magem mostra um par de botas timberland apoiados sobre uma superfície lisa e irregular. Ao fundo, o céu azul encontra o relevo urbano.
Ultima atualização: 18 de junho de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

16Horas investidas

4Estudos avaliados

43Comentários coletados

Olá, seja muito-bem vindo ao ReviewBox Brasil! No Guia de hoje, falaremos tudo sobre a bota Timberland, a bota que ajudou a definir o segmento, e, por que não, a moda outdoor.

A bota Timberland tem qualidade (e variedade) o suficiente para topar qualquer tipo de terreno; é confortável o bastante para enfrentar o dia a dia; tem o estilo necessário para compor os mais diversos looks, do casual ao street, do jeans a jaqueta.

Neste Guia que apresentamos abaixo, você encontrará todas as informações – melhores do mercado, modelos masculinos e femininos, casuais – que precisa para escolher a bota Timberland que mais combina com seus looks, com suas rotinas e suas caminhadas.




Primeiro, o mais importante

  • A bota Timberland mais característica é a chamada Yellow Boot, com o seu inconfundível amarelo, a primeira da marca, inclusive.
  • A variedade hoje, porém, é maior, com linhas casuais, outdoor e outros modelos com designs diferenciados.
  • Além do estilo, a bota Timberland é conhecida por ter um grande custo-benefício. Um alto valor, sim, mas com um alto retorno, do conforto à durabilidade.

Você também pode gostar:

Melhores modelos de bota Timberland: Nossas favoritas

Olhando para alguns elementos como estilo, versatilidade e tecnologias, elencamos, em uma lista exclusiva, os melhores modelos de bota Timberland do mercado. Tudo para ajudar você na busca por um modelo para chamar de seu.

Guia de Compra

Era para ser só mais uma bota de trabalho…e acabou virando ícone de moda. Mas também, o que o pessoal da Timberland esperava? A bota tem tudo! Qualidade, conforto, durabilidade, identidade, personalidade.

No Guia de Compra a seguir, mostraremos esse patamar que a Bota Timberland atingiu, apresentando seu modelos, suas tecnologias e seu custo-benefício. Mais do que exaltar o produto, porém, queremos mesmo é ajudar você a encontrar o modelo ideal.

 Imagem mostra um homem, com uma bota Timberland, posando no topo de um prédio.

Dos trabalhadores aos modelos, passando pelos aventureiros, a bota Timberland praticamente criou um segmento a partir de qualidade e estilo único. (Fonte: KAL VISUALS/ Unsplash)

Qual o custo-benefício da Bota Timberland?

Um dos motivos que fazem a Bota Timberland ser cultuada é seu custo-benefício. Afinal, é um calçado que entrega muito, de conforto à resistência, de estilo à durabilidade.

Mas, como você pode imaginar, fala-se em custo-benefício porque de fato a Bota Timberland tem um valor alto, que começa já na casa das duas centenas, e pode aos três zeros.

Acontece que esse calçado dura muito, e muito mesmo. Usando diariamente, você pode ter o mesmo par por dois, três anos. Com um uso intermitente, não se assuste se a sua bota durar uns bons cinco anos.

Vantagens
  • Enorme vida útil
  • Qualidade, conforto, resistência
  • Estilo único
Desvantagens
  • Alto valor
  • Calçar pouco prático

Bota Timberland Casual ou Outdoor?

Nos dias de hoje, a Timberland vai muito além da icônica Yellow Boot. Conforme o uso de seu modelo clássico foi se variando, foram nascendo segmentações, com variedades atendendo os usos mais populares.

Assim, há na Timberland duas principais linhas “alternativas”, a linha Casual e a Outdoor. Só para não passar batido: a primeira é pensada para usos mais sociais, e a segunda, para atividades ao ar livre e até esportes que envolvem trilhas e montanhismo.

Imagem mostra as pernas de uma pessoa que calça botas, andando sobre pedras na beira de um lago, que fica discreto ao fundo, desfocado.

A Yellow Boot serve de esqueleto para a bota Casual e para a Outdoor. A primeira a combina com um sapato, e a segunda, com um tênis esportivo. (Fonte: Tamara Menzi/ Unsplash.com)

Mesmo adaptadas aos seus respectivos usos, elas continuam sendo botas. E botas Timberland. Isso faz com que o melhor jeito de descrevê-las seria chamá-las de híbridas.

A bota Casual seria um híbrido da Yellow Boot com um sapato, enquanto a bota Outdoor também misturaria a Yellow Boot, mas com um tênis esportivo. A Casual, portanto, tem uma altura menor de seu cano, além de bicos mais finos.

A Outdoor, por sua vez, mantém a altura e o formato, mas conta com cabedal e solado muito mais flexíveis, e uma preocupação maior com o amortecimento na entressola.

Casual Outdoor
Apelo Estético Funcional
Adaptações Cano baixo, bico mais fino Cabedal e solado mais flexíveis, amortecimento
Influência Sapato Tênis esportivo

Como são as tecnologias da Bota Timberland?

Mesmo sendo muito popular e tendo uma posição consagrada no mercado de calçados, a bota Timberland não ficou presa em 1970, quando foi lançada, e agrega diversas tecnologias em seus modelos.

Há inovações para todos os pedaços da bota, algumas originais, outras já patenteadas, como é o caso das palmilhas Ortholite, que é respirável e possui um amortecimento.

No solado, há a Green Rubber e a Recycled Rubber, com pegada sustentável mas sem perder a qualidade, e a AeroCore, que trabalha para dar retorno de energia ao usuário depois de cada passada.

Por fim, a entressola pode ter o SensorFlex, que potencializa a tração da sola e o maciez palmilha, e que abriu o caminho para modelos de bota mais preocupados com botas mais confortáveis.

Onde usar a bota Timberland?

Toda essa versatilidade da bota Timberland, aliada às tecnologias incorporadas, abriram muito o leque do calçado para o tipo de terreno e para o tipo de ocasião em que pode ou deve ser usada.

Até porque, com as segmentações que apresentamos lá em cima, o termo “bota Timberland” ficou mais amplo. Você pode, então, usá-la na rua, no trabalho, na balada, numa fazenda, numa trilha.

O estilo também permite que você use a bota Timberland em compromissos sociais, em situações cotidianas, como no transporte público, e em ocasiões profissionais também, sejam elas reuniões, sejam elas obras.

Imagem mostra um par de botas sobre a grama, sem ninguém calçando-as. Elas estão deitadas, “encarando” uma à outra.

A pergunta, na verdade, deveria ser: Onde que NÃO usar uma bota Timberland. Já adiantamos que não sabemos a resposta. (Fonte: Siora Photography/ Unsplash.com)

Qual a diferença entre a Bota Timberland Feminina e a Masculina?

Você pode procurar onde quiser, das profundezas da internet às mais especializadas lojas da Timberland e não encontrará uma diferença tecnológica sequer entre os modelos de bota feminina e masculina.

Tampouco há diferenças no design ou no estilo das botas, que no máximo têm uma paleta de cores própria, mas nada que fique no manjado rosa e azul.

Imagem mostra uma mulher, retrata no quadro apenas a partir de seu tronco, sentada sobre uma grade, apoiando os bicos das botas Timberland que usa numa barra de ferro que compõe essa grade.

A bota Timberland feminina é somente um pouco mais fina e com tamanhos tecnicamente menores do que os modelos masculinos. (Fonte: Tom Sodoge/ Unsplash.com)

Mesmo assim, há uma divisão clara, em lojas físicas ou na internet, entre modelos para homens e mulheres. Nesse caso, as diferenças são no caimento e no tamanho, operando sob a mesma lógica que nos permite identificar facilmente um pé masculino e um feminino.

Assim, há uma diferença na largura dos modelos, no encaixe do pé, e no tamanho de cada número, mas sem nunca interferir no desempenho dos modelos.

Feminina Masculina
Tecnologias Cabedal, Solado, Entressola Cabedal, Solado, Entressola
Cores Amarelo, Marrom escuro, preto Amarelo, Marrom claro, preto
Design Mais estreito, menores medidas Mais largo, maiores medidas

Quanto custa a bota Timberland?

É fato sabido, e comentado acima no texto sobre os altos valores da bota Timberland. Mas não é tanto assim. Você consegue encontrar modelos mais básicos a partir de R$ 290, e o valor pode chegar a até R$ 900.

O preço varia muito pela data de lançamento do modelo, o material de seus componentes, suas tecnologias e até a linha à qual pertence.

Onde comprar um bota Timberland?

Em lojas físicas, a maneira mais fácil de encontrar uma bota Timberland é ir à loja própria da marca, comum em shoppings. Se não encontrar, não se desespere, porque lojas de equipamentos esportivos e moda outdoor também têm uma boa seleção de modelos.

Mas a internet é disparado o lugar mais fácil onde você encontra a bota, em um maior número de modelos e de preços. Sites como a Amazon e Mercado Livre são nossas melhores indicações para você.

Imagem mostra a fachada de uma loja da Timberland, com uma pequena vitrine quadrada, ocupada por dois manequins vestidos.

Na dúvida, vá sem medo até uma loja oficial da Timberland, mas sabendo que você pode encontrar aquele modelo por um preço melhor na internet. (Fonte: Henry & Co./ Unsplash.com)

Critérios de Compra: como comparar os modelos de botas Timberland

Abaixo, você verá a lista de Critérios de Compra que montamos só para você. São elementos e características da bota Timberland, e de seu uso, que vale sua atenção na hora da escolha.

Agora, vamos destrinchar cada um dos itens, para que a sua escolha seja a mais embasada, e a sua compra, portanto, a melhor possível.

Tipo de Uso

Ainda que a bota Timberland seja de uma grande versatilidade, é bom que você tenha em mente o uso que você pretende dar a ela. Até porque o investimento não é pequeno.

Como falamos, há modelos mais indicados para momentos casuais, outros para atividades ao ar livre, outros para o dia a dia, enfim, há uma bota ideal para o uso que você quer dar a ela.

Condição da caminhada

Agora partindo do pressuposto que você optou por um modelo para caminhadas, é importante que você saiba a condição dessa caminhada, se é uma trilha, se são pedras, ou mesmo se sua caminhada é pelo asfalto.

A condição “dita” detalhes imporantes da sua bota, como o nível de impermeabiliade que precisa ter, o quanto de tração precisa sua sola, assim com sua flexibilidade, o tamanho do cano, o conforto interno, enfim, o que compõe a experiência do calçado.

Encaixe do pé

Poucas pessoas vão falar isso para você, mas um dos maiores segredos de se usar bem uma bota, da Timberland ou não, é ter o espaço interno correto, nem para mais nem para menos.

Tudo isso porque nossos pés incham ao fim de alguma atividade um pouco mais longa ou intensa. Você precisa, então, de um modelo que deixe uma pequena sobra com o pé desinchado, para ser preenchido pelo inchaço ao fim do dia, e não alterar o conforto do calçado.

Versatilidade

Por fim, um critério que pode guiar com precisão a sua escolha é a versatilidade do modelo, não só em relação às atividades em que pode ser calçado, mas também com os estilos que harmoniza.
Afinal, um bom custo-benefício, um dos carros-chefe da bota Timberland, passa por uma maior utilidade. Nesse caso, valem modelos com cores ainda mais neutras e desenhos mais simples, com solados flexíveis e espaço interno confortável.

(Foto destacada: Clem Onojeghuo/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Os anos em passarelas do Brasil e do mundo fazem de Erazo uma fonte mais do que confiável quando o assunto é o guarda-roupa masculino. Seja para ocasiões mais formais ou para encontros casuais com os amigos, ele sabe qual estilo escolher. No ReviewBox, compartilha com o público online todo seu conhecimento - e bom gosto.