Um dos conectores do cabo DVI.

Bem-vindo ao Guia de Compras da ReviewBox Brasil que revela todas as informações necessárias para quem deseja escolher um cabo DVI. A sua experiência de compras ficará mais vantajosa após a leitura desse artigo.

Um cabo DVI é conhecido por ser flexível, funcionando em diferentes aparelhos e sendo uma solução interessante para acabar com os excessos de fios. Só que se você comprar a versão errada conforme a sua necessidade o modelo deixa de ter utilidade.

Para não ser pego de surpresa é importante conhecer as variáveis do cabo DVI, os preços, onde comprar e outros assuntos que favorecem os consumidores no final das contas.



Primeiro, o mais importante

  • Existem 3 padrões principais de cabo DVI: DVI-A, DVI-D e DVI-I. Você vai entender a diferença entre eles.
  • Os modelos também se diferenciam pelo comprimento que pode ir de 1,5 metro a até 25 metros, ou mais.
  • Não são todos os cabos DVI que conseguem converter sinais.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores cabos DVI

O que há por trás dos melhores modelos de cabo DVI? Conhecendo os detalhes técnicos das versões que fazem sucesso você pode saber o que procurar no produto ao buscar pelas melhores ofertas do mercado. Veja os melhores tipos deste cabo.

1° – Cabo DVI Wincabos

Receptor de TV digital, notebook, games, DVD Player, enfim, diversos equipamentos podem ser conectados com o cabo que tem entrada DVI e saída HDMI. A versão possui duas pontas no formato macho com 19 pinos.

O produto suporta resoluções de 1080p ou superiores, garantindo a qualidade das cores profundas, atendendo às principais normas mundiais relacionadas ao padrão HDMI. Destaque para os 25 metros de comprimento do modelo.

2° – Cabo DVI Fortreck

O cabo DVI está capacitado para transmitir imagens com uma velocidade que pode ir a até 10 gbps (gigabytes por segundo). Se trata de uma opção interessante para quem busca a rica experiência visual em jogos ou ao assistir filmes.

Esta produção possui 6 meses de garantia e o comprimento equivalente a 2 metros, aproximadamente.

3° – Cabo DVI Chip SCE

Este é um cabo DVI bastante popular por causa dos preços baixos e da extrema resistência na blindagem. Uma versão durável, com a cor preta, no comprimento de 5 metros.

É a produção certa para conectar em qualquer aparelho que possui uma entrada DVI-D. O modelo tem 6 meses de garantia e um peso de 300 gramas, aproximadamente.

4° – Cabo DVI StarCable

Até mesmo nos projetores digitais dá para encaixar este poderoso cabo DVI. Ele garante a qualidade na resolução de até 2560p/1600p. Esta versão pesa apenas 200 gramas.

A produção possui apenas 2 metros, de modo que é indicada ao uso de curtas distâncias. O produto está disponível na clássica cor preta e apresenta 3 meses de garantia contra os problemas de fábricas.

Guia de Compra

A experiência de assistir um filme em aparelhos conectados via cabo DVI faz a gente até pensar na verdade que está no cinema. Provavelmente você busca este produto para também ter esta sensação de assistir imagens com qualidade, certo?

É hora de conhecer o Guia de Compra que serve para orientar você na hora de comprar cabo DVI no comércio online ou nas lojas da rua.

Mulher deitada comendo pipoca e segurando controle de TV.

Com o cabo DVI você transfere imagens de vídeos para projetores e monitores e pode fazer seu próprio cinema em casa. (Fonte: JESHOOTS-com / Pixabay)

O que é cabo DVI?

Utilizado para transferir imagens de vídeos para projetores e monitores, o cabo DVI ainda hoje é considerado um útil conector para sinal digital.

Em inglês DVI quer dizer Digital Visual Interface, o que na tradução da língua inglesa para a portuguesa significa algo como Interface Visual Digital. Isto mostra que o produto possui uma relação direta com as tecnologias digitais.

Como surgiu o cabo DVI?

No ano de 1999 o cabo DVI surgiu ao mundo para substituir o cabo VGA. Na época o surgimento desta peça causou sensação positiva entre públicos mundiais uma vez que ela gerou melhorias significativas à qualidade da imagem nas transmissões em telas planas.

Se você viveu nos anos 90 do século XX de forma provável sabe que os cabos VGA quase sempre geravam terríveis distorções na tela, inviabilizando a qualidade nas imagens.

Estas distorções aconteciam porque o cabo VGA precisava de muito esforço para converter os sinais analógicos em digitais.

Historiadores da tecnologia indicam que o cabo DVI significa a evolução do cabo VGA e a inspiração para a criação do cabo HDMI, nascido 4 anos depois de surgir o DVI.

Em termos históricos o cabo DVI é o primeiro modelo criado para substituir as versões analógicas. Este produto se caracteriza por ter conectores macho e fêmea ou macho e macho.

A grande parte dos cabos DVI em oferta é moldada em PVC e transmite os sinais em uma taxa de 10.2 gbps (gigabytes por segundo), gerando excelente qualidade de cores nas reproduções.

Duas extremidades de uma cabo DVI.

O cabo DVI pode ter conectores macho e fêmea ou macho e macho. (Fonte: Amazon)

Onde usar cabo DVI?

Entre os aparelhos que suportam cabo DVI podemos destacar:

Quais as vantagens e desvantagens do cabo DVI?

Embora o padrão HDMI seja popular como um substituto do cabo DVI ainda existem vantagens em usar este produto. Há aparelhos que suportam DVI, fora que para comprar a grande parte dos modelos você não precisa pagar uma fortuna.

Um dos pontos mais elogiados por parte dos especialistas é que existe a possibilidade de encontrar versões de diferentes tamanhos. Desta forma dá para achar modelos que conectam o DVD a poucos metros da TV, ao passo que também é possível realizar a conexão de um notebook 20 metros distante do telão.

Imagem de pessoa segurando dois cabos.

Uma vantagem é que você encontra o cabo DVI em diferentes metragens. (Fonte: nakedking / 123RF)

Quando você usa o cabo DVI a transmissão das imagens digitais possui muito mais qualidade se comparar com os resultados do trabalho visual de um cabo VGA.

Por outro lado, os cabos DVI apenas possuem a capacidade de transmitir sinais de vídeos, sendo necessário procurar outras soluções ao áudio. Por sua vez, um cabo HDMI realiza transmissões de sons e vídeo.

foco

Atenção: O consumidor deve comprar um modelo compatível com a quantidade de pinos e de tamanho na entrada de cabo DVI do aparelho. Existem tantos modelos disponíveis que você pode acabar se confundido por causa dos pinos.

As principais vantagens e desvantagens do cabo DVI você entende melhor ao analisar a tabela abaixo:

Vantagens
  • Preços baixos
  • Diferentes tipos de comprimento
  • Transmite sinais digitais de vídeo
Desvantagens
  • Não transmite áudio
  • É um padrão substituído por HDMI
  • Diferentes formatos podem confundir consumidores

Quais os diferentes tipos de cabo DVI?

A principal variável que qualquer consumidor precisa tomar cuidado na compra de cabo DVI está nas diferentes versões. Ao considerar a média do mercado mundial existem 3 formatos principais:

  • DVI-A
  • DVI-D
  • DVI-C

Agora é o momento para você conhecer melhor qual é a definição de cada um dos cabos DVI mais populares no varejo. Não se esqueça de escolher os modelos de acordo com a sua necessidade:

DVI-A

Se você analisar em detalhes esta sigla vai perceber que existe a presença da primeira letra do alfabeto, ou seja, A, que significa Analógico.

Os especialistas indicam o uso do cabo DVI-A entre a placa de conteúdos digitais e um monitor com tecnologia do tipo analógico. Pode existir perda de qualidade nas imagens ao considerar a necessidade deste produto em converter sinais digitais para sinais analógicos.

DVI-D

Se é fácil perceber que a letra A do DVI-A quer dizer “Analógico” não há dificuldades para entender que o D do DVD-D significa “Digital”.

Isto tudo quer dizer que este cabo DVI não deve ser usado para suportar sinais analógicos. É possível encontrar o modelo em duas versões diferentes: 19 pinos e 25 pinos.

  • Cabo DVI-D 19 pinos: Trabalha com 60 quadros por segundo em uma resolução de até 1920 x 1200 pixels.
  • Cabo DVI-D 25 pinos: Trabalha com 60 quadros por segundo em uma resolução de até 2560 x 1600 pixels.

Cabo DVI-I

A letra I quer dizer “Integrado”, isto é, este produto serve para conectar em placas e displays com tecnologia analógica ou digital.

O modelo não converte sinais. Na prática isto quer dizer que se o monitor é digital a placa de vídeo precisa ser digital da mesma forma. Existem versões de cabo DVI com 29 pinos e outros modelos que possuem 23 pinos.

A ligação dupla permite que este cabo transmita as imagens com bastante velocidade e baixas interferências, inclusive nas reproduções em elevadas resoluções superiores a 2 milhões de pixels.

As diferenças resumidas dos 3 cabos DVI você encontra mais para a frente na tabela comparativa:

DVI-D DVI-I DVI-A
Sinal digital Sim Sim Sim
Sinal analógico Não Sim Sim
Qualidade da transmissão De média para alta Alta Média
Conversão de sinais Não Não Sim

Quanto custa?

O fato é que você não precisa gastar muito dinheiro para comprar um cabo DVI. O preço do produto pode ir de R$ 20 a até R$ 100. O tipo do formato conta na hora dos lojistas precificarem os produtos, assim como o comprimento dos modelos.

Existem algumas estruturas que oferecem uma superfície com melhores acabamentos, o que ajuda para elevar não apenas a blindagem contra interferências como também os preços no mercado.

Onde comprar?

Lojas americanas, Kalunga, Extra Supermercados e Carrefour são locais nos quais você pode comprar pessoalmente. Os preços no varejo físico são 20% superiores se comparar com a precificação no comércio online, em média.

Na internet lojas como Amazon Brasil, Submarino e Mercado Livre oferem mais opções. Aproveite para adquirir online no conforto da sua casa ou do seu escritório.

foco

Ao guardar o cabo DVI não se deve enrolar os fios de qualquer maneira. É importante realizar uma enrolação com o mínimo de voltas possível para diminuir as chances de romper a parte interna do produto.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de cabo DVI

Quando a gente menos espera compra algo por impulso e acaba percebendo que na verdade caiu na lábia do lojista. Para evitar este problema compare você mesmo as ofertas de cabo DVI conforme os seguintes critérios:

  • Tamanho
  • Pinos
  • Blindagem
  • Garantia
  • Tipo

Para conhecer o significado de cada um dos critérios de compra continue a leitura do artigo.

Tamanho

Você precisa saber a distância existente entre os aparelhos conectados com cabo DVI. Por exemplo, se você está em um workshop ou numa sala de reuniões pode valer mais a pena comprar os modelos que possuem diversos metros de comprimento.

Já para a conexão de um videogame que está muito próximo da TV você não precisa comprar o produto muito grande, sendo 2 ou 3 metros uma medida suficiente.

O importante é evitar o uso com os cabos muito esticados ao considerar que isto pode diminuir a vida útil do produto.

Pinos

A melhor forma para saber se o cabo é compatível está na contagem dos pinos nas entradas dos aparelhos. Compre os cabos que possuem exatamente a mesma quantidade de pinos que a entrada dos aparelhos.

Muitas pessoas esquecem deste detalhe, compram o produto e perdem dinheiro, já que lojistas não possuem costume de devolver o dinheiro da compra apena por causa de enganos do tipo.

Blindagem

Uma regra é certa, quanto mais grossa é a superfície do cabo maiores são os níveis de blindagem.

Um produto blindado além de ser resistente também sofre menos riscos de interferência por causa de outros sinais dos demais eletrônicos que estão próximos. Porém, não podemos esquecer que o produto fica caro na medida em que é mais blindado.

Garantia

É melhor comprar cabo DVI de marcas confiáveis em lojistas que possuam reputação positiva. Desta forma, ao ter a nota fiscal nas mãos, você pode trocar o produto se ele parar de funcionar.

Em geral a garantia é de 3 meses. Só que existem alguns lojistas que oferecem mais prazos garantidos – vale a pena ficar de olho.

Tipo

Vale a pena lembrar que os cabos DVI são divididos em diversos tipos diferentes. Se você tem dois aparelhos com sinais de vídeo digital é indicado usar uma versão de cabo DVI, ao passo de que para conectar um aparelho digital num analógico existe a necessidade de comprar outro modelo de cabo DVI.

Mão segurando diversos pinos de cabo DVI.

Uma vantagem é que você encontra o cabo DVI em diferentes metragens. (Fonte: nakedking / 123RF)

Relembre mais sobre este assunto ao ler a seção sobre os diferentes tipos de cabo DVI mais acima.

(Fonte da imagem destacada: webandi / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Elen Gonçalves Graduada em Mecatrônica
Os anos morando e estudando na Europa ajudaram a despertar em Elen uma paixão pelos eletrônicos que a levou a estudar mecatrônica. Discutir assuntos relacionados a esse universo é o que ela mais gosta de fazer. Principalmente se for online, onde é possível compartilhar seu conhecimento com milhares de pessoas ao mesmo tempo.