Imagem de um homem calçando botas.
Ultima atualização: 22 de outubro de 2019

Como escolhemos

8Produtos analisados

15Horas investidas

2Estudos avaliados

62Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre a bota masculina, um calçado que exala masculinidade e imponência, é resistente, versátil e tem excelente durabilidade.

Além de ser útil no dia a dia, principalmente nas estações mais frias do ano, a bota certa para cada situação (existem vários estilos) vai elevar o seu visual e mantê-lo confortável.

Neste artigo, você confere as características dos diferentes estilos de botas, algumas sugestões de uso, dicas sobre o que levar em consideração no momento da compra e recomendações de modelos e marcas.




Primeiro, o mais importante

  • As botas podem ser feitas em diversos estilos, formas, texturas e cores. Você encontra modelos sofisticados, que substituem o sapato social, e versões casuais.
  • Os principais modelos de botas sociais são: Oxford, Derby, Monk e Chelsea. Em estilo casual, os preferidos são: Coturnos, Desert Boots, Chukka, Derby, Chelsea e Work.
  • A bota masculina geralmente é feita em couro animal, um material resistente, durável e com diferentes estilos de acabamento. Você também encontra modelos feitos de materiais derivados do couro como a camurça e o nobuck.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de bota masculina: Nossas opções

Existe uma grande variedade de botas masculinas disponíveis no mercado, mas a maioria dos homens não têm tempo para passar horas em lojas de shopping experimentando esses calçados, por isso selecionamos os melhores para este ranking.

Um modelo que combina com vários estilos

A bota masculina da Épico é feita em couro de alta qualidade, que proporciona maciez e conforto, o solado é de borracha, que além da aderência, proporciona flexibilidade, a palmilha é anatômica e mantém a forma após o uso, o cadarço é feito de algodão e poliéster e tem um zíper na lateral.

Esse modelo é bem versátil e combina com vários estilos. Está disponível nas seguintes tonalidades: whisky, café e preto. Os tamanhos vão de 37 a 44.

Uma bota mais social

A bota Caravaggio da Ferracini é um modelo social, com salto baixo, bico arredondado, fechamento em zíper na lateral e cadarço de nylon. Essa bota é toda de couro (por dentro, por fora e no solado) e conta com perfurações decorativas no cabedal (brogues).

Este modelo vem na cor preta com detalhes em marrom (no solado), mas você também pode optar pelo modelo na cor preta com detalhes em azul marinho.

Para quem gosta de praticar esportes na natureza

A bota Hades 02 da Macboot é em estilo hiking, ideal para praticar esportes na natureza. O calçado tem o cano alto, para proteger contra torções, cabedal feito em couro emborrachado e a parte interna em nylon, um tecido macio, respirável e acolchoado.

O solado é feito de borracha tratorada, que proporciona tração e aderência em terrenos irregulares e tem máxima durabilidade. A palmilha é em E.V.A, um material respirável e que oferece amortecimento de impactos, e cadarço é de poliéster.

Uma opção para situações formais e casuais

A bota social masculina da Élie é em estilo Chukka Boots, com cabedal, revestimento interno, solado e palmilha feitos com couro Napa Sierra, liso e lustroso. O cadarço é feito em algodão encerado e é fino.

O cano fica na altura do tornozelo e tem aproximadamente 10 cm de altura. O salto é baixo e tem cerca de 3 cm. Esse modelo pode ser usado tanto em situações formais, quanto casuais.

Uma opção resistente a água

A bota modelo Áquila da Reserva é em estilo desert, feita em couro, com acabamento texturizado e solado de borracha. A anatomia da forma e o design do solado vão proporcionar maior conforto ao longo do dia.

O melhor é que esse modelo combina com roupas em estilo formal e casual. O calçado pode ser usado em dias de sol ou de chuva, pois tem propriedades resistentes à água.

Guia de Compra

Adquirir uma bota de qualidade que transmita seu estilo e personalidade é um investimento. Como a moda está em um processo de mudança constante, pode ser uma tarefa difícil escolher o modelo ideal, mas propomos ajudá-lo nisso.

Neste Guia de Compra vamos falar sobre as vantagens de ter um bom par de botas, quais são os diferentes estilos, dar algumas dicas de como usá-las com as peças que você tem no guarda-roupa e muito mais.

Imagem de um rapaz mexendo em uma câmera fotográfica.

A bota é um calçado muito versátil. (Fonte: Austin Distel / Unsplash)

Quais são os diferenciais de uma bota masculina?

A bota masculina pode ser formal ou casual, geralmente é feita em couro ou derivados (camurça e nobuck) e por isso é um calçado relativamente caro, mas você vai perceber que o investimento vale a pena, pois a bota tem uma excelente durabilidade.

Você não precisa ter muitos pares em seu armário, se você escolher um modelo de boa qualidade e em um estilo que combine com a maioria de suas roupas, você terá um produto bastante versátil e que irá usar por muito tempo.

A dica para acertar na compra de uma bota masculina é escolher o calçado no mesmo estilo das roupas que você costuma usar. Uma bota clássica, por exemplo, se encaixa bem com roupas formais, enquanto um calçado despojado vai bem com peças casuais.

Vantagens
  • Modelos formais e casuais
  • Variedade de estilos, cores e materiais
  • É um calçado confortável
  • Excelente durabilidade
Desvantagens
  • É um calçado caro
  • O uso da bota deve ser limitado a estações mais frias

Qual estilo de bota masculina escolher?

Existe uma ampla variedade de modelos de botas masculinas. Cada estilo tem sua essência e características únicas. Vamos falar sobre os principais nesta seção, junto a algumas fotos para ajudá-lo a escolher o modelo ideal.

Botas com cadarço

As botas com cadarço são um pouco mais formais do que os modelos sem amarração. Por esse motivo, são recomendadas para ocasiões igualmente formais como eventos e em ambiente de trabalho.

A bota Oxford é feita em couro, tem a silhueta longilínea, bico baixo e sola mais fina. Nesse estilo de bota, os furos destinados ao cadarço (bem fino) são feitos diretamente no cabedal, que geralmente é liso e acompanha o formato dos pés.

É idêntica a um sapato social quando está por baixo da barra da calça, por isso substitui bem esse tipo de calçado. Opte por esse modelo se o seu estilo for clássico ou, pelo menos, se você precisa adotá-lo para trabalhar.

Imagem de um par de botas.

A bota Oxford é um modelo mais clássico, que pode ser usado para substituir o sapato social. (Fonte: Nicole Mason / Unsplash)

Essa bota combina com terno texturizado e calça com bainha italiana, que além de balancear e contrapor o peso, fica com um caimento melhor por cima do cano.

Em geral, a bota Oxford é em estilo moderno ou retrô. Se você não quiser um sapato muito formal, pode escolher um modelo em cor mais clara, nobuck, no formato arredondado e até com sola dupla.

Esse estilo de bota, entretanto, não se adapta a todos os formatos e tamanhos de pés. Se o seu pé for muito largo ou alto, provavelmente a bota masculina Oxford não será a opção ideal para ti.

Você não encontrará esse problema com a bota Derby, pois, os furos para o cadarço ficam em uma aba de couro costurada sobre o cabedal da bota. Você pode ajustar ou afrouxar o cadarço.

A bota masculina Derby pode ter diferentes estilos, dos modelos rústicos e casuais como na imagem acima, aos clássicos e sofisticados, feitos em couro com acabamento polido e envernizado.

Os modelos mais refinados ficam ótimos com ternos, mas fique ciente que o cano da bota vai aparecer em determinados momentos, quando você estiver subindo as escadas ou sentado.

Se você quiser fazer uma combinação casual clássica como jeans com camisa social, a bota Derby é uma boa opção.

A bota Brogue tem o cabedal de couro perfurado de forma decorativa. Quando combinada com trajes formais, assume um estilo casual. Quando você usa com trajes do dia a dia o efeito é inverso e essa bota dá um ar sofisticado ao visual.

Imagem de um par de botas em estilo Brogue.

A bota Brogue lembra bastante a Oxford, mas este modelo conta com perfurações decorativas. (Fonte: Jia Ye / Unsplash)

Botas com cadarço e cano baixo

As botas com cadarço também podem ter cano baixo. A desert boot é um modelo confortável, feito em camurça, com cano na altura do tornozelo, sola de borracha e dois pares de furos, por onde passam o cadarço.

A Chukka boot é visualmente bem parecida, pois conta com os mesmos dois pares de furos para passar o cadarço e cano na altura do tornozelo, mas a sola é de couro, a abertura mais estreita e o acabamento lustroso.

Imagem de uma pessoa usando desert boots.

A desert boot tem acabamento texturizado. (Fonte: Josh Sorenson / Pexels)

Este modelo combina com peças de alfaiataria em estilo casual, mas use-o com calça com barra um pouco mais curta, para que ela não cubra todo o cano da bota masculina.

É bem raro encontrar a bota Lace to Toe, então seremos breves. O diferencial dela é a amarração, que vai do início dos dedos até o calcanhar, garantindo firmeza aos pés. Esse modelo costuma ter a sola grossa, salto inclinado e detalhes retrô.

Botas com cadarço e cano alto

Você encontra alguns modelos de botas masculinas com cadarço e cano alto. A Work Boot é feita de couro grosso e possui costura reforçada. É rígida e pesada e pode ser à prova d’água.

Imagem de um homem calçando botas no estilo Work.

A Work Boot é, como o próprio nome já diz, uma bota de trabalho. (Fonte: Stevepb / Pixabay)

A Service Boot tem o cano mais baixo e bico menos arredondado, ideal para usar com jeans (calças e jaquetas), camisa de flanela xadrez e jaqueta de couro preta ou marrom.

A bota masculina Moc Toe tem esse nome, por causa da costura no topo do bico, que é muito parecida com a de um mocassim, mas que foi desenvolvida dessa forma para evitar que a água entrasse pelas laterais do sapato (na época em que foi criada, não existiam materiais impermeabilizantes).

Geralmente, o solado da bota Moc Toe é branco, o que faz deste calçado uma opção versátil como um tênis, mas, ao mesmo tempo retrô e rústico como uma work boot. A Moc Toe combina bastante com atividades ao ar livre.

O coturno tem o cano alto (para proteger as pernas), aspecto mais pesado e sola grossa aderente, que permite andar em terrenos irregulares sem escorregar. O bico é reforçado para proteger os pés. Combina bastante com jeans e casacos robustos.

A bota Hiking foi criada para fazer trilha, mas com o tempo as marcas passaram a adaptar o design para o dia a dia da cidade, mantendo algumas funcionalidades como sola aderente, calce confortável e material impermeável.

Os ilhoses (peças que servem para prender o cadarço) são substituídos por alças de metal e ganchos e os cadarços podem ser feitos de nylon para repelir a água. A bota Hiking é mais leve e flexível.

Imagem de uma bota Hiking.

A bota Hiking é o modelo ideal para viver suas aventuras. (Fonte: Alexas_fotos / Pixabay)

Botas sem cadarço

Uma das características mais interessantes das botas sem cadarço é o conforto de apenas colocar os pés no calçado, sem precisar fazer nenhuma amarração. Esse detalhe faz dessas botas modelos mais casuais.

foco

Você sabia que originalmente, as botas sem cadarço foram desenvolvidas para a cavalaria. O cano alto protegia os pés, mantinha as calças firmes às pernas e evitava o risco de o calçado prender na montaria.

O modelo Chelsea é reconhecido pelos elásticos nas laterais, design versátil e por combinar tanto com roupas casuais quanto com peças de alfaiataria. O segredo é escolher a modelagem certa.

Os modelos alongados, rente aos pés, e com sola de couro são mais elegantes. Enquanto os modelos com modelagem mais ampla, couro oleado e solado de borracha são casuais.

Imagem de um par de botas do tipo Chelsea.

As botas Chelsea são versáteis, pois combinam com contextos formais e informais. (Fonte: Mr-special / Pixabay)

A bota masculina Monk geralmente tem cabedal e sola em couro, o fecho é composto por uma aba que termina em uma ou duas presilhas que fecham na gáspea. O cano pode ser curto, médio ou longo. Por ser uma bota social, use-a com roupas no mesmo estilo.

A engineer boot tem esse nome porque foi criada em homenagem aos engenheiros que desenharam/construíram motores e os homens que operavam máquinas pesadas.

Este modelo é excelente para motociclistas, pois a falta de cadarços e adereços evita o risco de algum desses acessórios prender nas partes móveis do veículo. Além disso, essa bota tem o cano bem alto que protege as pernas do calor e em caso de queda.

A bota masculina Jodhpur tem uma abertura na parte de trás, que é fechada por uma tira com fivela. O cabedal dessa bota é completamente liso. O modelo sidezip pode ter o cano alto ou baixo, com fecho em zíper na parte interna.

Os modelos Roper e Western boots são as famosas botas de cowboy. As duas são bem parecidas, com exceção de que a primeira tem o salto reto, é mais baixa e tem o cano mais largo, enquanto a Western tem salto estilo “woodsman”, cano alto e decorações no cabedal. O bico pode ser arredondado ou pontudo.

A Harness Boot ganhou esse nome porque tem alças de couro e um anel de metal na lateral (é um detalhe estético). O cano pode ser médio ou bem alto e essa bota é muito resistente. Geralmente é usada por roqueiros e motociclistas.

Casual ou formal: Qual o melhor estilo de bota masculina para mim?

Como você pôde perceber ao longo deste artigo, existem botas nos estilos casual e formal. Alguns modelos se adaptam a ambos os contextos, e outros podem ser encontrados nas duas versões (o que muda é o acabamento).

Selecionamos os principais modelos de botas masculinas e as classificamos de acordo com o estilo, para você não errar na hora de escolher a sua, confira:

Estilo Casual Estilo Formal
Oxford
Derby
Monk
Chelsea
Desert
Chukka
Work

Lembrando que você não precisa escolher apenas um par de botas. Seria interessante ter diferentes estilos para compor o seu guarda-roupa. Uma bota formal e outra casual, mas há também a possibilidade de escolher uma Derby ou Chukka, que cabem muito bem em ambas ocasiões.

Quanto custa uma bota masculina?

Os preços das botas masculinas variam bastante. Você encontra algumas opções mais baratas e de boa qualidade, a partir de R$ 80.

As botas mais sofisticadas custam entre R$ 200 e R$ 530, e você vai encontrar uma grande variedade de modelos nessa faixa de preço. Há opções por preços mais altos, que custam entre R$ 1.000 e R$ 1.500.

Onde comprar uma bota masculina?

Você encontra modelos de bota masculina com facilidade em lojas físicas e virtuais. Se quiser ir às compras, visite a loja da Democrata, Levis e Reserva. Algumas lojas de roupas e calçados também vendem essas botas, como Zara e Renner.

Se preferir comprar pela internet suas opções aumentam: há modelos na Amazon, Dafiti, Netshoes e Zattini. A Amazon tem muitas opções, de diversos estilos, marcas e faixas de preço.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de bota masculina

Agora que você já conhece os principais modelos de botas masculinas, deve saber que o estilo, cor e materiais corretos podem fazer desse calçado um item curinga no seu guarda-roupa. Quando for comprar uma bota masculina, analise as seguintes características:

  • Material
  • Tipo de bico
  • Textura e acabamento
  • Botas com amarração
  • Solado
  • Cores
  • Modelagem
  • Tamanho

Não se assuste com a quantidade de itens. Vamos detalhar cada um deles abaixo.

Material

A camurça é um material originado do couro, tem um ar mais informal, ideal para uma produção descolada, com um jeans mais claro ou uma calça de sarja. Se esse é o seu estilo vai gostar da desert boot.

O couro é versátil, confortável e resistente, pode ser usado na confecção de botas e o acabamento carrega o estilo do sapato. Pode ser polido (modelos formais) ou texturizado (botas descoladas) e normalmente é tingido com cores escuras.

Tipo de bico

As botas masculinas podem ter quatro estilos de bicos, são eles:

  • Plain toe: bico plano, sem nenhum detalhe na gáspea (região que antecede a altura dos dedos do pé). Por não ter uma divisão clara entre essas duas áreas, a bota com bico Plain Toe pode ser considerada sem ponteira.
  • Moc toe: É alto, dando a impressão de que a bota como um todo é mais alta também. O cabedal começa como uma extensão da sola. O bico Moc toe também é um estilo de bota.
  • Clap toe: Essa bota tem uma divisão demarcada (em linha reta) entre o bico e a gáspea, formando uma ponteira. Esse estilo de bico é um dos mais comuns.
  • Wingtip Toe: Esse estilo de bota tem um tipo de asa ou “M” no bico, a costura é mais reforçada e ele vem com furos decorativos por toda a extensão do cabedal da bota.
Imagem de botas ao lado de uma gravata, câmera fotográfica e alguns acessórios.

A bota com bico em estilo Wingtip toe tem o formato de letra M na gáspea. (Fonte: Free-photos / Pixabay)

Textura e acabamento

A textura e o acabamento são características importantes para definir o grau de formalidade (ou casualidade) de uma bota.

Um modelo de couro liso e lustroso é indicado para o uso formal. Se a bota tiver textura, como os modelos de camurça ou nobuck, por exemplo, opte por usá-la em contextos informais. Quanto mais texturizado for o calçado, mais casual vai aparentar.

Botas com amarração

Como mencionamos anteriormente, as botas com cadarço, geralmente, são mais formais do que os modelos sem amarração. Mas há modelos com cadarços que são casuais, a diferença está na espessura: as botas de cadarços finos são formais e os cadarços mais grossos são casuais.

Entre os modelos com cadarço, as botas com amarração fechada são mais elegantes do que os modelos com amarração frouxa. Mas escolha um modelo adequado ao tamanho e formato dos seus pés para não sobrecarregar os cadarços.

Imagem de um par de botas sociais.

O cadarço fino é uma característica das botas sociais. (Fonte: Mr-special / Pixabay)

Solado

Outra característica que você deve prestar atenção quando for escolher uma bota masculina é a grossura do solado. Quanto mais grosso, mais despojada a bota será. O material também conta, geralmente os solados de couro são mais formais e os de borracha, mais casuais.

Um diferencial das botas com solado de borracha é que a aderência ao solo é melhor e você pode usá-la em terrenos irregulares sem preocupação, pois seus pés estarão bem firmes.

Cores

Analise a cor da bota quando você for comprá-la. Os modelos mais claros geralmente são menos formais do que os modelos escuros, que são bastante elegantes. As tonalidades mais comuns são:

  • Preto;
  • Whisky;
  • Conhaque;
  • Café;
  • Marrom.

Modelagem

São características das botas em estilo social: forma mais alongada, rente aos pés, cabedal de couro liso e brilhante, solado mais fino, geralmente de couro, cadarços finos (quando tem) e bico alongado e baixo.

As botas casuais são mais arredondadas, largas, com cadarço espesso, solado grosso feito de borracha ou com dupla camada de couro, bico mais alto, com variações de materiais e mais detalhes.

Tamanho

Quando for comprar uma bota fique atento ao tamanho. Geralmente além de esse calçado ter uma numeração grande, a maioria dos modelos é feito em cima de formas usadas para fabricar as botas de trabalho, mais largas.

Se for possível experimente antes de comprar. Se for comprar pela internet, utilize os canais de atendimento das lojas, leia resenhas de outros consumidores ou até se informe em fóruns pela internet.

(Fonte da imagem destacada: Kal Visuals / Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.