Imagem de um homem calçando botas de trilha.
Ultima atualização: 19 de outubro de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

75Comentários coletados

Para fazer trilhas de curta, média ou longa duração meio a floresta, montanhas, cachoeiras e riachos, você precisará investir em bons equipamentos, roupas adequadas e na melhor bota para trilha.

O calçado garantirá proteção, conforto e segurança durante o trajeto. Mas para escolher a melhor bota para trilha você deve considerar o local, clima e duração do passeio. Continue a leitura para saber mais informações.




O mais importante

  • Ao escolher botas para trilha, considere se você realizará o passeio em um caminho regular ou irregular, em um trajeto de curta, média ou longa duração e em qual estação do ano.
  • As botas para trilha possuem estrutura rígida, cabedal em material respirável e impermeável, revestimento interno acolchoado, palmilha anatômica, biqueira resistente, solado aderente e cano médio.
  • Comprar um bom par de botas para trilha é um investimento. Um calçado de qualidade proporcionará conforto, proteção e segurança em suas aventuras, mas custará algumas centenas ou milhares de reais.

Você também pode gostar:

Botas para trilha: nossa recomendação dos melhores produtos

Com tanta variedade de modelos e marcas, é difícil escolher a melhor bota para suas expedições ou trilhas. Pensando nisso, preparamos uma lista com as melhores botas para trilha do momento.

Outras Recomendações

A bota para trilha mais bem avaliada

Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.

Das Problem mit diesem Produkt wurde gemeldet. Danke!

A bota para trilha Authentic LTR GTX da Salomão é perfeita para os montanhistas brasileiros, pois o calçado é confeccionado em camurça, material que conserva a estrutura mesmo em terrenos irregulares, possui revestimento em membrana impermeável e respirável e cano médio que garante estabilidade e proteção ao tornozelo. O solado é confeccionado com diferentes tipos de borrachas que proporcionam o máximo de aderência.

A bota para trilha mais moderna

Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.

Das Problem mit diesem Produkt wurde gemeldet. Danke!

A bota para trilha Newton Ridge da Columbia é confeccionada em camurça e possui revestimento em membrana respirável e à prova d’água, possui cabedal em lona encerada também à prova d’água, entressola com amortecimento superior e alto retorno de energia e solado em borracha de tração que não deixa marcas.

A bota ideal para sua próxima aventura

Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.

Das Problem mit diesem Produkt wurde gemeldet. Danke!

A bota Chocorua 6Ls da Timberland é ideal para quem procura um calçado que ofereça conforto, firmeza, proteção e resistência. A estrutura é robusta, com cabedal em couro, cano alto com interior acolchoado e solado com tecnologia B.S.F.P que responde aos movimentos naturais dos pés e oferece maior tração e estabilidade, mesmo em terrenos irregulares.

Guia de compra: o que você precisa saber sobre bota para trilha

Quem gosta de fazer longas caminhadas na natureza, está acostumando a andar sobre a terra, areia, lama, água e outros elementos naturais e reconhece a necessidade de utilizar um calçado especial para proteger os pés, ou seja, um bom par de botas para trilha, tema deste Guia de Compra.

Imagem de um homem no cume de uma montanha.

A bota para trilha oferece proteção, conforto e segurança em suas aventuras. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

Quem deve comprar uma bota de trilha?

Compre botas para trilha se você costuma fazer caminhadas de média ou longa duração em terrenos irregulares meio a natureza - para fazer uma trilha curta e em terreno regular, o tênis esportivo é suficiente.

As botas para trilha não devem ser utilizadas para fazer caminhadas em solos planos, regulares e em áreas urbanas, pois são muito estruturadas, duras e pesadas para esses passeios.

Imagem de um conjunto de itens utilizados em trilhas.

A bota para trilha é um item fundamental em sua aventura. (Fonte: Alice Donovan Rouse/ Unsplash.com)

Quais são os benefícios de utilizar botas para trilha?

A bota para trilha desempenha funções importantes: Protege seus pés contra os perigos que estiverem no caminho, oferece o suporte necessário para carregar a carga da mochila, entre outros benefícios listados abaixo:

  • Oferece suporte ao tornozelo e evita a torção;
  • Ajuda a diminuir a pressão que o peso da mochila exerce em suas pernas e tornozelos;
  • Permite andar em qualquer terreno. O solado mantém seus pés protegidos, mas não elimina a sensibilidade tática;
  • O solado rígido ajuda a manter seus pés bem apoiados, mesmo que nas pontas dos pés. E o solado macio mantém a sensibilidade tática dos pés;
  • Protege seus pés de animais peçonhentos que poderiam picá-lo ou mordê-lo;
  • Mantém seus pés secos e com sensação térmica agradável, mesmo se você pisar sobre poças ou estiver chovendo. Mas se você imergir seus pés na água, o calçado irá encharcar.

Conheça mais algumas vantagens de utilizar a bota para trilha na tabela abaixo:

Vantagens
  • Oferece estabilidade, pois é ajustável
  • Mantém os pés secos e com sensação térmica gostosa
  • A sola grossa oferece máximo de aderência e tração
  • Maior suporte para carregar a mochila de trilha
  • Proteção para os dedos
  • Minimiza os riscos de torcer o tornozelo ou pé
  • Evita a entrada de sujeiras no calçado
  • Compatíveis com diferentes tipos de terrenos
  • Proteção contra animais silvestres
  • Protege contra objetos cortantes
Desvantagens
  • Demora para secar
  • Alguns modelos são pesados
  • Não é fácil correr usando botas para trilha
  • A pouca ventilação provoca bolhas e feridas
  • Requer um período de adaptação

Quais são os tipos de botas de trilha?

Existem diferentes modelos de botas para trilha, cada um dos calçados possui características especiais e são indicados para diferentes contextos, conheça algumas opções abaixo:

  • Bota para caminhada leve é indicada para trilhas de curta duração, em terrenos pouco irregulares e com mochilas com peso inferior a 10Kg. Geralmente, esse modelo é bastante leve.
  • Bota de Trekking é indicada para caminhadas mais longas, pois possui estrutura rígida, solado grosso e aderente, tratamento contra umidade e maior durabilidade.
  • Bota de aproximação é ainda mais pesada do que a bota de trekking, pois é desenvolvida para terrenos bastante acidentados. Recomendamos o uso em expedições longas, principalmente em montanhas.
  • Bota dupla é indicada para situações muito extremas, como a escalada de uma montanha com gelo por exemplo. Além de oferecer isolamento térmico, pode ser utilizada como suporte para carregar uma mochila bem pesada.

Imagem de um homem escalando uma montanha.

Existem diferentes modelos de botas para trilhas. (Fonte: Steven Bacso/ Unsplash.com)

Quais características da melhor bota para trilha?

A melhor bota para trilha possui estrutura rígida em couro ou camurça, com revestimento impermeável e respirável, interior acolchoado, palmilha confortável que absorve os impactos e oferece retorno de energia, cano alto que protege o tornozelo e o pé de torções e solado rígido de borracha que permite maior estabilidade e tração em diferentes terrenos.

Como escolher a melhor bota de trilha?

Para escolher a melhor bota para trilha, você precisa experimentar o calçado - mesmo que decida comprar o sapato pela internet depois. Na hora de experimentar as botas, siga as seguintes dicas:

  • Experimente as botas ao final do dia, quando os pés estiverem cansados e inchados;
  • Prove as botas utilizando meias próprias para trekking para saber como o calçado ficará com as meias;
  • Ainda na loja, ande, corra, suba e desça de alguma rampa para se certificar que o modelo escolhido é ideal para fazer trilha;
  • Veja se a bota não está apertada ou folgada demais, principalmente onde fica o dedão e o tornozelo. Analise também se não há atrito entre a bota e os pés, principalmente nas áreas vazias do calçado.

Critérios de compra: Como encontrar as melhores botas para trilha

Quem aprecia o contato com a natureza, deve saber que fazer trilha é uma das maneiras mais gostosas de conhecer diferentes cenários e vivenciar grandes aventuras.

Para aproveitar o passeio, é fundamental comprar um calçado adequado, principalmente se você pretende realizar uma trilha, travessia ou expedição extensa. Para escolher o melhor para de botas para trilha siga as recomendações abaixo:

Solado

Analise três características relacionadas ao solado da bota: Rigidez da estrutura, nível de maciez dos ressaltos e tipo de costura. Lembre-se que a aderência do solado dependo do desenho e do material utilizado na confecção.

Os ressaltos de borracha macios oferecem melhor aderência ao solo e maior sensibilidade tática, no entanto, se desgastam com mais facilidade. Já os ressaltos duros são mais resistentes, mas oferecem sensação tática menor.

O desenho do solado também é importante. Um bom solado possui ressaltos, ou seja, várias fileiras de cravos proeminentes que oferecerão boa aderência da bota e excelente suporte aos pés.

Por fim, o solado pode ser colado ou costurado – parcialmente ou completamente. Sugerimos que você compre um solado completamente costurado, pois é mais resistente.

Imagem de uma bota de trilha.

O solado é a alma da bota de trilha. (Fonte: Baihaki Hine/ Pexels.com)

Cano

Outra característica que você deve analisar é a altura do cano do calçado. Considere que as botas com cano médio ou alto oferecem maior estabilidade e firmeza aos tornozelos, evitando torções e lesões.

Em contrapartida, a bota com cano baixo, possibilita maior movimentação do tornozelo, dando liberdade para você realizar seus movimentos.

Cabedal

A parte superior da bota chama-se cabedal e é confeccionada em tecido resistente, impermeável e respirável. Diferentes materiais são utilizados na confecção do cabedal, comparamos as opções abaixo:

Material Características
Couro natural Botas flexíveis, duráveis, resistentes à umidade e abrasão
Couro sintético São mais leves, menos resistentes e mais baratas
Couro de grão Oferece boa resistência à agua e excelente durabilidade, mas é pesadas e não permite que os pés respirem

Recomendamos que você compre botas de couro natural por causa da qualidade, resistência e durabilidade. Além disso, calçados desse material oferecem o máximo de proteção, mas não impedem os pés de respirarem. Tome cuidado com calçados cujo cabedal contenha parte têxteis.

Rigidez

A rigidez das botas de trilha é essencial, pois mantém os pés firmes e bem apoiados, mesmo em terrenos bastante irregulares. A rigidez do calçado pode ser testada ao dobrar as botas.

Quanto maior a rigidez, maior a dificuldade de dobrar as botas. Lembre-se, uma bota firme e com solado rígido oferecerá melhor suporte para os pés e permitirá carregar mais peso na mochila.

Impermeabilidade

Quando os quesitos são impermeabilidade e respirabilidade, existem três tipos de botas: Botas sem impermeabilidade, botas completamente impermeáveis e botas impermeáveis, mas respiráveis.

O terceiro modelo é confeccionado em malha respirável, que impede a absorção da água, mas possibilita a transpiração dos pés. Esse modelo é perfeito para a maioria das situações, pois mantém os pés secos.

Lembre-se que pés úmidos podem causar bolhas e feridas durante caminhadas longas ou mesmo risco de hipotermia em lugares com clima frio. Para evitar esses problemas, além de uma bota adequada, utilize meias próprias para trekking.

Imagem de um homem caminhando próximo a uma cachoeira.

As botas de trilha podem ser impermeáveis. (Fonte: Taylor Grote/ Unsplash.com)

Biqueira

Outra característica que merece sua atenção no momento da compra é a biqueira, ou seja, a parte frontal do calçado. O ideal é que a biqueira seja confeccionada em material resistente e reforçado para proteger os dedos contra possíveis obstáculos.

Tamanho

É importante avaliar o tamanho das botas. Não compre um tamanho maior que seus pés, pois o espaço extra pode causar atritos e bolhas. Enquanto um modelo muito apertado pode machucar seus pés e unhas e impedir que a caminhada continue.

As marcas utilizam padrões de tamanhos diferentes, fique atento. Além disso, as meias de trekking são mais grossas do que as meias convencionais. Uma dica é utilizá-las quando for provar o calçado.

(Fonte da imagem destacada: Colton Sturgeon/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas