Imagem de cama com cabeceira com lençol azul e travesseiros com cabeceira de madeira iluminada por abajures.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil, seu site de resenhas na internet. Se você está procurando por mais conforto ou dar um ar mais sofisticado ao seu quarto, uma cabeceira pode ser o que você procura.

Hoje muitas camas não acompanham mais uma cabeceira, de forma que você tem que escolher qual modelo vai se encaixar bem em seu quarto e a sua decoração. O que não é tão ruim assim, afinal, você pode escolher a cabeceira exclusiva, combinando mais com seu estilo.

Caso você esteja procurando uma cabeceira para chamar de sua, confira nossa resenha para descobrir os preços, onde comprar e também o que avaliar para que você possa tomar a decisão certa.

Primeiro, o mais importante

  • Antes de comprar a cabeceira, verifique as especificações do produto e o espaço que você tem disponível.
  • Também é importante que a cabeceira case bem com sua cama, então confira também as especificações da cama onde pretende encaixar a cabeceira.
  • Existem cabeceiras de diferentes materiais e modelos, você pode escolher aquela que se encaixa mais com sua decoração, seu estilo e personalidade.

Você também pode gostar:

Ranking: As 7 melhores cabeceiras do mercado

Se você está procurando por uma cabeceira e está em dúvidas sobre qual o melhor modelo para seu quarto, confira nosso ranking abaixo com algumas das melhores cabeceiras do mercado.

1º – Cabeceira Paris para cama box casal – JS Móveis

A cabeceira Paris para camas box de casal, da JS Móveis, é produzida com estrutura de madeira de eucalipto, tapeçada com espuma de densidade D6 e com revestimento de corino branco, oferecendo requinte e conforto ao seu quarto.

Com 140cm de largura, 116cm de altura e 24cm de profundidade, ela pode ser acomodada sem riscar seu piso, pois possui pés de plástico reguláveis. Possui suportes com travas para manter a cabeceira firme junto da cama.

2º – Cabeceira Paris para cama box casal – Kasabela

Se você quer dar um toque de charme para seu quarto, a cabeceira Paris da Kasabela oferece conforto e praticidade, podendo ser fixada na parede com ajuda de 2 suportes, permitindo que ela se alinhe perfeitamente com a cama.

Possuindo as medidas de 140cm de largura, 60cm de altura e espessura de apenas 5cm, ela possui acabamento com acolchoado de espuma revestido de suede, além de um belíssimo capitonê com botões da mesma cor do tecido.

3º – Cabeceira com dois criados – Móveis Bom Pastor

Unindo elegância e praticidade, a cabeceira Palladium para cama de casal, da Bom Pastor, incorpora 2 criados, oferecendo ainda mais suporte para que a peça fique bem encaixada com a cama. Assim, você também pode manter alguns itens pessoais, como um livro ou o despertador.

Produzida em MDF e contando com revestimento de verniz UV, ela possui um painel regulável com duas furações, para alturas de 1,60 ou 1,40 centímetros. Tem 1,12m de altura, 2,45m de largura e profundidade de 0,35cm.

4º – Cabeceira para cama box casal ou queen – Colibri

De design rústico para tornar seu quarto ainda mais aconchegante, a cabeceira para camas box de casal ou queen Luna Malbec, da Colibri, possui sua estrutura em MDF para garantir mais resistência e durabilidade.

Ela tem um suporte para ser presa na parede, permitindo que você escolha a altura ideal de acordo com a cama. Com acabamento em verniz UV, ela tem 168,5cm de largura, 94cm de altura e apenas 7cm de profundidade.

5º – Cabeceira para cama de casal Podiun – Gelius

Se você procura obter conforto e praticidade, esse modelo para camas de casal Podiun da Gelius oferece 3 prateleiras fixas para que você possa ornamentar a cabeceira, compondo ainda melhor a decoração de seu quarto.

Produzida em MDF e MDP e com pintura e acabamentos em verniz UV, ela mede 104cm de altura, 153cm de largura e comprimento de 24cm, e pesa cerca de 19kg.

6º – Cabeceira para cama de casal London – Demobile

De ótima qualidade, a cabeceira para cama de casal London, da Demobile, possui estrutura reforçada de MDP de 12 e 15mm e pintura e acabamento em verniz UV, garantindo muito mais resistência e durabilidade ao produto.

Possuindo 1,80m de largura, 1m de altura e 0,34m de profundidade, ela ainda conta com um criado mudo com 2 gavetas com corrediças metálicas e um nicho, trazendo mais modernidade e sofisticação para seu quarto.

7º – Cabeceira para camas box de casal Clean – Simbal

A cabeceira para camas box de casal Clean, da Simbal, é produzida com materiais selecionados, como sua estrutura feita de madeira de eucalipto de reflorestamento. É estofada com 100% de poliuretano de densidade D-13 e revestida de corino.

Ela possuiu 106cm de altura, 140cm de largura, 9cm de profundidade e um espaço de 50cm para o encaixe com a cama. Seus pés também possuem sapatas plásticas para evitar riscar o chão de seu quarto.

Guia de Compra

Agora que você decidiu dar um toque de estilo ao seu quarto com uma cabeceira, deve estar em dúvida sobre como escolher um modelo perfeito para você, certo?

Então confira os principais pontos que você precisa saber antes de escolher uma cabeceira bonita e elegante para o seu quarto.

Imagem de uma garota mexendo no celular na cama de casal e cabeceira azul.

Muito mais do que oferecer conforto e comodidade, as cabeceiras são excelentes para dar um tom ainda mais elegante ao seu quarto. (Fonte: Mark Bowden / 123RF)

O que é uma cabeceira?

A cabeceira nada mais é do que uma peça de mobiliário usada em conjunto com as camas do modelo box, já que esse tipo de cama não acompanha cabeceiras embutidas.

Elas podem ser feitas de madeira, aglomerados de madeira MDF ou MDP, de ligas plásticas, metálicas ou ainda em materiais alternativos. É possível, inclusive, encontrar dicas de “faça você mesmo” para criar sua própria cabeceira.

Alguns modelos são fixados atrás ou acima da cama, enquanto outros podem ser simplesmente apoiados na parede, oferecendo um apoio confortável quando você quer se sentar para ver TV ou ler um livro em sua cama.

Além da praticidade, as cabeceiras também oferecem um toque de elegância e sofisticação para seu quarto, oferecendo juntamente com a cama um local de descanso agradável e reconfortante.

Quais as vantagens e desvantagens de ter uma cabeceira?

Mais do que apenas oferecer conforto, hoje é possível encontrar cabeceiras com funcionalidades extras, como criados, nichos e prateleiras embutidas em seu design.

Trazer estilo para o ambiente é apenas uma das vantagens. Podemos destacar ainda que existem modelos que podem ser ajustados na altura desejada. E você pode comprar uma cabeceira de acordo com seu orçamento, já que existem opções para todos os bolsos.

Vale ressaltar que alguns modelos exigem uma montagem específica, e isso pode ser uma desvantagem, já que você pode até mesmo ter que gastar para chamar um montador.

Se você está em dúvida sobre qual o melhor modelo de cabeceira, ou se você deve incorporar uma a sua cama, verifique nossa tabela abaixo sobre algumas vantagens e desvantagens que você pode encontrar nesse produto.

Vantagens
  • Oferecem mais conforto e sofisticação para seu quarto
  • Algumas podem ser fixadas na altura desejada
  • Alguns modelos oferecem criados, nichos ou prateleiras embutidas
  • Há opções para todos os bolsos
Desvantagens
  • É preciso limpá-las regularmente e de acordo com o material em seu são produzidas
  • Dependendo do tamanho e peso, podem ser difíceis de transportar
  • Modelos mais complexos podem exigir a ajuda de um montador

Quais são os tipos de cabeceira?

É possível encontrar 3 tipos principais de cabeceiras hoje no mercado. As cabeceiras de madeira, as de metal e aquelas que entram na categoria de móveis planejados.

  • Madeira: A qualidade dessa cabeceira vai depender do tipo de madeira utilizada na produção, existem diferentes tipos de materiais, então, isso pode variar muito. Elas podem ser trabalhadas, lisas, envernizadas, pintadas, ou ter outros acabamentos. O preço pode ter uma grande variação também.
  • Metal: Essas são as mais resistentes e se forem de design simples também possuem os preços mais acessíveis. É uma peça que pode ter as mais diversas cores e acabamentos.
  • Planejada: A cabeceira planejada tem a vantagem de ter sido feita exatamente para o seu espaço e sua cama, então, as medidas serão exatas. Mas para ter esse benefício você precisará pagar mais caro por isso.

Se você tem dúvidas sobre qual o melhor modelo para encaixar com sua cama e compor seu ambiente, verifique abaixo nossa tabela comparativa.

Cabeceira de madeira Cabeceira de metal Cabeceira planejada
Resistência A qualidade das cabeceiras de madeira depende do tipo de material utilizado para a produção Esses modelos costumam ser mais resistentes Quando se trata de móveis planejados, verifique com atenção o material usado para garantir sua resistência e durabilidade
Manutenção Alguns tipos de madeira necessitam de produto específicos para sua manutenção Verifique o tipo de metal utilizado para garantir que você tenha a mão os produtos necessários para sua manutenção Os móveis planejados podem requerer manutenção especializada
Preço Dependendo da madeira utilizada, o preço pode variar Esses modelos costumam ser encontrados por preços mais acessíveis Móveis planejados costumam custar um valor mais elevado

Pretendo me mudar em breve. Como posso transportar minha cabeceira?

Cabeceiras podem ser grandes e pesadas, então o transporte é uma preocupação comum, principalmente se você mora em um apartamento ou em casas que possuem escadas ou outros acessos mais complicados.

O ideal para modelos mais complexos é desmontá-lo e protegê-lo em plástico bolha, isopor ou papelão, para que você evite danos e riscos ao material da estrutura ou do revestimento acolchoado.

Também é importante verificar as especificações do produto e medir as passagens de sua casa, como portas e janelas, para ter certeza que é possível passar com a cabeceira.

No caso dos apartamentos, isso pode ser um pouco mais complicado e exigir até mesmo a contratação de um serviço de guindaste especializado para que você possa transportá-la e acomodá-la com segurança.

Quanto custa?

O preço das cabeceiras varia do estilo, do acabamento e do material em que são produzidas. É possível encontrar cabeceiras que são apenas painéis de madeira, MDF ou MDP, que custam numa faixa de R$50 até R$1.200.

Já os modelos com revestimento acolchoado podem ser encontrados no mercado numa faixa de preço entre R$100 a R$1.000. Vale lembrar que os preços mudam entre os modelos de solteiro e casal, ou caso elas possuam funcionalidades extras. Os modelos mostrados nessa resenha podem ser encontrados de R$130 a R$600.

Onde comprar?

Você pode encontrar cabeceiras em lojas especializadas em mobiliário, ou em grandes lojas de departamentos com setores dedicados a móveis em geral. Caso você queira uma cabeceira personalizada, também é possível contratar o serviço de lojas que trabalham com móveis planejados.

Na internet você pode encontrá-los em sites de comércio eletrônico como Amazon, Americanas ou Mercado Livre. Também é possível encontrar alguns modelos diretamente nas lojas virtuais ou físicas dos fabricantes. Todos os modelos mostrados nessa resenha podem ser encontrados na Amazon.com.br.

https://www.instagram.com/p/Bsq6kngFBgn/

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de cabeceira

Uma vez que você já sabe um pouco melhor sobre os modelos e funcionalidades das cabeceiras, ainda é importante observar alguns critérios específicos para fazer a melhor compra.

Observe com atenção os pontos abaixo para que você possa escolher o melhor custo/benefício para você deixar seu quarto ainda mais bonito e sua experiência ainda mais agradável.

  • Material da base
  • Material do revestimento
  • Tamanho
  • Montagem
  • Estilo
  • Funcionalidades extras
  • Limpeza

Com tantas opções, é importante analisar com atenção cada um desses pontos para não se arrepender de sua compra e para deixar suas noites de sono muito mais confortáveis.

Material da base

Hoje é possível encontrar cabeceiras produzidas em diferentes tipos de material para agradar a todo tipo de gosto e também de bolsos. Dentre os principais estão as cabeceiras de madeira, de metal e até mesmo de ligas plásticas.

Nos modelos de madeira, os materiais mais comuns e mais acessíveis são o MDF ou MDP. Se você preferir um material mais resistentes, muitas cabeceiras são feitas de madeira de reflorestamento, como o pinus ou o eucalipto.

Se você está procurando por uma cabeceira de estilo mais moderno e industrial, também é possível encontrar modelos produzidos em metais como o aço ou ferro fundido.

Material do revestimento

Embora algumas cabeceiras sejam apenas painéis para serem fixados na parede, hoje é possível encontrar vários modelos que possuem revestimento acolchoado.

Nesses casos, é importante consultar se a espuma interna é atóxica, para evitar possíveis alergias ou outros riscos a sua saúde. O revestimento em si pode ser encontrado em couro, couro sintético ou tecidos plastificados que oferecem a vantagem de serem impermeáveis.

Tamanho

Outro fator muito importante quando você for escolher a cabeceira é o tamanho. Com diferentes tipos de cama no mercado, de diferentes tamanhos, é importante conferir se você está comprando uma cabeceira que vá se encaixar perfeitamente em sua cama.

As especificações mais comuns são altura, largura e profundidade. Então, antes de comprar verifique esses números para garantir um encaixe perfeito. A altura também é importante, pois as cabeceiras podem ser usadas como encosto quando você quer sentar na cama para ver TV ou ler um bom livro.

Também é importante conferir a profundidade do produto, pois essa é a especificação que determina o espaço que você vai precisar entre a cama e a parede para fazer a fixação da cabeceira.

Montagem

A maioria dos modelos de cabeceira já vem com todos os itens necessários para montagem, como parafusos, buchas, fixadores, etc. Também é importante verificar se eles acompanham manual de instrução.

Se você não é familiarizado com a montagem de mobiliário, consulte se a loja onde você comprou o produto oferece o serviço de montadores. Especialmente para os modelos mais complexos, os fabricantes recomendam que a montagem seja feita por profissionais especializados.

Estilo

As cabeceiras não são apenas peças de mobiliário que oferecem conforto, elas também são peças decorativas elegantes que vão ajudar a dar um destaque especial para sua cama e para seu quarto.

Se você prefere uma decoração mais rústica e aconchegante, os modelos de madeira são ideias. Mas se você tem um quarto em estilo mais moderno, as cabeceiras metálicas oferecem um ar mais industrial.

Também é possível encontrar modelos personalizados para o quarto das crianças, com modelos coloridos ou temáticos, oferecendo temas como princesas, carros, super-heróis, etc.

Quando se trata de estilo, vale lembrar que não existe certo e errado, e sim o que mais te agrada, o que oferece mais conforto e que combina mais com seu estilo próprio e que combine com sua personalidade.

Imagem de quarto amplo com cama grande e cabeceira rosa.

Procure uma cabeceira que combine com o seu estilo. (Fonte: breadmaker / 123RF)

Funcionalidades extras

Mais do que oferecer conforto e elegância para seu quarto, já é possível encontrar cabeceiras com funcionalidades extras, como os modelos que oferecem prateleiras, nichos e até mesmo criados.

Essas peças foram desenvolvidas para ir além das funcionalidades normais de uma cabeceira, permitindo mais espaço e funcionalidade para que você possa guardar pequenos itens de uso pessoal, ou ainda para ajudar a compor a decoração com outros enfeites, como velas ou iluminação especial para criar um clima ainda mais agradável ao quarto.

Limpeza

O mais recomendado para a limpeza das cabeceiras é usar um pano macio umedecido com água. Se você deseja uma limpeza mais completa, o mais aconselhável é usar um sabão neutro e realizar a secagem logo após a limpeza.

Dependendo do material, como nas cabeceiras de madeira, você pode procurar por materiais de limpeza específicos para evitar danos ou manchas ao material. O recomendado é nunca deixar a cabeceira exposta diretamente a luz solar ou exposta a umidade, pois esses fatores diminuem a vida útil do móvel.

(Fonte da imagem destacada: stevepb / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Rebecca Assis
Redatora e psicóloga, é uma entusiasta de gadgets, jogos e utilidades. Adora escrever e experimentar inovações que podem tornar a vida mais prática.