Ultima atualização: 12 de agosto de 2021

Como escolhemos

11Produtos analisados

21Horas investidas

3Estudos avaliados

50Comentários coletados

Bem-vindo a esta nova resenha da ReviewBox! Desta vez nós estaremos revendo os cabos RCA. Quem não gosta de curtir um filme ou série de TV que parece e soa bem; bem, por mais de 50 anos, cabos RCA têm sido a conseqüência de fazer isso acontecer em todas as casas.

Os cabos RCA estão entre os dispositivos que fornecem um dos melhores sinais de vídeo e áudio da atualidade, superando o S-vídeo e o vídeo composto e sendo superados apenas por cabos HDMI. Estes dispositivos fornecem grande clareza de sinal e melhor qualidade de imagem graças aos 3 canais que eles têm para transmitir o sinal. É por isso que nós da ReviewBox queremos ajudar você a escolher o melhor cabo RCA.

Nós lhe mostraremos os tipos de cabos que existem juntamente com suas principais características. Após ler este guia de compras, você não só saberá qual é o melhor cabo RCA, mas também poderá identificar os fatores que você pode comparar, onde comprá-lo e seu valor.




O mais importante

  • Os cabos RCA têm o nome da Radio Corporation of America, porque foram usados pela primeira vez nos anos 40 para conectar fonógrafos a amplificadores. Então, a partir de 1950, eles passaram a ser de uso comum em casa.
  • Um cabo RCA tem 3 conectores codificados por cores (branco, vermelho e amarelo) que se estendem de uma extremidade de um cabo que se conecta a 3 saídas da mesma cor na parte de trás de uma TV. No caso de cabos de áudio RCA, estes têm apenas 2 conectores (Branco e Vermelho).
  • Com o advento dos televisores Full HD, uma nova gama de cabos RCA foi criada, chamada de cabos componentes. Estes são mais sofisticados e têm mais conectores. Os cabos RCA componentes são capazes de transmitir resoluções muito mais altas que os cabos compostos: 480p, 576p, 720p, 1080p e até mais altos.

Cabos RCA: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que precisa de saber sobre os Cabos RCA

Se você estava desempacotando uma TV, sistema de home theatre, DVD player ou console de videogame e se perguntava para que serviam essas portas coloridas, é porque você estava interessado em como obter melhor qualidade de imagem e som. É aqui que entram os cabos RCA e a grande qualidade que eles oferecem ao usuário.

Antes do advento dos cabos HDMI, os cabos RCA eram a melhor opção para uma ótima qualidade de áudio e vídeo.
(Foto: Suwat Rujimethakul/ 123f.com)

O que são cabos RCA?

Os cabos RCA são equipamentos que permitem conexões de áudio e vídeo entre dispositivos que possuem esses tipos de entradas ou saídas. Seu nome vem das palavras inglesas Radio Corporation of America e no início elas eram usadas apenas em nível de áudio para mais tarde incorporar vídeo.
Vantagens
  • Ainda temos equipamentos com entrada RCA
  • Eles são mais baratos que um cabo HDMI
  • Eles oferecem resoluções de 480p SD a 1080p HD
  • Eles oferecem qualidade de som estéreo
Desvantagens
  • Eles estão começando a ficar obsoletos
  • Eles não se comparam à qualidade de um cabo HDMI em áudio e som

Como surgiram os cabos RCA?

Embora esses cabos fossem comuns de se ver, especialmente nos anos 90, sua origem remonta a 1940. Os cabos RCA permitem uma resolução de vídeo de 480p que é igual a 720 x 480 e uma qualidade de som estéreo que na época era excelente.

Nessa época nós ainda não tínhamos entrado na era do HD e Full HD como todos os canais de TV transmitidos em SD ou no formato de definição padrão. Com o advento das imagens de alta definição, surgiram os cabos componentes RCA, que permitiram uma qualidade de imagem de até 1080p em HD.

Hoje, a conexão de cabos HDMI é mais popular, mas você ainda pode ver equipamentos como aparelhos de TV, aparelhos de DVD, aparelhos de som, consoles de videogame ou sistemas de home theatre que têm uma entrada RCA.

Cabos RCA e seus tipos: A que você deve prestar atenção?

Há 2 tipos de cabos RCA: compostos e componentes.

Os cabos RCA compostos consistem em 3 fios. Os cabos vermelhos e brancos são usados para os canais de áudio esquerdo e direito respectivamente e um cabo com conector amarelo para transmitir o sinal de vídeo analógico. Como estes cabos são projetados para transmitir sinais analógicos, o cabo causa alguma perda de qualidade tanto no áudio quanto no vídeo; é por isso que este tipo de cabo não é adequado para uso se você quiser transmitir sinais de alta definição.

Enquanto os cabos RCA componentes podem ser usados em televisores de alta definição, pois são compostos por 3 linhas de vídeo, vermelho, verde e azul, e 2 linhas de áudio, vermelho e branco. Os cabos RCA componentes permitem a transmissão de sinais de vídeo de maior qualidade que os cabos RCA compostos; até 1080p de resolução HD.

RCA Composite RCA Component
É composto de 3 conectores: 1 vídeo e 2 audio É composto de 5 conectores: 3 vídeo e 2 áudio
Permite uma qualidade de imagem de 480p SD Permite uma qualidade de imagem de até 1080p HD

Um cabo RCA pode durar anos se seus conectores forem mantidos regularmente.
(Foto: Tawhy/ 123rf.com)

Critérios de compra

Há uma grande variedade de marcas que oferecem cabos RCA de excelente qualidade no mercado de áudio/vídeo. Isto pode ser esmagador para o comprador, pois é muito difícil saber qual modelo é o que você precisa e, à primeira vista, todos eles parecem iguais. É por isso que devemos ser claros sobre as características mais importantes a serem consideradas ao investir em um cabo RCA. Na ReviewBox queremos lhe mostrar os fatores que você precisa considerar ao comprar um cabo de excelente qualidade.

Cada um desses pontos será coberto em profundidade para que você possa descobrir qual cabo RCA é melhor para você.

Materiais dos conectores

Os conectores de cabos RCA podem ser feitos de ouro, prata ou cobre; também há cabos feitos de níquel, zinco e estanho, mas estes são da mais baixa qualidade. Os cabos com conectores dourados oferecem a melhor qualidade de imagem e áudio, mas também são os mais caros. Este material também oferece melhor resistência à oxidação, mas não tão bom para a condutividade elétrica.

Neste caso, os conectores de prata são os melhores para a condução de sinais elétricos, com conectores de cobre no 2º lugar e conectores de ouro no 3º lugar. Como cada conector tem seus prós e contras, os conectores folheados a ouro são a melhor escolha, pois oferecem maior durabilidade ao longo dos anos.

Atualmente, quase todos os equipamentos perderam as entradas RCA. (Foto: Glevalex/ 123rf.com)

O comprimento

O comprimento do cabo RCA que você escolher dependerá do quanto você precisa instalar seu equipamento. Quanto mais você precisar, mais vai custar. Mas compre apenas o que você precisar, pois ter um cabo RCA mais longo tem um efeito negativo na qualidade do sinal. É melhor comprar um cabo com um comprimento máximo de 1,5 a 2 metros.

Desta forma você garante que é longo o suficiente e que você não perderá tanto a qualidade de imagem quanto a de áudio. Agora, se no futuro você mover seu equipamento é recomendado ter meio metro, então você não precisará comprar um novo cabo RCA.

Blindagem

Ter um cabo RCA que tenha uma boa blindagem garante uma melhor qualidade tanto de imagem quanto de áudio em comparação com cabos que não possuem uma proteção mais grossa. Ao escolher seu cabo, certifique-se de que ele tenha, além do revestimento em PVC no exterior, uma blindagem interna para evitar interferências.

Também leve em consideração a que material seu cabo será conectado. Se possível, combine o material com o conector do seu cabo para uma melhor transmissão e qualidade de imagem. Caso contrário, pode haver problemas devido a reações eletrolíticas.

Ter um cabo RCA com boa blindagem garante melhor imagem e qualidade de áudio em comparação com cabos que não possuem blindagem mais grossa.
(Foto: PD Pics/ Pixabay.com)

Tipos de conectores

Finalmente, outro ponto a considerar é saber que tipo de conector você precisa em seu cabo RCA. Hoje nós podemos escolher entre uma ampla gama de conectores; desde o RCA clássico, até conectores coaxiais, VGA e até HDMI. Ao comprar seu cabo RCA, você deve prestar atenção ao tipo de conector que você precisa.

(Foto em destaque: Joiner1/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas