Ultima atualização: 12 de agosto de 2021

Como escolhemos

15Produtos analisados

25Horas investidas

6Estudos avaliados

87Comentários coletados

Os cabos USB ou Universal Serial Bus foram criados em meados dos anos 90 entre Microsoft, Intel, IBM e NEC buscando a compatibilidade entre seus equipamentos. Esses cabos não são usados apenas para transmitir dados, eles também permitem que cargas elétricas recarreguem baterias como smartphones e tablets.

Na ReviewBox queremos que você tenha todas as informações necessárias para escolher o melhor modelo de cabo USB para atender às suas necessidades. Nós vamos além dos detalhes técnicos. Nós lhe apresentamos os modelos mais inovadores e as características que você deve levar em conta ao comparar.




Os destaques

  • Cabos USB são dispositivos que permitem que vários dispositivos, tais como computadores, tablets, smartphones, câmeras, discos rígidos externos, leitores de memória SD sejam conectados uns aos outros ou a um computador.
  • Como eles também podem conduzir cargas elétricas, cabos USB são usados como cabos de carregamento para dispositivos móveis como smartphones, tablets, controladores de videogames ou controladores de câmeras digitais.
  • Atualmente, o mercado oferece 6 modelos de cabos USB: USB Tipo A, USB Tipo B, USB-Mini, Micro USB, e o mais recente USB Tipo C. Quanto à velocidade de um cabo USB, ele é classificado como 1.0, 2.0, 3.0 e 3.1 até uma velocidade máxima de transferência de 10 Gbps.

Cabos USB: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você precisa saber sobre cabos USB

Ao comprar um cabo USB é importante prestar atenção aos componentes de que ele é feito e ao tipo de conector que ele possui. Conhecer estas informações ajudará você a obter o máximo de seu dispositivo.

Os cabos são muito comuns atualmente
(Foto: Massimiliano Clari / 123rf.com)

O que é um cabo USB?

Nós temos usado dispositivos de entrada USB desde o final da década de 90. Eles nos permitiram simplificar um grande número de portas em nossos computadores, unificando-as a uma única entrada e conector. Isto faz deles a ferramenta mais importante para qualquer usuário de tecnologia.

A sigla USB significa Universal Serial Bus, uma interface de hardware criada para que dispositivos periféricos como teclados, ratos, impressoras, etc. possam ser facilmente conectados a computadores. Assim, os fabricantes substituíram as portas seriais e paralelas por portas USB.

Quais são as vantagens dos cabos USB?

Além de serem capazes de transmitir informações, os cabos USB têm outra vantagem: a capacidade de transmitir cargas elétricas. Isto permite que dispositivos com baterias recarregáveis sejam carregados através de cabos USB, seja conectando-o a outro dispositivo que fornece energia ou a uma tomada de parede.

Os cabos USB se tornaram um formato universal com conectores diferentes em suas extremidades. Estes podem ser USB-A, USB-B, USB-Mini USB-Micro e USB Tipo C. Eles também são classificados de acordo com sua velocidade de transferência em 1.0, 2.0, 3.0 e 3.1

Vantagens
  • Eles podem ser conectados e desconectados enquanto o computador está funcionando sem medo de congelamento
  • Eles podem transferir de 480Mbps em sua versão 2.0, até 10 Gbps na versão 3.0
  • Além de transmitir dados, os cabos USB podem transportar cargas elétricas
  • Eles têm vários tipos de conectores
  • Os cabos USB são um padrão universal e são bastante fáceis de encontrar
Desvantagens
  • Dependendo da porta que seu computador possui, a velocidade de transferência e carregamento pode ser lenta
  • No caso de cabos USB tipo C, é incompatível com versões anteriores de cabos USB

Cabos USB tipo A, tipo B, Mini, Micro e tipo C - O que você deve prestar atenção?

Existem diferentes modelos de cabos USB. Estes irão variar de acordo com o conector que eles têm e a velocidade de transmissão de dados. Os conectores mais comuns são chamados de Tipo A e Tipo B, USB-Mini, USB-Micro e USB tipo C. Dependendo do porque você quer comprar um cabo USB, há algumas coisas a considerar:
Tipo A Tipo B USB-Mini USB-Micro USB Tipo C
Tem uma forma plana, retangular Sua forma era quase quadrada Seu conector é menor que o Tipo A e B Eles são 50-60% menores que USB-Mini É um cabo reversível. Isto significa que não importa como é inserido em um dispositivo
Nós o vemos em uma extremidade de quase todos os cabos USB Foi usado principalmente para impressoras e certos discos rígidos externos Ao contrário dos conectores padrão A e B, os Mini A e B são muito semelhantes em forma O padrão atual para dispositivos móveis e portáteis. Transmite sinais de áudio e vídeo em 4K e 5K
Este cabo é inserido apenas de uma forma Não é mais amplamente utilizado devido ao seu size Utilizado em câmeras digitais, smartphones, PDAs e MP3 players Este novo padrão está substituindo os modelos anteriores de conectores USB

Os diferentes tipos de conectores têm um importante propósito estratégico. Eles foram projetados para que você não pudesse conectar 2 computadores juntos, assim como não podia conectar 2 dispositivos periféricos juntos.

Quais são as velocidades de transferência dos cabos USB?

Em termos de velocidade, os cabos USB são classificados como 1.0, 2.0, 3.0 e 3.1. Cada um destes marca a velocidade máxima de transferência de dados que um cabo USB pode transmitir, portanto quanto maior a velocidade de transferência, menor o tempo de espera para o usuário. Quando esta tecnologia foi desenvolvida, havia apenas 1.0 velocidade.
1.0 2.0 3.0 3.1
Internamente o cabo tem 4 pins Como USB 1 ele tem 4 pins de conexão interna Ele consiste de 9 pins de conexão Ele tem 24 pins de conexão
Ele transmite a uma velocidade de 12 Mbps e já está em desuse Ele transmite a uma velocidade de 480 Mbps e é atualmente a mais baixa velocidade de transmissão que podemos ter Ele pode atingir uma velocidade de 5 Gbps Ele duplica a velocidade de 3.0 e atinge 10 Gbps
Transmite uma carga elétrica de 2.5W (5V e 500mA) Transmite uma potência de 4.5W (5V e 900mA) Pode atingir uma potência de 100W

Critérios de compra

Nem todos os cabos USB são iguais. Dependendo do tipo de conector e da velocidade de transferência, estes cabos são destinados a serem usados em diferentes dispositivos. É por isso que na ReviewBox queremos que você saiba tudo o que você precisa saber sobre cabos USB. Desta forma você pode comprar o melhor dispositivo para suas necessidades.

Tipo de conector

A grande diferença entre os cabos USB é o tipo de conector que eles possuem. Dependendo de suas necessidades você pode encontrar conectores USB-Mini, USB-Micro ou USB Type-C em uma extremidade, enquanto a outra extremidade pode ter um conector USB ou Type-C.

Ao comprar seu cabo USB você deve prestar atenção ao tipo de conector que você precisa em cada extremidade. Caso contrário, você corre o risco de comprar um produto que não vai funcionar porque você não será capaz de conectá-lo.

Comprimento do cabo

É comum ver cabos USB com um comprimento de 0,5 a 1 metro. Isto porque, em geral, estes cabos são usados para conectar discos rígidos externos, tablets ou smartphones. Mas no mercado podemos encontrar modelos com um comprimento maior.

É importante saber onde você vai conectar o cabo, pois desta forma você saberá o comprimento necessário; também é importante deixar um excedente de pelo menos meio metro no caso de você ter que mover o equipamento ao qual você vai conectar ou carregar.

Os cabos USB são dispositivos que permitem conectar vários dispositivos como computadores, tablets, smartphones, câmeras, discos rígidos externos, leitores de memória SD uns aos outros ou a um computador.
(Foto: Scyther5 / 123rf.com)

Velocidade de transferência

Hoje com os cabos USB 3.0 você pode transferir um filme de 4K de um dispositivo para outro em questão de minutos. É aconselhável comprar cabos USB com esta caneca ou se você tiver portas USB Type-C uma deste estilo, pois a velocidade é dobrada.

Mas é importante verificar se você tem portas adequadas para estes cabos, pois se você tiver uma porta 2.0, o cabo USB 3.0 irá funcionar, mas não na velocidade para a qual ele foi projetado. Os computadores pós 2013 provavelmente terão portas USB 3.0, mas para computadores mais antigos, eles provavelmente terão portas USB 2.0.

(Fonte da imagem em destaque: Digipictures/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas