Ultima atualização: 19 de outubro de 2021

Como escolhemos

7Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

30Comentários coletados

Você sabia que as pessoas passam, em média, mais tempo trabalhando do que dormindo? A maioria das pessoas trabalha sentada durante 8 horas por dia na mesma posição, com poucas oportunidades para se mover e esticar as pernas. Isto leva a dores musculares e complicações posturais.

É por isso que escolher a cadeira de escritório certa é crucial. Atualmente, existe uma grande variedade de produtos desse tipo disponíveis. Então aqui está tudo o que você precisa saber sobre tipos, características e muito mais. Assim você pode escolher a cadeira de escritório perfeita para você.




O mais importante

  • A cadeira de escritório é um elemento essencial para garantir a produtividade e o bem-estar no local de trabalho. Felizmente, há uma grande variedade de opções no mercado.
  • Há inúmeros tipos de cadeiras de escritório. Cada um deles tem suas vantagens e características de uso que os tornam mais ou menos adequados para cada caso.
  • Antes de tomar uma decisão de compra, é importante considerar certos critérios fundamentais. Tais como a funcionalidade, estilo e material da cadeira.

Cadeira de Escritório: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você deve saber sobre a cadeira de escritório

A cadeira de escritório é uma ferramenta de trabalho para um grande número de pessoas que passam a maior parte do seu dia sentadas. Para eles, a escolha da cadeira de escritório é da maior importância. Aqui nós oferecemos todas as informações relevantes para você fazer a melhor compra.

A escrivaninha em pé é uma nova tendência como alternativa para a cadeira de escritório. (Fonte: Standsome: iopyeBlfLNg/ Unsplash)

Quais são as vantagens de uma cadeira de escritório?

As vantagens de usar a cadeira de escritório certa são que você pode evitar doenças e conseqüências negativas da má postura. Estes incluem dores musculares, cólicas, lesões lombares e cervicais e até problemas de circulação e oxigenação do sangue.

Além disso, estudos mostraram que uma boa cadeira de escritório promove concentração e desempenho quando se trabalha. Pode ser visto como um investimento em produtividade a longo prazo.

Que tipos de cadeiras de escritório existem?

As cadeiras de escritório podem ser classificadas em diferentes grupos. Aqui mostraremos quais são e em qual caso são as mais adequadas.

Executivo Operacional Confiante Ergonômico
Características Grande estatura e aparência profissional. Encosto alto, materiais elegantes e de bom gosto Prático para usar. Normalmente giratória e ajustável em altura cadeira clássica de 4 patas com encosto baixo. Sem rodízios, com um visual sóbrio Todos os elementos são ajustáveis e adaptáveis para o conforto do usuário. Promete o mais alto nível de bem-estar e conforto.
Quem o usa? Gerentes e executivos seniores em salas de reunião Funcionários de escritório Visitantes ou clientes Aqueles com problemas de postura e dores crônicas nas costas.

Como usar uma cadeira de escritório?

Se for uma cadeira ajustável, ela deve ser ajustada à fisionomia de cada usuário

  1. Ajuste a altura do assento em relação à mesa ou escrivaninha que está sendo usada. Os pés devem ser planos no chão, e em uma posição de 90° em relação aos quadris, joelhos e tornozelos.
  2. Determine a profundidade do assento, idealmente com uma distância de aproximadamente 5 centímetros entre os bezerros e a borda da cadeira.
  3. Se você tiver apoios de braço, certifique-se de que eles não estejam muito altos, pois isso pode causar dor no ombro e tensão no pescoço.

Quais são as partes da cadeira de escritório?

As partes básicas que compõem uma cadeira de escritório são o assento, o encosto e a base. Além disso, alguns modelos possuem apoios de braço e apoios para os pés, que podem ser removíveis ou dobráveis. O mesmo se aplica ao apoio de cabeça.

Além disso, uma almofada lombar pode ser incluída, o que é especialmente apreciado no trabalho de escritório.

Como manter a cadeira de escritório limpa?

As cadeiras de escritório são geralmente rápidas e fáceis de manter. Há apenas algumas coisas a ter em mente.

Para... Recomendado
Poeira Aspirador de pó e toalha úmida.
Manchas superficiais água morna e sabão neutro.
Manchas difíceis Removedores de manchas específicas dependendo do material
Rodas Remover o cotão e aplicar o lubrificante.

Quais são as alternativas para a cadeira de escritório?

Embora as cadeiras de escritório ainda sejam as mais populares atualmente, outros tipos de cadeiras alternativas podem ser encontradas. Estes têm se tornado cada vez mais populares ao longo dos anos. Nós mostramos a você abaixo

  • Bancos sem costas: Como o nome sugere, bancos sem costas são usados para promover uma postura mais erecta e reta quando se trabalha.
  • Cadeiras de treinamento: Existem vários tipos e formatos, mas elas são caracterizadas por terem uma inclinação para frente. Isto permite que o peso seja retirado da região lombar e que seja apoiado pelos joelhos quando sentado.
  • Bolas de ginástica: Também conhecidas como bolas de ginástica, estas são as usadas em academias e aulas de ginástica. A característica é que ela permite que uma postura ativa esteja constantemente em equilíbrio. Como resultado, ele ajuda a tonificar pernas e abdômen. É importante escolher o tamanho certo da bola em relação à altura da mesa.
  • Carteiras em pé: Neste caso, a cadeira do escritório é completamente eliminada para que se possa trabalhar em pé. Isto favorece a concentração, oxigenação do cérebro e evita dor postural. É aconselhável fazer pausas freqüentes para não cansar as pernas.

A cadeira de escritório deve ser adaptável à fisionomia de cada usuário. (Fonte: Davidson: QBAH4IldaZY/ Unsplash)

Critérios de compra

Ao escolher uma cadeira de escritório, há certos elementos a considerar que ajudam a determinar qual é a opção mais adequada. Portanto, aqui estão alguns dos aspectos chave a serem considerados ao escolher a cadeira de escritório que melhor se adapta às suas necessidades.

Funcionalidade

Para otimizar o desempenho do usuário no local de trabalho, a cadeira de escritório deve ter algumas características específicas. Estes devem proporcionar praticidade e funcionalidade para o usuário.

A maioria deles compartilha certas características que são importantes para se destacar quando se escolhe a mais adequada

  • Giro: A escolha de uma cadeira com rodízios facilita a movimentação no escritório e permite ao usuário realizar várias tarefas sem ter que sair de seu assento.
  • Dobrável: Este ponto é essencial para espaços pequenos e ocupados onde as cadeiras precisam ser recolhidas e guardadas no final do dia.
  • Ajustável: Isto é importante porque cada usuário é único e tem uma postura diferente, então ter uma cadeira de escritório que é ajustável permite adaptá-la a cada pessoa e graduá-la de acordo com cada indivíduo.

Material

Atualmente, você pode obter uma cadeira de escritório em uma grande variedade de materiais. Vamos analisar cada um deles junto com suas vantagens e desvantagens.

Couro natural Couro sintético Têxtil Malha plástica
Características É considerado um material elegante e sofisticado, especialmente para cadeiras de escritório de alta gerência É também conhecido como couro ecológico, muito semelhante em aparência ao couro natural Vem em uma variedade de cores e padrões É uma malha plástica que se assemelha ao couro.
Vantagens Muito forte e durável Acessível, duradouro e fácil de manter Econômico, durável e respirável Durável, fácil de manter e limpo, leve.
Desvantagens É caro e não vegano Em alguns casos, deve ser restaurado ao longo do tempo A manutenção é difícil. Deve ser limpo com mais freqüência aparência mais simples do que outros materiais.

Conforto

Este critério é de imensa importância, pois escolher uma cadeira de escritório confortável será um fator determinante na produtividade da pessoa que a usa.

Ter que mudar de posição o tempo todo não só desperdiça tempo como também causa estresse e aborrecimento para o usuário.

Algumas das características a serem consideradas são que ela deve ser ajustável em altura, ter apoios de braço e de pés e ter um apoio de cabeça. Também podemos considerar a escolha de uma cadeira de escritório com almofada lombar para maior conforto.

As características das cadeiras de escritório agregam valor à imagem da empresa. (Fonte: Cerullo: bIZJRVBLfOM/ Unsplash)

Estilo

Embora seja um fator estético, é muito importante considerar. Muitas vezes a imagem da empresa se reflete no estilo de cadeira de escritório usado pelos diferentes funcionários.

Para os gerentes, cadeiras com uma grande estatura e design imponente são geralmente escolhidas para transmitir respeito e autoridade. Para empresas jovens e modernas, as cadeiras de escritório de design são a cadeira de escolha, refletindo um estilo contemporâneo e inovador.

Para empresas mais tradicionais, as cadeiras de estilo vintagesão uma boa idéia .

Resumo

Em conclusão, a cadeira de escritório é uma ferramenta de trabalho amplamente utilizada. Como é um elemento de uso diário, nós devemos considerar tantos elementos e aspectos ao escolher. Há uma grande variedade de modelos, funcionalidades e até algumas alternativas para os mais vanguardistas.

Com todas essas informações, você está pronto para escolher a cadeira de escritório ideal para você. Entretanto, você deve ter em mente que em todos os casos, os especialistas recomendam fazer intervalos a cada par de horas.

Isto é para esticar suas pernas e limpar sua mente para que você possa continuar trabalhando de forma produtiva e relaxada.

Se você achou este artigo interessante, por favor, sinta-se à vontade para compartilhá-lo, deixe-nos um comentário e mencione-nos para ajudar mais pessoas. Muito obrigado.

(Fonte de imagem em destaque: Białasiewicz: 21822080/ 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas