Mulher de costas com as mãos nos cabelos.
Ultima atualização: 20 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

22Horas investidas

4Estudos avaliados

75Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um tratamento profundo de hidratação para os seus cabelos: o botox capilar. Geralmente realizado em salões de beleza, hoje em dia é possível encontrar produtos que permitem realizar a técnica em casa mesmo.

Mas para que você obtenha o resultado esperado, e faça o melhor investimento, vamos mostrar nesse artigo quais são os critérios que você deve levar em consideração antes de comprar o botox capilar ideal.




Primeiro, o mais importante

  • O botox capilar ajuda na recuperação dos fios, sela as cutículas e deixa os cabelos hidratados e com aspecto mais saudável.
  • O método não chega a alisar o cabelo, mas é capaz de reduzir o volume dos fios e promover brilho extra.
  • O botox capilar original não tem formol em sua composição.

Você também pode gostar:

Os melhores botox capilares: Os favoritos das consumidoras

Se você optou por realizar o botox capilar em casa, é preciso atenção na hora de escolher o produto mais eficiente e seguro. Para ajudar você nesse processo, nós selecionamos os melhores produtos para realizar o botox nos cabelos, de acordo com as usuárias. Confira:

A opção ideal para quem tem cabelos loiros

O Portier Ciclos B-tox Violet é indicado para cabelos loiros naturais, descoloridos, coloridos ou com mechas. Esse botox capilar reduz o frizz, restaura as cutículas danificadas e controla o volume dos cabelos, além de devolver o tom platinado aos fios amarelados. Em embalagem de 1kg, esse botox capilar é registrado na Anvisa.

O preferido de quem tem cabelos tingidos

O Mega Botox Azure da Probelle Cosméticas Profissionais vem em um pote de 150 gramas. Essa opção conta com ácido hialurônico e aminoácidos como ativos principais, e promete um realinhamento térmico de alto desempenho para cabelos com todos os tipos de resistência. De uso profissional, esse botox capilar reduz os riscos de decapagem da fibra colorida.

Guia de Compra

Escolher o melhor produto para realizar tratamentos nos cabelos não é uma tarefa fácil. É preciso considerar o seu objetivo, seu tipo de cabelo, a composição do produto e, é claro, a forma de aplicação.

Com o botox capilar não é diferente. Para entender tudo sobre essa técnica e tirar todas as suas dúvidas, nós criamos este Guia de Compra. Aqui você vai encontrar as informações necessárias para comprar o melhor botox para os seus cabelos.

Mulher com cabelos cacheados.

O botox capilar nutre, hidrata e fortalece os cabelos. (Fonte: jonas-svidras/Pixabay.com)

O que é o botox capilar e para que serve?

Você já deve conhecer o botox, ou toxina botulínica, substância que paralisa os músculos de uma determinada região e mais popularmente utilizado para atenuar as rugas do rosto.

Mas se você pensa que existe alguma relação dessa substância com o botox capilar está enganado. As semelhanças entre eles param na denominação e na aparência que causam: de renovação.

O fato é que o botox capilar é uma técnica de recuperação dos cabelos, e que age diretamente na estrutura dos fios, deixando-os hidratados e com aspecto mais saudável.

 Mulher passando as mãos nos cabelos.

O botox capilar não alisa o cabelo, mas ajuda a reduzir o volume e a deixar os fios com aspecto mais saudável. (Fonte: Marcelo Chagas/Pexels.com)

Na prática, o tratamento com botox capilar sela a cutícula do fio e repõe a massa perdida devido a ação do sol e da poluição, por exemplo.

Dessa forma, a raiz e as pontas ficam com a mesma espessura, e as pontas duplas e o frizz acabam sendo eliminados.

A composição do tratamento varia bastante dependendo da marca fabricante, mas em geral o botox capilar é composto por vitaminas, nutrientes e proteínas.

Essa técnica é indicada para todos os tipos de cabelo.

Além disso, o verdadeiro botox capilar não possui produtos químicos como o formol em sua composição. Por isso, essa técnica é indicada para todos os tipos de cabelo, inclusive os cacheados, crespos, tingidos e com química.

E, ainda que em sua maioria esse tipo de tratamento seja realizado por profissionais em salões de beleza, hoje em dia é possível encontrar produtos à venda para realizar o processo em casa.

O botox capilar alisa o cabelo?

Como vimos, o botox capilar verdadeiro não possui produtos químicos em sua composição e isso inclui o formol. Por isso, esse tipo de tratamento não alisa os cabelos.

Por isso, fique atenta a falsas propagandas que prometem alisamento. O que ocorre que é, como o tratamento ajuda na nutrição e hidratação dos fios, um dos efeitos dos botox capilar é reduzir o volume dos cabelos.

O botox capilar não possui formol em sua composição e, por isso, não tem a capacidade de alisar o cabelo como ocorre com outras técnicas.

Assim, se você tem cabelo liso, é muito provável que, com o botox capilar, os fios fiquem ainda mais lisos. No caso de cabelos cacheados e crespos, ainda que o efeito liso não ocorra, o botox capilar também pode ajudar a amaciar e a reduzir bastante o volume.

Quais as vantagens do botox capilar?

Existem muitas vantagens em se realizar o botox capilar. Afinal, trata-se de um tratamento que fortalece os cabelos, garante um efeito saudável e não leva formol, que é tóxico.

Mas os benefícios dessa técnica vão ainda além. Confira as principais vantagens do botox capilar:

  • Hidrata: O botox capilar promove uma alta hidratação nos fios, amenizando os efeitos de um cabelo ressecado e do frizz.
  • Alinha a fibra capilar: O tratamento deixa o cabelo com um aspecto mais alinhado.
  • Resistência dos fios: Ao regenerar os fios quebradiços e eliminar as pontas duplas, o botox estimula um crescimento mais forte e resistente.
  • Maleabilidade: Com a técnica, os cabelos se tornam mais maleáveis.
  • Redução de volume: Com a intensa hidratação é comum que os cabelos tenham o seu volume reduzido.
  • Proteção: O botox capilar protege os fios contra agentes externos, como o vento, sol e a poluição.

Qual a diferença entre botox capilar, selagem e a escova progressiva?

Hoje em dia existem diversas técnicas que prometem hidratar, recuperar e até alisar os fios. Por isso, dependendo do seu objetivo, é importante entender a diferença entre elas.

A seguir vamos tratar de três principais tipos de tratamento dos cabelos: a selagem, a escova progressiva e o botox capilar.

A selagem térmica tem a finalidade de tratar e reduzir o volume dos fios, sem utilizar formol. Isso porque, esse tratamento utiliza em sua composição o silicone, o colágeno, a queratina e outras substâncias que recuperam a estrutura capilar.

Mulher vestindo um roupão, apontando o secador para os cabelos que voam para o lado cobrindo o seu rosto.

Diferentemente da escova progressiva, a selagem e o botox não possuem formol em sua fórmula. (Fonte: Gratisography/Pexels.com)

Como o próprio nome sugere, a selagem é responsável por fechar as cutículas do cabelo, o que contribuiu para abaixar os fios rebeldes, o famoso frizz, além de repor a queratina. Com isso, é possível chegar a um efeito mais liso.

Além disso, a selagem é indicada para todos os tipos de cabelos, ainda que tenha melhores resultados em cabelos sem definição e com cachos mais fechados.

Já a escova progressiva é um método de alisamento, que ocorre a medida em que mais sessões da técnica são realizadas. Hoje em dia existem escovas progressivas com ou sem formol em sua composição.

foco

Você sabia que em contato com a pele o formol causa vermelhidão, dor, queimaduras e pode até levar à morte? O fato é que o formol é considerado cancerígeno pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, por isso, teve seu uso limitado pela Anvisa a no máximo 0,2%.

Por isso, a escova progressiva faz com que os riscos de alergias no couro cabeludo e caspas sejam ainda maiores. E, por todos esses pontos negativos, a progressiva não é indicada para grávidas, lactantes e pessoas com cabelos muito fragilizados.

Já o botox capilar, como vimos, assim como a selagem térmica também não usa formol em sua composição e não alisa os cabelos.

Para você ter uma visão geral sobre esse assunto, confira abaixo a tabela que ilustra as principais diferenças entre a selagem, a progressiva e o botos capilar.

Selagem Progressiva Botox capilar
Composição Silicone, colágeno, queratina Formol ou outras substâncias químicas alisantes Vitaminas, nutriente e proteínas
Função Reduz o volume e dá efeito liso aos fios Alisa o cabelo gradativamente Deixa os fios fortes e saudáveis
Restrições de uso Não há Grávidas, lactantes, e pessoas com cabelos muito fragilizados Não há

Como aplicar o botox capilar em casa?

De acordo com especialistas no assunto, o mais recomendado é realizar o botox capilar em um salão de beleza com um profissional qualificado.

Isso porque o botox capilar feito no salão dura, em média, três meses, dependendo do número de lavagens que você realizar após o tratamento. Já a técnica feita em casa dura entre 20 e 50 dias.

O efeito conseguido no salão também pode ser diferente do botox capilar realizado em casa.

Mas, para garantir uma maior eficiência no botox capilar caseiro, o mais importante é investir em produtos adequados e seguir alguns passos. Veja:

  • Lave os cabelos com um shampoo de limpeza profunda;
  • Retire o excesso de água dos fios;
  • Divida o cabelo em mechas do mesmo tamanho;
  • Aplique a máscara ou ampola de botox capilar em cada mecha, massageando-a do comprimento às pontas;
  • Deixe o produto agir pelo tempo indicado pela marca fabricante;
  • Enxague e pronto!

No salão, após o enxague, os cabelos são escovados com o secador para aumentar o fechamento das cutículas. Mas essa etapa é opcional.

Quais cuidados você deve ter ao fazer botox capilar em casa?

Além desses passos que você deve seguir, é importante também tomar alguns cuidados ao realizar o tratamento de botox capilar em casa. Confira os principais: .

  • Certifique-se de que a fórmula não inclui formol e que é um produto liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.
  • Na hora de aplicar a máscara ou ampola de botox capilar evite que o produto encoste na raiz e no couro cabeludo.
  • Para prolongar os efeitos do botox capilar, os profissionais recomendam que você evite utilizar shampoo antirresíduos e invista em hidratações capilares a cada 15 ou 30 dias.

De forma geral, o botox capilar não oferece riscos à sua saúde. Tanto é que esse tratamento pode ser usado por qualquer pessoa.

Mas, ainda assim, por se tratar de um tratamento capilar é possível que, em casos isolados, ocorram irritações e reações alérgicas na pele.

Por isso, para minimizar as chances de efeitos indesejados, o botox capilar não deve entrar em contato com pele.

Mulher posando para a foto ao ar livre.

O efeito do botox feito em casa pode ser prolongado se você investir em hidratações frequentes. (Fonte: viganhajdari /Pixabay.com)

Além disso, quando usado em excesso, o botox capilar pode causar danos graves aos fios.

Por isso, os especialistas alertam que o botox não deve ser usado nos cabelos por mais de 3 ou 4 vezes ao ano. Caso contrário, é possível que ocorra quebra, queda e enfraquecimento dos fios.

Quanto custa e onde comprar o botox capilar?

O botox capilar pode custar entre R$60 e R$400, dependendo da marca fabricante e da quantidade de produto que vem na embalagem.

Além disso, o botox capilar pode ser encontrado em lojas de produtos para cabeleireiros, assim como em lojas de departamento e hipermercados como Lojas Americanas e Extra.

Recomendamos que você compre o botox capilar em lojas online como a Amazon.

Mas, nós recomendamos que você compre o botox capilar em lojas online como a Amazon Brasil, por exemplo. Dessa forma, além de adquirir o produto sem sair de casa, você ainda terá mais opções de marcas e produtos para escolher.

Critérios de Compra: Fatores a considerar antes de comprar o botox capilar

Agora que você já conhece as vantagens do botox capilar e os cuidados que deve ter ao realizar esse tratamento em casa, é hora de escolher o melhor produto em meio a tantos disponíveis hoje em dia no mercado.

Afinal, para garantir eficiência, o resultado esperado e segurança para a sua saúde, é preciso se certificar de que está comprando o botox capilar mais adequado.

Para ajudar você nessa empreitada, nós reunimos os principais critérios que devem ser analisados antes de fechar a compra. Confira abaixo:

A seguir, nós vamos explicar para você em detalhes como analisar cada um desses fatores. Dessa forma, você estará segura para escolher o melhor botox capilar.

Ingredientes

O primeiro critério que você deve levar em conta é a fórmula do botox capilar. Para isso, recomendamos que você cheque os ingredientes do produto expostos no rótulo.

Dica dos especialistas: O botox capilar com efeito mais hidratante possui queratina como base de sua composição.

Mas além disso, você vai encontrar o botox capilar com substâncias naturais e vegetais que aumentam a hidratação como, por exemplo, o óleo de Argan e o óleo de coco.

E fique atento para evitar produtos que tenham agentes alisantes como ácidos, formol ou tioglicolato de amônia.

Tipo de cabelo

Em seguida, analise o produto de botox capilar de acordo com o seu tipo de cabelo. Isso porque existem opções específicas para alguns tipos de fios.

Por exemplo, você poderá escolher um botox capilar que é indicado para quem tem cabelos grossos, danificados e com porosidade alta.

Existe um botox específico para proteger a cor dos fios.

Outras opções são voltadas para o tratamento de cabelos volumosos e com química. Sem contar que se você tem cabelos loiros, existe um botox específico para proteger a cor dos fios.

Quantidade

Observe também a quantidade de produto que virá na embalagem do botox capilar. Ainda que não se deva realizar esse tipo de tratamento com muita frequência, o fato é que, em geral, quanto maior o frasco maior será o custo benefício.

Nesse quesito, você irá encontrar embalagens que vêm com quantidades que variam entre 100 gramas e mais de 1 quilo.

Caseiro ou profissional

A maioria dos produtos para fazer botox capilar são para uso profissional. Porém, há alguns recomendados para o uso caseiro. A escolha aqui é bem pessoal.

Mas, como já vimos nesse artigo, o mais importante é que o produto seja liberado pela Anvisa.

Tipo do produto

Outro fator que você deve considerar é o tipo de produto que você vai escolher para fazer o botox capilar. O mais comum será encontrar o botox em forma de máscara capilar ou ampola.

Mas, hoje em dia, já é possível encontrar até shampoos e condicionadores que prometem complementar o efeito do botox nos cabelos.

Observe também que, em alguns casos, você pode encontrar kits que já vêm com o shampoo antirresíduo e a máscara de botox capilar.

(Fonte da imagem destacada: Element5 Digital/Pexel.com)

Por que você pode confiar em nós?

Joana Dias Graduada em Estética
Para Joana, cuidar da saúde é cuidar da aparência, e vice-versa. É por isso que ela utiliza seu conhecimento em estética e suas horas de pesquisa online e offline para compartilhar seu conhecimento sobre cuidados pessoais e saúde.
Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.