Foto de uma mesa de madeira com seis cadeiras também de madeira, em uma sala de jantar de paredes verdes, um mini bar e teto e janelas brancas.
Ultima atualização: 3 de junho de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

59Comentários coletados

Olá! Seja muito bem vindo ao Review Box Brasil! Hoje nós iremos conversar sobre um móvel bastante comum nas residências brasileiras: a cadeira para sala de jantar.

Apesar de nem sempre ganhar o destaque devido na hora de mobiliar uma casa, a cadeira que irá compor a mesa de jantar é super importante! Ela agrega não só conforto, mas também beleza ao ambiente.

Caso você esteja em busca do assento dos sonhos mas ainda não sabe por onde começar, este guia pode ser de grande ajuda.

Abaixo, vamos te dar todas as dicas sobre os melhores tipos de cadeiras para salas de jantar e te explicar porque ela deve ser valorizada.




Primeiro, o mais importante

  • A cadeira para sala de jantar é um dos assentos mais importantes de uma casa. Ela permite conforto durante as refeições e compõe a mesa principal.
  • Existem diferentes estilos de cadeiras para sala de jantar, desde as mais clássicas às mais modernas.
  • Fique de olho no material que a sua cadeira é feita. É muito importante que ela seja resistente e de boa qualidade.

Melhores cadeiras para sala de jantar

Decorar um cômodo não é tarefa fácil, especialmente quando é necessário que os móveis combinem entre si. Para te ajudar na busca pela cadeira ideal, selecionamos quatro opções que oferecem o que há de melhor em questões de conforto e design.

Guia de compra

A cadeira para sala de jantar é um móvel indispensável em uma residência completa, e diferente do que muitos pensam, há várias formas de usá-la para valorizar o ambiente.

Foto de um bebê sorridente, sentado em uma cadeira branca, com pés de madeira, em uma parede branca.

A cadeira para sala de jantar é um móvel que oferece aconchego, descanso e beleza ao ambiente. (Fonte: Henley Design Studio/ Pexels)

O que são e quais as vantagens das cadeiras para sala de jantar?

O conceito de cadeira já é bastante conhecido por todos nós, né? Este móvel, em sua versão para sala de jantar, nada mais é do que o assento que acompanha a mesa principal e te permite ter uma refeição de maneira confortável.

A cadeira garante que você possa se assentar e, sem desconforto, utilizar a mesa para almoçar, jantar, ou simplesmente para conversar com quem estiver do outro lado.

Há algumas décadas já superamos a ideia de que um móvel precisa ser apenas funcional. Hoje em dia, os móveis além de cumprirem sua função principal, agregam beleza e estilo a um espaço.

Com este tipo de cadeira não é diferente. Atualmente elas podem ser encontradas em diferentes versões, cores, modelos e designs.

Algumas são estofadas, outras não. Algumas possuem estampas coloridas, outras são fabricadas em tons neutros. Há aquelas que possuem apoio para os braços, assim como também existem as que não o possuem.

A variedade de estilos tem se mostrado cada vez maior, o que nos permite criar combinações com o ambiente e com a própria mesa.

A cadeira para sala de jantar promove conforto, aconchego e te permite desacelerar por uns minutos enquanto estiver sentado nela, seja fazendo uma refeição, ou apenas conversando.

Quais os modelos de cadeiras mais conhecidos?

Como dissemos, variedade é o que não falta quando o assunto é cadeira para sala de jantar. Apesar dos modelos serem muitos, selecionamos alguns que tem ganhado destaque na hora de montar a casa dos sonhos.

Estofado total

Este é o modelo mais comum nas casas que estão entre o tradicional e o moderno. As cadeiras deste tipo, como o próprio nome já diz, possuem assento e encosto estofados, normalmente em tecidos semelhantes ao veludo ou suede.

Elas saem ganhando no conforto, e podem ser um pouquinho pesadas. A vantagem é que são facilmente adaptáveis tanto em ambientes clássicos, quanto em salas mais descoladas.

Provençal

O modelo provençal é inspirado na linha de decoração francesa que surgiu na cidade de Provença, por volta do século XVI. Os móveis desse estilo possuem traços românticos, que mistura o rústico com o sofisticado.

No caso das cadeiras, elas normalmente possuem encostos arredondados, cor corte super bem trabalhados em madeira e estofados em tons claros.

Acrílico

As cadeiras de acrílico são super convidativas. Normalmente são transparentes, possuem apoio para os braços, e, por vezes, uma almofada no assento.

Cadeiras de acrílico seguem uma linha mais moderna e podem servir de quebra para ambientes muito sérios.

Vintage

O estilo retrô nunca sai de moda, e as cadeiras que seguem essa linha trazem um aconchego todo especial. Elas são confortáveis, descoladas e costumam possuir cores e estampas.

Normalmente, são caracterizadas pelo encosto estofado e arredondado, que envolve as costas em curva, em meia lua. Elas são cheias de vida, e podem ser uma boa escolha para casas com estilo mais despojado.

Rústica

Os móveis rústicos, como o próprio nome já indica, remetem a fazenda. No caso das cadeiras, são feitas de madeira, possuem bom acabamento e nem sempre são estofadas.

Também costumam ser marcadas por linhas retas, além de ter fortes tendências ao uso de fibras trançadas na composição do encosto.

Moderna

As cadeiras modernas são o que há de mais novo neste universo. Elas são cheia de identidade apesar de serem marcadas pelo minimalismo.

É comum que você as encontre em versões coloridas, sem estofados, e com assento feito de material semelhante ao acrílico. Normalmente, possuem pés de madeira e apoio para os braços.

Estofado total Provençal Acrílico Vintage Rústica Moderna
Onde usar Espaços que estão entre o tradicional e o moderno Espaços delicados, com estilo bastante clássico Espaços modernos Espaços descolados Espaços que remetam ao ar livre e à fazenda Espaços modernos
Conforto Alto Médio Baixo Alto Médio Baixo
Característica principal Estofado no assento e no encosto Traços românticos Transparência Encosto em meia lua Uso de madeira e fibras Minimalismo

Quanto custa uma cadeira para sala de jantar?

Um móvel de qualidade dificilmente será super barato, por mais simples que ele seja. No caso das cadeiras, é preciso lembrar que é necessário comprar mais de uma para fazer a montagem da mesa.

Em algumas situações, você possui a opção de comprar o kit de cadeiras de uma só vez, no entanto, para facilitar nossa análise, iremos conversar sobre a compra de cadeiras separadamente.

Em média, o custo de uma cadeira para sala de jantar fica entre R$150 e R$350, dependendo do design e da qualidade dos materiais usados na produção. O valor é variável, e você deve buscar por aquele modelo que melhor atende às suas necessidades.

Onde comprar cadeiras para a sala de jantar?

Local para comprar cadeira para sala de jantar é o que não falta. Atualmente, muitas lojas vendem esse produto em diferentes modelos, afinal elas são parte indispensável de uma casa.

Você pode iniciar sua busca pelas lojas de eletrodomésticos, como a Magazine Luiza, as Casas Bahia e o Ponto Frio, lá você encontrará preços mais em conta.

Algumas lojas de decoração como a Tok&Stok, a Etna, e a Mobly também oferecem opções muito legais e mais modernas!

Se você tem o hábito de ir até lojas de departamento, gostará de saber que o Walmart e as Lojas Americanas são boas escolhas. Por fim, existem as opções online, como a Amazon e o Mercado Livre.

Foto de uma cadeira preta, simples, em um espaço com parede e chão branco.

A cadeira é um objeto indispensável em uma sala de jantar. (Fonte: Paula Schmidt/ Pexels)

Critérios de compra: como comparar as cadeiras para sala de jantar

Comprar um móvel não é barato e por isso você deve fazer a escolha mais certeira possível. Levando isso em conta, selecionamos alguns pontos que podem você deve observar na hora de comprar a sua cadeira para sala de jantar:

Abaixo, vamos detalhar melhor cada um desses fatores.

Material

O material que um produto é produzido diz muito sobre a sua qualidade. No caso das cadeiras para sala de jantar, existe um grande leque de possibilidades.

Elas podem ser feitas de madeira, MDP, MDF, acrílico e de tantos outros materiais. O importante é que eles sejam muito resistentes e apresentem boa durabilidade.

Conforto

Cadeira e conforto tem tudo a ver, né? Antes de comprar a sua, é importante que você repare se ela é aconchegante e se vai te permitir passar mais do que alguns minutos sentado sem sentir aquela dorzinha na base da coluna.

É interessante que você também saiba que a cadeira deve ficar confortável em conjunto com a mesa. Em média, mesas de jantar possuem 75 cm de altura, e por isso, o ideal é que o assento das cadeiras tenha cerca de 50 cm.

https://www.instagram.com/p/Bwh7xcTh-87/

Estofado

Nem toda cadeira possui estofado, mas devemos dizer que as que possuem são mais confortáveis e receptivas. Nesse caso, escolha o estofado com cuidado, e tenha certeza que ele combina com a decoração do ambiente.

Peso

É muito comum que surja a necessidade de mover a cadeira de lugar, especialmente em ocasiões com casa cheia. Por isso, uma cadeira pesada demais não é nenhum pouco funcional.

Opte por modelos que te permitam carregá-los com facilidade e que não apresentem nenhum perigo ao simplesmente serem transportados.

Design

E não podemos esquecer do design, né? Saiba que este é um dos fatores mais importantes! A cadeira para sala de jantar é um móvel que possui grande destaque em um ambiente e com certeza ficará em evidência.
Escolha um modelo que combine com o espaço, e que, principalmente, te agrade! Nada mais gostoso do que uma casa que nos encha os olhos.

(Fonte da imagem destacada: Jonathan Meyer/ Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Juliana Perin Designer de Interiores
Aos quatro anos, Juliana já pedia para que sua mãe lhe deixasse decorar seu quarto de seu jeito, organizando as bonecas e os quadros pintados na escola. Essa paixão de infância virou a escolha da faculdade e, depois, profissão. Hoje, Juliana ajuda as pessoas a deixarem suas casas exatamente como elas sonham. Na internet, ajuda o público a escolher entre os melhores modelos de peças decorativas e iluminação, além de compartilhar seu conhecimento sobre sua outra paixão: a técnica DIY.