Cadeira de barbeiro em couro marrom.
Ultima atualização: 16 de outubro de 2019

Como escolhemos

8Produtos analisados

17Horas investidas

2Estudos avaliados

52Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um mobiliário essencial se você quer conferir charme e conforto ao seu negócio: a cadeira de barbeiro.

A cadeira de barbeiro é uma peça tradicional que se renovou ao longo dos tempos. Mas manteve sua característica principal de facilitar o seu trabalho e dar o máximo de conforto ao cliente.

Hoje existem opções para todos os estilos e bolsos e, por isso, vamos mostrar neste artigo o que você deve considerar para comprar a cadeira de barbeiro ideal.




Primeiro, o mais importante

  • Mais do que uma peça bonita, a cadeira do barbeiro deve ser prática, funcional, resistente e confortável.
  • Hoje em dia existem diversas opções, mas os melhores modelos demandam um investimento financeiro maior.
  • Neste artigo, você vai entender as principais diferenças entre um modelo e outro e o que observar para comprar a melhor cadeira de barbeiro para o seu negócio.

Você também pode gostar:

Melhores cadeiras de barbeiro: Nossas indicações

A cadeira de barbeiro precisa ajudar o profissional e dar conforto ao cliente. Sabendo disso, os fabricantes investem cada vez mais em funcionalidades e materiais de qualidade. Por isso, a seguir, vamos apresentar alguns dos melhores modelos de cadeira de barbeiro disponíveis hoje em dia no mercado.

Cadeira estilo retrô com estrutura reforçada

A Pelegrin C1307 é uma cadeira de barbeiro de estilo retrô, reclinável, com estrutura reforçada em metal e madeira, revestida em couro sintético. Esse modelo tem pistão hidráulico para regular a altura da poltrona.

Além disso, essa cadeira suporta até 150kg, possui encosto reclinável com ajuste de parada em diferentes ângulos, além de braços almofadados e apoio emborrachado para os pés.

Modelo em couro sem apoio para cabeça

A Lux Ut-c0398 é uma cadeira de barbeiro feita com revestimento em couro PU e detalhes cromados. Esse modelo possui pistão hidráulico para ajuste de altura com elevação de 10cm e base giratória.

Além disso, a Lux conta com apoio de pés em aço cromado e pode suportar até 150kg. Esse modelo não possui apoio para a cabeça.

Cadeira de barbeiro azul e textura vintage

A Pelegrin Pel-1040 é uma cadeira de barbeiro fabricada com couro PU azul com textura diferenciada, o que dá um toque vintage ao móvel.

Esse modelo de poltrona possui apoio para os pés, além de altura ajustável com pistão hidráulico. A Pelegrin também pode suportar peso de 150 Kg. Não possui encosto de cabeça.

Guia de Compra

Comprar uma cadeira de barbeiro requer conhecimento e investimento. Por isso, é preciso que você entenda os fatores que tornam essa poltrona tão especial tanto para o profissional quanto para o cliente.

Para ajudar você nessa empreitada, criamos este Guia de Compra com todas as informações necessária para adquirir a cadeira de barbeiro ideal para o seu negócio.

Barbeiro barbeando homem.

A cadeira de barbeiro ideal facilita o trabalho do profissional e dá conforto ao cliente. (Fonte: Renee_Olmsted_Photography / Pixabay)

Por que a cadeira de barbeiro é importante para profissional e cliente?

A cadeira de barbeiro é uma poltrona especial utilizada em salões de cabeleireiros e em barbearias. Em geral, trata-se de uma cadeira acolchoada, confortável, com encosto reclinável, apoio para pescoço e pés.

E sua importância vale tanto para o profissional, quanto para o cliente e o próprio estabelecimento.

View this post on Instagram

Formar esse barbeiros e trazer para eles uma consciência da real barbearia clássica foi simplesmente muito gratificante para nós! Em cada fase deste curso poder ver a evolução e brilho nos olhos de cada um quando conseguiram afiar sua própria navalha, quando fizeram a primeira barba com a sua navalha de lâmina fixa, quando viram o resultado do seu trabalho de excelência e com profissionalismo, isto realmente nao têm preço. #barbearia #classico #barbeariaclassica #onlyclassic #daniloalfonso #workshop #barbershop #barbeiro #barbierelisboa #longhair #mullet #onlyclassic #beard #scissor #shears #comb #hand #life #love #handmade #haircut #barberlife #italianshave #barbearitaliano #proraso #barbear #navalha

A post shared by Danilo Alfonso (@danilo.alfonso) on

Isso porque a cadeira de barbeiro foi projetada especialmente para garantir uma postura adequada para que o profissional possa trabalhar.

Dessa forma, o barbeiro se sente confortável para realizar o seu trabalho e ainda evita dores e problemas de coluna.

Já para os clientes, o formato e a dinâmica da cadeira de barbeiro conferem conforto total para costas, pescoço e pés.

Além disso, essa é uma poltrona que, por conta do seu design, compõe a decoração e cria um ambiente exclusivo e charmoso seja no salão de beleza ou na barbearia.

Cadeira de barbeiro em barbearia antiga.

A cadeira de barbeiro é especialmente projetada para garantir praticidade e aconchego. (Fonte: Skitterphoto / Pixabay)

Quais as características indispensáveis para uma cadeira de barbeiro?

Criada em 1850, nos Estados Unidos, a cadeira de barbeiro evoluiu muito. Ainda assim, os modelos de design retrô e vintage são as mais procuradas no mercado.

Mas, mesmo com design tradicional, hoje em dia os modelos mais modernos incluem soluções funcionais para ajudar o barbeiro a realizar o seu trabalho, deixando o cliente seguro e confortável.

Para tanto, de acordo com especialistas, a cadeira de barbeiro ideal deve ter algumas características específicas como, por exemplo:

  • Assento estofado
  • Design reclinável
  • Altura ajustável
  • Apoios laterais
  • Encosto para cabeça e pés

Mas como nem todos os modelos de cadeira de barbeiro possuem todas essas características, logo mais neste artigo vamos falar em detalhes dos fatores que diferenciam uma cadeira de barbeiro de outra.

Qual a diferença entre a cadeira de barbeiro e a de salão de beleza?

Desde muito tempo as barbearias são espaços que o público masculino procura para relaxar e cuidar da aparência.

foco

Você sabia que a competência do barbeiro é fundamental, mas o conforto do local e da cadeira também são.

Por isso, a cadeira do barbeiro é diferente das outras cadeiras de salão de beleza.

Em comum, todas as cadeiras de profissionais da beleza e cuidados pessoais, costumam ser reguláveis no que se refere à altura. Isso ajuda tanto o cabeleireiro quanto o barbeiro.

As cadeiras tradicionais de cortar cabelo são muito limitadas para fazer a barba.

No entanto, as tradicionais cadeiras de cortar cabelo utilizadas nos salões de beleza são muito limitadas para fazer a barba.

O fato é que a cadeira de barbeiro, diferentemente das cadeiras tradicionais, possui assento das costas reclináveis. Com isso, o cliente pode esticar não apenas as costas, mas também as pernas.

Mais do que isso, com a cadeira de barbeiro, o profissional pode ajustar a altura, direção e inclinação sem incomodar o cliente.

A seguir, você confere a tabela comparativa que mostra as principais diferenças entre a cadeira de barbeiro e as tradicionais utilizadas nos salões de beleza para cortar cabelo.

Cadeira de barbeiro Cadeira de cabeleireiro
Altura ajustável Sim Sim
Encosto reclinável Sim Não
Descanso para pés e braços Sim Sim
Apoio para pescoço Sim Não

Quais os estilos da cadeira de barbeiro?

Além das funcionalidades e do conforto, é fundamental que a cadeira de barbeiro combine com o estilo do seu negócio, seja salão de beleza ou barbearia.

E, hoje em dia, com tantas opções de cadeiras disponíveis, fica mais fácil criar um ambiente estiloso e cheio de personalidade, o que ajuda a manter a clientela.

Existem modelos básicos, retrô, contemporâneos e personalizados.

Existem modelos básicos, retrô, contemporâneos e personalizados. A cor também deve ser avaliada para ser compatível com a decoração da barbearia.

No mercado, há vários tons disponíveis de cadeira de barbear como os neutros, as cores mais fortes e até estampas variadas.

Para ajudar você, selecionamos algumas dicas de como escolher a melhor cadeira de barbeiro de acordo com a decoração do seu estabelecimento.

Antiga / Retrô

A cadeira de barbeiro antiga ou retrô é a mais popular justamente porque remete aos estabelecimentos antigos, dando um toque descolado e original à decoração.

Em geral, a cadeira de barbeiro retrô é feita em couro, ferro ou veludo e tem design arrojado e exclusivo.

Moderna

As barbearias com um conceito mais contemporâneo podem optar por uma cadeira de barbeiro com um design mais industrial ou feita com ferro e alumínio, por exemplo.

Em geral, a cadeira de barbeiro mais moderna costuma ser mais simples no visual, mas possui funcionalidades mais variadas com diferentes graus de inclinação do encosto de cabeça, por exemplo.

Duas cadeiras de barbeiro em barbearia.

A cadeira de barbeiro deve combinar com o estilo da decoração, seja ela moderna, simples ou vintage.
(Fonte: Alwin Kroon / Unsplash)

Simples

Quem está começando a montar a barbearia pode optar por uma cadeira de barbeiro simples. Mas simples aqui não quer dizer com menos qualidade.

Hoje em dia, existem modelos resistentes, com as funções básicas de uma cadeira de barbeiro e com design que pode combinar com qualquer decoração por valores acessíveis.

Como manter a cadeira de barbeiro limpa e preservada?

Não pense que este tópico é dispensável. Afinal, um salão de beleza ou barbearia limpa é um dos quesitos responsáveis por fidelizar o cliente.

O ideal é que você limpe a cadeira de barbeiro sempre que terminar um trabalho.

Por isso, manter a cadeira onde o cliente será atendido limpa e higienizada é fundamental. O ideal é que você limpe a cadeira de barbeiro sempre que terminar um trabalho, logo após a saída do cliente.

Para garantir que sua cadeira ficará realmente limpa para atender o próximo cliente, passe uma escova, que vai ajudar a tirar pelos e fios de cabelo.

Em seguida, passe um pano com álcool no assento todo, até a parte do encosto da cabeça. Dessa forma, a cadeira de barbeiro ficará limpa e higienizada a espera do próximo cliente.

Barbearia com cadeiras, mesa de sinuca e totó.

Manter a barbearia e a cadeira de barbeiro limpos e bem preservados é importante para a fidelização do cliente.
(Fonte: mynorbejarano / Pixabay)

Além disso, manter a cadeira de barbeiro limpa ajuda a preservá-la. Isso porque, com o tempo, é comum que a cadeira de barbeiro a comece a travar.

Para ajudar na manutenção da sua mobília, os especialistas recomendam que você passe óleo para móveis na regulagem da cadeira.

O ideal é que essa manutenção ocorra pelo menos uma vez ao mês, ou sempre que você perceber que a cadeira está fazendo algum barulho.

Outra dica para manter a sua cadeira preservada é que, caso o estofado rasgue, você não deve continuar a usar a cadeira de barbeiro.

Além de passar uma imagem de desleixo para o cliente, o estofado rasgado da cadeira de barbeiro pode acumular sujeira, fungos e bactérias.

Quais as vantagens da cadeira de barbeiro?

Como vimos, as vantagens de uma cadeira de barbeiro são inúmeras. A começar que esse móvel é um instrumento de trabalho indispensável para o barbeiro.

A cadeira permite ao barbeiro ajustar a altura do móvel.

Por conta da estrutura e das funcionalidades, a cadeira permite ao barbeiro ajustar a altura do móvel, de acordo com a estatura do cliente. Assim, o profissional pode trabalhar por mais tempo e com menos incômodo.

Além disso, os melhores modelos de cadeira de barbeiro permitem que você recline o encosto das costas, regule o encosto de cabeça e dos pés.

Com isso, você terá a garantia de que o seu cliente estará confortável e seguro mesmo que você precise girar a cadeira ou mudar altura e posição.

Afinal é importante lembrar que o cliente está dedicando o seu tempo para cuidar da aparência e isso, quase sempre, pode durar um bom tempo, dependendo do serviço a ser executado.

Por isso é tão importante que este período seja de relaxamento, até mesmo para que o profissional execute a atividade corretamente.

A cadeira do barbeiro tem função tripla: auxilia o trabalho do profissional, garante conforto ao cliente e ainda decora o estabelecimento trazendo mais charme e aconchego.

E, por ser tradicional, mesmo os modelos mais simples e atuais de cadeira de barbeiro, são ideias para complementar a decoração do seu estabelecimento, atraindo ainda mais a fidelização dos seus clientes.

No mercado há uma variedade enorme de modelos antigos, modernos, industriais, coloridos, entre outros.

A grande desvantagem, porém, é que a cadeira de barbeiro costuma ser bem cara. Os modelos de melhor qualidade e mais resistente demandam um alto investimento.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens da cadeira de barbeiro:

Vantagens
  • Facilita o trabalho do profissional
  • Garante o conforto do cliente
  • Decora o estabelecimento
Desvantagens
  • Alto investimento

Quanto custa e onde comprar uma cadeira de barbeiro?

O preço da cadeira de barbeiro varia em função do material de fabricação e das funcionalidades, como ajuste de altura e apoio de cabeça e pés, por exemplo.

Em geral, uma cadeira de barbeiro custa entre R$800 e R$10 mil reais.

Não é preciso comprar a mais cara de todas. Mas, vale ressaltar, que as cadeiras mais funcionais e resistentes são as mais caras.

Você poderá comprar a cadeira de barbeiro em lojas de departamento e até em hipermercados como Lojas Americanas, Ponto Frio e Extra.

No entanto, se você quer uma cadeira com design exclusivo e funcionalidades de última geração recomendamos que você adquira a cadeira de barbeiro em lojas online como a Amazon e o Mercado livre.

Além disso, você ainda garante a sua cadeira de barbeiro do conforto da sua casa com apenas alguns cliques.

Critérios de Compra: Fatores a considerar antes de comprar a cadeira de barbeiro

Antes que você escolha a sua cadeira de barbeiro é preciso que você entenda quais são as características que diferenciam um modelo de outro.

Isso vai ajudar você a escolher a cadeira mais adequada para as suas necessidades e expectativas do seu negócio.

Por isso, abaixo nós listamos para você os principais fatores a serem observados antes de comprar a cadeira de barbeiro:

  • Material de fabricação
  • Hidráulica
  • Encosto
  • Apoios
  • Peso suportado

A seguir, vamos detalhar cada um desses fatores para que você possa escolher e comprar a melhor cadeira de barbeiro.

Material de fabricação

O material de fabricação é um fator essencial que você deve considerar quando for escolher a sua cadeira de barbeiro.

Isso porque é o material de fabricação que irá determinar o grau de conforto para o cliente e a durabilidade e facilidade de manutenção da peça.

Entre os vários tipos de tecido possíveis para forrar a cadeira de barbeiro, o couro é, sem dúvida, o material mais comum.

Além de ser o mais resistente e fácil de higienizar é também o que confere um ar luxuoso à decoração.

Mas você também poderá encontrar a cadeira de barbeiro fabricada em corino e outro materiais sintéticos que também são duráveis e fáceis de limpar.

Cadeira de barbeiro em couro.

O couro é o material de fabricação mais resistente e confortável para a cadeira do barbeiro. (Fonte: Chris Knight / Unsplash)

Além disso, observe também o material de fabricação da estrutura da cadeira de barbeiro.

Os modelos mais fáceis de manter e os mais resistentes são aqueles feitos com aço, alumínio maciço ou madeira compensada.

Recomendamos ainda que você opte por uma cadeira para barbear que seja completamente estofada.

Com isso, você garante uma sensação de maciez para os clientes, evitando possíveis dores na coluna e outros desconfortos.

Hidráulica

Outro fator que você deve levar em consideração ao comprar a sua cadeira de barbeiro é se ela possui sistema hidráulico de ajuste de altura.

Como vimos, a cadeira ideal é aquela em que o barbeiro pode regular a sua altura de acordo com o tamanho do cliente.

Esse fator pode parecer óbvio, mas o fato é que algumas marcas ainda vendem cadeiras de barbeiro sem essa função, por isso, fique atento.

Além disso, o ideal é que a base da cadeira, onde fica o sistema de pistão hidráulico seja redondo e giratório.

Dessa forma você pode movimentar o cliente como desejar para otimizar o seu trabalho sem correr o risco de acidentes.

Encosto

Você também deve observar se o encosto da cadeira de barbeiro da sua escolha é ou não reclinável. Existem os dois modelos disponíveis no mercado.

foco

Você sabia que, a cadeira para barbearia com encosto reclinável é mais prática e funcional já que deixa o cliente na posição certa para que o profissional possa fazer a barba de forma também confortável.

O ideal é que o encosto das costas recline, pelo menos, 45 graus. Porém, existem modelos de cadeiras de barbeiro que oferecem mais opções como a que reclina até 180 graus, deixando o cliente praticamente deitado.

Apoios

Para complementar a funcionalidade da cadeira de barbeiro é fundamental que você leve em conta se o modelo escolhido possui apoios para os pés, pescoço e braços.

O apoio para os pés é importante para que o cliente fique confortável e seguro caso você precise movimentar a cadeira.

O encosto para a cabeça é tão ou mais importante. Por isso, essa parte da cadeira do barbeiro precisa ser regulável para se adaptar a diferentes clientes.

Homem em cadeira de barbeiro com encosto de pescoço reclinado.

O encosto de cabeça é fundamental na cadeira do barbeiro e pode ter níveis diferentes de ajuste. (Fonte: jackmac34 / Pixabay)

Vale ressaltar ainda que o encosto de cabeça pode ter diferentes posições, chegando a inclinar em até quatro posições diferentes.

Lembrando que nem todos os modelos de cadeira de barbeiro possuem o encosto de cabeça.

Por fim, observe o tipo de apoio para braços e mãos. O ideal é que sejam acolchoados e bastante confortáveis.

Peso suportado

É importante que você saiba que o peso que uma cadeira de barbeiro suporta varia de modelo para modelo.

Em geral, você encontrará peças que suportam entre 100kg e 150kg.

De acordo com os especialistas, o mais recomendável é que você adquira uma cadeira para barbear que aguente pelo menos 150kg.

Isso porque existem alguns modelos que quando o encosto é reclinado faz com que a cadeira suporte menos peso.

Por exemplo, alguns modelos de cadeira de barbeiro conseguem aguentar até 130kg em posição normal. Mas, quando o encosto é reclinado, a peça somente suporta 110kg.

(Fonte da imagem destacada: karmaknight / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.