Diversos cabides de plástico com roupas penduradas e enfileiradas.

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil para saber todas as melhores informações que ensinam como escolher cabide. Você quer comprar o produto para organizar melhor seu guarda-roupas ou sua loja? Então está no lugar certo!

De longe até parece que os cabides são todos iguais. Só que existem muitas diferenças entre as diversas versões. A partir do momento que você conhece algumas características dos melhores modelos, fica mais fácil fazer uma compra perfeita.

Quais os principais tipos de cabide? Em que prestar atenção antes de comprar? Como comparar as melhores ofertas no mercado? Tudo isto e muito mais você acompanha na leitura do Guia de Compras de cabide.

Primeiro, o mais importante

  • Os cabides comuns de plástico ou madeira servem para o uso no guarda-roupas, basta pendurar sem necessidade de instalar nada.
  • Cabide com ganchos suspensos exige o uso de parafusos para instalar em diferentes partes do escritório ou da casa.
  • Há certas versões nas quais você pode pendurar até 5 roupas em apenas uma unidade de cabide.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 5 melhores modelos de cabide

Cada pessoa possui os próprios critérios quando analisa a qualidade dos cabides nas lojas. Mas, no mercado existem as produções mais vendidas e elogiadas pelo público geral. Quer saber quais são elas? Veja a lista:

1° – Cabide de plástico Poplar

O cabide Poplar é popular pelos baixos custos. Esta versão possui um tom escuro com plástico reforçado na composição para durar diversos anos sem apresentar problemas.

Seja nas lojas ou no guarda-roupas da sua casa, você deve usar este cabide para colocar as camisas ou camisetas mais leves e até coisas pesadas. Este é um produto que pesa 25 gramas a unidade.

2° – Cabide 5 ganchos Ordene

O legal do cabide é que você não precisa de um guarda-roupas para usar. Instale este produto em diferentes partes da casa com uso de parafusos que acompanham a embalagem.

Esta é uma versão ideal aos apartamentos pequenos já que não ocupa muito espaço. No produto dá para pendurar até 5 peças de roupas.

3° – Cabide 4 ganchos Ordene

A versão de 4 ganchos é mais compacta. Muitas pessoas utilizam a produção para instalar atrás das portas ou nos espaços mínimos da casa e do escritório.

Vale destacar a ponta de cerâmica é perfeita para não gerar danos nos tecidos das roupas. Esta é uma versão que pesa 350 gramas e serve para pendurar vestuários leves!

4° – Cabide de madeira Etna

Com este robusto cabide de madeira você pode pendurar roupas mais pesadas como casacos ou ternos. Esta versão se destaca por ser resistente e aguentar vestuários pesados que não podem ser amassados.

O modelo pesa apenas 23 gramas por unidade e apresenta um tamanho de 44 centímetros.

5° – Cabide Adoleta Bebê

Se você está pensando em montar um completo quarto de bebê é recomendável comprar este cabide. Ele possui um perfeito encaixe para calças, macacão e roupas em geral.

Destaque para as curvas arredondadas e decoradas do produto que servem para evitar marcações nas roupinhas. A versão também tem utilidade como um lindo detalhe decorativo de quartos infantis.

Guia de Compra

Já chega de ter roupas amarrotadas na loja pela falta de cabides decentes, certo? Ou ainda um guarda-roupa desorganizado! Vamos conhecer agora as informações que ajudarão você a ter menos custos e mais benefícios na compra do produto.

Siga conosco nesse Guia de Compra e saiba fazer as melhores escolhas na compra de cabides novos.

Uma mulher segurando uma camiseta que tem cabide de madeira em uma seção de uma loja de departamentos.

Aprenda a comprar cabides que valorizam roupas e evitam os amassados. (Fonte: Alterfines / Pixabay)

O que é o cabide?

Também conhecido por outros nomes como ombreira ou cruzeta, o cabide se trata de um acessório indispensável para pendurar roupas de diferentes pesos. Seu uso é popular nas casas, nos escritórios e em lojas que vendem vestuário.

O produto é composto por uma parte que serve para pendurar em guarda-roupas ou paredes e outra parte com objetivo de você colocar as roupas dobradas.

Existem dois formatos tradicionais: cabide interno para guarda-roupas ou lojas e cabide externo suspenso com diversos ganchos.

Para que serve um cabide?

O uso do cabide é indispensável para as roupas limpas não ficarem amarrotadas. Só que tal acessório tem ainda mais importância no caso dos comércios de roupas.

Nas lojas os comerciantes podem colocar diversas roupas em amostra penduradas nos cabides que estão fixos no suporte. Graças a este acessório centenas de roupas são organizadas em espaços pequenos.

De certa forma o cabide ajuda até os consumidores. Por exemplo, ao segurarem o cabide, clientes analisam a roupa ou levam ela até os provadores. Muitas lojas personalizam os cabides com emblemas de marcas para fortalecer a decoração.

Roupas penduradas com cabides de madeira em uma arara suspensa.

O cabide além de útil, auxilia na decoração. (Fonte: StockSnap/ Pixabay)

Existem diversos tons de cabides: amadeirado, transparente, preto, branco, amarelo, verde, laranja, entre outros. O cabide além de um suporte também serve como complemento para a decoração de ambientes interiores.

No uso residencial os cabides são usados em armários, closets ou paredes mais como objeto para evitar amassados nas peças. As mangas de uma camiseta longa também não ficam amassadas por causa do uso de cabide.

Como usar o cabide?

O uso dos cabides se relaciona de forma principal com o tipo de peça que deve ser guardada. Por exemplo, no caso de calça jeans o recomendado é dobrar e depois pendurar em um cabide que possui haste curta, assegurando o uso de menos espaço no guarda-roupas.

Já no caso de saia vale a pena juntar 5 ou mais peças com cores semelhantes em apenas 1 cabide. Desta forma é mais fácil encontrar a cor que você deseja para usar no dia ou de noite.

Considerando as bermudas, além de separar por cores, se recomenda a utilização de 5 unidades, no máximo, juntas em um cabide. Elas precisam ser do mesmo tipo de tecido.

Para pendurar a sua coleção de camisetas ou camisas vale a pena comprar kits de cabides que possuem 10 unidades. Cada uma destas roupas precisa estar pendurada em apenas um cabide.

Camisas de botão penduradas com cabides em uma arara de ferro.

As camisas devem ser penduradas individualmente. (Fonte: jarmoluk / Pixabay)

No caso de pendurar conjuntos, ternos e tailleurs é recomendável usar um cabide que tenha uma composição mais sólida. Dá até para colocar a capa por cima do cabide que tem a roupa pesada.

E para guardar jaquetas ou casacos vale a pena comprar as versões de cabides com protetores de ombreiras, também conhecidos como cabides anatômicos. Algumas produções anatômicas de plástico possuem as ombreiras removíveis.

É possível até guardar diversos cintos enrolados em um cabide. No caso de pendurar gravata vale mais usar os cabides que possuem hastes laterais de dois centímetros para assegurar a ausência de amassados.

Quais as vantagens do cabide?

Não pense você que basta comprar qualquer cabide para apenas ter vantagens no uso do produto. Existem alguns aspectos negativos que os consumidores precisam conhecer mais de perto.

Ao começar a descrever o lado positivo é possível notar com certa facilidade que os cabides dos mais diversos tipos custam preços baixos. Isto quer dizer que gastando pouco dinheiro dá para deixar as roupas organizadas e sem amassados.

As diferentes versões de cabide atendem vários públicos. Por exemplo, os cabides com 1 gancho na parte superior servem para pendurar no guarda-roupas, já as versões que possuem diversos ganchos são ótimas para instalar em paredes e ocupar menos espaço.

Cabide é um produto leve e compacto, simples de levar para diferentes locais. Este acessório tem tantas cores e materiais disponíveis que até os decoradores aproveitam para usá-lo nas composições de diferentes propostas decorativas.

Agora, vamos falar de algumas desvantagens. Há baixa resistência, de modo que quando você pendura muitas roupas em apenas uma unidade acaba arrebentando ou alargando o cabide.

Os cabides de instalar na parede exigem o uso de parafusos e uma instalação um pouco complicada. As versões com prendedores, muito utilizadas nas lojas, custam preços superiores.

Existem diversas produções cromadas, só que com pouco tempo de uso elas se tornam desbotadas e menos brilhantes. Também é preciso limpar o cabide de forma constante porque ele acumula pó facilmente.

Vantagens
  • Preços baixos
  • Diferentes versões para atender diversos públicos
  • Leve e compacto
  • Diferentes cores
  • Diferentes materiais
Desvantagens
  • Baixa resistência
  • Algumas versões exigem a instalação com parafusos
  • Estruturas cromadas podem desbotar rápido
  • Requer limpeza constante

Quais os diferentes tipos de cabide?

Existem diferentes tipos de materiais para a composição dos cabides. Na hora de comprar você deve optar por uma das três edições mais populares ao uso residencial ou comercial: cabide de plástico, de madeira e cromado.

Quer saber qual dos tipos de cabide você deve escolher? Então veja as definições de cada um a seguir:

Cabide de plástico

Este cabide é muito utilizado para pendurar roupas leves como bermudas ou camisetas, embora também sirva nos vestuários pesados. Ele possui uma resistência baixa, já que qualquer criança travessa pode dobrar e quebrar o produto sem dificuldades.

As versões de cabides de plástico são populares pelos baixos preços e por serem vendidas em kits com 10 ou mais unidades. É um produto flexível, de modo que você pode levar o modelo para diferentes locais sem problemas.

Cabides de plástico com roupas penduradas.

Cabides de plástico são os mais populares no mercado. (Fonte: satina / 123RF)

Cabide de madeira

Os cabides de madeira são mais adequados para pendurar roupas pesadas como ternos, por exemplo. Muitas pessoas utilizam estas versões para colocar diversas saias ou bermudas.

Um dos problemas no uso do cabide de madeira é que se ele não for higienizado com certa frequência pode atrair cupins. Isto gera resultados terríveis caso o guarda-roupas também tenha uma composição madeirada.

Assim como nas versões de plásticos é possível colocar prendedores nos cabides de madeira para facilitar o armazenamento das peças nos suportes de lojas ou guarda-roupas.

Outra semelhança com a produção de plástico está na presença de um gancho para pendurar no guarda-roupas. Também há versões externas, para instalar fora do guarda-roupas, que possuem 4 ou mais ganchos.

Um cabide de madeira com quatro ganchos.

Cabide externo de madeira com quatro ganchos de aço pode ser usado para decorações rústicas. (Fonte: RivieraWood / Pixabay)

Cabide cromado

Conhecidos por serem mais resistentes, os cabides cromados estão presentes em duas versões. Uma delas tem o formato e as vantagens semelhantes dos cabides de plástico ou de madeira para guarda-roupas.

A outra versão é a de fixar na parede com parafusos ou cola adesiva (conhecida como cabide externo), muito popular em escritórios ou apartamentos pequenos sem espaço para instalar guarda-roupas grandes.

Um chaveiro cromado personalizado na forma de dois pássaros e um galho.

Cabides cromados externos também servem para pendurar chaves. (Fonte: Agzam / Pixabay)

Considerando a versão cromada instalável fora de guarda-roupas o cabide pode ter de 1 a até 7 ganchos para pendurar diferentes peças. Estas produções não aceitam prendedores como nos cabides que servem para usar no guarda-roupas.

Por ter uma estrutura de metal, o cabide tem chances de ficar enferrujado se não for limpado de modo frequente. As estruturas instaláveis na parede não podem ser levadas para outros locais como no caso das versões para guarda-roupas.

Para compreender mais ao certo as diferenças dos cabides populares, analise a tabela abaixo:

Cabide de plástico Cabide de madeira Cabide cromado
Resistência Baixa Alta Média
Ataque de cupins Não Sim Não
Ferrugem Não Não Sim
Preço Baixo Médio De baixo a até alto
Prendedores Sim Sim Sim ou não
Flexibilidade Muita Muita Muita ou pouca
Locais de utilização Guarda-roupas ou lojas Guarda-roupas Fora do guarda roupas, em casas, escritórios ou lojas
Número de ganchos 1 unidade De 1 a 5 unidades De 1 a 7 unidades
Números de unidades nos kits 10 ou mais 5 ou mais No máximo 3 unidades

Quanto custa?

Em termos gerais os cabides podem custar de R$ 1 a até R$ 200. As estruturas cromadas para pendurar na parede são mais custosas, assim como versões de plástico que possuem bordas arredondadas e personalizadas.

Ao considerar as versões mais populares podemos dizer que a campeã dos preços baixos está na produção composta por arame. Estruturas que possuem plástico sem nenhum acabamento especial às vezes custam pouco.

Na precificação média estão os cabides de madeira. Eles ficam mais caros na medida que a madeira é de troncos nobres e resistente a fungos. Produtos com revestimento de veludo são valiosos.

Onde comprar?

Lojas Americanas, Leroy Merlin, Kalunga, Magazine Luiza e Extra são pontos de vendas repletos de cabides de plástico ou cromados. Nas lojas físicas não é possível encontrar muitas versões de cabides de madeira.

Por outro lado, independente do material dos cabides, você acha uma ampla diversidade de escolhas nas compras online. Amazon Brasil e Submarino são pontos de vendas na internet.

foco

Cabides são produtos que acumulam pó com facilidade. É recomendável fazer a limpeza do acessório pelo menos uma vez por mês. Use apenas um pouco de água e pano limpo para limpar.

Critérios de compra: Fatores para comparar as ofertas de cabide

Para fazer a melhor escolha, você deve considerar os fatores abaixo para comparar ofertas de cabide no mercado:

  • Tipo
  • Peso
  • Tamanho
  • Material
  • Kits
  • Cores
  • Prendedores

Aprenda um pouco mais destes critérios na leitura abaixo.

Tipo

Não se esqueça de que existem dois tipos de formatos de cabide e você deve escolher conforme as suas necessidades: cabides internos ou cabides externos.

Os cabides internos servem para colocar no guarda-roupas, só que algumas lojas também têm cabides deste tipo em suportes para dezenas de roupas leves ou pesadas.

Já o cabide externo se trata do produto para usar sempre fora do guarda-roupas, ao pendurar em uma parede da casa ou no escritório. Em geral estas versões são cromadas e possuem até 7 ganchos para pendurar coisas leves ocupando pouco espaço.

11 cabides cromados enfileirados.

Também há versões de cabides externos compostas por materiais cromados. (Fonte: MartinaMang / Pixabay)

Peso

O peso do cabide pode ir de 20 gramas a até 100 gramas ou um pouco mais por unidade. As versões de madeira são pesadas, embora sejam resistentes para guardar diversas roupas ao mesmo tempo.

As estruturas leves demais podem alargar com facilidade caso estejam com excesso de roupas pesadas. No caso dos cabides externos, a estrutura pode até cair da parede por causa do excesso de peso, sendo necessário uma nova instalação.

Tamanho

Você já parou para medir o tamanho do guarda-roupas ou da parede antes de comprar o seu cabide? Saiba que às vezes a gente compra uma versão muito grande e acaba tendo problemas no final das contas.

O tamanho da roupa também deve ser considerado. Vestuários grandes exigem cabides maiores, já os conjuntos menores ficam melhor nos cabides pequenos.

Existem diferentes tamanhos de cabides e você deve prestar atenção na escolha de uma produção que possui as dimensões certas.

Cabides alinhados com roupas penduradas em arara.

Embora muita gente não se atente para isso, verificar o tamanho do cabide é fundamental. (Fonte: OrnaW / Pixabay)

Material

Não se esqueça da importante regra do material ao comprar cabide! Para realizar a compra de cabides com objetivo de pendurar tecidos pesado é recomendado usar o modelo de madeira ou a versão de plástico com pontas arredondadas.

Com objetivo de pendurar roupas leves vale a pena comprar os cabides externos cromados, destes que a gente instala com parafusos atrás das portas.

Kits

Use os números ao seu favor. Se você precisa comprar diversos cabides aproveite os kits que possuem de 10 a até 100 unidades ou mais. Ao comprar estes pacotes você pagará muito mais barato do que se adquirir cada uma das peças separadas.

Os cabides de plástico são populares em kits já que têm flexibilidade para serem usados em diferentes peças. Também é possível encontrar promoções do tipo para a compra de diversos cabides externos cromados de uma vez só.

Diversos cabides de madeira.

Compre kits com diversos cabides e economize. (Fonte: fotoerich / Pixabay)

Cores

As versões de plástico levam mais vantagem nas cores. Elas também possibilitam que lojistas coloquem o emblema da loja para personalizar a decoração. Existem muitos tons diferentes para cabides e você pode decorar sua loja ou guarda-roupa com a cor que preferir.

No caso dos cabides internos e cromados a tampa nos diversos ganchos pode ter cores de diferentes tons, já que ela é composta por plástico.

Prendedores

Para ter mais segurança e evitar a queda acidental das roupas você pode pagar preços superiores na compra dos cabides com prendedores. O cabide com prendedor se torna mais prático e versátil, já que serve para as mais variadas peças de roupa.

Dezenas de roupas penduradas nos cabides com prendedores em uma loja.

Cabides cromados com prendedores. (Fonte: meineresterampe / Pixabay)

Dá até para comprar primeiro o cabide e depois os prendedores de modo separado. Só que sai mais barato no final das contas adquirir as promoções que já vêm com os dois itens juntos.

(Fonte da imagem destacada: angelsover / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Os redatores do portal REVIEWBOX pesquisam e escrevem artigos informativos de alta qualidade sobre os mais variados produtos e assuntos.