Na foto um trenzinho de madeira com diversos brinquedos de madeira ao fundo.
Ultima atualização: 30 de julho de 2019

Como escolhemos

Products

7Produtos analisados
Hours

16Horas investidas
Studies

3Estudos avaliados
Comments

53Comentários coletados

Olá, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Existem muitos produtos que são atemporais e que estiveram presentes na vida de nossos avós, pais e podem até participar de alguns momentos dos nossos filhos. Um exemplo disso são os brinquedos de madeira e é sobre eles que falaremos hoje.

Servindo não somente para a diversão, mas também para auxiliar no desenvolvimento dos pequenos, os brinquedos de madeira podem ser uma ótima opção de presente e,
para comprovar isso, criamos esse artigo com todas as informações sobre eles. Então continue com a gente e vamos lá!




Primeiro, o mais importante

  • Os modelos mais comuns de brinquedos de madeira são os de encaixar e neles existem blocos, letras, quebra-cabeças e muito mais.
  • Há muitas opções que são feitas com madeira de reflorestamento, uma iniciativa muito interessante para poupar o meio ambiente.
  • Existem brinquedos de madeira para crianças de todas as idades, inclusive a partir de 1 ano e meio.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores brinquedos de madeira

Existem diversas opções de brinquedos de madeira que garantem a diversão de crianças de todas as idades. Preparamos esse ranking para te mostrar os melhores… Confira e escolha o seu!

1º – Brinquedo de Madeira Mexa e Encaixe Multicolorido Educo

A clássica brincadeira de mexa e encaixe ganhou a sua versão em madeira, e esse é fabricado com madeira de reflorestamento certificada e tinta de soja a base de água, sendo totalmente seguro para as crianças.

Esse brinquedo é indicado para pequenos a partir de 3 anos de idade e possui seis formatos de cubos coloridos que devem ser encaixados. Ele estimula a coordenação motora, o uso da imaginação e promove o conhecimento sobre formas e cores de maneira simples e divertida.

2º – Brinquedo de Madeira Pirâmide de Brincadeiras Educo

Contendo cinco blocos de empilhar, essa opção de brinquedo de madeira atua incentivando a coordenação motora e o reconhecimento de cores, formas, tamanhos e letras de maneira divertida e muito eficiente.

Cada bloco possui uma peça de encaixar e conta com desenhos, números e palavras, sendo que as caixas devem ser colocadas junto com a cor correspondente formando uma pirâmide muito chamativa. O brinquedo é indicado para crianças a partir de 1 ano e meio de idade.

3º – Brinquedo de Madeira Brincando de Engenheiro com 200 Peças Xalingo

Confeccionado com madeira reflorestada e tinta atóxica, esse brinquedo possui 200 peças e é muito educativo, promovendo o uso da imaginação, criatividade, pensamento lógico e permite o desenvolvimento da coordenação motora.

Com ele é possível criar diversos cenários a partir do encaixe das peças, montando verdadeiras construções. Ele pode ser usado por pequenos a partir de 3 anos de idade. Por possuir muitas peças, também ajuda na socialização, já que é possível de ser utilizado por várias crianças.

4º – Brinquedo de Madeira Pedagógico Letras do A ao Z com 78 Peças

Visando incentivar o conhecimento das letras e a formação de palavras, esse brinquedo de madeira pedagógico é indicado para crianças com mais de 4 anos e é muito colorido, interativo e divertido.

Possuindo ao todo 78 peças, nele os pequenos devem associar as figuras às palavras e suas iniciais, e quando conseguem completar a montagem, se deparam com uma peça colorida com letras e desenhos.

Guia de Compra

Muito usados antes da década de 80, os brinquedos de madeira por muito tempo perderam espaço para os de metal e plástico. Porém, voltaram a ter destaque nas lojas e na vidas das crianças porque se mostram muito vantajosos de diversas maneiras.

Tendo excelente durabilidade e fazendo com que a criança efetivamente estimule o seu raciocínio enquanto brinca, esse tipo de brinquedo tem feito muito sucesso. Caso você esteja buscando por um, basta ler esse guia de compra que tiraremos todas as suas dúvidas sobre ele.

Na foto uma menina e um menino no chão brincando com alguns brinquedos de madeira.

Existem brinquedos de madeira para crianças de diversas idades e eles são muito educativos e divertidos. (Fonte: famveldman / 123rf)

O que são os brinquedos de madeira?

Os brinquedos de madeira fizeram parte da infância de diversas gerações e muito provavelmente seus pais ou avós já os utilizavam quando eram crianças.

Eles são como qualquer outro brinquedo e existem em diversas versões: tangrans, brinquedos de montar, quebra-cabeças e muitas outras opções que fazem a diversão dos pequenos.

Quais as vantagens e desvantagens dos brinquedos de madeira?

Talvez os brinquedos de madeira sejam a versão mais vantajosa desse tipo de produto e isso se deve ao fato de que aliam uma série de benefícios.

O primeiro deles é que são extremamente educativos e afetivamente agem no desenvolvimento das crianças, já que com eles o funcionamento e diversão dependem exclusivamente delas, diferente dos eletrônicos que fazem muitas coisas sozinhos.

Dessa forma, eles estimulam a coordenação motora, a imaginação, o reconhecimento de cores, letras, números e muito mais.

Outro ponto positivo é que eles possuem uma excelente durabilidade e dificilmente quebram ou estragam. São ainda fáceis de limpar, muito seguros e existem versões indicadas para todas as idades.

Não pode-se deixar de destacar também que os brinquedos de madeira colaboram com o meio ambiente, não poluem e muitas vezes são feitos com madeira de reflorestamento, sendo naturais, biodegradáveis e renováveis.

A única desvantagem deles está relacionada ao fato de que não podem ser molhados, visto que em contato com água em abundância podem estragar.

Vantagens
  • São educativos
  • Desenvolvem a coordenação motora, imaginação e reconhecimento de cores e formas
  • Tem ótima durabilidade
  • São naturais e renováveis
  • Não poluem o meio ambiente
  • São seguros
Desvantagens
  • Não podem ser colocados na água porque estragam

Quais são os tipos de brinquedo de madeira?

Os brinquedos de madeira são mais simples do que os feitos em plástico ou metal. Logo não espere encontrar algum que emita sons e luzes. Mesmo assim eles conseguem chamar muito atenção dos pequenos e diverti-los tanto ou ainda mais do que os brinquedos modernos.

Dessa forma, é comum encontrar quebra-cabeças, opções de montar ou encaixar, tangram, trenzinhos, cavalinhos, casinhas, cubos, carrinhos, dominós e muito mais.

Como cuidar dos brinquedos de madeira?

A madeira é uma matéria-prima natural e, como citamos, possui excelente durabilidade. Porém, são necessários alguns cuidados para que os brinquedos feitos com ela se mantenham bonitos e em perfeito estado.

A primeira dica é mantê-los longe da umidade. Sabe-se que esse material não pode ser molhado, logo não é indicado utilizar esses brinquedos em piscinas infantis, banheiras ou colocá-los em contato direto com a água, pois isso pode fazê-los inchar ou deformar.

O sol muito forte e direto também não é indicado, já que ele pode fazer a madeira rachar. Caso eles estejam sujos, a dica é limpá-los com panos úmidos bem torcidos ou então secos para tirar a poeira.

Na foto um cavalinho de madeira com detalhes em vermelho em frente a uma lareira.

Para manter os brinquedos de madeira sempre bonitos e funcionais é essencial cuidar deles da maneira correta. (Fonte: Irina_kukuts / Pixabay)

Quanto custa?

Por serem brinquedos mais simples, as opções de madeira acabam sendo encontradas com preços bem em conta se comparados com os eletrônicos e mais modernos. Porém, mesmo assim existem opções caras e baratas e isso depende muito do tipo de produto e do seu número de peças.

Com isso, é possível encontrar brinquedos a partir de R$ 8, em média, até mais de R$3.000, se falarmos nas opções maiores e com muito detalhes e peças.

Onde comprar?

Nas lojas que vendem brinquedos como a Rihappy é possível encontrar os modelos feitos com madeira. Um outro lugar onde eles podem ser comprados é nas lojas que vendem objetos antigos, havendo ainda a possibilidade de adquirir uma peça diferenciada e mais rara, caso seja o interesse.

A internet é outro bom lugar para adquirir os brinquedos de madeira e há uma série de sites que os comercializam em diversas versões, sendo que algumas lojas online que indicamos são:

  • Amazon
  • Americanas
  • World Toys
  • Loja Brinquedo de Madeira

Critérios de compra: Fatores para comparar as opções de brinquedo de madeira

Agora que você já aprendeu tudo sobre os brinquedos de madeira e está disposto a escolher um para o seu pequeno, chegou o momento de te mostrarmos quais fatores você deve levar em consideração para escolher o melhor. Elencamos todos eles abaixo:

  • Idade da criança
  • Modelo de brinquedo
  • Material
  • Quantidade de cores e elementos

Em seguida, te explicaremos com detalhes cada um deles para que você faça escolha mais acertada.

Idade da criança

Antes de qualquer coisa, é essencial analisar a idade da criança que irá receber o brinquedo de madeira e escolher uma opção que seja indicada para a sua faixa etária. Isso é importante para garantir o interesse do pequeno pelo produto e também a sua segurança.

No geral, o correto é que os brinquedos que possuem peças muito pequenas não devem ser usados por crianças menores de três anos, pois há uma maior facilidade delas serem engolidas causando problemas de saúde.

Na foto uma menina sentada em um tapete brincando com blocos de montar.

Para cada idade de criança existe um modelo de brinquedo que é mais indicado e que irá diverti-la mais. (Fonte: Oksana Kuzmina / 123rf)

Modelo de brinquedo

Após verificar essa questão da faixa etária, vamos ao próximo passo, que é o modelo de brinquedo a ser escolhido. Como existem muitas opções, é importante levar em consideração os gostos pessoais do pequeno.

Crianças que adoram montar podem ganhar quebra-cabeças e cubos de montar, por exemplo. Já os que adoram se aventurar com carrinhos têm também essa opção.

Nesse sentido é interessante também optar por um brinquedo que seja divertido, porém que acompanhe a fase em que a criança está.

Dessa forma, se ela está no processo de alfabetização, vale optar por um produto que seja desse tipo, pois assim é possível não somente promover momentos divertidos como somar no aprendizado, por exemplo.

Material

Com relação ao material em que o brinquedo de madeira é confeccionado, vale saber que existem os que são feitos de madeira maciça e os fabricados em MDF.

Ambos têm características muito parecidas, porém os de madeira maciça são mais duradouros e fortes do que os feito em MDF. Por outro lado, eles também são mais caros e difíceis de achar.

Já pensando na tinta que é usada para esse tipo de brinquedo, sempre opte pelos que são pintados com tinta atóxica, pois elas não fazem mal para a criança.

Na foto um trenzinho de madeira muito colorido em um chão.

Independente do tipo de madeira com que o brinquedo é confeccionado é indispensável que eles seja pintados com tinta atóxica. (Fonte: HolgersFotografie / Pixabay)

Quantidade de cores e elementos

Sempre opte por uma opção de brinquedo de madeira que seja colorida, possua diferentes formatos e tenha números e letras inseridos.

Isso torna não somente o produto mais chamativo para o pequeno, como também faz com que ele aprenda mais a cada dia que o utilize. É isso que faz com que ele seja educativo e trabalhe o desenvolvimento da criança.

Felizmente os brinquedos de madeira possuem essas características muito presentes e é fácil de encontrar um que consiga se adaptar ao gosto do pequeno e também as suas intenções com ele.

(Fonte da imagem destacada: Mikhail Rulkov / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.