Imagem de uma boombox JBL.
Ultima atualização: 9 de junho de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

19Horas investidas

5Estudos avaliados

70Comentários coletados

A boombox é um aparelho de som que alia qualidade sonora, navegação simples, conectividade, bateria de longa duração e portabilidade. A capacidade sonora desse equipamento supera aparelhos robustos como Home Theater, Soundbar e Mini System.

Se você está pensando em comprar uma boombox mas está em dúvida sobre qual modelo escolher, veio ao lugar certo. Neste artigo, vamos apresentar os diferenciais da boombox, mostrar quais fatores influenciam na escolha deste equipamento, ensinar como navegar pela interface e apresentar algumas sugestões de compra.




Primeiro, o mais importante

  • A boombox é uma caixa de som com aparência vintage, que remete aos aparelhos sonoros utilizados pelos jovens entre as décadas de 1970 e 1980.
  • Por causa da qualidade sonora, a boombox é um dos melhores aparelhos de som do mercado. As músicas são reproduzidas com nitidez, graves e agudos equilibrados e volume alto, suficiente para animar suas festas.
  • A boombox é uma central de reprodução de mídia. O aparelho pode reproduzir músicas de dispositivos móveis através de conexão Bluetooth, USB ou cartão microSD. Alguns modelos reproduzem músicas de discos e rádio AM e FM.

Você também pode gostar:

As melhores boombox: Nossas recomendações

Os aparelhos de som apresentados neste ranking são perfeitos para quem procura uma boombox com máxima qualidade sonora. Veja as especificações de cada modelo e escolha a melhor boombox do momento.

A boombox com assinatura sonora JBL

Se você procura uma caixa de som que reproduza músicas durante um dia inteiro sem apresentar problemas de bateria, a Boombox da JBL é o modelo ideal. Esse aparelho é robusto, mede aproximadamente 50cm de comprimento e pesa mais de 5Kg, no entanto, o som potente e a bateria de 20.000mAh compensam o peso. Essa boombox carrega o conceito JBL Connect+ que permite a conexão com até 100 caixas de som. Além disso, possui a função Charge, que carrega seu celular durante a reprodução das músicas. O aparelho é resistente à água – proteção IPX7.

Uma boombox com efeitos visuais

Para quem aprecia efeitos visuais, recomendamos a compra da Boombox Bazooka da Multilaser. Esse modelo possui dois alto-falantes frontais e um subwoofer lateral. O aparelho oferece entradas USB e leitor de cartão MicroSD, possui controle de volume, botão para ligar e desligar, antena retrátil com excelente recepção de sinal FM e alça para simplificar o manuseio.

Uma boombox portátil

Se você deseja investir em um aparelho de som portátil, compre essa boombox da Philco. O aparelho reproduz  faixas de CD, arquivos nos formatos MP3 e WMA e a programação da rádio FM. O aparelho possui conexão Bluetooth, entrada USB, entrada PC/ AUX IN, saída para fone de ouvido e antena telescópica. Este modelo também conta com iluminação especial em LED.

A boombox com design mais moderno

Com design moderno, essa boombox da Philco possui entrada USB para reproduzir músicas diretamente do pen drive, entrada auxiliar para reproduzir músicas de dispositivos móveis e antena de rádio FM. O aparelho possui as seguintes funcionalidades: Modo repeat, função program e função random. Essa boombox tem 20W de potência sonora.

Guia de Compra

Quem era criança ou jovem no final dos anos 1970 e início dos anos 1980 conheceu a popularidade da boombox. Quem é mais jovem, deve ter assistido a filmes e séries em que os personagens carregam uma caixa de som nos ombros para escutar músicas.

As primeiras boombox reproduziam músicas de fitas K7 e das rádios AM e FM. No decorrer dos anos, o aparelho passou a reproduzir músicas de CDs. Mas como estão as boombox hoje em dia? Descubra neste Guia de Compra.

Imagem de um rapaz segurando uma boombox.

A boombox foi uma febre entre os anos 70 e 80. (Fonte: Roman Samborskyi/ 123RF.com)

Por que comprar uma boombox?

A boombox oferece uma qualidade sonora impressionante, com som amplo, detalhado e com equilíbrio entre graves e agudos. Embora nem todos os modelos sejam portáteis, existe uma grande variedade de modelos projetados para uso doméstico.

Você pode colocar sua boombox na sala de estar para reproduzir o áudio de filmes, séries e jogos, na cozinha para ouvir música enquanto prepara a refeição, no escritório ou na área externa para animar sua house party.

Quais são as vantagens e desvantagens da Boombox?

Quando pensamos nas vantagens de comprar uma boombox lembramos que o aparelho possui qualidade sonora extrema, é compatível com qualquer dispositivo móvel e o consumo de energia é extremamente baixo.

A microeletrônica é aplicada às caixas de som boombox, que são menores e mais leves do que os modelos de antigamente. Isso se tornou possível pela escolha de materiais leves e resistentes, redução de caixas acústicas e dos alto-falantes – tudo isso sem perder qualidade de som.

Os pontos negativos que podemos mencionar é que o aparelho possui dimensões e peso robustos, que diminui a portabilidade de alguns modelos. Outra desvantagem é o preço elevado, você vai precisar investir entre R$500 e R$2000 se quiser comprar uma boombox de qualidade.

Conheça todas as vantagens e algumas desvantagens de comprar uma Boombox na tabela abaixo:

Vantagens
  • Pode ser utilizada para escutar música, reproduzir o som de filmes, séries e jogos
  • Potência sonora elevada
  • Pode ser utilizada em ambientes internos e externos
  • Alguns modelos oferecem efeitos visuais interessantes
  • O design é bastante moderno
  • Opções para todos os gostos e bolsos
Desvantagens
  • A maioria dos modelos possui preço elevado
  • Alguns modelos são grandes e pesados 

Como navegar pela boombox?

Você pode controlar a boombox pelo smartphone, tablet, notebook ou Smart TV, basta conectar o dispositivo móvel à caixa de som através da conexão Bluetooth.

Bluetooth é fácil de utilizar.

O sistema Bluetooth é simples e fácil de utilizar. Basta conectar um ou mais dispositivos móveis à caixa de som e revezar o controle da playlist – você pode reproduzir músicas de serviços de streaming como Spotify e Deezer.

Geralmente, todos os dispositivos móveis funcionam perfeitamente, independente do sistema operacional, mas ocasionalmente podem ocorrer problemas de comunicação entre os gadgets.

Você também pode conectar o dispositivo móvel à caixa de som boombox através da entrada USB. Desse modo, você pode reproduzir músicas através de um pen drive. Você também encontra modelos com leitor de cartão MicroSD.

Imagem de uma mulher utilizando seu smartphone.

Você pode controlar a boombox através do seu smartphone. (Fonte: Georgejmclittle/ 123RF.com)

Vale a pena comprar a Boombox JBL?

A Boombox JBL desponta como o melhor aparelho da marca e do segmento. É perfeito para quem busca o máximo de qualidade sonora. Analisamos as principais características técnicas do aparelho ao longo desta seção, confira:

  • Qualidade sonora é muito boa. Os graves são bastante ressaltados e não apresentam distorções, mesmo quando a música está no volume máximo. São responsáveis pela potência sonora do equipamento dois woofers de quatro polegadas e dois tweeters de 20mm que oferecem frequência sonora entre 50Hz e 20kHz. Observação: O som não é 360º.
  • Bateria é um dos grandes diferenciais da Boombox JBL. São 20.000mAh de capacidade que garantem 24 horas de funcionamento com apenas uma carga – a recarga leva cerca de seis horas e meia.
  • Design a boombox JBL possui construção em material resistente, com forro em tecido impermeável e laterais emborrachadas. O aparelho está disponível em três opções de cores: Preto, verde e camuflado.
  • Resistência a água O aparelho possui proteção IPX7 que garante resistência à chuva leve, respingos de água e imersão em até 1 metro de profundidade por 30 minutos – mas não é aconselhável mergulhar o aparelho em água.
  • Dimensões são robustas. São 25cm de altura, 50cm de largura, 20cm de comprimento e 5,25Kg. A boombox JBL é indicada para quem não se preocupa muito com a portabilidade do aparelho de som.
  • Conectividade segue a maioria dos modelos de boombox, ou seja, conexão Bluetooth e entrada para áudio através do conector de 3.5mm. Até dois dispositivos móveis podem controlar a boombox ao mesmo tempo. Conectividade NFC não está disponível.
  • Comandos estão disponíveis através dos botões no corpo da caixa. São botões para trocar de faixa, aumentar e abaixar o volume e atender chamadas telefônicas. O nível de bateria é indicado por um LED no corpo do aparelho de som.
  • Funcionalidades variadas. A boombox JBL possui microfone integrado com os sistemas de comando de voz Siri e Google Now. Outra funcionalidade interessante é o Auto Shutdown, ou seja, o aparelho desliga sozinho após 15 minutos de inatividade. O aparelho também possui função Charge que serve para carregar o dispositivo móvel. Outro diferencial é o sistema Connect+ que permite a conexão com até 100 caixas de som da JBL.

Só quem já teve um equipamento sonoro JBL sabe o quanto vale a pena investir nos produtos da marca. Conheça mais sobre os diferentes aparelhos de som da JBL pelos links abaixo:

Critérios de compra: Encontre a melhor boombox do momento

Comprar um aparelho de som é um investimento. Portanto, você precisa entender quais características devem ser analisadas e comparadas no momento da compra. Para ajudá-lo nessa tarefa, selecionamos algumas dicas de como escolher uma boombox:

Vamos analisar cada um desses critérios de compra ao longo desta seção. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe um comentário abaixo. Não deixe de avaliar este conteúdo e compartilhá-lo com seus amigos.

Autonomia de bateria

No momento da compra, reflita sobre a finalidade de uso de sua boombox, pois um dos critérios que você deverá analisar é a autonomia de bateria. Embora todo mundo queira um aparelho com ampla capacidade de bateria, você deve saber que esse fator influencia diretamente no preço do equipamento.

Portanto, se você pretende utilizar a boombox por um curto período de tempo, apenas para reproduzir o áudio de filmes, séries ou jogos, não faz sentido investir em uma boombox com 20.000mAh de bateria, certo?

Para avaliar a autonomia do aparelho, analise a capacidade da bateria – medida em miliampères/ hora identificado pela sigla mAh – procure as estimativas fornecidas pelos fabricantes e avalie quais condições o aparelho foi submetido durante os testes, como volume, tipos de músicas reproduzidas, funcionalidades ativas, entre outros fatores que influenciam diretamente nos resultados.

Portabilidade do aparelho de som

Se você pretende levar a boombox em passeios e viagens, a portabilidade é um critério de compra que deve ser levado em consideração. Preste atenção nas dimensões e peso das caixas de som que você está considerando comprar e procure opções menores e mais leves.

A maioria dessas caixas de som possuem alças que facilitam bastante o transporte da boombox. Por exemplo, a boombox JBL possui dimensões robustas e pesa 5,25Kg, em contrapartida, o aparelho possui uma alça que facilita o manuseio.

Resistência a água

A maioria das caixas de som Boombox foram projetadas para resistirem ao contato com a água. Os equipamentos resistentes à água são internamente isolados por um tecido resistente e durável, suas laterais são emborrachadas e a carcaça é resistente.

Ao escolher uma boombox resistente à água, você pode levar o aparelho para a praia, cachoeira, beira da piscina ou acampamento e ficar tranquilo com os respingos de água.

Mas não coloque a boombox dentro da água. Geralmente, os modelos resistentes à água recebem os indicadores IPX7 e IPX8 que indicam resistência a imersão em 1m de profundidade por 30 ou 60 minutos, respectivamente.

Imagem de um grupo de pessoas.

Não pode faltar uma boombox em sua festa na piscina. (Fonte: Eric Nopanen/ Unsplash.com)

Funções extras

Algumas das melhores caixas de som Boombox do mercado oferecem função recarga, recurso extremamente útil, pois fornece energia adicional para você carregar seu dispositivo móvel enquanto escuta as músicas no modo estéreo.

Alguns modelos oferecem controle por comandos de voz. Essas boombox possuem microfones embutidos para que você possa atender, recursar chamadas ou continuar escutando suas músicas.

Outro recurso interessante presente em alguns modelos é o display LCD que permite que você assista videoclipes, filmes e séries diretamente da sua boombox. Mas poucos modelos possuem essa funcionalidade.

(Fonte da imagem destacada: Jelle Van Leest/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em nós?

Nicolas Pinto Gamer Profissional
Nicolas não é um gamer de um jogo só. Seja no CsGo ou no LoL, ele é capaz de dar trabalho até aos jogadores mais avançados. Sabendo que para alcançar seu sonho de disputar campeonato mundiais é preciso ter os melhores equipamentos, Nicolas se dedica a pesquisar e compartilhar conhecimento sobre o que há de mais inovador em Games, Jogos e Eletrônicos.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.