Um microfone está sobre uma mesa de som enquanto está conectado por seu cabo na mesa ao lado.
Ultima atualização: 18 de novembro de 2019

Como escolhemos

9Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

75Comentários coletados

Seja para um cantor profissional, amador ou simplesmente para quem cantar é apenas um hobby, é de suma importância encontrar um cabo para microfone que seja compatível com suas necessidades em cada situação.

A redação da ReviewBox Brasil traz para você tudo o que você precisa saber sobre os cabos para microfone disponíveis hoje no mercado. Neste artigo, vamos explicar todos os detalhes de um cabo e as condições ideais de uso para cada modelo.




Primeiro, o mais importante

  • Os cabos para microfone são do tipo XLR, podendo ter pontas/conectores macho e fêmea ou ainda uma das pontas P10/PS
  • Os cabos XLR são universais, portanto microfones e cabos de diferentes marcas podem ser usados juntos.
  • Tipo de blindagem, conectores, espessura do cabo e extensão do cabo são características importantes a serem analisadas antes da compra de um cabo para microfone.

Você também pode gostar:

Melhores cabos para microfone: nossas recomendações

Logo mais falaremos sobre cada detalhe dos cabos para microfone, mas antes trazemos aqui, para sua apreciação, alguns dos melhores modelos de cabo para microfone do mercado.

O cabo para microfone de 10 metros

Este cabo para microfone é tipo XLR com saídas fêmea e macho. Ao todo, possui 10 metros de extensão, uma das maiores metragens do mercado. Possui fio de cobre puro, revestidos em PVC, blindagem de cobre estanhado em espiral, bitola 24 AWG e isolamento do condutor feito de polietileno de 1,4 mm. Possui mola niquelada de proteção.

A opção com conector de ouro

Os cabos com conectores de ouro são os preferidos do mercado por suportar mais o tranco do que outros tipos. Os conectores (P10 e XLR fêmea) possuem ponta em ouro e isolamento fenolite em vibra de vidro. Sua extensão é de 5 m. A blindagem é dupla em fita de alumínio e trança em cobre estanhado 75%. O condutor é em cobre estanhado, enquanto o revestimento é em PVC emborrachado.

Cabo para uso interno

Por conta de sua extensão, de 3 m, esse tipo de cabo é melhor para uso interno, onde você não precisará andar tanto com o cabo conectado ao microfone. Esse cabo XLR com pontas macho e fêmea é de alta qualidade, sendo balanceado, com conectores em metal. Também podem ser usados para instrumentos compatíveis com as entradas.

Guia de Compra

Escolher um cabo para microfone pode ser mais difícil do que parece, afinal esse produto traz várias particularidades que podem fazer a diferença no seu uso de acordo com a aplicação dele.

Buscamos fazer um guia bem completo, descrevendo o cabo XLR (ideal para microfone), respondendo se um mesmo cabo pode ser usado em ambientes interno e externo, qual o melhor tipo de blindagem, se a grossura do cabo implica em algo, entre outras informações essenciais.

Um cabo para microfone XLR enrolado com foco nas duas pontas, a fêmea (à esquerda) e a macho (à direita).

O cabo XLR é universal, podendo ser usado com produtos de marcas diferentes da do cabo. (Fonte: wongpear/ Pixabay.com)

O que são os cabos XLR?

Os cabos XLR possuem de 3 a 7 pinos metálicos, podendo conter ou não trava. Existem na versão fêmea e macho.

O uso deles é bastante comum para microfone e mesa de som. O principal tipo de conector XLR é o com três pinos.

Os cabos XLR são balanceados, o que significa que são designados a eliminar ruídos da fonte emissora do sinal. Isto acontece graças ao sistema de três vias. Nesse caso, a pinagem fica dividida da seguinte maneira: neutro (ground), positivo (hot) e positivo invertido (cold).

foco

Os cabos XLR também são conhecidos como Cannon. A nomenclatura se dá por conta do nome do seu inventor, James H. Cannon.

O mesmo cabo para microfone serve para uso externo e uso em estúdio?

A maioria dos cabos XLR são feitos com a mesma base, podendo ser usados para microfones e instrumentos.

Mas a pergunta aqui é se o uso interno (em estúdio, por exemplo) e o uso externo podem ser feitos com o mesmo cabo. A resposta é: sim.

Porém, há ressalvas. Como o uso externo exige mais movimentação, seria interessante buscar cabos com blindagem melhor. Mas, com cuidado, você pode usar o mesmo cabo para todas as situações.

A grossura do cabo para microfone faz diferença?

A espessura do cabo é um fator importante e pode fazer diferença na hora da transmissão do sinal do microfone.

Ela é medida através da escala americana de bitolas de fios, ou American Wire Gauge (AWG), uma escala estadunidense que determina o tamanho da bitola de fios elétricos.

Em cabos para microfone, como XLR, as medidas variam de 20 (0,515 mm²) até 26 (0,126 mm²), sendo 26 o mais fino.

Os cabos mais grossos oferecerem mais capacitância para um som melhor. Costumeiramente, em estúdios, são esses os utilizados.

Para apresentações ao vivo, por exemplo, às vezes opta-se por cabos mais finos, já que a grossura menos torna os cabos mais flexíveis. Todavia, é uma questão de preferência.

Qual é o melhor tipo de blindagem em cabo para microfone?

A blindagem dos cabos para microfone é bastante importante, pois é ela que protege seu sinal de qualquer interferência.

Os pinos do final do cabo XLR macho precisa de um revestimento bom, já que ele será conectado e desconectado diversas vezes.

Os principais materiais com que são feitas as blindagens são laminado de alumínio, cobre estanhado e cobre em espiral.

A blindagem de laminado ou folha de alumínio é o material mais barato de blindagem. Ele é mais frágil que os demais e não possui muita flexibilidade, portanto não é recomendado para uso em locais externos de muita movimentação, como em shows.

O cobre estanhado é bastante flexível.

O cobre estanhado ou cobre trançado de estanho é bastante flexível, conta com proteção contra oxidação e tem ótima condutividade. Recomendado para uso com frequências médias-baixas e em estúdio.

Cabos de cobre estanhado são bastante volumosos, o que pode ser um problema se você os usar em um estúdio ou local pequeno e também trabalhar com instrumentos menores.

Já a blindagem com cobre em espiral é recomendado para uso externo (ao vivo) por ser bastante flexível, ainda mais do que os outros dois modelos citados previamente.

Entretanto, esse tipo de cabo tem maiores chances de quebrar, portanto recomenda-se cuidado na hora de esticá-lo para não danificar os fios por dentro.

Uma mulher (à esquerda) toca uma guitarra enquanto canta no microfone, conectado a um cabo, enquanto um homem (à direita) toca um baixo em ambiente externo.

Para uso externo, algumas pessoas preferem usar cabo para microfone mais flexível. (Fonte: Brett Sayles / Pexels.com)

Critérios de Compra: o que levar em conta ao escolher seu cabo para microfone

Não pare a leitura ainda, pois temos aqui outros pontos de extrema importância que você precisa ficar sabendo antes de sair às compras – ou simplesmente navegar na internet para adquirir seu cabo para microfone ideal.

Agora que já citamos tais pontos, iremos detalhá-los para que você esteja completamente ciente de tudo o que é importante para fazer a melhor compra possível.

Um microfone conectado a um cabo está em cima de uma mesa de som.

A blindagem dos cabos costumam ser de um ou mais desses componentes: laminado de alumínio, cobre estanhado e cobre em espiral. (Fonte: Thomas B./ Pixabay.com)

Extensão do cabo

A extensão do fio não implicará na qualidade da recepção do sinal do microfone, entretanto é bastante relevante você fazer uma medição correta da sua demanda.

Afinal, se você vai usar o cabo para andar em um palco e ir até nos bastidores, na parte de controle do som, não adianta adquirir um cabo para microfone de poucos metros.

Porém, também não compre mais cabo do que você precisa para não deixá-lo amontoado – afinal, também dificulta no seu armazenamento e, se enrolado de maneira errada, pode acabar danificando o cabo internamente em algum trecho.

Outra dica é nunca medir somente a distância, por exemplo, de onde você ficará para cantar e os alto-falantes. Lembre-se que você certamente irá se movimentar e precisará de mais extensão no cabo.

Conector

Os cabos para microfone XLR são bastante resistentes em geral. De qualquer maneira, você pode ter preferência no tipo de material utilizado nos conectores.

Uma boa parte dos conectores são feitos ao menos parcialmente de níquel. Recomenda-se o uso de conectores que não sejam exclusivamente de níquel.

Se você é mais exigente, os conectores banhados prata e de ouro são mais bem queridos no mercado e resistentes.

Os conectores banhados a ouro têm melhor resistência à corrosão, o que é algo fundamental para quem mora próximo da praia, não deformam-se tão facilmente em condições adversas e também ficam um pouco mais frios.

Mas, em geral, os conectores banhados a prata seguram e muito bem o tranco.

Três microfones (um deles já com um cabo acoplado) e dois cabos XLR estão sobre uma superfície cinza/grafite.

Bitolas mais finas tornam o cabo para microfone mais flexível. (Fonte: Aw Creative/ Unsplash.com)

Tipo de uso

Apesar de não haver nada que impeça que você use seu cabo para microfone tanto em ambientes externos como internos, ainda assim há alguns tipos que podem ir melhor para cada tipo.

Na tabela abaixo, fizemos uma simulação das condições perfeitas de um cabo para microfone para uso externo e de um cabo para uso interno.

Blindagem Extensão de cabo Conector Tamanho da bitola
Uso externo Cobre em espiral Mínimo 6 m Ouro 24 AWG
Uso interno Cobre estanhado Abaixo dos 6 m Níquel, prata ou ouro 21 AWG

Marca

Será que a marca importa? Na realidade, não. Um cabo para microfone XLR, a não ser que tenha defeito de fabricação, facilmente se conectará com outro ou o aparelho, independente da marca, pois as entradas são universais.

Vale citar que alguns cabos para microfone XLR possuem uma ponta P10 (conhecido como conector TS ou TRS 6,35 mm), de formato cilíndrico e que se assemelha muito a uma ponta de um conector de fone de ouvido (que se chama P2, porém é bem maior.

Por que é importante citar? Para deixar claro que as saídas P10 também são universais e independem de marca.

(Fonte da imagem destacada: Hendrik B / Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Rodrigo Ramos Jornalista
Jornalista por formação, Rodrigo sempre foi apaixonado por livros, filmes e séries. Ou seja: falou em cultura, falou com ele. No ReviewBox, além de compartilhar seu conhecimento sobre essas artes, traz informações sobre acessórios que podem auxiliar e divertir o dia a dia de crianças e adultos.