Cabo OTG preto com fundo branco.
Ultima atualização: 2 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

7Produtos analisados

18Horas investidas

3Estudos avaliados

54Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil, é sempre uma honra e um prazer contar com você nestas leituras. Manter-se atualizado em tendências é importante e hoje vamos falar sobre o cabo OTG.

Abreviatura de “On the go”, que significa “em movimento”, este cabo tem a função de transformar seu smartphone ou tablet num receptor USB. Funções como leitura de pen drive, acesso a dispositivos, até mouse e teclado podem ser utilizados.

Mas nem todos os aparelhos são compatíveis, apenas a maioria. Continue lendo para conhecer tudo sobre o cabo OTG e como ele pode aprimorar o uso do seu smartphone ou tablet.




Primeiro, o mais importante

  • Habilitando seu smartphone ou tablet para um host USB, você pode utilizar hardwares adicionais. Opções como armazenamento, periféricos, impressoras e até instrumentos musicais.
  • Praticamente todos os equipamentos portáteis (celulares e tablets) existentes no mercado, hoje, possuem a tecnologia OTG de fábrica. Mas para ter certeza, existem apps gratuitos para você baixar e testar a compatibilidade.
  • Um cabo OTG abre quase a totalidade de funcionalidades disponíveis aos cabos USB.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 3 melhores modelos de cabo OTG

Transferência de arquivos entre smartphones e tablets não vai mais depender de um intermediário, como a nuvem ou computadores. Nem mesmo o bluetooth precisa ser ligado. O cabo OTG permite a transferência direta.

Eles são simples, e de uma funcionalidade bem específica. Não existem tantos tipos nem variedades no mercado. São detalhes que os diferenciam. Por isso, vamos mostrar os mais acessíveis e recomendados:

1º - Cabo OTG USB V8

Cabo com conexão micro usb e encaixe usb fêmea, seu tamanho pequeno e cabo alongado permite certa mobilidade para as conexões realizadas, facilitando o encaixe dos demais equipamentos.

Por ser uma porta 2.0, tem velocidade de transferência de até 60 Mb por segundo, algo bem rápido para arquivos. Totalmente compatível com portas mais antigas, é um cabo ideal para ter por perto.

2° - Mini Adaptador V8

Opção para quem não deseja um cabo, este adaptador simples transforma a saída micro USB do smartphone ou tablet numa porta USB.

Desta forma, os equipamentos são atrelados diretamente ao celular (ou ele ao equipamento, conforme tamanhos). É extremamente funcional e portátil, operando em saída USB 2.0.

3º - Cabo USB Micro x USB (F) 0,15m

Cabo usb com aproximadamente 15 cm, ideal para dar certa mobilidade ao smartphone ou tablet e aos equipamentos inseridos. O cabo também permite mais facilidade de conexões, por ser maleável.

Sua porta USB 2.0 permite transferências em velocidade de até 60 mb por segundo. É compatível com USB mais antigas.

Guia de Compra

Smartphones são geralmente o primeiro item tecnológico de grande acessibilidade que utilizamos. Tablets seguem também como boas opções. Mas, e quando você precisa digitar um grande texto? Ou ficar com os dedos na tela para jogar?

O cabo OTG pode resolver esses problemas e é sobre todos os seus detalhes que falaremos ao longo de Guia. Siga lendo para saber escolher o melhor modelo para você.

Mão de homem segurando celular e mexendo em computador.

O cabo OTG amplia e facilita o uso de dispositivos móveis. (Fonte: everythingpossible / 123RF)

O que é o cabo OTG e para que serve?

Smartphones e tablets já fazem parte da vida da maioria das pessoas. Porém, ainda existe a necessidade de outros equipamentos para realização de tarefas incompatíveis com os pequenos aparelhos.

O cabo OTG tem como intuito reduzir ainda mais a dependência por outros equipamentos. Sua principal funcionalidade é a de permitir conexões nestes aparelhos portáteis de outros equipamentos antes impossíveis de realizar.

Esse vídeo do canal TecnoAnálise mostra na prática alguns usos desse cabo:

Com a possibilidade de utilizar a porta de encaixe disponível no tablet ou smartphone, o cabo OTG o transforma numa porta USB (tal qual presente e notebooks e computadores).

Logo, quanto seu smartphone é habilitado para a porta OTG, ele vira um “host”, ou seja, um líder. Na informática, identifica o equipamento com prioridade na conexão, aquele que “manda” sobre os conectados.

Isso significa, em teoria, ter as mesmas utilidades para com elas que um computador teria. Usar pen-drives para leitura e armazenamento, teclados e mouses para trabalho, joystick para jogos, entre outros.

Vale apenas reforçar que smartphones possuem sistemas operacionais (Android, IOS, Windows), cada um com versões diferentes, que mudam suas funções e compatibilidades. Seu celular vai rodar aquilo que for compatível.

Quais as vantagens e desvantagens do cabo OTG?

Cabos OTG são pequenos e leves, bem compactos, facilmente guardados e transportados, essas são ótimas vantagens. Mas ainda são cabos, e no mundo onde se busca eliminá-los, essa pode ser uma pequena desvantagem.

Outro ponto de destaque é que com um aparelho Android e o Chromecast, você pode ter um computador na TV. Conecte o cabo OTG com hub, e espelhe a tela do smartphone ou tablet.

Imagem de um adaptador USB que abre quatro conexões a partir de si mesmo.

Hub é uma conexão que gera várias conexões semelhantes. Pode ser por adaptador, como a da foto, ou em cabos que terminam numa caixinha com várias conexões. (Fonte: InspiredImages / Pixabay)

Você ainda pode usar teclado, mouse, e uma tela enorme, tudo a partir do celular. Porém, tudo isso vai depender da compatibilidade do seu smartphone com a tecnologia. Via de regra, todo Android a partir da versão 3.1 tem o recurso Host USB, mas alguns vêm desabilitados.

Vantagens
  • Utiliza a porta Micro-USB como USB
  • Permite a utilização de mouses
  • Permite o uso do teclado
  • Permite a conexão com impressoras
  • Possibilita a troca de dados com outras fontes
  • Aceita hub (conexão adicional USB)
Desvantagens
  • Retorno a tecnologia de cabos (fios)
  • Mais uma coisa para carregar

No que preciso prestar atenção em relação ao funcionamento do cabo OTG?

A maior dificuldade no uso do cabo OTG é identificar se o seu smartphone ou tablet possuem compatibilidade com a tecnologia. Como informamos, ela está disponível para a maioria dos equipamentos atuais. Com algumas condições:

Porta de conexão

Existem tipos de cabos OTG, e o primeiro requisito para funcionar é que a ponta do cabo (o macho) seja compatível com a conexão do celular ou tablet (fêmea). Cabos OTG possuem diversos padrões de conexão para smartphones: Mini USB, micro USB, USB 3.0 ou outros tipos.

Como você percebe, há uma variedade de opções, o que provavelmente deixa seu aparelho dentro de uma delas. Contudo, identifique o modelo de entrada disponível no seu smartphone e compre um cabo compatível. Existem cabos OTG até mesmo para aparelhos Apple.

Compatibilidade do celular ou tablet

Já falamos para você, nem todo smartphone tem esta função, mas a maioria deles a possui. Aplicativos vão dizer com facilidade se o sistema operacional é compatível com a tecnologia.

Caso não seja, você pode fazer uma pesquisa à fundo na internet, usando as especificações do seu smartphone. Isso vai dar certeza quanto à compatibilidade, ou se é algo que precisa ser habilitado.

Compatibilidade daquilo a conectar

Por vezes, quando instalamos algo no computador, precisamos instalar também drivers e programas. Isso significa que a tecnologia não é exatamente “plug and play” (conecte e use). Elas podem até funcionar, mas algumas opções ficarão restritas.

Esta pode ser uma realidade para as formas de uso USB do cabo OTG. Quanto mais funcionalidades naquilo que você quer conectar, maior a chance de alguma delas não funcionar. Ainda que isto não seja uma regra. O mais comum é uso por tentativa e erro/acerto.

Quais os usos do cabo OTG?

Agora que você já leu sobre os pequenos prodígios, e tem um smartphone ou tablet nas mãos, certamente quer conhecer mais. E nós vamos mostrar isso.

Para ampliar ainda mais seu conhecimento, e a vontade de adquirir um, vamos listar alguns dos usos possíveis do cabo OTG. Coisas que podem “mudar” a sua vida, ou a forma como vê estes equipamentos. Lembrando a você que são apenas algumas das possibilidades.

Periféricos de computador

Vamos esclarecer. Periféricos são os “acessórios finais” do computador. Mouse, teclado, microfone, fone de ouvido, tudo entra nesta nomenclatura.

O que significa, portanto, que com um cabo OTG você é capaz de conectar este tipo de acessório no seu smartphone.

Se com o seu smartphone você precisa digitar um grande texto, esse cabo pode ajudar. Um cabo OTG vai permitir a conexão USB de teclado e mouse no seu aparelho, seja ele tablet ou smartphone, e problema resolvido.

O canal Tudo de Tecnologia mostra as funcionalidades desse cabo:

Joystick

O joysitck é um periférico, mas merece tópico especial, afinal tem uma função muito específica. Por mais que as telas venham ganhando resolução, e os celulares poder de processamento, aquele tamanho ainda perturba. Principalmente em jogos onde há necessidade de controles.

Os botões na tela acabam afetando a visibilidade e prejudicando a jogabilidade, tornando a experiência menor agradável do que deveria. Com o cabo OTG é possível a conexão do joystick USB, e o jogo vai ganhar outra dimensão de prazer.

Armazenamento e carga

Ao controlar uma porta USB, você é capaz de acessar pen drives e HDs externos conectados. Podendo transferir arquivos, inclusive, ou mesmo instalar aplicativos externos.

A tecnologia, aplicada entre dois aparelhos celulares ou tablets, (um com o cabo OTG, outro não) também criará a função de transferência. E, mais, fará com que um dos aparelhos carregue o outro. Da mesma forma que a conexão com um computador faria.

Pen drive conectado em um tablet através de um cabo OTG.

Com um cabo OTG é possível conectar seu pen drive no tablet ou smartphone. (Fonte: Andrzej Tokarski / 123RF)

Internet

Não é comum, com tantas redes disponíveis e conexões via celular que seu smartphone precise de uma conexão com fio. O cabo OTG também permite esta opção.

Em determinados locais, você ainda irá se deparar com pontos de rede instalados em pontos semelhantes à tomada, e com uma conexão USB LAN e um cabo (daqueles azuis), você pode ter internet. Sem precisar de senhas.

Quanto custa?

Os cabos OTG já mostraram para você do que são capazes, contanto que tenha um smartphone compatível. Mais uma surpresa com relação a estes pequenos prodígios é justamente o preço.

Cabos OTG podem ser encontrados no mercado a valores partindo de R$ 5 a R$ 20. Uma soma pequena em comparativo a suas funções e usos.

Da mesma forma, funcionalidades diferenciadas podem elevar o valor para mais de R$ 50. Características como fabricante, presença de hub conectado, funcionalidades específicas vão fazer o preço oscilar.

Onde comprar?

Cabos OTG são acessórios para smartphones e tablets. Sendo assim, o local de mais probabilidade para encontra dele são as lojas especializadas na venda e manutenção destes aparelhos.

Lojas de informática também poderão vender o produto, bem como as grandes lojas de departamento existentes na atualidade.

Porém, a internet nos possibilita a pesquisa e aquisição online, uma vez que o produto é leve e portátil, não tendo elevados custos de transporte. Da mesma forma, você poderá pesquisar em diversos locais antes de escolher o seu.

Grandes lojas de departamento, como a Amazon, vão possuir uma enorme variedade de cabos OTG. Seu maior trabalho será escolher o que mais lhe agrada, pois, o transporte é com eles.

Critérios de compra: Fatores para comparar os melhores modelos de cabo OTG

Apesar de simples em seu uso, o cabo OTG possui diferentes funcionalidades, visto se tratar de uma conexão direta com o celular, para outro meio.

Graças a variedade de possibilidades para conexões USB (mini, micro, 3.0, entre outras), é necessário que você preste atenção em alguns detalhes antes de adquirir seu cabo. São eles:

  • Compatibilidade do smartphone
  • Conexão do smartphone ou tablet
  • Saída do cabo OTG
  • Comprimento do cabo

Agora vamos entender a importância de considerar cada um desses fatores antes da escolha:

Compatibilidade do smartphone

Essa dica é das mais úteis. De nada adianta você adquirir um cabo OTG se o seu smartphone ou tablet não possui compatibilidade com a tecnologia.

Baixa um aplicativo nas lojas recomendadas pelo fabricante e identifique primeiramente, se o aparelho tem esta funcionalidade.

Se não tiver, você pode pesquisar na WEB o motivo e, quem sabe, um modo de ativar. Caso tenha, é só comprar e se divertir com tudo que pode ser feito.

Imagem de cabo otg sobre mesa.

É importante verificar se o seu smartphone ou tablet é compatível com o cabo OTG. (Fonte: Thongchai Saisanguanwong / 123RF)

Conexão do smartphone ou tablet

Já falamos um pouco sobre isso anteriormente, mas é importante que isso fique claro para você: nem todo aparelho (celular ou tablet) tem uma porta do mesmo modelo.

O USB existe em diversos padrões, e é de máxima importância que você identifique qual seu aparelho possui para comprar o cabo OTG.

Ir pelo preço, sem pesquisar o modelo da porta, talvez te leve a comprar algo que não funcione por não encaixar.

Saída do cabo OTG

A todo momento mostramos para você opções do cabo OTG para saídas USB 2.0 (a padrão, em quase todo equipamento).

Contudo, determinados aparelhos (como drones ou câmeras) não têm esta porta como nativa, e sim USB em outros modelos. Existem cabos OTG específicos para estes modelos, e para estas conexões particulares.

Portanto, verifique sua necessidade de uso do cabo OTG e adquira um dentro destas condições.

Se o objetivo for uso geral, opte por uma com saída USB 2.0. Mas, se pretende operar uma câmera digital ou filmadora, ou mesmo um drone, verifique a porta USB desta máquina. Então, adquira um cabo OTG com saída compatível.

Vai poupar a procura de adaptadores depois.

Comprimento do cabo

Para algumas pessoas, principalmente dependendo do motivo de uso, o comprimento do cabo importa. Você pode encontrar diferentes medidas, que vão desde dos que não possuem cabo, até os que possuem mais de 30 cm.

Então, se você precisa de um cabo OTG maior, confira as dimensões do produto para que ele de fato, atenda suas necessidades.

(Fonte da imagem destacada: twimg / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Henrique Torres Técnico em Eletrônicos/Fotógrafo por Hobby
Henrique entrou na faculdade de jornalismo, mas logo no segundo período, percebeu, na aula de fotografia, que as câmeras eram sua grande paixão. Da dedicação às lentes, surgiu o interesse por outros eletrônicos, e hoje ele passa seu tempo consertando gadgets e fotografando por hobby.