Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre cadeirinha para bicicleta. Sabemos o quanto é importante, para o desenvolvimento das crianças, levá-las para fazer atividades ao ar livre. Melhor ainda se houver interação com os pais.

Uma alternativa é pedalar em parques e ciclofaixas junto com a criança. Por isso, preparamos um guia completo para apresentar as melhores cadeirinhas para bicicleta disponíveis no mercado.

Além da praticidade na hora da instalação, aspectos como segurança e conforto do acessório não podem passar batidos na hora da compra. Para obter mais informações, leia este artigo da ReviewBox Brasil até o fim. Vamos lá!

Primeiro, o mais importante

  • Segundo pesquisa encomendada pela marca OMO, mais de 50% dos pais brasileiros afirmam não ter tempo para brincar com seus filhos ao ar livre. Por que não comprar uma cadeirinha para pedalar com seu filho e, assim, não fazer parte dessa estatística?
  • Quando pensamos no lazer e segurança de nossos filhos, nem nos preocupamos muito com o investimento. E aqui é um lado positivo das cadeirinhas para bicicleta: elas não custam caro. Por menos de R$ 200,00, é possível comprar um modelo que oferece segurança e conforto aos pequenos.
  • Uma dúvida que pode surgir na hora de comprar é qual é a melhor opção: uma cadeirinha dianteira ou traseira. Neste artigo, você descobre os pontos positivos e negativos de cada uma dessas opções e, assim, encontra a melhor resposta para a sua necessidade.

Você também pode gostar:

Ranking: As 4 melhores cadeirinhas para bicicleta

Além de ser saudável para quem pedala, as voltas de bicicletas com os filhos é uma opção para fortalecer a relação entre a crianças e os pais. Por isso, separamos os melhores modelos de cadeirinha para bicicleta do mercado. Confira no ranking abaixo.

1° – Cadeirinha para Bicicleta Dianteira Altmayer

Adaptada para praticamente todos os modelos de bicicletas, essa cadeirinha da Altmayer possui cinto de segurança e assento anatômico para proporcionar mais conforto e segurança aos pequenos.

Feito em aço carbono, o acessório suporta até 20 kg de peso e é recomendado para crianças a partir de 10 meses de idade. Encaixada na parte dianteira da bicicleta, a cadeirinha vem acompanhada de parafusos e buchas para facilitar a sua fixação.

Quer mais? Essa cadeirinha ainda conta com um guidão para a criança ter a sensação de estar no controle da direção da bicicleta. A diversão é garantida para todos!

2° – Cadeirinha Para Bicicleta Traseira Kid Bike Kalf

O seu filho vai adorar a Cadeirinha Traseira Kid Bike da Kalf. Com assento acolchoado em PU, a criança fica bem confortável durante todo o passeio e não sente dores posteriores.

Ela é indicada para crianças com mais de 10 meses que saibam se sentar sozinhas. O peso máximo suportado é de 25 kg. Quanto à segurança, ela possui cinto de três pontos com encaixe rápido. Tem também apoio para as mãos e espaço para manter os pés.

Aqui, é importante reforçar que essa cadeirinha pode ser instalada apenas em bicicletas para adultos de aro 26” que possuam bagageiro. Portanto, o acessório não é compatível para bikes da modalidade Downhill.

3° – Cadeirinha para bicicleta Traseira Polisport

A cadeirinha traseira Polisport é recomendada para crianças que pesam até 22kg. Por ser fixada na parte traseira, esse modelo só é adaptado para bicicletas que possuem bagageiro de até 175mm de largura.

Segurança é o ponto alto dessa cadeirinha. Além de contar com cinto de três pontos, ela possui suporte para os pés com presilha. Um detalhe muito importante, já que o maior risco das cadeirinhas traseiras é a criança prender o pé nos raios da bike.

Por fim, vale destacar que o conforto do assento. Com uma almofadinha lavável, a criança não vai ficar incomodada durante o passeio.

Guia de Compra

Já sabemos que a bicicleta traz inúmeros benefícios para o corpo e mente. Mas, vale lembrar que pedalar com seus filhos, é também um exemplo sobre como contribuir para um planeta com menos poluição.

Em nosso Guia de Compra, você saberá quais são as vantagens e desvantagens das cadeirinhas para bicicleta, bem como a faixa de preço e os melhores lugares para comprá-las. Vamos lá!

Imagem de uma mãe e de um pai usando capacete e segurando uma bicicleta cada um, onde os dois filhos estão sentados em uma cadeirinha.

As cadeirinhas para bicicleta permitem que você leve seus filhos para um passeio ao ar livre. (Fonte: Bearfotos / Freepik)

Quais as vantagens e desvantagens em usar uma cadeirinha para bicicleta?

Pedalar ao ar livre é uma atividade saudável, prazerosa e, ao mesmo tempo, sustentável. Tanto é assim que existe um forte movimento para que as pessoas substituam os carros pelas bicicletas.

Já é possível, inclusive, ver nas grandes metrópoles mundiais ciclofaixas invadindo o espaço que, outrora, só era ocupado por carros. Para se ter ideia, houve cerca de 50 mil pessoas na inauguração da Ciclovia da Paulista, uma das principais avenidas de São Paulo.

E por que não curtir um passeio ao ar livre com os seus filhos num fim de semana ensolarado? Graças às cadeirinhas para bicicleta, você consegue levar os pequenos de maneira segura e confortável.

Aliás, a diversão em família é extremamente saudável, como lembra Tarcísio Mauro Vago, professor da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG):

Tarcísio Mauro VagoProfessor da UFMG

“Rompe-se a hierarquia estabelecida e todos se encontram em um plano no qual podem experimentar uma experiência lúdica capaz de enriquecer, e muito, as relações familiares.”

De modo geral, as cadeirinhas são adaptadas a praticamente todas as bicicletas de passeio. Como os modelos mais recentes são de encaixe, você não precisa se preocupar com parafusos e outras peças de fixação. É moleza encaixar a cadeirinha.

Por fim, vale destacar o valor acessível das cadeirinhas para bicicleta. Por menos de R$ 200,00, você compra um acessório confortável e seguro para o seu filho curtir um passeio ao ar livre na bicicleta.

Agora, muito cuidado! Como você está levando uma criança na bicicleta, é preciso ter atenção redobrada na hora de pedalar. Um momento de distração pode ser o suficiente para uma queda. Afinal, acidentes acontecem quando menos se espera.

E por mais que as cadeirinhas tenham cintos de segurança, lembre-se de proteger a criança com capacete e outros acessórios de segurança.

Quando falamos especificamente das cadeiras dianteiras para bicicleta, um ponto negativo é que elas limitam um pouco a direção. Ao virar demais o guidão, por exemplo, a cadeira se esbarra no quadro.

Outra desvantagem é que as cadeirinhas para bicicleta têm uso restrito por peso. Dificilmente, elas suportam mais de 25 kg. Portanto, se o seu filho crescer rápido demais, você pode descartar o acessório.

Vantagens
  • Diversão em família ao ar livre
  • Fácil instalação
  • Valor acessível
Desvantagens
  • Requer atenção redobrada do adulto para evitar acidentes
  • Cadeira dianteira limita a direção da bicicleta

Cadeirinha para bicicleta dianteira ou traseira?

Cadeirinha frontal ou traseira, eis a questão! Essa é uma dúvida frequente na hora de comprar o acessório. Vamos apresentar alguns pontos positivos de cada uma das opções para você acertar na escolha.

A resposta para essa pergunta está diretamente relacionada ao desenvolvimento físico de seus filhos. Para bebês pequenos que necessitam de mais atenção, por exemplo, recomenda-se uma cadeirinha frontal.

Com ela, você consegue manter os olhos fixos na criança enquanto pedala. A possibilidade de interagir e conversar com os pequenos é outra vantagem ressaltada pelos pais.

Essa opção também se destaca no aspecto lúdico. Em alguns modelos, as cadeirinhas dianteiras possuem um guidãozinho. Assim, a criança pode se imaginar no controle da direção da bicicleta.

Mas nem tudo são flores. Ao ficar na parte da frente da bike, a criança fica mais vulnerável em caso de queda. Por isso, além de redobrar a sua atenção, lembre-se de proteger seu filho com equipamentos de segurança.

Outro problema das cadeirinhas frontais é que elas limitam os seus movimentos. Não é possível, por exemplo, fazer curvas muito fechadas. Isso sem mencionar um esforço maior na hora de pedalar por conta do peso à sua frente.

Quanto às cadeirinhas traseiras, elas são mais recomendadas para crianças maiores e independentes. Em primeiro lugar, porque as cadeirinhas traseiras são mais resistentes ao peso. Há modelos que chegam a aguentar até 30 kg.

Aqui, não é necessário ficar 100% do tempo atento aos movimentos dos pequenos. Como o acessório não esbarra no guidão, você tem mais liberdade de direção.

Um ponto alto das cadeirinhas traseiras é a questão da segurança. Como o adulto fica à frente, ele serve de escudo contra insetos e poeira.

De quebra, o adulto ainda funciona como uma barreira para a criança em caso de queda. Mesmo assim, não deixe de colocar capacete e outros equipamentos de segurança na criança, hein!

Por outro lado, a maioria dos modelos de cadeirinha traseira necessita de uma bike com bagageiro para ser encaixada. Para ficar ainda mais clara a diferença entre os dois modelos, confira um resumo dos principais detalhes na tabela abaixo:

Cadeirinhas dianteiras Cadeirinhas traseiras
Encaixe Encaixam-se em praticamente todos os tipos de bicicletas Encaixam-se apenas em bicicletas com bagageiro
Capacidade de peso Ideais para crianças pequenas e dependentes que tenham até 20kg Ideais para crianças maiores e menos dependentes. Há modelos que aguentam até 30kg
Interação Mais atenção e interação com a criança durante o passeio Dificuldade de interação entre o adulto e a criança durante o passeio
Segurança Em caso de acidente, criança fica mais vulnerável na queda Em caso de acidente, o corpo do adulto funciona como uma proteção extra contra a queda

Quanto custa?

De modo geral, podemos considerar o investimento de uma cadeirinha para bicicleta barato, principalmente quando falamos do prazer e segurança de seus filhos. Os modelos que constam neste Guia, por exemplo, custam entre R$90 e R$205.

As opções mais caras apresentam mais recursos de segurança e conforto para a criança. Lembre-se disso quando for comprar uma cadeirinha para bicicleta para o seu filho.

Onde comprar?

Sabemos que nem todos modelos de cadeirinhas se encaixam na sua bicicleta. Por isso, é interessante levar a sua bike até a loja para ver, na prática, se o acessório é compatível com o seu veículo. Assim, é impossível errar na compra, né?

Quanto às lojas físicas, recomendamos as de departamento de artigos esportivos, como Centauro e Decathlon.

Por outro lado, se você já sabe exatamente quais modelos de cadeirinhas são compatíveis com a sua bike, pode aproveitar a comodidade do comércio eletrônico e realizar a compra agora mesmo.

Na Internet, Amazon brasileira, Netshoes, Extra e Americanas são alguns exemplos de lojas confiáveis. Você ainda pode recorrer à plataforma Mercado Livre. Nela, é muito importante verificar a reputação do vendedor antes de realizar uma compra.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de cadeirinha para bicicleta

Além de definir se será uma cadeirinha frontal ou traseira, há outros detalhes que você deve observar antes comprar o acessório para a sua bicicleta. Se você não quer se arrepender de sua compra, descubra quais são esses detalhes:

  • Resistência
  • Compatibilidade
  • Segurança
  • Conforto

Abaixo, vamos detalhar cada um para que você possa refletir sobre eles pensando na sua realidade.

Resistência

Como já falamos, a escolha certa de uma cadeirinha para bicicleta tem a ver com o desenvolvimento físico de seu filho. Se ele ainda for pequeno e pesar menos de 15kg, recomenda-se uma cadeirinha frontal.

Por sua vez, as cadeirinhas traseiras suportam mais peso, chegando até 30kg. Mas, antes de finalizar a compra, certifique-se do peso máximo suportado pelo acessório.

E lembre-se que o seu filho pode crescer rápido demais, tornando a cadeirinha inútil em pouco tempo.

Compatibilidade

De modo geral, as cadeirinhas frontais se encaixam bem na maioria dos modelos de bicicletas, mas isso não é uma regra. Portanto, procure saber se o acessório é compatível com o seu veículo.

Para as cadeirinhas traseiras, é necessário que a bicicleta tenha bagageiro para a fixação. Mesmo assim, há acessórios que não são compatíveis com muitas bikes com bagageiro.

Por isso, o ideal mesmo é levar a sua bicicleta na hora de comprar a cadeirinha. Assim, você consegue saber qual modelo se encaixa melhor na sua bike. Não há chances de erro.

Segurança

Quando for comprar uma cadeirinha, pense na segurança de seu filho. Procure saber quais recursos de segurança o acessório possui, como cinto de segurança e apoio para as mãos.

Caso você queira proporcionar a cadeirinha mais segura para seu filho, o cinto de três pontas é a melhor opção, se tornando a mais segura.

O apoio para os pés, especialmente nas cadeirinhas traseiras, oferece mais conforto e segurança. Como mencionamos, nesse tipo de encaixe, os pequenos podem prender os pés no raio. E não se esqueça de colocar capacete, cotoveleiras e joelheiras nos pequenos.

Conforto

Não importa se o passeio for longo ou curto, para que seja prazeroso, o conforto é essencial. Do contrário, a criança pode começar a recusar as voltinhas de bicicleta. Então, preste atenção na matéria-prima da cadeirinha.

O ideal é que tanto o encosto, quanto o assento sejam revestidos com materiais macios. Afinal de contas, a criança vai ficar um bom tempo sentada com uma movimentação limitada. Se a cadeirinha não for confortável, ela ainda pode ficar com dores após o passeio.

(Fonte da imagem destacada: StockSnap / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
49 Voto(s), Média: 4,51 de 5
Loading...