Imagem de dois homens sentados em cadeira gamer preta.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Neste artigo vamos falar sobre um acessório importante no mundo dos jogos de computador: a cadeira gamer. Criada para oferecer o máximo conforto ao jogador, elas são extremamente ergonômicas e evitam dores no corpo após muitas horas em frente à tela.

Há diversas opções à venda do mercado e, para saber se vale a pena comprar e como escolher este produto, é importante conhecer alguns desses modelos. Se você está pensando em investir em uma cadeira mais confortável e específica para esse uso, é interessante conhecer as principais características delas.

Neste artigo você encontrará dicas, vantagens e desvantagens, fatores comparativos e as principais características da cadeira gamer. Listamos diferentes modelos de marcas e preços variadas e indicamos também quanto elas custam, onde comprá-las e quais os principais critérios de compra.

Primeiro, o mais importante

  • Antes de comprar a sua cadeira gamer, é importante avaliar se você está realmente disposto a fazer esse investimento, pois este modelo é mais caro que um convencional. Neste Guia de Compra listamos cadeiras de pelo menos R$ 500 para mais de R$ 2.200.
  • Se jogar no computador se tornou um estilo de vida – ou até mesmo uma profissão –, uma cadeira específica será capaz de proporcionar conforto extremo, evitando dores nas costas, lombar, pescoço e punhos.
  • Você encontra a cadeira gamer em diversas lojas online, mas também em específicas para acessórios de games ou de móveis, escritório e cadeiras. Ao comprar, tente experimentar. Se não for possível, fique atento aos reviews e opiniões de quem já adquiriu.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de cadeira gamer: Nossas favoritas

Para quem passa horas e horas na frente do computador, especialmente jogando, uma cadeira gamer é mais do que um acessório para compor o setup. Comprando uma dessas você estará investindo em conforto e também na sua saúde. Confira as melhores do mercado no ranking abaixo:

Uma cadeira gamer muito confortável

A cadeira gamer da Thermaltake possui almofada lombar, encosto de cabeça e braços ajustáveis, além de molde de espuma de alta densidade. Tem construção de design anti-fadiga, projeto do estilo de carbono exclusivo e sua base é no modelo cinco estrelas de alumínio.

A altura do assento possui ainda ajuste hidráulico. Sua parte traseira é ajustável, permitindo o ajuste fácil do ângulo de volta até 160 graus para a posição sentada ideal durante o uso.

Uma opção ajustável em 180º

Esta cadeira tem design de assento de carro de qualidade com uma tampa em relevo de couro PU. O acolchoamento macio nas áreas de contato com almofada de pescoço adicional e de volta ajustável garantem uma experiência confortável após horas de uso.

Por meio do sistema de reclinação igual a de automóveis, com o apoio traseiro até 180°, é possível ficar em linha reta para descanso. O apoio para braços conta ainda com regulagem vertical e horizontal.

Uma cadeira gamer de altíssima qualidade

Esta opção da Thunder X3 tem design de carro e altíssima qualidade com uma capa de couro artificial com relevo em diamante. O acolchoado suave nas áreas de contato com a almofada de pescoço adicional e almofada traseira ajustável garantem uma experiência confortável durante muitas horas de jogo.

Outra característica dessa cadeira é o ajuste pneumático da altura do assento com um giro de 360 graus, perfeito para jogadores entre 1,50 metro e 1,85 metro de altura.

Para quem vai usar por muitas horas

A cadeira da marca Pelegrin é ergonomicamente amigável, com um bom estofamento, proporcionando conforto extra para as costas. Possui sistema reclinável, que oferece ao usuário reclinar completamente o encosto, permitindo ser usada por muitas horas ao longo do dia.

Ela tem também rodízios personalizados com design racer, regulagem de altura através do pistão a gás, costura reforçada de alta qualidade e suporta um peso máximo recomendado de até 150 kg.

Uma opção ergonômica

A cadeira gamer da DT3 Sports é ergonômica, extra acolchoada e super confortável. Tem apoio de braço de corino PU com acolchoamento extra para maior conforto.

Aguentando até 120 kg, ela possui função de balanço que permite inclinar o assento (com fundo de bloqueio) em até 12°. Ela tem ainda rotação de giro de 360 graus, mola de gás de altura ajustável, base de aço com pintura eletrostática e construção leve para fácil movimentação.

Guia de Compra

Agora que você já conferiu as melhores cadeiras gamer do mercado, precisamos entender alguns pontos essenciais para você considerar na hora de escolher a sua. Afinal, o investimento é alto e precisa compensar.

Neste Guia de Compra listamos diferentes modelos de cadeira gamer e colocamos os principais detalhes, vantagens e desvantagens, funções, preços e onde comprá-la.

Imagem de homem sentado em cadeira gamer jogando com volante e óculos de realidade virtual.

Saiba como escolher a cadeira ideal para jogar os seus games com muito conforto. (Fonte: Olena Yakobchuk / 123RF)

O que é uma cadeira gamer?

Atualmente, jogar no PC deixou de ser apenas um hobby e passou a ser um verdadeiro estilo de vida. Esse é, inclusive, o trabalho de muitas pessoas.

Com uma opção infinita de jogos e modalidades, os jogadores estão se tornando cada vez mais aficionados e detalhistas. E foi pensando no conforto e no uso prolongado que a cadeira gamer, específica para os jogos em frente à tela do computador, foi criada.

A cadeira gamer é uma alternativa para você fazer todos os ajustes necessários para seu setup, considerando principalmente sua postura e conforto.

Apesar de alguns jogadores não darem a devida importância para ela, lembre-se que é na sua cadeira que você passará horas do seu dia. E isso pode comprometer seu desempenho nos jogos.

Por que comprar uma cadeira gamer e não uma convencional?

Diferentemente de uma cadeira de escritório comum, a gamer foi projetada e desenvolvida para realmente fazer com que a postura do usuário esteja correta o tempo todo – e sem esforço.

Elas também possuem um visual mais diferente e ousado do que as comuns. De formatos ergonômicos, coloridos e inspirados em carros esportivos, elas com certeza chamam mais atenção.

São altamente ajustáveis, desde o encosto para a cabeça, até para os braços, para oferecer o maior conforto possível, já que são utilizadas por longos períodos de tempo.

Para os fãs de games, algumas opções possuem edições especiais, que podem ser personalizadas de acordo com algum jogo famoso, dando um toque a mais de customização.

Já as cadeiras tradicionais, as de escritório, possuem um visual mais sério e simples, sendo menos chamativas.

Mesmo sendo confortáveis e também projetadas para um uso prolongado, a ergonomia delas não é tão sofisticada quanto as de jogos, tendo menos configurações de ajustes.

Dependendo da necessidade do usuário, elas também acabam sendo mais baratas que uma gamer, justamente por serem mais simples. Quer saber um pouco mais? Veja na tabela abaixo, de forma comparativa, as diferenças entre uma cadeira convencional e uma cadeira gamer.

Cadeira gamer Cadeira convencional
Indicação Projetada para a postura do usuário estar sempre correta, sem esforço Voltadas para um uso mais profissional, dentro de escritório
Design Visual chamativo, ousado e mais colorido. Existem edições especiais de jogos famosos Visual mais sério e simples, menos chamativo
Ajustes Altamente ajustáveis, com diversas opções de configurações de ajustes Ergonomia menos sofisticada, com menos opções de ajustes
Preço Criadas para oferecer máximo conforto possível , por isso são mais caras Dependendo do modelo, são mais baratas

Quais as vantagens e desvantagens da cadeira gamer?

Quem passa muito tempo jogando em frente ao PC sabe que alguns cuidados precisam ser tomados. Acessórios ergonômicos, que causem menos impacto no uso, como mouses e teclados, são importantes, mas mais ainda é a cadeira na qual o jogador passará bastante tempo sentado.

A cadeira gamer é projetada focando na saúde e postura do usuário.

Por isso, uma cadeira gamer, projetada focando na saúde e postura do usuário, é uma peça de enorme relevância. Pense bem: se você passará horas e horas jogando, é essencial que faça isso com conforto, sem prejudicar a sua coluna.

Sendo assim, elas são produzidas com esse principal foco: conforto máximo. Ergonômicas, se ajustam ao corpo e permitem inclinações, por exemplo, para que o jogador até mesmo deite um pouco para descansar.

Nesse vídeo do canal da Rocketz é possível ver a montagem -e todos os benefícios – de uma cadeira gamer:

Elas têm também uma grande quantidade de ajustes. Os braços são ajustáveis – tanto na altura quanto comprimento –, o encosto de cabeça, o assento, a almofada para lombar, a altura e a inclinação. Tudo pensado para que o jogador não sinta dor.

Elas são também bonitas e interessantes, com cores fortes e design moderno, muitas vezes projetadas em semelhança com os bancos internos dos carros esportivos de alta velocidade.

No entanto, por terem todas essas configurações e alta ergonomia, uma das desvantagens é que elas acabam sendo mais caras que as comuns. Os preços são variados, mas adquirir uma cadeira gamer não deixa de ser um alto investimento na sua rotina de jogo.

Outro ponto que é preciso estar atento é que as cadeiras gamer suportam usuários de até certos pesos e alturas. Por isso, é necessário prestar atenção nas medidas e especificações do produto.

Elas são também mais difíceis de serem montadas do que uma cadeira de escritório convencional. Por terem muitos ajustes, são muitas partes para serem juntadas.

Confira na tabela a seguir as principais vantagens e desvantagens da cadeira gamer:

Vantagens
  • Projetada para dar conforto em longos períodos de uso
  • Não causa dores nas costas e lombar
  • Altamente ergonômicas
  • Grande quantidade de ajustes
  • Design moderno e interessante
Desvantagens
  • É um produto mais caro
  • Suportam até um certo peso e altura
  • Por terem muitas peças e ajustes, são difíceis de montar

Quanto custa uma cadeira gamer?

O preço de uma cadeira gamer pode variar muito de acordo com a marca, qualidade do material, número de configurações de ajustes e se ela é uma edição especial de um jogo famoso, por exemplo.

Modelos mais sofisticados, com couro legítimo e peças mais robustas, obviamente custarão mais caro, mas eles com certeza durarão mais tempo. Você pode optar em fazer um investimento que, mais para frente, poderá lhe poupar de sérias dores nas costas.

Mas você também tem à disposição cadeiras mais baratas, mais simples, mas que têm o mesmo objetivo: entregar muito conforto durante longas horas de jogo.

Neste Guia de Compra listamos cadeiras gamer de diferentes marcas e preços, que variam de R$ 510 a R$ 2.082. É importante ressaltar que as peças mais reforçadas e alto número de ajustes tornam este produto mais caro que uma convencional.

Nosso objetivo é apresentar cadeiras gamer de diferentes faixas de preço para todos os tipos de bolsos e orçamentos.

Imagem mostra um teclado gamer e pessoa com a mão em cima de mouse gamer em um mouse pad gamer.

3 de agosto de 2019

Onde comprar uma cadeira gamer?

Diferentemente de outros produtos para jogo, como teclado e notebook, é interessante checar a cadeira gamer pessoalmente. Experimentar, sentar e verificar se ela se adequa nas suas necessidades aumentam as chances de realizar uma compra bem-sucedida.

Para encontrá-la, visite lojas específicas de móveis, escritório e cadeiras, como a Inter Offices ou a E-cadeiras. Elas também estão à venda em lojas de acessórios para games, como na Rocketz Store e Top Run Games.

Se você preferir comprar online, diversas lojas, como Amazon brasileira, Mercado Livre, Kalunga, Submarino e Walmart, vendem diferentes opções da cadeira.

Neste caso, a dica é sempre checar os reviews e comentários de quem já comprou a cadeira gamer que você estiver interessado. Assim, as chances de você fazer uma boa compra e atender as suas expectativas são grandes.

Imagem de garoto jogando games sentado em cadeira gamer.

Existem diversos modelos no mercado, sendo alguns deles mais sofisticados, com botões no lugar de manivelas de ajuste, por exemplo. (Fonte: eugeneput / 123RF)

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de cadeira gamer

Decidir por comprar uma cadeira gamer não é uma decisão simples. Por ser um produto mais caro – e facilmente substituído por uma cadeira convencional de escritório –, é preciso avaliar alguns critérios importantes.

Algumas características do produto em si são fundamentais para uma boa compra. Ao pesquisar os diferentes modelos, leve-as em conta para adquirir a melhor cadeira de jogos para as suas necessidades, dentro do seu orçamento.

No mercado existe uma grande quantidade de opções disponíveis. Para tornar a compra mais fácil, levantamos os critérios abaixo que podem ser de grande ajuda para tomar a decisão. Confira abaixo quais são eles:

  • Design
  • Número de ajustes
  • Qualidade do material
  • Marca
  • Tamanho
  • Preço

Abaixo, explicamos detalhadamente cada um dos critérios de compra. Confira os fatores para escolher a melhor cadeira gamer para você.

Design

De diferentes cores e modelos, a cadeira para jogos apresenta um design mais ousado e chamativo do que uma convencional. Há modelos mais discretos (de uma cor só, por exemplo), mas há também aqueles com cores mais fortes, como vermelho e amarelo.

Se você prefere uma cadeira que chame menos atenção e não destoe tanto da decoração da sua casa, você consegue encontrar opções com características mais sóbrias, toda da cor preta e sem detalhes coloridos.

Mas você também pode optar por verdadeiras cadeiras gamers, com design totalmente inspirado em bancos de carros esportivos, com cores fortes e detalhes mais espalhafatosos.

É uma questão de gosto pessoal e este é um produto bastante democrático. Você com certeza encontrará um modelo que atenda aos seus desejos mais visuais.

Imagem de homem sentado em cadeira gamer preta.

Existem diversos tipos de cadeiras gamer, com cores e modelos diferentes. (Fonte: Andrew Poplavsky / 123RF)

Número de ajustes

Bastante ergonômica, este tipo de cadeira praticamente “abraça” o usuário, sendo extremamente confortável e ajustável.

Para que esse conforto exista, além de um bom acolchoado, a cadeira precisa ter um grande número de configurações de ajustes, como no encosto de cabeça, na altura da cadeira, nos braços e na inclinação.

Quanto mais você puder ajustar para o seu corpo, mais cômoda e agradável ela será e você aguentará horas de jogo sem sentir dor nas costas, pescoço, lombar, braços e punhos.

Confira todos os possíveis ajustes que você pode fazer na cadeira antes de escolher a sua para que ela cumpra a função principal: oferecer conforto.

Qualidade do material

Assim como qualquer outro produto, as cadeiras das diferentes marcas possuem também qualidade diferente.

As mais baratas são feitas de materiais mais simples e menos sofisticados. As mais caras, o contrário. Mas isso não quer dizer que uma de valor mais baixo seja ruim.

Você precisa apenas saber quanto está disposto a gastar e ter em mente que, quanto maior o valor, maior a qualidade e mais ela vai durar. Confira qual o material usado no revestimento, nas rodinhas, a densidade da espuma e outros componentes da cadeira.

Se você puder ver a cadeira gamer pessoalmente, confira os acabamentos de costura também. Assim você fará uma boa escolha.

Marca

O mundo dos games é repleto de marcas e algumas delas acabam sendo mais conhecidas e famosas do que outras.

Grandes nomes, como AKRacing, Vertagear e Noblechairs, por exemplo, vendem cadeiras com preços mais elevados, para quem realmente está procurando um produto de qualidade e alta durabilidade.

Mas marcas menores e não tão conhecidas também oferecem ótimos produtos. É tudo uma questão de escolha e, claro, orçamento.

Tamanho

Este é um detalhe importante para ser levado em consideração no momento de escolha. A maioria das cadeiras suporta um peso de até 120 ou 150 kg.

No entanto, se você está em busca de uma cadeira que aguente mais, é preciso procurar por modelos XL, por exemplo.

Este tamanho é indicado também para pessoas mais altas, com mais de 1,90 metro de altura. Escolhendo o tamanho certo, o conforto extremo está garantido.

foco

Confira as medidas e a capacidade de peso lendo a descrição do produto. Conferir as diferentes medidas, especialmente de altura, com as possibilidades de ajustes também é importante.

Preço

E é claro que o preço tem um papel importante na hora de escolher a sua cadeira gamer. No nosso Guia de Compra oferecemos opções que custam entre R$ 500 e R$ 2.000.

Você pode optar por um modelo mais em conta, mais simples e com menos configurações, mas precisa levar em consideração quanto tempo você passará sentado nela e a durabilidade da mesma.

Se para você jogar no computador é algo sério e profissional, o investimento em uma cadeira com preço mais elevado vale muito a pena. Você passará a maior parte do seu dia sentado nela e é importante que ela ofereça a melhor qualidade e ergonomia possível.

Mas, se você joga mais como um hobby, as opções mais baratas vão lhe atender muito bem. Analisar a sua necessidade atual – e a futura também, por que não? – é o que vai levar para a escolha ideal.

(Fonte da imagem destacada: Andrew Poplavsky / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Beatrice Teizen Redatora
Beatrice Teizen
Os redatores do portal REVIEWBOX pesquisam e escrevem artigos informativos de alta qualidade sobre os mais variados produtos e assuntos.