Imagem mostra duas cadeiras de camping e uma mesa em uma área verde.
Ultima atualização: 8 de julho de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

65Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você gosta de relaxar e curtir o sol e a natureza em lugares afastados, precisa estar bem equipado para isso! Hoje vamos falar sobre um artigo capaz de te ajudar muito em trilhas, acampamentos e viagens: A cadeira de camping!

Já desenhada com o propósito de trazer conforto e relaxamento em lugares isolados, a cadeira de camping é um item que você não pode esquecer antes de sair para suas aventuras. Mas como escolher o modelo ideal? Quais os benefícios que ela realmente pode trazer? Falaremos sobre tudo isso a seguir!




Primeiro, o mais importante

  • Cadeiras de camping de qualidade podem transformar um acampamento ou uma trilha em algo muito mais confortável.
  • Como você provavelmente carregará a cadeira de camping fechada por um tempo, deve sempre observar se ela tem dimensões e peso que não dificultam muito o deslocamento.
  • Há muitos recursos que podem tornar a cadeira de camping ainda mais confortável, como apoio para a região lombar, possibilidade de ajuste de altura e porta-copos acoplado.

Você também pode gostar:

As melhores cadeiras de camping: Nossas recomendações

Visando a sua satisfação e conforto, testamos e analisamos as cadeiras de camping disponíveis no mercado brasileiro. Fizemos uma lista com alguns modelos que com certeza te deixarão satisfeito!

Uma cadeira de camping completa

Marca muito procurada na área de artigos para acampamento, a Nautika oferece na Dry Stone II uma cadeira completa: Totalmente dobrável, vem com bolsa de transporte com alça, sistema de ventilação no costado e porta-copo acoplado. Feita em poliéster e aço esmaltado, pesa 5 kg e suporta até 95 kg sobre ela.

O melhor custo-benefício

A cadeira de camping Araguaia, da Belfix, possui uma boa variedade de cores para que você escolha. Suportando até 90 kg de peso, ela é bastante fácil de ser transportada, já que é dobrável e vem com uma sacola. Seu material é poliéster revestido e há um porta-copos acoplado. O destaque é o valor abaixo da média do mercado.

A cadeira de camping para os mais exigentes

Outra opção da Nautika é a cadeira Pandera, que se destaca pela grande facilidade de montagem e pelos acessórios que oferece, como porta-copos dos dois lados. Também vem em uma bolsa com alça, facilitando muito o transporte, e pesa apenas 4,5 kg. Com ela, o conforto está garantido tanto na trilha, como no descanso!

Guia de compra

Quer aprender mais detalhes sobre o que as cadeiras de camping te oferecem e como comprá-las?

Então relaxe e preste atenção nas próximas linhas! O guia de compra é o setor de perguntas e respostas do nosso artigo!

Imagem mostra duas pessoas em cadeiras de acampamento ao lado de um grande veículo.

Cadeiras de acampamento também ajudam em longas viagens. (Fonte: maridav/ 123rf.com)

Quais as vantagens de ter uma cadeira de camping?

Você é uma pessoa que gosta de ir a acampamentos, fazer trilhas ou tem uma chácara com uma extensa área verde em um local afastado? Gosta de relaxar junto ao meio ambiente, sentado confortavelmente em uma cadeira junto a um lago ou dentro de um bosque?

A cadeira de camping é perfeita para essas ocasiões! Ela te ajuda pelo fato de ser amplamente dobrável, ou seja, ter uma superfície menor para transporte, leve, composta por materiais resistentes e oferecer ainda recursos como porta-copos acoplados e costas reclináveis.

Ela é ideal tanto para quem quer se sentar ao lado da barraca e apreciar a luz da lua sem preocupações, como para quem procura um descanso de alguns minutos no meio de uma longa e difícil trilha.

Com leveza, facilidade de transporte e durabilidade, a cadeira de camping é ideal para aqueles que buscam bons momentos longe da civilização!

Veja na tabela a seguir vantagens e desvantagens das cadeiras de camping:

Vantagens
  • Fáceis de transportar e armazenar
  • Leves
  • Montagem e desmontagem bastante simples
  • Possuem bons recursos extras
Desvantagens
  • Não fazem sentido para uso doméstico
  • Têm limite de peso suportado

Em quais situações é recomendado ter uma cadeira de camping?

Por ter limitações de peso e precisar ser montada e desmontada, não faz sentido ter uma cadeira de camping em ambiente doméstico. Mas em determinadas situações fora de casa, ela é muito útil! Vamos conhecer quais!

  • Acampamentos: O nome já diz qual é a principal utilidade dessa cadeira: Acampamentos. Ela é ideal para ser montada ao lado de uma barraca, seja à noite ou de dia, e permitir um grande relaxamento. Que tal usá-la no momento de um delicioso churrasco?
  • Trilhas: Quando fazemos trilhas muito longas, eventualmente precisamos parar e descansar um pouco. Uma cadeira de camping é confortável o bastante para isso e, por ser leve e fácil de transportar, a opção ideal!
  • Viagens para a praia ou o campo: Alugou uma casa na praia ou no campo e quer passar deliciosas horas nas áreas externas? Você pode levar a sua cadeira de camping, que não ocupa espaço no carro! Ela te permitirá todo o conforto necessário.

Podemos perceber que a cadeira de camping é capaz de te ajudar em variadas situações!

O que não pode faltar em uma boa cadeira de camping?

Quais são as características indispensáveis para uma cadeira de camping? O que ela precisa oferecer para ser a sua melhor amiga em situações de acampamento ou trilha?

Primeiro, é claro que existe a necessidade de ser dobrável. A facilidade de transporte e o peso baixo são fundamentais para que ela possa ser levada com você em trilhas ou até mesmo nas viagens de carro. Uma maleta com alça também ajuda muito nesse quesito.

Os recursos extras de qualidade também são importantíssimos. Porta-copos ajudam no conforto e no relaxamento, o reclinamento e ajuste da costeira, idem. Se uma cadeira contar com tudo isso, ela será perfeita para a sua experiência!

A durabilidade também não deve ser ignorada: Prefira cadeiras com materiais mais fortes, que não se rasguem com facilidade e que resistam a ações da natureza como sol e chuva.

foco

Você sabia que o ato de acampar vem ganhando popularidade em todo o mundo? De acordo com instituições de pesquisa, a atividade ganhou 8% a mais de praticantes nos Estados Unidos em 2014, enquanto crescimentos também foram registrados no Brasil e no Reino Unido.

O que diferencia cadeira de camping, de pesca e de praia?

Cadeiras de camping e de pesca costumam ser bastante parecidas, com muitos modelos sendo indicados para as duas funções. Algumas características indispensáveis, como a facilidade de transporte e de montagem, são bastante similares.

Porém, alguns modelos de cadeiras de pesca mais avançados podem apresentar funções que não são tão importantes para as de camping, como possibilidade de giro ou de ajuste de altura. Isso também faz com que seus preços sejam maiores.

As cadeiras de praia, por sua vez, são mais simples. Carregadas apenas fechadas, e não desmontadas, também são mais baixas e os materiais menos resistentes. São versões mais básicas das demais, porém, acumulam menos sujeira e são de fácil lavagem.

Nós recomendamos que, se o assunto é camping, você escolha uma cadeira já indicada para a atividade. Mas preparamos uma tabela comparando os três tipos:

Cadeira de camping Cadeira de pesca Cadeira de praia
Características Deve ser de fácil transporte e grande conforto Similar à de camping, mas pode ter funções mais avançadas É mais baixa, mais simples e de fácil lavagem
Vantagens Conforto e facilidade de transporte Ideal para uso em barcos ou em terra firme Simples e de preço baixo

Quais os tipos de cadeira de camping?

Quando pesquisar por cadeiras de camping, você notará uma grande similaridade na maioria dos modelos: Facilidade de transporte, porta-copos, material resistente, cores variadas. Porém, é possível existir uma variação.

Cadeiras com apoio para a lombar são ótimos para quem sofre com dor nas costas.

Existem no mercado os modelos chamados “strongback” que possuem um diferencial: O apoio para a região lombar. Assim, ao contrário dos comuns, que têm encosto apenas na parte superior, você terá como repousar por completo. Esse tipo é ideal para quem sofre com dores na região.

Outro tipo que pode ajudar muito quem procura conforto é o com reclinação nas costas. O ajuste permite que a pessoa deixe a cadeira como desejar, garantindo assim um descanso ainda mais gostoso. E, claro, aliviando as dores se esse for o caso!

Quanto custa e onde comprar uma cadeira de camping?

Não existe uma grande variação nos preços de cadeiras de camping. Os modelos mais simples custam por volta de R$ 70, enquanto os que possuem mais recursos podem girar em torno de R$ 200.

Lojas especializadas em acampamento ou pesca são ideais para comprar uma cadeira de camping. Você pode ainda fazer a sua aquisição pela internet: A Amazon brasileira oferece ótimos modelos. Não deixe de conferir também Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para escolher uma cadeira de camping

Agora te ajudaremos a escolher a cadeira de camping perfeita para as suas necessidades! Selecionamos quatro critérios técnicos para discussão:

Abaixo, você descobre mais sobre cada um deles!

Tamanho

As dimensões de uma cadeira de camping são importantes por diversos motivos. Primeiro, você deve conhecer de que tamanho ela fica quando fechada, pensando assim se é ideal para ser carregada ou transportada sem causar desconforto.

Além disso, também deve saber sua altura e largura quando montada. A primeira categoria é mais uma preferência pessoal e diz respeito à distância do chão que você gosta de ficar, enquanto a segunda é ligada ao conforto. Quanto mais largas, melhores costumam ser as cadeiras!

Imagem mostra um cachorro em uma cadeira de acampamento na praia.

Cadeiras de acampamento garantem conforto em muitas situações! (Fonte: RalfBeck/ Pixabay.com)

Peso e peso suportado

Se você faz trilhas ou caminha por longas distâncias com a cadeira de camping, ela precisa ser bastante leve. Preste atenção na especificação exata de peso para que ela não se torne um incômodo nos momentos de deslocamento.

A maior parte das cadeiras de camping suporta até 100 kg.

Também é importante observar a especificação do peso máximo suportado. Caso você seja um adulto com mais de 100 kg, provavelmente precisará pesquisar mais para encontrar um modelo especial: A maioria do que existe no mercado tem esse número como valor máximo.

Caso você não siga as orientações de peso máximo da cadeira de camping, poderá quebrá-la ou até sofrer um acidente. Por isso, leia atentamente as especificações e não deixe de respeitá-las!

Facilidade de montagem

Uma das principais vantagens de uma cadeira de camping é o seu conforto. Você está fazendo uma longa trilha e, de repente, para e se senta, ficando relaxado e descansado por alguns minutos.

Imagine, porém, que a sua cadeira é muito difícil de ser montada e o processo leva um grande tempo. Ela não está cumprindo com a sua função, não é mesmo?

Sempre escolha cadeiras fáceis de serem montadas e que rapidamente te propiciarão conforto e descanso!

Conforto e estabilidade

E se falamos no conforto na hora do transporte e na facilidade de montagem, não há como esquecer do principal: Uma cadeira de camping precisa ser muito confortável quando você se senta nela!

Observe quais são os materiais do modelo, se ela possui braços, apoio também para a região lombar ou algum tipo de ajuste. Verifique também a estabilidade: O ideal é que não exista nenhum risco de que a cadeira escorregue ou se desmonte sozinha!

(Fonte da imagem destacada: Bru-nO / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.