Imagem de pessoa segurando um bumerangue de madeira com decoração tradicional
Ultima atualização: 15 de novembro de 2019

Como escolhemos

8Produtos analisados

17Horas investidas

2Estudos avaliados

63Comentários coletados

Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil, o site com as melhores análises de brinquedos e artigos para diversão. Hoje, vamos falar do bumerangue, com mais informações e dicas de como utilizá-lo.

Produzidos em uma grande variedade de materiais e formatos, o grande diferencial do bumerangue é que, lançado corretamente, ele volta para a mão do usuário. Para entender um pouco melhor sobre ele, confira nosso artigo. Antes de tudo, é importante lembrar que bumerangue não é brinquedo, e sim um artigo esportivo, com regras e indicações de utilização. Aqui, vamos falar sobre isso. Vamos lá?




Primeiro, o mais importante

  • Brincar com um bumerangue exige um amplo espaço aberto e livre de obstáculos para evitar acidentes pessoais, danos ao seu bumerangue ou a terceiros . Siga sempre os manuais de instruções contido nos modelos.
  • No caso de crianças pequenas, é importante estar atento a alguns itens de segurança, como capacetes e óculos de proteção, e a brincadeira deve ser sempre sob a supervisão de um adulto. Existem também bumerangues especiais para crianças, com material e tamanho diferenciados.
  • Dependendo do material, formato e peso, o bumerangue pode ir mais longe e voar por mais tempo antes de voltar para a mão do arremessador. Esses modelos, no entanto, não são reocmendados para crianças.

Você também pode gostar:

Os melhores bumerangues: as melhores opções para crianças e adultos

O bumerangue não é só um brinquedo de criança e existem até mesmo competições que levam essa brincadeira a sério. Então, para escolher o melhor modelo, veja aqui alguns exemplos que separamos para você.

O modelo mais tradicional do mercado

Se você busca por um bumerangue com formato mais tradicional, essa é uma ótima opção. Confeccionado em madeira laminada com 6 mm de espessura e decorado com um tema australiano, ele pode ser utilizado tanto para momentos recreativos quanto em competições. Seu formato em V permite que ele alcance até 35 metros em ventos suaves e moderados.

A melhor escolha para quem quer fugir do óbvio

Imitando o formato de uma machadinha indígena, o bumerangue Hawk é produzido em madeira laminada com 6 mm de espessura. Dimensionado para alta performance, ele pode atingir até 40 metros com ventos favoráveis sem precisar qualquer regulagem extra em suas asas.

A melhor escolha para os iniciantes

Para crianças e pessoas com pouca familiaridade com os bumerangues, essa opção da FreeFlyght com três abas é a melhor escolha. Feito em PVC, ele é leve e ótimo para treinamento, podendo ser até mesmo usado em ambientes fechados como ginásios Esportivos, já que ele alcança no máximo 10 metros de distância após ser lançado. No entanto, nunca utilize dentro de casa.

Guia de compra

Apesar dos bumerangues em formato em V serem os mais tradicionais, hoje é possível encontrar modelos com mais de duas asas, em vários formatos e diferentes tamanhos.

Para conhecer um pouco mais sobre o produto e como incorporá-los em suas brincadeiras, não deixe de dar uma boa olhada em nosso guia de compras com informações mais detalhadas e dicas de utilização.

Imagem de mulher em campo aberto pronta para lançar um bumerangue de madeira

A grande vantagem dos bumerangues é que eles podem ser usados tanto por crianças quanto por adultos, democratizando a diversão ao ar livre. (Fonte: Ben Schonewille / 123RF.com)

Como arremessar um bumerangue?

Pode parecer simples, mas existem técnicas corretas e normas de segurança que você deve levar em consideração antes de lançar um bumerangue. Siga sempre o manual de instrução de cada modelo. Depois, o primeiro passo é escolher um espaço aberto, preferencialmente com uma área livre de 50 metros.

Essa área equivale a metade de um campo de futebol e pode estar localizada em parques e praias, sem obstáculos, pessoas e animais no percurso. Qualquer interferência no voo de um bumerangue poderá causar acidentes, mudanças de rota e até a quebra de seu bumerangue.

Existem técnicas corretas e normas de segurança que você deve levar em consideração antes de arremessar um bumerangue.

E, para que ele sempre volte para sua mão, o clima também tem grande influência. O ideal é que o vento esteja suave, entre 0 e 16 km/h. Ventos muito fortes ou muito fracos podem interferir no percurso, fazendo com que o bumerangue passe por você na volta, ou então não complete o percurso.

Segurar o bumerangue da madeira correta também é essencial. O recomendado é sempre segurar o bumerangue por uma de suas extremidades, com a mão formando uma espécie de pinça. Prendê-lo entre o indicador e o polegar ajuda na impulsão.

Um erro muito comum é tentar lançar o bumerangue como um freesbie, na posição horizontal. Ao invés disso, a forma correta de lançamento é na vertical, preferencialmente acima da altura do seu ombro, evitando mirar alto demais.

Assim que estiver pronto para o lançamento, observe a direção do vento, que deve estar vindo do seu lado esquerda. O bumerangue deve estar com o lado da pintura voltada para o vento.

Para que o bumerangue retorne, você deve jogá-lo em um ângulo que varia entre 45 e 90º à esquerda de onde o vento está vindo (ou à direita, caso você seja canhoto). Antes de arremessar - na verdade, antes de comprar, verifique se seu bumerangue é para destros ou canhotos. Isso também influencia no arremesso e o uso equivocado pode gerar acidentes.

Diferente do que se pode pensar, não é preciso colocar muita força no lançamento. Basta dominar a técnica e colocar um bom giro no bumerangue, o que você pode obter com um pouco de prática.

E, quando ele estiver voltando, a melhor forma de pegá-lo é estender as mãos e esperar que ele chegue à altura do seu ombro. Então, segure-o entre as palmas da mão para freá-lo, tomando cuidado para que ele não bata em seu rosto.

Pode parecer difícil sem ver um lançamento de verdade, então dê uma olhada no vídeo abaixo para mais dicas sobre como conseguir um lançamento perfeito.

Quais as vantagens e desvantagens do bumerangue?

Os bumerangues dificilmente sairão de moda, pois são uma opção de diversão simples e divertida, com o grande atrativo de voltar para mão do lançador. E eles ainda podem ser usados para recreação ou com regras, em competições oficiais.

Existem modelos com mais asas, especialmente para os iniciantes. Além disso, o bumerangue é um brinquedo para várias idades, permitindo que você brinque com seus filhos e amigos, tornando-o um ótimo presente.

Porém, é preciso estar atento a algumas desvantagens. Lançado incorretamente, ele não retorna para sua mão. E o bumerangue também pode causar acidentes em seu percurso, além de poder se quebrar ao colidir com algum outro objeto.

Vantagens
  • Após lançado da forma correta, ele volta para mão do lançador
  • Pode ser usado para recreação ou competição
  • Existem modelos especialmente para os iniciantes
  • É um brinquedo para várias idades
Desvantagens
  • Lançado incorretamente, ele não retorna
  • Ele pode causar acidentes em seu percurso

Quais brincadeiras eu posso fazer com um bumerangue?

Apesar de ter nascido com uma ferramenta de caça, o bumerangue só continua popular até os dias de hoje porque sua capacidade de ser adaptado como brinquedo recreativo ou objeto esportivo.

Aqui, você pode adaptar uma série de brincadeiras e competições com ele, vendo quem consegue pegar o bumerangue após o lançamento ou quem o arremessa mais longe, por exemplo.

E, se você quer simular um pouco da emoção da caçada com um bumerangue, você pode colocar latinhas vazias ou outros brinquedos a uma distância segura e tentar derrubá-los com o bumerangue.

Imagem de bumerangue de madeira com três abas e decoração do Superman

Ideal para as crianças e iniciantes, os bumerangues de três abas são mais fáceis de manobrar. (Fonte: YoLoBoomerang / Pixabay.com)

Quais os cuidados eu devo ter com o bumerangue?

Apesar de serem divertidos, os bumerangues podem causar acidentes quando usados indevidamente, principalmente os modelos mais pesados, de madeira. Por isso é tão importante tomar alguns cuidados e não deixar que crianças utilizem sozinhas modelos feitos para adultos.

Como dissemos, uma das primeiras preocupações é arranjar um espaço aberto e livre de obstáculos. A última coisa que você quer é acertar alguém por acidente.

E, claro, você também não quer que o bumerangue o atinja quando estiver voltando. Por isso é importante não fugir dele. Preste atenção no retorno e, já que é praticamente impossível prever seu percurso quando lançado de forma errada, acompanhe-o e espere o voo terminar no chão.

Então, evite se abaixar ou virar as costas para o bumerangue enquanto ele ainda estiver voando. Ao invés disso, mantenha os braços esticados e tente acompanhar sua rota para pegá-lo com segurança.

No caso de crianças pequenas, você pode utilizar objetos de segurança, como uma capacete e óculos de proteção. E, vale lembrar mais uma vez, elas devem estar sempre sob a supervisão de um adulto.

Critérios de compra: Fatores a observar antes de comprar um bumerangue

Ao longo de nosso artigo você pôde entender um pouco mais sobre os bumerangues, como lançá-los e até que brincadeiras podem ser feitas com um, para se divertir com seus filhos e amigos.

Mas, antes de realizar a compra, é preciso estar atento a alguns fatores para escolher qual o modelo que se encaixa melhor na experiência que você deseja obter.

Leia com cuidado cada um desses tópicos para encontrar informações mais especificas sobre os bumerangues, assim você poderá se tornar mestre na arte de arremessar e fazê-lo voltar para sua mão.

Material

Quando se trata de segurança e desempenho, o material do bumerangue é um fator que deve ser decisivo em sua escolha.

Incialmente, eles eram um tipo de brinquedo de madeira, mas hoje é possível encontra-los em MDF, plástico, PVC, outros materiais sintéticos e até mesmo de papel.

O material também influencia no peso. Bumerangues mais pesados exigem mais força em seu lançamento, enquanto os materiais mais leves se beneficiam por voar por distâncias maiores, mesmo com ventos mais amenos.

Nem todos bumerangues são recomendáveis para crianças, portanto, verifique atentamente a indicação para cada aplicação.

foco

Você sabia que apesar dos bumerangues australianos serem os mais famosos, eles existiram em várias partes do mundo antigo e eram utilizados principalmente para caçar?

Tamanho

O tamanho também é importante, principalmente quando você considera a facilidade do lançamento, mas principalmente em como pegá-lo em seu retorno.

Para iniciantes e crianças, o ideal é optar por modelos menores e mais leves, já que isso diminui o risco de acidentes. Essa também é uma ótima opção para crianças mais novas, porém sempre acima de 5 anos.

Já para os adultos e pessoas mais experientes, os modelos maiores são mais confortáveis. E, caso você pretenda competir, verifique as regras sobre tamanho e estilo do bumerangue antes de realizar a compra. Evite sempre usar bumerangues sem especificações necessárias ou fora do local adequado.

Formato

Quando falamos de bumerangue, a primeira imagem que vem em nossa mente são os modelos tradicionais em V, com uma curvatura leve. Mas, atualmente é possível encontrá-los em vários formatos.

Os bumerangues com três os mais asas, por exemplo, têm um formato mais arredondado. E, diferente dos modelos mais tradicionais, eles são bem mais fáceis de arremessar, já que possuem maior área de superfície. Além disso, suas asas ajudam a corrigir sua trajetória em caso de um arremesso errado. Os bumerangues tradicionais costumam ir longe em arremessos equivocados.

Novamente, nossa recomendação para os iniciantes é começar com esses bumerangues que possuem mais asas e, conforme você apura sua técnica, passar para os modelos mais tradicionais.

Imagem de banca com vários bumerangues de madeira disponíveis para venda

O formato mais tradicional é na verdade uma adaptação dos modelos aborígenes com apenas uma asa, utilizados nas caçadas. (Fonte: moerschy / Pixabay.com)

Curvatura

O que mantém o bumerangue no ar é a pressão aerodinâmica exercida sobre a superfície e sobre as asas, e a curvatura ajuda a manter a estabilidade enquanto ele está no ar e na mudança de direção que permite que ele retorne a sua mão.

Cada modelo de bumerangue possui seu próprio tipo de curvatura, e isso depende muito da quantidade de abas disponíveis. Enquanto a curvatura seja mais leve no modelo em V, ela é bem maior nos modelos com múltiplas asas.

Como esse é um fator que pode interferir em suas técnicas de lançamento, faça alguns testes até encontrar qual a melhor curvatura e estilo que se encaixem em suas necessidades.

(Fonte da imagem destacada: Olegdudko / 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?

Redatora e psicóloga, é uma entusiasta de gadgets, jogos e utilidades. Adora escrever e experimentar inovações que podem tornar a vida mais prática.