Passamos cerca de 16 horas dos nossos dias sentados ou em pé. Dessas 16, pelo menos 8 horas são no trabalho. A cadeira de escritório é a melhor amiga de quem trabalha no computador e por isso deve ser comprada com muita análise.

Preocupados com sua saúde e bem estar, queremos te mostrar os melhores modelos atualmente. Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Nesse guia de compras completo, vamos trazer todos os detalhes que você precisa saber para garantir o sucesso na hora de comprar sua cadeira de escritório.

Design, conforto, material e adaptação são os critérios que você deve levar em conta antes de finalizar seu pedido. Para saber mais, continue com a gente até o fim desse artigo.

Primeiro, o mais importante

  • Mais de 80% da população sofre com dores lombares. Investir em uma boa cadeira de escritório é cuidar principalmente da sua saúde e bem estar.
  • Aumento de foco – e de produtividade – é uma das vantagens em se investir em uma boa cadeira para você ou seus funcionários.
  • Neste artigo, você saberá quais são as diferenças entre uma cadeira de presidente ou diretor. Além de descobrir todos os detalhes importantes para comprar a melhor cadeira de escritório para você.

As melhores cadeiras de escritório: Nossas favoritas

Investir em uma cadeira de escritório é investir em saúde. E você vai entender essa afirmação ao longo desse guia. Agora, fique com a seleção que fizemos para você das 5 melhores cadeiras do mercado.

Uma cadeira estilo presidente

Essa cadeira de escritório da Pelegrin, em estilo presidente, é o que qualquer pessoa que trabalhe na frente do computador deseja. Feita de couro sintético poliuretano (PU), ela é toda estofada e suporta até 150kg.

O maior diferencial desse modelo é que é uma cadeira massageadora. Possui 6 pontos de massagem no encosto e 2 no assento. São 9 modos de massagem diferentes e ajuste de 5 intensidades. Possui um timer para desligar sozinha entre 10 e 30 minutos.

Essa cadeira também possui um sistema de aquecimento anti stress que alivia dores na lombar. A altura dela é ajustável, podendo variar entre 115 e 125cm do chão ao topo do encosto. A largura do encosto é de 51 cm e altura de 7cm. O modelo é reclinável e acompanha um adaptador bivolt e controle remoto com fio.

Uma cadeira com design luxuoso

O modelo Catalunha, da marca Rivatti, é uma cadeira de escritório muito confortável e elegante. Tem um design luxuoso por conta dos acabamentos dourados. Toda estofada, incluindo os apoios de braços, ela é feita de couro ecológico.

Possui sistema relax de reclinagem, é giratória e tem regulagem de altura – que fica entre 106 e 115 centímetros. Já de largura são 65cm. Tem um estilo cadeira presidente e suporta até 120kg. Tem um grau de montagem moderado.

Como montar

A cadeira giratória para quem trabalha muito

Ainda no estilo presidente, essa cadeira de escritório na cor marrom da marca Pelegrin é uma excelente opção que oferece conforto e qualidade. Feita de couro sintético PU, é ideal para quem passa muito horas do dia na frente do computador.

Sua base giratória é de metal cromado e é muito resistente. Tem função de sistema relax e trava no ponto inicial de regulagem. Ela tem entre 115 e 125 centímetros de altura. O encosto possui 52 de largura e 75 centímetros de altura.

Uma opção muito confortável

Se você não é nada tradicional e procura uma cadeira que dê um toque moderno e requintado para seu ambiente de trabalho, essa linda cadeira branca Sevilha Eames com encosto alto é exatamente o que você busca.

Ela tem sua base giratória toda cromada e o apoio dos braços também são cromados e não possuem revestimento em estofado. É revestida de couro PU e possui espuma no seu interior. Tem sistema relax e regulagem de altura e mede entre 110 e 119 centímetros no total.

Uma opção ótima em custo benefício

Também da Pelegrin, essa cadeira de escritório é perfeita para quem procura um produto confortável e mais barato. Ela é telada, ótima para quem transpira muito e suporta até 150kg. É uma cadeira regulável, pouca coisa reclinável e com estrutura giratória. Tem uma cinta lombar e o assento é de couro PU. Os apoios de braços são feitos de polipropileno.

Tem entre 110 e 120 centímetros de altura, 50 de largura e 51 de profundidade. Já o encosto possui 76 centímetros de altura. Vem com chave para montagem.

Guia de Compra

Cuidar da saúde não quer dizer apenas fazer exercícios e se alimentar bem. Pequenos hábitos do dia a dia fazem diferença para nosso bem-estar e, por consequência, para nossa produtividade no trabalho.

Por isso, continue lendo este Guia de Compra e saiba, em detalhes, como e por quê escolher uma cadeira de escritório de qualidade para o seu dia a dia.

Imagem de mulher sentada em cadeira de escritório.

Uma pessoa passa pelo menos 8 horas por dia no trabalho, e muitas pessoas chegam a trabalhar até 12 horas por dia. (Fonte: nd3000 / 123RF)

O que é um cadeira de escritório e por que investir em uma de qualidade?

Você já deve ter parado para pensar que passa a maior parte do seu dia no trabalho, não é mesmo? Pelo menos 7 ou 8 horas, se não mais.

E por mais que você levante para ir ao banheiro, pegar um café ou esticar as pernas, é sentado na sua cadeira de escritório que você passa praticamente essas 8 horas.

Por esse motivo é essencial que conforto seja a prioridade número 1 da sua lista. Afinal, ficar sentado em uma cadeira qualquer executando suas tarefas pode tirar seu foco, diminuir sua produtividade e prejudicar sua saúde.

As empresas estão investindo cada vez mais no bem estar dos funcionários. Existem diferentes tipos de cadeira de escritório. Elas são classificadas em categorias: presidente, diretor e secretária.

Como você pôde perceber, a maioria das cadeiras trazidas nesse ranking são da categoria presidente e apenas uma de diretor. Elas são as melhores do mercado e todos deveriam merecer uma cadeira confortável, com encosto alto e regulável como dessas categorias.

Mas por que investir em uma boa cadeira de escritório? Vamos conferir as vantagens e desvantagens.

Imagem mostra cadeira de escritório preta perto do computador no home office.

Seja para home office ou escritório, a cadeira de presidente é sempre um ótimo investimento para quem passa horas no computador. (Fonte: Jerrico / Pixabay)

Quais as vantagens de uma boa cadeira de escritório?

A primeira vantagem, obviamente, é a prevenção de problemas de saúde. Apenas 20 minutos sentado na postura errada pode causar problemas de fluxo de sangue e provocar uma tensão na coluna.

Trabalhar anos em um escritório pode causar sérios danos para sua saúde se você – ou sua empresa – não investir em uma cadeira confortável.

Estudos indicam que a dor na coluna é a segunda mais comum no mundo inteiro, perdendo apenas para a dor de cabeça.

Portanto, cuidar da sua saúde o quanto antes, investindo em uma boa cadeira de escritório é a maior vantagem que você pode oferecer para você e seus funcionários.

E embora essa vantagem já seja convincente, não terminamos por aqui. Conforto gera mais foco, produtividade e criatividade.

Pessoas que estejam confortáveis no trabalho tendem a ficar mais tempo focadas e consequentemente produzem mais. Também se tornam mais criativas porque o cérebro está mais livre para criar, sem precisar se preocupar com possíveis dores.

E embora seja um detalhe, isso gera maior impacto na empresa ou nos negócios. Pense no processo inverso. A falta de conforto pode reduzir drasticamente o desempenho do funcionário, mesmo que ele não perceba.

Além disso, uma boa cadeira de escritório vai durar muito mais tempo do que uma mais barata, produzida com materiais inferiores.

Imagem mostra pessoa trabalhando no computador com postura errada.

Trabalhar na posição errada pode ser prejudicial para a saúde, por isso é importante investir em uma cadeira que ofereça conforto e ajude a manter postura correta. (Fonte: Pexels / Pixabay)

Então embora o investimento seja mais alto – o que pode ser considerado uma desvantagem – ter uma cadeira confortável é a melhor opção em longo prazo. Uma cadeira mais barata pode rasgar ou quebrar antes do esperado e você precisará investir em outra novamente.

E claro, cadeiras confortáveis e elegantes, como as mencionadas nesse ranking, dão mais credibilidade ao seu negócio. O ambiente diz muito sobre a imagem da empresa. Qual imagem você quer deixar para seus clientes?

Existem muitas opções no mercado que combinam conforto e estilo. De diferentes designs, basta que você escolha aquela que mais tem o seu perfil ou do seu negócio.

Fica até difícil falar em desvantagens, mas podemos destacar o investimento mais alto, como já mencionamos.

Vantagens
  • Promove prevenção de sérios problemas de saúde
  • Gera mais foco, produtividade e criatividade
  • Tem longa durabilidade oferecendo excelente custo benefício
  • Afirma credibilidade e boa imagem da empresa
Desvantagens
  • Investimento alto

Cadeira de escritório presidente ou diretor?

As cadeiras de escritório são classificadas em diferentes categorias. Presidente e diretor são duas delas, as que oferecem mais conforto e funcionalidade.

Investir nesse tipo de cadeira é investir na sua saúde.

Mas isso não quer dizer que apenas presidentes ou diretores de empresas podem ter uma dessas. Muito pelo contrário, investir nesse tipo de cadeira é investir na sua saúde como já conversamos nesse artigo.

Embora os dois modelos sejam bem similares, eles possuem algumas características diferentes. Uma cadeira de escritório de presidente tem encosto mais alto, é produzida de materiais mais nobres, as espumas são de alta qualidade e possui acabamento sofisticado.

Planejadas para pessoas que passam até 12 horas na empresa, elas oferecem mais funcionalidade nas regulagens de braços, costas e apoio de cabeça.

As categorias da categoria de diretor também são muito boas. A maior diferença está no encosto, que costuma ser mais baixo. Consequentemente não possuem encosto para a cabeça e oferecem menos funcionalidades.

São mais baratas, mas continuam oferecendo qualidade. Uma excelente opção para quem busca uma cadeira de escritório mais acessível.

Cadeira de escritório presidente Cadeira de escritório diretor
Altura do encosto Mais alto Mais baixo
Encosto para a cabeça Possui encosto para a cabeça e mais opções de regulagem Não possui encosto para a cabeça
Preço São mais caras São mais baratas

Sabia que as dores afastam seus funcionários?

Se você é empresário, prestar atenção no bem-estar e saúde dos seus funcionários não é só uma questão de empatia, mas também um investimento. Uma matéria publicada pela Exame revelou que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 80% da população sofre com algum tipo de dor nas costas.

Consequentemente, essa é a principal causa de afastamento do trabalho. Em 2012, 116 mil pessoas foram afastadas e receberam auxílio do governo por esse motivo. Além disso, 1 a cada 10 pessoas sofre com dores lombares crônicas. E os homens possuem maiores de chances de sofrerem com esse tipo de problema ao longo da vida.

Vale a pena tomar cuidado para não entrar na estatística ou agravar um quadro que já exista. Muitas pessoas acabam buscando ajuda depois de encontrar o problema, quando o correto deveria ser pensar na prevenção do mesmo.

Quanto custa uma cadeira de escritório?

Uma cadeira de escritório pode ultrapassar o valor de R$3 mil. Mas é possível comprar um ótimo modelo por bem menos.

O modelo mais barato do nosso ranking custa apenas R$ 320 no site da Amazon. E o mais caro, R$2.555. O valor médio dos modelos de cadeira de escritório mencionados giram em torno de R$800.

Com a opção de parcelamento sem juros, o investimento acaba tendo um ótimo custo benefício, levando em conta todas as vantagens que oferece.

Onde comprar uma cadeira de escritório?

Lojas especializadas em artigos para escritório vendem variados modelos. Pode ser que você encontre cadeiras em lojas de informática também. Mas para maior variedade de modelos e melhores preços, indicamos a compra através da internet.

Você compra do conforto do seu lar ou escritório, sem perder tempo procurando pelo modelo perfeito em diferentes lojas e ainda recebe na sua porta.

Confira no site da Amazon, que possui todos os modelos mencionados aqui. Basta clicar no link e conferir as ótimas ofertas.

Além disso, sites como Magazine Luiza, Americanas e Ponto Frio também vendem alguns desses modelos.

foco

Você sabia que foi o cientista inglês Charles Darwin, famoso por formular a teoria da evolução das espécies, quem inventou a cadeira de escritório?

Além de viajar bastante para suas pesquisas, ele também passava muito tempo em seu escritório e sentiu uma necessidade de mudar sua cadeira para agilizar os processos e ter maior mobilidade dentro do espaço.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de cadeira de escritório

Com certeza você já entendeu a importância de investir em uma boa cadeira de escritório. Mas pode ser que ainda não tenha se convencido do modelo ideal para você. Por isso, vamos lhe apresentar os critérios de compra.

Com eles você pode ver o que é mais importante na compra de uma dessas cadeiras e decidir de uma vez por todas qual delas vai ser sua grande companheira durante tantas horas no trabalho.

Olha para sua cadeira hoje e analise: de que forma você gostaria que ela fosse diferente?

Essa é uma boa dica para perceber o que incomoda agora e o que você gostaria que fosse diferente. Preste atenção nos seguintes critérios:

  • Material
  • Design
  • Conforto
  • Adaptação
  • Encosto

Vamos detalhar cada um deles para que você possa tomar a melhor decisão na hora de comprar sua cadeira de escritório.

Material

O material da sua cadeira pode ser extremamente importante. Pense bem. Algumas pessoas não gostam do couro, pois ele pode grudar na pele. Outras preferem o couro por ser um material altamente resistente.

Então, essa é uma questão de gosto. As melhores cadeiras são de couro – mesmo que sintético PU, como os modelos desse ranking – e de tela.

As cadeiras em tela não possuem espuma na parte do encosto e são mais transpiráveis. Embora grande parte dos ambientes tenha ar condicionado, vale a pena refletir sobre esses detalhes.

Cadeira de escritório preta.

Escolha uma cadeira do material da sua preferência. (Fonte: siraphol / 123RF)

Design

O design, embora seja um detalhe, pode ser um importante. Escolher uma cadeira que além de confortável, combine com o ambiente e o perfil da empresa ou pessoa, pode deixar quem usa ainda mais feliz e produtivo.

Uma boa cadeira também diz muito sobre a credibilidade e imagem da empresa. Nessa lista você encontra diferentes opções de estilos.

Mas design não tem só a ver com visual. O design também diz muito sobre como a empresa pensa no usuário. Design combina todos os detalhes que deixam a cadeira além de linda, muito confortável.

Conforto

O conforto é o principal item dessa lista. Já pensou passar 8 horas sentado em uma cadeira dura? Não seria nada agradável trabalhar dessa forma.

Conforto inclui muitos aspectos, não apenas se o assento da cadeira é macio suficiente ou não.

Conforto engloba se o usuário alcança os pés inteiramente no chão de forma confortável, se os braços ficam em uma posição agradável, se você gosta e usa o apoio para a cabeça, entre outros detalhes. Então as descrições atentamente.

O modelo número 1 da lista tem até sistema de massagem e aquecimento anti estresse. Esse é um critério que talvez você queira levar em consideração na próxima compra.

Adaptação

Para finalizar, como uma extensão de conforto, as adaptações que a cadeira de escritório possui também são importantes.

Existem modelos reclináveis e totalmente reguláveis, sendo que alguns têm tantas adaptações que praticamente se moldam a qualquer biotipo.

Regulagem de altura, do apoio dos braços, da cabeça são algumas coisas que você pode considerar. Pense no que é importante para você fazendo o exercício de tentar ver no que sua cadeira atual poderia melhorar.

Outros modelos só possuem regulagem de altura mesmo e isso pode bastar. Por isso a melhor cadeira é aquela que preenche suas necessidades e cabe no seu bolso.

Encosto

Cada cadeira tem um tipo e tamanho de encosto e pessoa se adapta a um tipo diferente. Dito isso, fizemos um estudo exclusivo sobre o tamanho do encosto de cadeiras disponíveis no mercado:

Estudo de mercado (10/19): Foram utilizados métodos científicos para analisar mais profundamente 76 produtos da categoria “Cadeira de escritório”.
O objetivo dessa análise é responder como a questão “Encosto” se distribui pelo mercado.
Essas informações vão lhe permitir avaliar melhor qual é o produto ideal para você.
Você também pode ver os resultados do nosso estudo no gráfico acima. (Fonte: Elaboração própria)

(Fonte da imagem destacada: Antonio Diaz / 123RF)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
36 Voto(s), Média: 4,78 de 5
Loading...