Um cabo óptico amarelo com conectores em azul e branco.
Ultima atualização: 20 de agosto de 2019

Como escolhemos

7Produtos analisados

16Horas investidas

2Estudos avaliados

53Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos apresentar um completo Guia de Compras que ensina a como escolher um cabo óptico e realizar as melhores compras possíveis. Sugerimos que você leia até o final antes de procurar pelas ofertas no mercado.

Na prática, não existem muitas variações nos cabos ópticos para conectar videogames, televisores, entre outros aparelhos. Só que há algumas pequenas diferenças entre as versões que você precisa conhecer para comprar com mais consciência.

Leia no artigo quais são os tipos de cabos ópticos. Veja as vantagens e desvantagens de usar este produto se comparar com cabo HDMI. Conheça a média de preços e outros fatores que guiam você na busca por comprar o melhor cabo óptico.



Primeiro, o mais importante

  • Os cabos ópticos são compostos por misturas de plástico ou de fibra de vidro.
  • No mercado é possível encontrar cabos ópticos com tamanho que pode ir de 1 a até 8 metros.
  • Por transmitir dados através da luz os cabos ópticos possuem menos interferência e ruídos na comparação com cabos HDMI.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores cabos ópticos

Na lista a seguir você aprende um pouco dos recursos técnicos nos melhores cabos ópticos à venda. Aproveite para conhecer um pouco mais do que estes produtos podem oferecer.

1° – Cabo óptico HDMatters

O cabo de extrema qualidade possui um comprimento de mais de 7 metros. É uma versão resistente a interferência de sinais. O produto se destaca por causa dos revestimentos em nylon.

Este modelo possui malha de PVC na blindagem elegante. A ponteira tem ouro banhado e está reforçada para gerar mais precisão nas transmissões de sinais.

2° – Cabo óptico Intelbras

Este produto serve de um modo específico para auxiliar na distribuição de dados em redes. Com o aparelho todas as entradas apresentam potências semelhantes, auxiliando na efetividade das operações em rede. O cabo óptico possui a qualidade da Intelbras em estabilidade e confiança.

3° – Cabo óptico Cable Creation (US)

No products found.

Console de jogos, players com Blu-ray, CD player, XBOX, PS4, tv, sons, home theater, enfim, este cabo ótico é compatível com os mais diferentes aparelhos.

O produto faz sucesso no mundo por causa da camada externa de PVC, um reforço que amplia a durabilidade da versão. Os conectores são banhados a ouro e resistentes contra a corrosão.

4° – Cabo óptico Chip Sce

O cabo óptico possui 3 metros de comprimento e tem nas duas extremidades 2 conectores resistentes. Esta versão apresenta uma excelente qualidade em áudio digital.

Este é um produto profissional revestido por PVC para ter uma elevada resistência mecânica. Use o produto em aparelhos de Home Theater, CD, DVD, entre outros.

Guia de Compra

Está cada vez mais em alta a tendência de usar cabo óptico porque ele envia dados através da luz sem interferências. Talvez você também esteja procurando este produto por esta razão.

Nesta seção do texto veja algumas informações que podem ajudar você a saber se vale ou não comprar cabo óptico, de acordo com as suas necessidades de uso.

Homem fazendo instalação usando cabo óptico.

O cabo óptico transmite dados via luz sem interferências. (Fonte: sarawutnirothon / 123RF)

O que é cabo óptico?

Um equipamento para transmitir dados via luz sem interferências – esta é a definição mais aceita sobre cabo óptico. Produto muito útil na transmissão de recursos audiovisuais, mas que vem perdendo espaço para o cabo HDMI em certos aparelhos.

Você já parou para pensar em como o cabo óptico é construído? A produção do produto engloba o revestimento de uma camada de resina por cima das fibras óticas.

Em grande parte das versões populares existe a cobertura final composta por plástico. O aparelho eletrônico compatível com esta tecnologia tem uma entrada para aceitar o cabo óptico.

José Maurício S. PinheiroEspecialista em cabeamento de rede

“O revestimento primário que colore a fibra óptica serve como uma primeira proteção, e o material de enchimento e os elementos de tração completam o conjunto do cabo óptico.”

Quais as vantagens e desvantagens do cabo óptico?

Assim como acontece com diversos acessórios de eletrônicos, existe o lado positivo e negativo de utilizar um cabo óptico nos dias atuais.

Muitas pessoas não abrem mão de usar aparelhos com cabo óptico, principalmente pela capacidade do produto em transmitir sinais livres de interferências geradas pelos outros aparelhos no ambiente, como acontece no uso de cabos coaxiais ou RCA, por exemplo.

Outro ponto benéfico é que você pode conectar aparelhos complexos, como, por exemplo, home theater, com uso de apenas um cabo. Isto torna a instalação dos eletrônicos mais prática e com menos fios acumulados.

Homem fazendo instalação usando cabo óptico.

O cabo óptico é um dos mais usados hoje em dia. (Fonte: blickpixel / Pixabay)

Agora falando um pouco do lado negativo, os cabos ópticos possuem baixa maleabilidade, não podem ser dobrados para instalar em ângulos muito apertados. Desta forma é contraindicado usar o acessório atrás ou debaixo dos rodapés e móveis.

Há diversos aparelhos que suportam a entrada de cabo óptico. Só que em algumas versões de tvs, home theater e consoles não há adequação para este sistema, o que limita o uso dos cabos deste tipo.

Fique de olho nas vantagens e desvantagens do cabo óptico ao analisar a tabela abaixo:

Vantagens
  • Transmissão de dados sem interferências
  • Conecta apenas com um cabo
  • Preços baixos
Desvantagens
  • Pouca maleabilidade
  • Não é indicado cortar
  • Exige conexão óptica nos aparelhos

Variáveis do produto: O que muda de um cabo óptico para outro?

Não há muitas variações sobre este tipo de produto. O que muda na verdade são os formatos.

As formas mais básicas possuem duas aberturas, uma de entrada e outra para a saída. Estes padrões têm preços inferiores. Eles são muito utilizados para conectar videogames TVs, aparelhos de som e vídeo.

Os formatos mais avançados possuem diversas aberturas para a entrada e uma ou mais de saída. Também conhecidos como splitter, estes produtos devem ser utilizados em redes, equilibrando a qualidade no envio de dados a todos os aparelhos conectados.

Algumas versões de cabo óptico com preços superiores têm uma proteção metálica. Estes produtos são mais resistentes contra mordidas de roedores, cães ou crianças.

Em termos de composição se pode dizer que existem 2 tipos de misturas para cabo óptico:

  • Plástico: As versões com plástico são um pouco menos resistentes.
  • Fibra de vidro: Os modelos com fibras de vidro são um pouco mais resistentes.

Cabo óptico ou HDMI: Qual usar?

Os cabos HDMI são melhores do que cabos ópticos? Isto é possível descobrir no decorrer desta seção!

O cabo HDMI é conhecido por conseguir trabalhar sem dificuldades com os formatos mais pesados e complexos de codificadores de áudio de aparelhos como home theater, por exemplo. Por sua vez o cabo óptico embora também aceite a transmissão de áudio não consegue trabalhar com todos os codificadores avançados de um modo perfeito e sem perdas.

Outro ponto fundamental nas duas versões está na durabilidade. Como você já leu em outra seção deste Guia de Compra, o cabo óptico possui na composição fibra de vidro ou plástico. Até que as composições do cabo óptico possuem certa durabilidade, mas não é nada comparável com os cabos HDMI, super-resistentes em fios traçados de prata ou cobre.

Qualquer pequeno amassado pode prejudicar a funcionalidade do cabo óptico, ao passo que os cabos HDMI são mais resistentes por causa da riqueza de materiais na composição.

Falando de ruídos e interferência podemos dizer que os cabos ópticos possuem mais vantagens. Eles transmitem dados via luz, sem necessidade de aterramento e condutor como no caso dos cabos HDMI suscetíveis a radiofrequência ou eletromagnetismo.

Em termos de comprimento também existem diferenças. O tamanho de um cabo óptico é de no máximo 8 metros, na média. Já os cabos HDMI podem estender o envio de vídeo e áudio de alta resolução para até 30 metros sem dificuldades por eles serem mais robustos.

Veja a tabela abaixo para entender melhor as diferenças entre usar cabo óptico e cabo HDMI:

Cabo HDMI Cabo Óptico
Transmissão de áudio e vídeo Permite usar codificadores de alta potência Não é compatível com padrões mais densos de áudio
Durabilidade Alta Média
Comprimento De 1 metro a até 30 metros De 1 metro a até 8 metros
Ruídos e interferência Podem existir interferências eletromagnéticas e de radiofrequência Não há

Quanto custa?

A marca e o comprimento do cabo são dois fatores que interferem bastante nos preços. A composição com plástico custa preços inferiores na comparação com os produtos que possuem fibra de vidro.

O preço de um cabo óptico pode ir de R$ 10 a até R$ 300. As produções certificadas pela ANATEL são mais custosas no preço e oferecem segurança certificada.

Onde comprar?

Se você é daquelas pessoas que faz questão de ir comprar na loja vale a pena visitar comércios como: Kalunga, Leroy Merlin e Ponto Frio. Todos estes são nomes do varejo que vendem cabos óptico.

Quem aprecia comprar no conforto de casa e de pesquisar por diversas variações de modelos tem mais a ganhar ao adquirir o produto online. Por ordem de lojas mais seguras há: Amazon Brasil, Submarino e Shoptime.

foco

A grande parte dos cabos ópticos em oferta possui um padrão universal. Este modelo universalizado permite a conexão nos diferentes aparelhos eletrônicos que têm a entrada para cabo óptico.

Critérios de compra: Fatores para encontrar as melhores ofertas de cabo óptico

Quantas vezes você não comprou um monte de bugiganga por instinto e no final das contas sentiu um tremendo arrependimento? Para isto não acontecer ao comprar cabo óptico fique de olho nos 5 melhores critérios de comparação para compras:

  • Homologação
  • Comprimento
  • Compatibilidade
  • Revestimento
  • Temperatura

O significado de cada um destes critérios de comparação de cabo óptico é demonstrado a seguir.

Homologação

Nunca abra mão de comprar um produto certificado pela ANATEL, atestando a qualidade, a eficiência e a segurança na utilização do cabo óptico. O certificado de homologação deve estar na embalagem dos cabos ópticos.

Não esqueça de acessar a página da ANATEL para saber se o produto é certificado de verdade.

Tenha esta preocupação em principal se você deseja comprar um cabo óptico de uma marca não muito famosa.

Comprimento

É importante você conhecer o comprimento necessário do cabo para começar o projeto de instalação de home theater ou outros aparelhos. Tenha em mente de que os cabos ópticos podem ter até 8 metros.

Não é recomendável comprar versões muito grandes sem necessidade, ao passo de que se contraindica também a compra de cabos ópticos pequenos demais.

Compatibilidade

A notícia positiva é que grande parte dos aparelhos que possui uma entrada apropriada para este tipo de tecnologia aceita a conexão com os cabos ópticos universais.

Só que alguns eletrônicos aceitam apenas os cabos que são produzidos pela mesma marca fabricante.

Verifique se o seu aparelho é compatível antes de comprar a versão universal do cabo óptico. Isto pode ser verificado na embalagem do eletrônico ou nos fóruns de notícias relacionados ao eletrônico.

Revestimento

Esta regra é fácil: quanto mais qualidade existe no revestimento do cabo melhor é o produto, em principal por questões de desempenho, resistência e durabilidade.

As estruturas do tipo podem custar um preço superior, mas vale a pena pagar a mais para ter um produto que pode durar duas ou até três vezes mais do que os padrões sem nenhuma proteção adicional.

Pontas de cabos ópticos lado a lado.

O revestimento do cabo é muito importante para sua durabilidade. (Fonte: Aleh Datskevich / 123RF)

Temperatura

foco

Você sabia que os cabos ópticos podem transmitir dados em diferentes temperaturas?

Se você fica muitas horas com um aparelho ligado que esquenta rápido é melhor comprar cabos óptico que possuem mais resistência na temperatura de operação.

Uma média de operação que pode ir de -25 graus celsius a até 75 graus celsius é considerada aceitável para um bom cabo óptico.

(Fonte da imagem destacada: PawinG / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Henrique Torres Técnico em Eletrônicos/Fotógrafo por Hobby
Henrique entrou na faculdade de jornalismo, mas logo no segundo período, percebeu, na aula de fotografia, que as câmeras eram sua grande paixão. Da dedicação às lentes, surgiu o interesse por outros eletrônicos, e hoje ele passa seu tempo consertando gadgets e fotografando por hobby.