Saudações da ReviewBox Brasil! Seja muito bem-vindo! Vamos começar com duas perguntas: Você tem um smartphone? Sabe o que é um cabo HDMI para celular? Certamente a resposta para a primeira pergunta será “sim”.

Smartphones são criações tecnológicas em constante melhoria, entregando um mundo de possibilidades na palma de suas mãos. Mas você sabia que muitos deles também conseguem transmitir para uma TV sem precisar de internet? Com o auxílio de um cabo HDMI, é perfeitamente possível transmitir conteúdo do celular para uma TV de qualquer época (desde que possua entrada HDMI).

Se você quer saber para que serve um cabo HDMI para celular e descobrir como escolher o melhor na hora de comprar o seu, você chegou ao lugar certo. Continue lendo!

Primeiro, o mais importante

  • Obrigatoriamente, você só vai conseguir conectar seu celular por cabo, à televisão, se ela possuir uma entrada HDMI. É a forma mais simples de fazer, ao invés de comprar vários adaptadores e montar planos astutos.
  • Nem todos os aparelhos (ou versões de sistema operacional) podem transmitir imagens via saída MicroUSB (onde conectamos o carregador do celular).
  • Este cabo funciona como um adaptador, não é exatamente transmissão de áudio e vídeo direta. Muitos cabos vão possuir uma fonte de energia (geralmente USB) para você conectar, e aí eles funcionam.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores cabos HDMI para celular

Precisando de um cabo que transmita som e imagem do seu celular para o computador? Confira a lista abaixo, com quatro excelentes opções de cabo HDMI para celular, e escolha o modelo ideal para você!

1º – Cabo USB Tipo-C HDMI Rock

Cabo HDMI compatível com notebooks e smartphones com conexão microUSB do tipo C. Apresenta tecnologia plug and play, fornecendo imagens de alta resolução até o atual 4K, bem como áudio de alta definição.

Desenvolvido para otimizar a experiência de gamers e apresentações de vídeo.
Conta com cabo de 1,8 metros de extensão.

2º – Cabo Adaptador MHL micro USB para HDMI

Cabo HDMI com adaptador micro USB, suporta a transmissão de sinais em alta definição até 1080p (Full HD). Possui compatibilidade com diversos aparelhos de celular, em sistema plug and play.

Possui cabos de entrada + saída + alimentação para carregamento do celular enquanto transmitindo. Conta com cabo de 2,0 metros de extensão.

3º – Adaptador MHL HDMI Mais Mania

Cabo HDMI com adaptador micro USB, suporta a transmissão de sinais em alta definição até 720p (HD). Possui compatibilidade com diversos aparelhos de celular, em sistema plug and play.

Possui cabos de entrada + saída + alimentação para carregamento do celular enquanto transmitindo. Conta com cabo de 2,0 metros de extensão.

4º – Cabo Adaptador Mais Mania HDMI iPhone

Cabo HDMI compatível com iPhone e iPad (verificar os modelos), com suporte a transmissão de sinais em alta definição até 1080p (Full HD). Apresenta tecnologia plug and play, bem como áudio de alta definição.

Possui cabos de entrada + saída + alimentação para carregamento do celular enquanto transmitindo, material externo em pvc e alumínio, e interno em liga de cobre. Conta com cabo de 2,0 metros de extensão.

Guia de Compra

A tecnologia nos brinda, todos os anos, com mais e mais recusos e gadgets, capazes das mais variadas atividades. Celulares, por exemplo, são praticamente um “mini-robô”, onde é possível fazer tanta coisa que, às vezes, esquecemos até de que originalmente ele foi criado para telefonar.

Mas a conexão entre dois ou mais aparelhos às vezes não é tão fácil. No caso de exibir as imagens e som do celular na TV, por exemplo, você provavelmente vai precisar de um cabo HDMI para celular. Neste Guia de Compra, vamos tirar suas dúvidas sobre esse acessório.

criança de costas em frente a uma TV

Mesmo sem uma Smart TV, é possível colocar o desenho preferido do Youtube do seu filho na televisão. (Fonte: mozjagrebinfo / Pixabay)

Por que comprar um cabo HDMI para celular?

O envio e a exibição de conteúdos na televisão, por meio de aparelhos externos, é cada vez mais comum.

Tudo começou com o VHS (aquelas fitas de vídeo pesadas muito parecidas com fitas de rádio), e o número de equipamentos possíveis de transmitir só aumentou a partir daí.

Da mesma maneira, os telefones celulares foram inovando até sua transformação em smartphones, melhorando em sistema e conteúdo, na capacidade de processar e mostrar imagens, quebrando constantemente barreiras daquilo que consideramos a última geração.

Gleder SantosPensador

“Inovação é driblar a necessidade com criatividade.”

A tela de um smartphone é mínima quando comparada a de uma televisão, que permite maior imersão do seu utilizador nos conteúdos que apresenta (sejam jogos, filmes, séries).

Da mesma maneira, uma televisão de alguns anos atrás já não possui tantos recursos de interatividade, passando a ser apenas um instrumento de transmissão de imagem (sua função inicial, sem dúvida), sem muitas possibilidades.

Enxergando esta distância, as próprias fabricantes passaram a pensar em recursos para unir estas duas fontes de entretenimento, criando maneiras para que o smartphone utilize da grande tela como um recurso adicional à sua capacidade.

Imagem mostra película de um filme ao fundo, com destaque a telas de smartphone, tablet e telas menores de televisão.

A conexão entre dispositivos cria várias possibilidades de entretenimento. (Fonte: geralt / Pixabay)

Como saber se meu smartphone é compatível com o cabo?

Hoje em dia existem formas diferentes para se transformar uma grande tela em monitor de celular. São opções como conexão pela internet, recursos específicos da TV, ou mesmo por cabos HDMI.

Uma das melhores opções (provavelmente a única) para realizar essa conexão na ausência de internet, é a conexão HDMI feita por cabeamento. Para isso, basta que o seu celular tenha compatibilidade com a tecnologia.

Se você está na dúvida sobre a compatibilidade do seu smartphone, na Google Play existe um testador que pode ser baixado gratuitamente. O mesmo irá analisar seu telefone e informar se ele é compatível com esta tecnologia de transmissão (chamada MHL), ou não.

Anote aí o nome do aplicativo: Checker for MHL (HDMI)

Como conectar a TV com o cabo HDMI para celular?

Uma vez sabendo da possibilidade de seu smartphone em realizar a tarefa, o sistema funciona em modo plug and play, onde o cabo micro USB é conectado na função carregador do seu telefone e o HDMI vai para a televisão. Se existir um terceiro cabo, ele se conecta ao carregador do celular.

O que vai acontecer? Talvez nada. Vale lembrar, nas TVs, precisamos selecionar a entrada de imagem que queremos.

Algumas identificam imediatamente e permitem a escolha do usuário, mas a maioria ainda nos obriga a buscar através dos botõezinhos do controle.

Feito isso, basta aproveitar todo o conteúdo do seu smartphone reproduzido diretamente numa tela muito maior. Jogue, assista vídeos e filmes, grave vídeos com a imagem aparecendo na televisão. As possibilidades são enormes.

Mas, entenda, o simples envio de áudio e vídeo não significa que a sua TV vai funcionar igual ao telefone.

Não adianta ficar apertando a telona para dar comandos, o cabo vai apenas replicar o que ocorre na fonte primária (smartphone).

Qualquer cabo HDMI serve para o meu celular?

Por se tratar de um equipamento bastante simples, que consiste em um cabo com entrada e saída + alimentação (versões mais caras apresentam apenas entrada e saída), você pode se perguntar em que precisaria estar atento.

Sempre há um detalhe, e para estes cabos é muito importante que você cheque se as conexões (os engates deles) são compatíveis com os aparelhos que você pretende conectar.

As conexões de carregamento dos smartphones nem sempre são iguais, então você precisa ter certeza de estar escolhendo um cabo HDMI compatível com a entrada microUSB do seu telefone. Um exemplo prático? iPhones tem um modelo próprio de conector.

Imagem mostra mão segurando iPhone.

Fique atento ao conector ao comprar o seu cabo HDMI para celular. iPhones têm conectores próprios, por exemplo. (Fonte: JESHOOTScom / Pixabay)

Vale lembrar que a tecnologia permite conexão a qualquer mídia com entrada HDMI (você pode até mesmo projetar pelo celular), desde que o próprio smartphone seja compatível com o transmissor (lembre-se da sigla MHL).

Tome cuidado também com o comprimento dos cabos. Um tamanho menor não é ruim se você tem como objetivo deixar o celular largado enquanto assiste algo, por exemplo. Mas se for para jogar ou precisar mover o telefone, quanto maior a extensão, melhor.

Quanto custa?

Agentes intermediários de conexão, estes equipamentos passaram a contar com fabricação por diversas indústrias, ampliando a concorrência e barateando o preço.

Podemos encontrar cabos HDMI para celular a partir de R$ 30,00 e chegar até mesmo aos R$ 200,00, conforme as características do produto e as marcas pelos quais são fabricados.

Onde comprar?

Considerados periféricos de smartphones, você irá encontra-lo em locais especializadas em celulares ou mesmo em lojas de informática. Lojas de departamentos também poderão fornecer o produto.

Contudo, é conveniente a pesquisa e aquisição do produto de modo online, visto o peso do mesmo (que reduz o valor de frete) e a facilidade em buscas para adquirir exatamente aquele necessário à sua demanda.

Lojas como a Amazon possuem uma variedade destes equipamentos, permitindo a escolha num mesmo local, em ambiente seguro e confiável.

Critérios de compra: Fatores para comparar os cabos HDMI para celular

Equipamentos simples, e de fácil utilização, estes cabos tem um forte apelo junto ao público que conta com televisores que não possuem conexão com a internet (mas fornecem entradas para cabo HDMI).

Escolher um não é exatamente uma tarefa difícil, pois a quantidade de modelos disponíveis no mercado fornece um limite para esta pesquisa. Contudo, conhecer um pouco mais sobre eles pode evitar com você caia numa armadilha por não ler as letrinhas da caixa. Alguns critérios para você não errar na aquisição de um cabo HDMI para celular:

  • Resolução fornecida
  • Canais de áudio

Confira cada um deles em detalhes para não errar na hora de comprar o seu cabo.

Resolução fornecida

Um cabo HDMI tem como função a passagem tanto de imagem quanto de som, de um dispositivo para outro, em HD (alta definição). Contudo, o termo alta definição abrange desde a resolução 1280×720 (telas de 14” replicam ela) até as mais atuais 4K.

Então, ao lermos o nome HDMI, somos levados a acreditar que o produto fornece alta resolução, mas você precisa enxergar nas letras miúdas qual alta definição pode ser entregue pelo cabo.

Existem versões mais baratas que transferem ao limite de 1280×720, que é alta definição. Mas numa TV de 42”, por exemplo, a imagem pode ficar distorcida em tamanho ou utilizar apenas parte disponível da tela.

O ideal é que o cabo permita transferir ao menos 1920×1080, que á a resolução Full HD. Se você quer um cabo para transmitir a 4K, não se preocupe, também encontrará alguns modelos disponíveis com esta capacidade.

TV tubo, velha, no meio da estrada.

Fique atento: não adianta ter um vídeo em 4K, um cabo que transmite 4K, se sua TV não tiver essa resolução – e uma entrada HDMI. (Fonte: Frank Okay / Unsplash)

Canais de áudio

Como dito, um cabo HDMI passa, além da imagem, também o som para a TV. Observar nas especificações do cabo qual a capacidade de envio também permitirá um melhor aproveitamento deste recurso.

Vamos supor que você possua um home theater instalado na TV, com cinco caixinhas de som fornecendo uma bela ambientação na sala.

Ao conectar o cabo HDMI, ele vai transferir os dados dentro de sua possibilidade (dois canais de som ou até mesmo sete), que serão replicados pela TV ou por outro aparelho se conectado a ela.

Certamente se você está procurando um acessório como este, também está interessado na qualidade, e prestar atenção ao que o cabo HDMI entrega é o diferencial entre um bom produto e um produto mediano.

(Fonte da imagem destacada: Michi-Nordlicht / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
42 Voto(s), Média: 4,02 de 5
Loading...