Na foto duas botas texanas sendo uma feminina adulto e uma infantil.
Ultima atualização: 22 de dezembro de 2019

Como escolhemos

7Produtos analisados

14Horas investidas

2Estudos avaliados

50Comentários coletados

Olá, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje falaremos de um produto que não sai dos pés das mulheres que fazem parte do universo country, a bota texana feminina. Muito estilosa e marcante, esse é um tipo de calçado ideal para quem quer uma peça duradoura e confortável.

A bota texana feminina é encontrada em uma infinidade de modelos e tem como maior diferencial seus bordados. Há opções para todos os gostos e se você está pensando em adquirir uma, mas não sabe qual escolher está no lugar certo. Nesse artigo falaremos tudo sobre ela e ao final da leitura você estará pronto para adquirir a sua.




Primeiro, o mais importante

  • As botas texanas femininas são confeccionadas em couro natural, camurça ou couro fake.
  • Elas existem em modelos com cano baixo, médio e alto e há opções com bico fino, redondo ou quadrado.
  • Essas botas são muito versáteis e podem ser utilizadas com os mais variados tipos de roupa.

Você também pode gostar:

As melhores botas texanas femininas: As favoritas da redação

A bota texana feminina complementa o visual e é um calçado marcante. Ela é confeccionada em diversas versões e existem alguns modelos que se destacam pelo seu design e qualidade. Te mostramos alguns deles abaixo.

A melhor bota texana feminina de cano alto

Confeccionada em couro, esse modelo de bota texana possui cano alto de 38 centímetros e está disponível em marrom. Ela conta com forro em cacharrel espumado, que garante o seu maior conforto e tem um salto de 7 centímetros. Além disso, possui bico fino e bordados que podem ser em arabescos ou florais.

O modelo em couro de bovino ideal

Muito marcante e estilosa, esse modelo de bota texana feminina é ideal para quem quer uma peça diferenciada. Ela é confeccionada em couro bovino, possui cano longo de 37 centímetros e salto de 7 centímetros. Essa opção está disponível na cor café e possui bordado frontal em bege. Ela conta ainda com zíper na lateral para um melhor calçamento e tem bico fino.

A opção de cano curto com melhor custo benefício

Básica e perfeita para o dia a dia, essa bota texana feminina é fabricada em couro na cor marrom. Ela possui cano curto com elástico, bico fino e conta com um fechamento lateral em zíper, que permite o seu melhor calçamento. Esse modelo não possui bordado, mas apresenta detalhes que dão um toque especial ao produto.

Guia de Compra

Estilosa e símbolo do universo country, a bota texana feminina é um calçado usado por mulheres em diversas ocasiões. Ela é encontrada em variados modelos e se você quer saber tudo sobre ela basta ler esse Guia de Compra, pois nele te mostraremos como usá-la, o que ela tem de melhor e muito mais!

Na foto uma mulher sentada em uma grama com um violão no colo.

A bota texana é muito versátil e por mais que seja chamativa combina com diversos looks. (Fonte: langll/ Pixabay)

O que é uma bota texana feminina?

Também conhecida como bota country ou western, a bota texana feminina é um tipo de calçado marcante e que nunca sai de moda. Ela ficou conhecida graças aos filmes de cowboys, no qual os personagens sempre apareciam com uma dessas nos pés. Após isso esse modelo de sapato passou a se disseminar e ganhou também os pés das mulheres.

A bota texana tradicional possui bico fino e salto grosso, mas conforme esse tipo de calçado foi se disseminando ele ganhou outras versões.

Além disso, as características mais marcantes da bota texana são os seus bordados, fivelas e aplicações. E é muito comum que elas recebam em seu cano diversos desenhos que as destacam mais ainda.

Quais são os pontos positivos da bota texana feminina?

O estilo talvez seja um dos principais pontos positivos da bota texana feminina. Esse é um calçado marcante e que possui muita presença, agregando em qualquer composição de roupa.

Outra grande vantagem é que essas botas possuem uma alta durabilidade. Isso se deve ao fato de que a maioria é confeccionada em couro natural, um material resistente e que se for bem cuidado dura por anos.

Ela também é muito confortável. O salto quadrado dá mais firmeza aos pés e elas recebem acabamentos internos que as deixam macias e boas para serem utilizadas por horas.

O ponto negativo é que a bota texana possui um valor alto e quanto mais trabalhada e diferenciada ela for, mais caro irá custar.

Vantagens
  • É muito estilosa
  • Dura por anos
  • É confortável
  • Combina com diversas roupas
Desvantagens
  • Possui valor alto

Com quais peças de roupa a bota texana feminina combina?

A bota texana feminina é uma peça muito versátil e que cai bem com diversas peças de roupa. Ela pode ser utilizada tanto no dia a dia, quanto no trabalho e em festas e shows, deixando qualquer look mais marcante.

O item do vestuário com o qual ela mais combina é a calça jeans, mas ela também cai muito bem com saias e shorts jeans. Usá-la com legging é outra boa opção e assim a composição fica ainda mais confortável.

E se você pensa que a bota texana não cai bem com vestidos está muito enganado. Principalmente para festas e shows essa é uma composição certeira e muito estilosa. Para complementar o visual com esse calçado pode-se investir ainda em um chapéu e em um cinto de fivela e assim o look country estará completo.

Como limpar a bota texana feminina?

A bota texana feminina é muito resistente, mas deve ser limpa com frequência para que se mantenha bonita e íntegra. E esse processo de limpeza é muito fácil e simples de ser realizado.

Se a bota não estiver muito suja pode-se somente passar um pano seco ou levemente úmido em toda ela para retirar a poeira. Caso o calçado esteja com um acúmulo maior de sujeira a melhor forma de limpá-lo é com uma escova de cerdas macias e sabão neutro.

Após passar o produto deve-se enxaguá-lo e deixar a bota secar em local arejado e longe do sol.

Qual a melhor forma de hidratar o couro da bota texana feminina?

As botas texanas femininas tradicionais são confeccionadas em couro natural e essa é uma matéria-prima de excelente qualidade. Porém, é fundamental hidratá-lo para que ele não desenvolva rachaduras e fique feio com o passar do tempo.

Para evitar que esse problema aconteça existem diversos produtos que podem ser utilizados. O hidratante para couro é um deles, ele confere maior brilho para a bota texana e ainda hidrata o couro, o que garante ao calçado uma maior durabilidade.

O hidratante existe nas cores preto, marrom, bege e incolor e deve ser aplicado após a limpeza, de preferência uma vez por mês.

Qual a maneira correta de armazenar a bota texana feminina?

De nada adianta limpar e hidratar corretamente a bota texana feminina se ela não for guardada da maneira correta.

Com isso, deve-se evitar armazená-la logo após a limpeza ou se ela estiver úmida, pois esse ato pode levar ao desenvolvimento de mofo no calçado. Outro cuidado é com os modelos de cano longo e a dica é nunca guardá-los dobrados, pois isso irá marcar a bota.

Além disso, sempre mantenha a sua bota texana feminina longe do sol e umidade e se for armazená-las na caixa faça alguns furos. Os sacos de TNT são boas opções para isso também.

foco

Para manter a forma das botas de cano longo quando elas forem guardadas uma dica é colocar dentro delas jornal ou garrafa pet. Isso fará com que o cano fique esticado e não se dobre.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de bota texana feminina

Agora que você já está entendendo tudo sobre a bota texana feminina chegou o momento de te ajudarmos a escolher um modelo para compor o seu visual. Para isso existem alguns fatores que devem ser levados em consideração, são eles:

Abaixo detalharemos cada um deles para você não errar.

Tipo de bico

A bota texana feminina é encontrada com três opções de bico: fino, quadrado e redondo. Todos são muito funcionais, porém dão aspectos diferentes a esse tipo de calçado. Os modelos de bico fino são mais sofisticados e elegantes, combinando muito bem com ocasiões especiais.

Já as opções com bico quadrado e redondo são mais confortáveis e voltadas para o dia a dia, sendo muito escolhidas por quem trabalha com esse tipo de sapato.

Altura do cano

Outra questão a ser analisada na hora de comprar a bota texana feminina é a altura do seu cano. As opções tradicionais contam com cano longo, porém é muito fácil também de encontrar versões com cano médio ou baixo.

Além do gosto pessoal, leve em consideração que as botas de cano alto combinam mais com mulheres altas e nas mais baixas dão um efeito de achatamento na silhueta. Para elas as opções de cano baixo são as mais indicadas, enquanto que as botas de cano médio são muito versáteis e podem ser utilizadas por todas.

O clima também é importante na hora de pensar no cano desse calçado. Esse tipo de bota, diferente dos outros modelos, normalmente não é só utilizada no inverno. Por isso, analise qual te deixará mais confortável em todas as estações.

Cor

No quesito cor a bota texana feminina não deixa a desejar. Existem opções em diversos tons e os mais comuns são preto, marrom escuro, marrom claro e bege. Todas elas são muito versáteis e qual escolher depende muito do gosto e de quão básica você quer que a bota seja.

Quanto mais escura ela for, menos chamará atenção, o que é ideal para o dia a dia. Os modelos mais claros se destacam e podem ser ótimos para ocasiões especiais.

Na foto uma mulher sentada no chão usando shorts e bota texana.

As botas texanas femininas de tons mais escuros são as mais básicas e versáteis. (Fonte: Allef Vinicius/ Unsplash)

Tipo de couro

Existem botas texanas femininas são confeccionadas em couro natural de boi, jacaré e cobra ou em tecidos sintéticos como camurça ou couro sintético. No quesito durabilidade o couro natural é o melhor, sem falar que ele possui um aspecto mais sofisticado.

Já a camurça também é uma boa opção, porque ela é resistente e combina com as mais variadas situações. O couro sintético, por sua vez, faz com que o preço da bota texana feminina seja menor e visualmente é muito parecido com o natural, porém ele tem uma durabilidade menor.

Modelo do bordado

Os mais comuns são os de arabescos e flores.

O bordado é uma das características mais marcantes desse tipo de bota e pode-se escolher diversas opções. Os mais comuns são os de arabescos e flores e há modelos que acompanham o tom da bota e outros coloridos e mais chamativos.

Outro detalhe que pode fazer a diferença é a aplicação de franjas, tachas e fivelas na bota texana feminina e elas deixam a peça ainda mais chamativa e marcante.

(Fonte da imagem destacada: W.Scott McGill/ 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.