Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Com o sucesso de programas gastronômicos na TV, um item como uma boa caçarola deixou de ser uma mera panela para se tornar um acessório essencial para sua cozinha, e é sobre isso que vamos falar hoje.

Seja para pratos de sua rotina ou para um preparo especial, ter uma caçarola de qualidade pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de sua receita. Além disso, se sua caçarola for esteticamente atraente, ainda pode ser uma bela peça de decoração de sua cozinha.

Então, confira abaixo dicas para escolher o modelo perfeito para a sua cozinha, além de uma avaliação completa com as melhores caçarolas do mercado.

Primeiro, o mais importante

  • É importante conhecer bem o material de sua panela de acordo com sua necessidade, já que eles podem determinar em quais fogões você poderá usar sua caçarola.
  • Se você pretende levar sua caçarola ao forno, é importante se certificar se o cabo e a tampa são de um material apropriado.
  • Alguns modelos podem ou não serem lavados em máquina de lavar louça. Certifique-se de verificar a melhor maneira de limpar sua panela para evitar riscos e outros danos.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores modelos de caçarola

Querendo expandir suas opções na cozinha? Uma caçarola com certeza será uma excelente opção. Por isso, listamos abaixo quatro dos melhores modelos do mercado, para que você possa escolher o seu preferido e preparar pratos ainda mais deliciosos.

1º – Caçarola de ferro Buffet Le Creuset

[amazon box=”B00005QFQD” description_items=”0″]

O sonho de qualquer cozinheira, a caçarola de ferro fundido da Le Creuset é uma das top de linha quando falamos de panelas. As caçarolas de ferro fundido são revestidas com acabamento esmaltado, sendo mais resistentes e duráveis, além de receberem um cuidado artesanal em sua produção, permitindo assim que todo produto seja de máxima qualidade.

É importante notar que essa linha tem caçarolas mais baixas e largas, sendo ideal para o preparo de guisados e molhos encorpados, onde você deseja uma menor quantidade de líquido. Projetadas com encaixe perfeito, elas podem ser levadas ao forno com tampa, permitindo melhor distribuição de calor.

2º – Caçarola de Alumínio com Revestimento Interno de Antiaderente, Tramontina

[amazon box=”B074HHFNYM” description_items=”0″]

A Tramontina é uma marca bem conhecida e respeitada no Brasil, com uma linha de produtos capaz de agradar a todos os gostos e bolsos. Revestida de Starflon 1 por dentro e por fora, esse modelo de aço inox é ideal para o uso doméstico diário. As alças são de baquelite (um material antitérmico) e o pegador é de nylon, tornando a manipulação da panela mais segura.

Pequena, prática e barata, ela também vem com uma tampa de vidro temperado com saída para vapor, podendo ser usada em fogão a gás e elétrico vitrocerâmico (resistência elétrica). Pode ser limpa em sua máquina de lavar louças.

3º – Caçarola com Tampa Ceramic Life, Brinox

[amazon box=”B07CMLSTPN” description_items=”0″]

Se você gosta muito e precisa mesmo de ótimas panelas, o modelo Ceramic Life da Brinox pode ser a escolha ideal se você está disposto a pagar um pouco mais.

Contando com um revestimento antiaderente cerâmico, ela é mais resistente, ajuda na economia de energia e é livre de metais pesados ou elementos químicos que possam ser nocivos para sua saúde.

As alças possuem revestimento Soft-Touch que não esquentam durante o uso, além de serem mais agradáveis ao toque. Também conta com uma tampa de vidro temperado com saída para vapor. Com 22 centímetros de diâmetro e 3,55 litros de capacidade, é ideal para servir família e amigos.

4º – Caçarola Duo+, Ceraflame

[amazon box=”B076VSSYP9″ description_items=”0″]

O modelo Duo+ da Ceraflame une beleza e praticidade. Seu revestimento de cerâmica é atóxico e resistente a choques térmicos, permitindo que sua comida mantenha o calor por mais tempo.

Prática, ela pode ser levada ao forno, ao micro-ondas e limpa em máquina de lavar louças. Assim você não precisa se preocupar com a compatibilidade da caçarola com os principais eletrodomésticos da sua cozinha.

Suas paredes altas e a abertura grande permitem um excelente desempenho para preparação de cozidos e assados, distribuindo o calor de forma uniforme ao aumentar a superfície de contato.

Guia de Compra

Se você tem um pouquinho de experiência na cozinha, com certeza já lidou ou pelo menos já ouviu falar das caçarolas. Esse tipo de panela pode ser muito versátil, ajudando na preparação de diversos tipos de prato, como você verá a seguir.

Siga lendo nosso Guia de Compra e saiba tudo o que for preciso para escolher a caçarola ideal para você.

casal cozinhando feliz em uma bancada

Cozinhar em casa pode ser muito divertido e uma caçarola pode ajudar muito na tarefa. (Fonte: 089photoshootings / Pixabay)

O que é uma caçarola e quais suas vantagens e desvantagens?

Uma caçarola é um tipo de panela de cabo curto, que geralmente possui um maior volume interno, permitindo que você cozinhe maiores volumes de alimento em uma só panela.

Ideal para o preparo de ensopados, molhos e alimentos com caldo, a caçarola é um item essencial na cozinha, afinal, nela você poderá realizar o preparo de feijões, sopas e afins.

Caçarola com legumes e verduras.

Uma caçarola pode ajudar você a preparar uma refeição completa em uma só panela (Fonte: Engin_Akyurt / Pixabay)

Além de permitirem o cozimento de alimentos em doses maiores, algumas caçarolas têm design diferenciado e podem ser verdadeiros itens de decoração em sua cozinha. Por outro lado, uma caçarola não serve para cozinhar pratos menores, e você precisa tomar cuidado com a relação material da panela/fogão.

Vantagens
  • Permite o cozimento de um volume maior de alimentos
  • Existem caçarolas de diversos materiais
  • Pode ser um item de decoração na cozinha
Desvantagens
  • Não é ideal para um volume menor de alimentos
  • Dependendo do tipo de material, a caçarola pode não servir em seu fogão

Eu realmente preciso comprar uma caçarola para o meu kit de panelas?

Se você gosta de comidas com caldos e sopas, como uma boa feijoada, ou mesmo se precisa cozinhar para um número maior de pessoas, uma caçarola pode ser um ótimo auxiliar em sua rotina doméstica.

Por outro lado, se você cozinha pouco e costuma fazer apenas pratos mais simples, talvez não seja a hora de investir em uma panela assim. No entanto, se você está pesquisando sobre o produto e chegou até aqui, provavelmente já está interessado em ter uma caçarola bonita e funcional em casa.

O material da caçarola pode dar um resultado diferente para a minha comida?

Depende. O material da caçarola pode influenciar diretamente no modo como a panela irá aquecer. Panelas de ferro ou de fundo triplo retém muito mais calor do que panelas de alumínio, portanto precisam de mais atenção para que os alimentos não passem do ponto de cozimento.

Quanto custa?

Existem caçarolas de variados preços e é possível encontrar modelos a partir de R$70 até R$1000. A variação de valor depende da marca, modelo, tamanho e material.

A escolha do seu modelo ideal, é claro, passará pelo tamanho do investimento que você quer fazer em uma panela como essa. Analise sua real necessidade e preste atenção nos Critérios de Compra abaixo para comprar um modelo com o melhor custo-benefício possível.

Onde comprar?

É possível encontrar excelentes caçarolas em lojas de departamento, como Magazine Luiza e Casas Bahia, onde é possível encontrar os mais variados itens para a sua cozinha.

Porém, se você é adepto das compras virtuais, opções como a Amazon e Mercado Livre são excelentes para você comprar a sua caçarola. Nesses sites, é possível comparar inúmeros modelos e procurar as melhores ofertas com poucos cliques.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de caçarola

Está decidido a comprar uma nova caçarola para a sua cozinha? Que ótimo! Antes de escolher uma caçarola para chamar de sua, é importante considerar alguns fatores que podem garantir uma melhor experiência ao cozinhar.

  • Tipo de material
  • Tipo de cabo
  • Revestimento interno
  • Modelo de fogão
  • Preço

Confira, detalhadamente, o que cada um deles significa, para que você possa fazer a melhor escolha na hora de comprar sua caçarola nova.

Tipo de material

O material de sua caçarola é um fator determinante para a sua escolha, já que influencia diretamente na concentração de calor de sua panela.

Panelas de ferro são ideais para o preparo de carnes, já que conseguem absorver e manter o calor por bastante tempo. Em contrapartida, os modelos de alumínio, apesar de aquecerem rapidamente, não conseguem reter calor.

Os modelos de inox, em especial as panelas de fundo triplo, são considerados os favoritos de muitos cozinheiros, já que não transmitem resíduos aos alimentos. Já modelos de materiais mais “alternativos”, como barro e pedra sabão são úteis para quem deseja utilizar as panelas em fogões à lenha, para cozimentos lentos.

Tipo de cabo

Para garantir uma maior versatilidade em suas receitas, alguns modelos podem ser levados diretamente ao forno. Assim, você pode selar a carne e finalizar o seu cozimento de forma lenta, algo especialmente importante em peças grandes de carne.

Para ser levada ao forno, a caçarola precisa ter o cabo resistente ao calor, preferencialmente do mesmo material do restante da panela.

Revestimento interno

O revestimento determina diretamente a capacidade da comida grudar ou não ao fundo da panela.

Em um primeiro momento, grudar ao fundo pode parecer algo negativo, mas para fazer ensopados, pode ser um recurso útil para agregar sabor ao seu preparo. Porém, é importante que, mesmo nesses casos, a panela tenha alguma capacidade de não grudar.

Se você é adepto dos modelos que não grudam, alguns acabamentos cerâmicos ou esmaltados podem apresentar resultados mais interessantes para você. Também é importante estar atento ao tipo de antiaderente, caso a caçarola possua um. Alguns modelos são produzidos com PFOA, um material potencialmente carcinogênico.

Modelo de fogão

Esse ponto pode ser considerado de pouca importância para muitos, porém, é fator determinante para a escolha da caçarola perfeita para a sua cozinha.

Se você utiliza fogões a gás, praticamente qualquer tipo de panela poderá ser utilizado, porém em alguns materiais, como inox, será preciso uma certa atenção com a altura da chama, para evitar manchas.

Já quando se fala de fogões elétricos, é preciso um certo cuidado no momento da escolha de sua caçarola. Fogões de indução precisam, obrigatoriamente, que a panela a ser utilizada possua algum metal condutor em sua base, já que aquecem a caçarola de forma magnética.

chama de um fogão em close

O tipo do fogão vai influenciar na escolha da sua caçarola. (Fonte: Magnascan / Pixabay)

Preço

Existem caçarolas dos mais variados preços, e nesse caso, a relação entre marca e material define diretamente o valor da caçarola. Modelos de marcas importadas, feitos em ferro e com a acabamentos de alta qualidade podem chegar a custar mais de R$1000.

Porém, modelos em alumínio, que são mais populares e facilmente encontrados custam aproximadamente R$200.

Nesse caso, é importante analisar a relação entre o custo e o benefício de sua caçarola, bem como o volume de alimento que você precisará produzir nela, para encontrar o modelo perfeito para você.

(Fonte da imagem destacada: RitaE / Pixabay)

Avalie este artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
49 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...

Publicado por REVIEWBOX