinquedo propriamente dito, pois são bem caras e sensíveis, podendo não durar muito tempo nas mãos de uma criança.

Foto de uma boneca de porcelana, chorando, com trajes e aparência de anjo.

As bonecas de porcelana são delicadas e frágeis. (Fonte: Pixabay / Pexels)

No entanto, antes da existência da boneca de plástico, esta era a queridinha das meninas, que estavam sempre com um exemplar na mão!

Boneca de pano

Os modelos de pano também são dotados de graça! Elas possuem todo o valor de terem sido feitas à mão, e costumam ser mais baratas, afinal não são fabricadas de materiais caros.

A desvantagem desse modelo é que ele pode rasgar, e que algumas crianças não gostam de brincar com peças muito molengas, que não se sustentem de pé ou sentada.

No entanto, é interessante que você, junto com seu filho ou filha, tenha a experiência de fabricar juntos uma boneca de pano. Será um artigo único e todo feito por vocês.

Boneca de plástico Boneca de porcelana Boneca de pano
Modernização Super moderna Algumas são modernas Não muito moderna
Praticidade Alta Baixa, quebra fácil Média
Preço Variável, porém as melhores são bem caras Alto Baixo
Qualidade Variável Alta Variável

Quanto custa?

O preço de uma boneca varia muito de acordo com a qualidade e com a proposta que ela oferece, e por isso fica bem difícil restringirmos o valor. Porém, existem opções acessíveis a todos.

As bonecas mais modernas, com muitos acessórios e/ou interação, e boa qualidade, custam mais ou menos entre R$ 150 e R$ 400. Mas, se você busca um modelo mais simples, com poucos ou nenhum acessório, deverá encontrar opções por aproximadamente R$ 120.

E é claro que existem as mais baratas, que podem custar até R$ 40, mas essas são as de qualidade bem inferior, com plástico muito frágil.

Onde comprar?

Como é o artigo infantil mais vendido no mundo, opções de locais para compra não irão te faltar, viu? Você irá encontrar mais variedade nas próprias lojas de brinquedo, as quais podemos te indicar a Ri Happy e a PB Kids.

Em lojas de departamento como as Americanas, o Carrefour, o Extra e Walmart existem boas opções disponíveis, e a variedade também não decepciona.

Mas, se o seu negócio é comprar do conforto da sua casa, não tem problema. Você pode optar pela Amazon, Submarino e até mesmo pelo Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de boneca

Por vezes, crianças podem ser um pouco difíceis de agradar. Por isso, antes de escolher a boneca dos sonhos da sua filha ou filho, se atente a alguns detalhes importantes, que podem fazer toda diferença!

  • Tipo
  • Qualidade do material
  • Tamanho
  • Tema

Confira cada um desses fatores detalhadamente para acertar na escolha da boneca para suas crianças.

Tipo

Antes de qualquer coisa, precisamos definir o tipo de boneca que você irá comprar. Já falamos sobre isso em tópicos anteriores, mas é legal te lembrarmos, pois existe uma variedade bem grande.

Converse com o seu pequeno sobre o que ele procura neste brinquedo e deixe-o opinar, no entanto, lembre-se que você é o adulto da relação e deve ter maior poder de escolha, ok?

É importante que você deixe-o participar da escolha, porém de forma consciente, explicando o que uma compra significa. Crianças pequenas podem preferir a boneca de pano. As maiores, podem querem algo mais detalhado. Reflita a idade dos seus filhos antes dessa escolha.

Imagem de duas meninas sentadas no chão brincando com boneca.

Existem muitos tipos de boneca que agradam cada idade, Também é importante ver as preferências da criança. (Fonte: Oksana Kuzmina / 123RF)

Qualidade do material

Como este é um brinquedo muito popular, vemos bonecas de tudo quando é jeito por aí. Observe, por exemplo, se o plástico é firme, se a tinta do rosto não sai fácil e se o cabelo está bem preso na cabeça.

Algumas bonecas são feitas com um plástico muito fino, e em qualquer queda elas podem amassar. Outras são feitas com tintas que saem caso haja contato com a água, o que também não é legal. Se for comprar uma boneca de pano, dê preferência a tecidos mais grossos, que dificilmente irão rasgar.

Temos sempre que manter em mente que deve haver um equilíbrio entre a qualidade e o preço. Preste atenção em cada detalhe, e, se possível, opte por uma boneca com preço justo, para não cair no famoso “barato que sai caro”.

Tamanho

Assim como tantos outros brinquedos, o tamanho de uma boneca varia muito. Ela pode ser bem pequena, do tamanho da sua mão, como pode ser enorme, do tamanho da sua filha.

Antes de escolher um modelo se questione sobre o quão grande você precisa que ela seja, e, caso opte por um tamanho maior, tenha certeza que você terá um espaço para guardá-la.

É importante lembrar que bonecas muito pequenas se perdem com maior facilidade em meio as coisas de uma criança, que muito dificilmente ficam em ordem durante todo o dia.

O ideal é que você opte pelas opções de tamanho médio, que são fáceis de guardar, assim como também são fáceis de achar. Facilitar os processos do dia a dia nunca é demais!

Foto de uma Barbie loira, com uma roupa azul, em um fundo verde, com blur.

Se atente ao tamanho da boneca escolhi, e caso seja um modelo grande, tenha certeza que possui espaço para guardá-lo. (Fonte: Alexas_Fotos / Pixabay)

Tema

O tema da boneca é o fator que mais importa para os pequenos. Hoje em dia, existem bonecas com praticamente todos os temas possíveis: profissões, estilo de vida, fantasiosas e personagens famosos!

Algumas marcas, inclusive, criam linhas inteiras, com temas diferentes, que acabam se popularizando e virando febre entre as crianças, como é o caso das bonecas LOL e Polly.

Apesar da escolha do tema ser muito gostosa e divertida, é importante que você converse com seu filho sobre gastos desnecessários, pois crianças são muito influenciáveis e podem se empolgar nessa questão.

(Fonte da imagem destacada: David Lopez / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Natália Nunes Professora
Professora do Ensino Fundamental nas redes pública e particular, Natália tem experiência de sobra para saber o que faz as crianças felizes e o que lhes incomoda. Além dos pequenos, ela também é apaixonada pelas palavras. Na internet, une as duas paixões e escreve sobre o curioso universo dos pequenos.