Dois cabos de rede azul.
Ultima atualização: 1 de novembro de 2019

Como escolhemos

11Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

83Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil para desvendar todos os detalhes sobre como escolher cabo de rede. Encontrar as ofertas com menos custos e mais benefícios é mais fácil após você ler este Guia de Compras completo.

Cabos de redes estão disponíveis em diferentes preços, tamanhos e formatos. Existem algumas versões que servem para câmeras de segurança. Já outras funcionam melhor na instalação em redes de computadores em uma velocidade superior.

Quais os tipos de cabo de rede? Onde comprar? Há uma média de preço? No que prestar atenção antes de comprar? Veja as respostas destas e de outras perguntas a seguir.




Primeiro, o mais importante

  • Cabo de rede CAT5 é utilizado para redes domésticas ou de empresas pequenas e custa preços mais baratos.
  • Cabos CAT6e são potentes ao ponto de transmitir na velocidade de 10 gigas, ideais para empresas de tecnologia.
  • O tamanho do cabo de rede interfere na velocidade dos dados transmitidos.

Você também pode gostar:

Os melhores cabos de rede: Nossas escolhas

Embora esta não seja uma regra sem exceção, vale a pena comprar cabo de rede de marcas confiáveis, principalmente aquelas que duram bastante tempo sem apresentar problemas. Os detalhes técnicos deste tipo de produto você encontra na lista com os cabos de rede mais populares por causa da qualidade.

Para instalação em ambientes menores

O clássico cabo de rede de cor azul tem tamanho de 10 metros, na medida certa para instalações em ambientes menores. Esta versão pesa apenas 300 gramas, no peso certo para ser resistente e ao mesmo tempo flexível. Vale destacar que a borda do cabo de rede é reforçada para garantir uma longa durabilidade com funcionamento perfeito.

Um cabo acobreado e resistente

Este é um produto acobreado e resistente contra as interferências de sinais. A produção segue rigorosas normas de segurança nacionais e internacionais para garantir um elevado padrão de velocidade na transmissão de dados. Os fios interiores são torcidos e isolados duplamente, o que garante uma melhora significativa em termos de performance. O modelo tem 330 metros!

Para projetos em grande escala

Com tamanho de 300 metros o cabo de rede na cor preta é útil para projetos em grande escala. No revestimento existe PVC, que é um material resistente a incêndios. Esta produção é robusta o suficiente para garantir a integridade das redes. Escolha interessante para instalar nos sistemas de vídeo e áudio no padrão TCP IP – que é uma combinação de protocolos de comunicação de computadores em rede.

Uma opção com qualidade na transmissão dos dados

Esta opção tem preços baixos e oferece uma estrutura preparada para assegurar a qualidade na transmissão de dados em alta velocidade. O produto possui cor branca e 300 metros. O cabo de rede funciona de um modo durável quando utilizado em redes de computadores ou sistemas de segurança. Na versão há alumínio revestido por cobre!

Guia de Compra

A cada dia aumenta a tendência de empresas se preocuparem com a transmissão de dados ao ponto de investirem até na compra de cabo de rede dedicado. Talvez este seja seu caso!

Veja agora um guia de compras que demonstra informações importantes para você considerar antes de comprar cabo de rede.

Uma mão conectando cabos de rede em uma central.

Aprenda a comprar o melhor cabo de rede para transmitir dados em alta velocidade e assegurar a qualidade até nas operações que envolvem inteligência artificial. (Fonte: wklzzz / 123RF)

O que é o cabo de rede?

Conhecido também como “cabo azul”, o cabo de rede é um produto que se deve usar para ligar e conectar computadores ou outros dispositivos em uma única rede.

Não existem cabos de redes apenas com cor azul. Só que os tons azulados são mais comuns para esta produção. Além do uso em computadores, cabos de redes também servem como acessórios indispensáveis para instalar redes de câmeras de segurança.

É importante usar cabos de redes com cores diferentes em locais que possuem mais de uma rede. Desta forma fica mais fácil organizar e identificar as máquinas de determinado setor que estão conectadas para certo tipo de tarefa.

Cabos de rede coloridos alinhados um ao lado do outro.

O cabo de internet azul é o mais comum, mas existem outras cores. (Fonte: fotofixautomat / Pixabay)

No mercado é possível encontrar uma ampla variação de cabos de rede que variam conforme classificações e categorias. Uma das características mais importantes do produto está na blindagem.

Quanto mais blindagem existe melhor é a resistência do modelo contra interferências eletromagnéticas, incêndios, produtos químicos, entre outros perigos.

A velocidade na transmissão de dados e a qualidade dos sinais em geral são dois aspectos que podem sofrer interferência se o cabo foi maior ou menor do que o recomendado.

Em geral, não é indicado usar cabos de rede muito longos sem necessidade.

Grande parte das redes de microempresas funciona com velocidade de 1.000mbts (megabit por segundo). As empresas maiores ou que trabalham de modo específico com tecnologia devem optar por cabos de mais capacidade.

Uma regra é certa: Quanto mais capacidade existe no cabo de rede maior é o preço do metro quadrado.

O vídeo a seguir mostra como fazer uma crimpagem de cabo de rede, conectando o cabo e montando uma rede:

Quais as vantagens e desvantagens do cabo de rede?

Com as redes sem fios em alta você acha que existem mais vantagens ou desvantagens no uso dos cabos para redes com fio? Esta é uma pergunta muito frequente entre empresas de todos os portes.

Ao considerar as vantagens do cabo de rede logo de início temos que destacar o desempenho. As redes com cabos potentes podem oferecer mais velocidade na transmissão de dados entre computadores conectados do que a rede sem fio.

Paulo Henrique Alkmin da CostaEspecialista em redes de computador

"A ideia por trás de uma rede de computadores é fazer com que eles se comuniquem, possibilitando a troca de informações."

Outro ponto positivo para redes domésticas ou pequenas empresas é que existem cabos de redes a preços promocionais, em diferentes tamanhos, até os muito pequenos com poucos metros de comprimento.

A segurança também significa um ponto positivo, já que o cabo pode ser a única ligação direta da rede com um servidor físico. Realizar o armazenamento destas informações é mais seguro do que armazenar online e correr os riscos dos perigos das redes sem fio.

Como desvantagem em destaque podemos considerar o indispensável uso dos próprios cabos. Eles ocupam certos espaços e as versões mais robustas podem custar muito caro por metro quadrado.

Cabo de rede azul fazendo sombra em fundo branco.

Mesmo com a rede sem fio, ainda existem muitas vantagens em usar o cabo rj45. (Fonte: ElasticComputeFarm / Pixabay)

Necessidade de repor roteador, interferência estática de outros aparelhos, rompimento de fios internos, todos estes são apenas alguns dos problemas que podem impossibilitar o funcionamento do cabo de rede.

Após certo tempo de uso os cabos perdem um pouco da efetividade. Isto gera gastos com manutenção nos produtos ou até a necessidade de substituir por um cabo mais potente.

Outra desvantagem ocorre se uma empresa precisa ampliar a rede. Para economizar muitos gestores permitem conectar novos cabos na estrutura antiga, o que no final das contas gera uma verdadeira coleção confusa de fios desorganizados em redes longas.

O resumo dos prós e contras de usar este produto você observa a seguir:

Vantagens
  • Oferece mais desempenho do que redes sem fio
  • Há versões baratas
  • Disponível em tamanhos diferentes
  • Conexão mais segura
  • Uma única conexão para o servidor
Desvantagens
  • Utilização de cabos
  • Versões com mais blindagens e que suportam bastante mbts têm preços altos
  • Há gastos com manutenção
  • Pode falhar por diferentes razões
  • A ampliação da rede é complicada

Quais os tipos de cabo de rede?

Existem algumas diferenças entre os modelos que você precisa conhecer para ter a melhor experiência de compras. Nesta seção veja quais versões atendem melhor às suas necessidades.

Os principais tipos de cabo de rede que você acha no mercado são CAT5, CAT5e, CAT6 e CAT6e. A seguir compreenda melhor definição de cada uma destas versões:

  • Cabo de rede CAT5: Este tipo de cabo possui um comprimento que se estende a até no máximo 100 metros e suporta velocidades equivalentes a 100mbts. Com objetivo de receber ou enviar dados os cabos possuem na parte interna 4 fios divididos em 2 pares.
    É importante destacar que este padrão é o mais utilizado na grande parte das redes domésticas ao redor mundo.
  • Cabo de rede CAT5e: O padrão CAT5e transmite dados em velocidade de 350mbts. Este produto possui um tamanho de 100 metros de comprimento, em média. Só que para executar a rede com padrão Gigabit Ethernet é preciso usar a versão de cabo de 50 metros.
    O cabo de rede CAT5e tem um formato de 8 fios organizados em 4 pares. Editar fotos, digitar documentos, trocar arquivos, assistir vídeo e acessar internet, se estas são as suas necessidades a melhor escolha pode ser usar cabo CAT5e.
  • Cabo de rede CAT6: Este é um cabo com mais capacidade de transmitir dados em uma frequência superior. Esta versão possui 6 fios grossos, tornando o produto menos flexível do que os cabos CAT5.
    O cabo de rede CAT6 tem uma blindagem mais poderosa capaz de reduzir a interferência de sinal e diminuir os níveis de ruídos. Com o poderoso cabo você pode transmitir dados em 1000mbts.
    Normalmente estes modelos possuem um comprimento de 100 metros. Até há como ter velocidades superiores, desde que você use uma produção CAT6 de 50 metros.
  • Cabo de rede CAT6e: O cabo de rede CAT6e turbina a frequência de transferências e transmissões. Este padrão tem um comprimento de 100 metros e trabalha com velocidade de 10 gigas.

Analise a diferença entre os 4 principais padrões de cabo de rede na tabela a seguir:

Cabo de rede CAT5 Cabo de rede CAT5e Cabo de rede CAT6 Cabo de rede CAT6e
Preço Baixo Médio De médio para alto Alto
Comprimento 100 metros De 50 metros a 100 metros De 50 metros a 100 metros 100 metros
Flexibilidade Alta Alta Baixa Baixa
Velocidade 100mbts 350mbts 1000mbts 10 gigas
Utilização Redes domésticas Redes domésticas Micro e médias empresas Empresas grandes ou negócios de tecnologia

Quanto custa um cabo de rede?

A velocidade na qual transmite dados é um dos principais fatores relacionados com os preços do cabo de rede. A blindagem também conta, assim como os níveis de flexibilidade, já que as versões rígidas custam valores superiores.

O comprimento do cabo de rede também conta para saber se uma versão custa barato ou caro. Na média geral o cabo de rede pode ter o preço de R$ 2 a até R$ 2.000 ou mais.

Onde comprar um cabo de rede?

Um cabo de rede não é difícil de encontrar no varejo nacional! Existem algumas lojas de departamentos que vendem o produto: Americanas, Kalunga, Leroy Merlin, entre outras.

Amazon Brasil, Submarino e Mercado Livre são ambientes de compras online que também comercializam cabos de rede.

Aproveite porque comprar na web este tipo de produto gera uma economia de 15% a 20% se comparar com as compras no comércio físico!

foco

Os cabos de redes devem ser instalados da forma correta, o que engloba instalar em locais sem chances de serem esmagados por mesas, cadeiras ou outras coisas prejudiciais ao funcionamento da rede.

Critérios de compra: Fatores para comparar melhor as ofertas de cabo de internet

São muitas as versões e os detalhes dos cabos de redes. Para você fazer a melhor escolha siga esses fatores de comparação de ofertas de cabos de redes. São eles:

  • UTP / FTP
  • Anatel
  • Comprimento
  • Cor
  • Borda

Agora, fique com a definição de cada critério para, ao fim desse artigo, fazer sua compra por conta própria.

UTP / FTP

As siglas demonstram quando um cabo de rede possui ou não blindagem. Se a rede é doméstica talvez não seja necessário pagar por um produto blindado.

Já no caso de longas redes é válido assegurar as operações ao usar uma versão blindada.

  • UTP: Esta sigla significa Unshielded Twisted Pair, o que em uma tradução livre do inglês para o português significa Cabo Sem Blindagem. Estes produtos não possuem tanta resistência e são frágeis a mordidas de cães ou roedores.
  • FTP: A sigla significa Foiled Twisted Pair, o que em uma tradução livre do inglês para o português significa Cabo com Blindagem. Normalmente estas escolhas têm excelente eficiência contra as interferências magnéticas e outros perigos.

ANATEL

Compre apenas cabos de redes que são homologados pela ANATEL. Esta é a única forma de ter a certeza de comprar um produto testado e aprovado conforme rigorosos padrões de segurança.

A ANATEL atesta o cabo de rede de acordo com as normas ISO/IEC 11801.

Verifique se o produto vem com certificado. No caso de dúvidas você também pode acessar o site da ANATEL para confirmar a certificação do modelo.

Comprimento

Um cabo de rede pode ter comprimento que vai de 1 metro a até 1.000 metros ou mais. Você deve saber de forma correta o tamanho dos cabos que vai precisar para fazer a rede antes de comprar o produto.

Quem trabalha com construção de rede pode comprar as versões maiores, utilizando cada parte conforme as necessidades do projeto.

Pessoa mexendo em emaranhado de cabos.

O cabo de rede pode ter de 1 até mais de 1.000 metros. (Fonte: Dmitry Kalinovsky / 123RF)

Cor

Existem diferentes cores para compor um cabo de rede, embora algumas pessoas achem que este produto está disponível apenas no tom azul.

Para organizar melhor as redes de computadores você pode usar cores diferentes. Por exemplo, os computadores do RH podem ter uma rede com cabo de cor branca, ao passo que a tonalidade amarela se reserva às máquinas de trabalhos operativos do marketing.

São muitas colorações disponíveis, então use a variedade dos tons como uma vantagem na sua organização de redes de computadores.

Borda

No caso das versões menores com bastante qualidade existe algo em comum: o reforço que há na borda do cabo próxima aos conectores. Este é um pequeno detalhe que pode fazer uma grande diferença se você busca produtos mais robustos e duráveis.

(Fonte da imagem destacada: TheDigitalWay / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Luiza Ferreira Engenheira de Computação
Ter crescido justamente em meio ao grande boom da internet fez com que Luiza se tornasse fã de carteirinha do mundo da informática desde pequena. Estudar engenharia da computação pareceu um caminho natural, e hoje ela tem prazer ao compartilhar seu conhecimento com o público online.