Imagem de um cabo de fibra óptica.
Ultima atualização: 24 de novembro de 2019

Como escolhemos

10Produtos analisados

18Horas investidas

3Estudos avaliados

73Comentários coletados

A internet fibra óptica oferece uma série de vantagens como conexão estável e veloz, segurança de dados, integração entre sistemas e menor investimento em manutenção. Para aproveitar esses benefícios, você precisa investir em um cabo de fibra óptica compatível com suas necessidades.

Conheça mais sobre a tecnologia neste artigo do ReviewBox Brasil.




Primeiro, o mais importante

  • O cabo de fibra óptica é composto por filamentos de vidro ou sílica que atuam como condutores de sinais ópticos, que carregam milhares de informações digitais por longas distâncias.
  • O cabo de fibra óptica pode ser monomodo ou multimodo. Em alguns casos é necessário utilizar os dois tipos de cabeamento em uma mesma rede de internet.
  • Embora o custo do cabo de fibra óptica seja superior quando comparado com cabeamento de cobre ou metal, se você analisar o custo total – da instalação à manutenção – notará que essa é a opção mais econômica.

    Você também pode gostar
    :
  • Cabo de rede: Como escolher o melhor cabo rj45 de 2020
  • Cabo óptico: Como escolher o melhor em 2020
  • Roteador: Como escolher o melhor para você em 2020

Melhores cabos de fibra óptica: Nossas recomendações

Preparamos uma lista com os melhores modelos de cabo de fibra óptica à venda. Aproveite para conhecer um pouco mais sobre as funcionalidades deste hardware e avalie os recursos técnicos de cada modelo.

Uma solução para instalações internas de curta distância

Este cabo de fibra óptica é projetado para aplicações de ethernet. Este modelo é multimodo, ou seja, transmite vários sinais ópticos ao mesmo tempo. O cabo é do tipo LSZH, ideal para ambientes com grande circulação de pessoas. Este cabo mede 20m.

A melhor opção de cabo autossustentado

O cabo e fibra óptica autossustentado da Multilaser é ideal para aplicações empresariais de longa distância. O cabo contém fibras plásticas monomodo. O cabo em polietileno de alta densidade é resistente à umidade e raios ultravioletas.

Guia de Compra

A busca por conexão com internet rápida, estável e segura aumenta a cada dia. Nesse sentido, a rede de internet fibra óptica demonstra ser a melhor opção do mercado. Para usufruir desse tipo de conexão, você precisa de um cabo de fibra óptica.

Contudo existem diferentes tipos de cabos de fibra óptica. Para conhecer esses diferentes modelos e suas respectivas aplicações, continue lendo este Guia de Compra.

Imagem de uma mulher utilizando um notebook.

O cabo de fibra óptica é essencial para usufruir desta tecnologia. (Fonte: Fauxels/ Pexels.com)

O que é e para que serve um cabo de fibra óptica?

O cabo de fibra óptica é responsável pelo funcionamento da internet fibra ótica. Este hardware é formado por núcleo, interface e capa protetora.

O núcleo carrega os filamentos de vidro ou sílica. Ao redor desses filamentos, encontra-se uma camada reflexiva que faz com que os pulsos ópticos que atravessam o cabo sejam refletidos internamente, minimizando possíveis interferências e falhas de transmissão.

A capa protetora é um revestimento que preserva a fibra óptica. O cabo é protegido de ruídos ou interferências eletromagnéticas, pois é composto por materiais dielétricos que não transmitem pulsos elétricos.

Imagem de um cabo de fibra óptica.

O cabo de fibra óptica carrega filamentos da espessura de um fio de cabelo. (Fonte: Wklzzz/123RF.com)

Como funciona um cabo de fibra óptica?

O cabo de fibra óptica utiliza tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Network) que utiliza pulsos ópticos de laser ou LED que viajam pelos filamentos e transmitem dados em alta velocidade.

O cabo de fibra óptica possibilita a transmissão e tráfego de dados na ordem do terabyte. Porém para que haja transmissão de dados, é necessário utilizar um equipamento chamado conversor de mídia.

Quais são as vantagens do cabo de fibra óptica ?

Você sabe quais fatores tornam a fibra óptica a melhor opção em transmissão de dados atualmente? Conheça-os abaixo:

  • Maior capacidade de transmissão: Através da rede de fibra óptica, um sistema de comunicação possuirá uma maior largura de banda e capacidade de transmissão de dados em uma velocidade de até 1,6Tb/s.
  • Conexão mais veloz: A velocidade da internet é fundamental para a conclusão de trabalhos. O cabo de fibra óptica fornece internet rápida e estável.
  • Maior potência de sinal: Com a rede de internet estabelecida por cabeamento de fibra óptica, a força do sinal de internet não diminuirá tão facilmente se você estiver longe do roteador.
  • Transmissões mais seguras: A única maneira de interromper a transmissão da internet fibra óptica é cortando o cabo, ou seja, o cabo de fibra óptica protege o acesso aos dados.
  • Latência menor: Latência indica o atraso do sinal de internet em percorrer a rede de um ponto ao outro. O cabo de fibra óptica não enfrenta este problema, proporcionando uma experiência muito melhor ao usuário.
  • Proteção a interferência eletromagnéticas: Os sinais ópticos não desaparecem devido a interferência, pois os dados são transmitidos através da luz, não de correntes elétricas.
  • Facilidade de instalação: Os cabos de fibra óptica são fáceis de instalar, pois são menores e mais flexíveis, e não carecem de uma infraestrutura própria – podem dividir espaço com instalações presentes no ambiente.

Conheça todas as vantagens deste hardware na tabela abaixo:

Vantagens
  • Experiência superior de velocidade, estabilidade e segurança para navegar na internet
  • Suporta vários dispositivos conectados à rede ao mesmo tempo
  • O cabo de fibra óptica é mais leve e flexível
  • Exige pouca manutenção
Desvantagens
  • Possui custo elevado
  • O cabo de fibra óptico com filamentos plásticos não transmite sinais ópticos em infravermelho

Quais são os significados das siglas que identificam um cabo de fibra óptica?

Você precisa entender as siglas utilizadas pela Anatel para identificar um cabo de fibra óptica. O hardware pode ser identificado pelas siglas CFOAC ou CFOI – cabo de fibra óptica para uso interno – seguidas por uma das seguintes letras: X, W, Z, CA e K.

  • X é o tipo de fibra óptica.
  • W + CM (compacto metálico) ou CD (compacto dielétrico).
  • Z é o número de fibras ópticas que compõem o cabo.
  • CA é a classe de atrito, sendo CO convencional e AR atrito reduzido.
  • K é o grau de proteção.

Outras siglas importantes são SM – Single Mode – que indica uma fibra monomodo e MM – Multi Mode – indica fibra multimodo.

Critérios de compra: Como comparar os tipos de cabo de fibra óptica

Escolher o cabo de fibra óptica adequado é essencial para garantir o sucesso da implementação e a segurança da infraestrutura existente. Para isso, no momento da compra, analise as seguintes características:

Siga essas dicas e escolha o melhor cabo de fibra óptica para sua residência ou empresa. Depois é só aproveitar a internet na velocidade da luz.

Cabo multimodo ou monomodo

Quando falamos em cabo de fibra óptica, nos referimos a dois modelos de cabos distintos: Monomodo e Multimodo. Ambos possuem estruturas similares, mas existem grandes diferenças no quesito eficiência.

  • Fibra Monomodo: É adequada para aplicações que envolvam grandes distâncias – por isso requere conectores de maior precisão e dispositivos de alto custo. Nesse tipo de cabo, os pulsos ópticos possuem apenas um modo de propagação, ou seja, a luz percorre apenas um caminho.
  • Fibra Multimodo: É classificada conforme o desempenho: OM1, OM2, OM3, OM4 e OM5. A fibra multimodo possui núcleo maior, de modo que os pulsos ópticos possuem vários caminhos de propagação. Esse tipo de cabo é utilizado para conexões de curta distância.

O sistema de cabo de fibra óptica Multimodo continua sendo a solução de cabeamento mais econômica para aplicações empresariais. Este modelo também oferece custos mais baixos para transceptores, conectores e instalação.

Cabo Monomodo Cabo Multimodo
Estrutura Cabo mais espesso, com menor interferência de luz e maior integridade de dados Cabo flexível e maleável
Sinais ópticos Permite o uso de apenas um sinal óptico por vez Transmite vários feixes de luz ao mesmo tempo
Ideal para... Instalações externas de longa distância Instalações internas de curta distância
Fonte de sinal Luz infravermelha à laser Luz de LED
Alcance para cabeamento estruturado 4km 2Km

Em alguns casos, é necessários fazer uso desses dois tipos de cabeamento em uma mesma rede de internet. Para fazer essa integração é preciso utilizar um dispositivo de fusão de fibra, que é capaz de realizar emendas sem deixar brechas que poderiam comprometer a qualidade do tráfego de dados

Cabo de fibra óptica LSZH ou COG

O cabo de fibra óptica COG geralmente utilizado em instalações verticais. Sua aplicação é bastante variada, mas geralmente é em prédios comerciais.

Imagem de pessoas trabalhando.

O cabo COG é de uso geral. (Fonte: Fauxels/ Pexels.com)

Também indicado a aplicações verticais, o cabo de fibra óptica LSZH – ou Low Smoke Zero Halogen – foi desenvolvido para proporcionar maior segurança às pessoas em caso de incêndio – esse cabo gera pouca ou nenhuma fumaça.

Este tipo de cabo não só é recomendado, como é exigido em locais com grande circulação de pessoas, como centros comerciais e casas noturnas.

Versão dielétrica ou metálica

O cabo de fibra óptica pode ser encontrado nas versões dielétrica e metálica. O cabo metálico, como o nome indica, possui metal em sua composição, seja para proteção ou tração do cabo, portanto não deve dividir espaço com cabos elétricos.

O cabo dielétrico é constituído de materiais que não conduzem energia elétrica, por isso pode compartilhar espaço com cabos elétricos.

Fibra de vidro ou de plástico

O cabo de fibra óptica é composto por filamentos de vidro ou plástico (sílica). Conheça as diferenças entre essas duas apresentações e escolha a tecnologia ideal de acordo com sua aplicação.

Filamentos de plástico Filamentos de vidro
Diferencial Menor atenuação do sinal óptico Transmite luz visível ou infravermelha
Vantagens É mais flexível e resistente Resiste a umidade
Desvantagens Requer uma fonte de luz visível Alguns filamentos podem quebrar quando submetidos a flexão intensa ou contínua
Pode ser cortada no comprimento adequado? Sim
Custo Mais baixo Mais alto

(Fonte da imagem destacada: Wklzzz / 123RF.com )

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.