Imagem de uma mulher utilizando um fichário.
Ultima atualização: 29 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

8Produtos analisados

15Horas investidas

16Estudos avaliados

63Comentários coletados

Com um conceito de organização pessoal inovador, o caderno inteligente ajuda pessoas a se organizarem, estudantes a se formarem e empresas a crescerem. O diferencial do caderno inteligente é que este material se adapta às suas necessidades e não o contrário.

E a inteligência do caderno é sua versatilidade. É possível remover, acrescentar e reordenar as páginas sem causar qualquer dano à estrutura do caderno. Você também pode personalizar o caderno inteligente com diferentes acessórios. Continue a leitura para saber mais sobre este produto.




Primeiro, o mais importante

  • O caderno inteligente é perfeito para organização pessoal, profissional ou estudantil. Pode ser utilizado como caderno, agenda, bloco de notas ou planner.
  • Um dos diferenciais do caderno inteligente é a economia, pois você poderá utilizar o mesmo caderno por bastante tempo, basta repor os blocos de folhas, divisórias e acessórios.
  • Você encontra o caderno inteligente em quatro tamanhos: Inteligine, A5, Médio e Grande. Todos acompanham 80 folhas – 60 folhas pautadas e 20 lisas – quatro divisórias com abas, bolsa plástica, suporte para apoiar lápis ou caneta e elástico.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de caderno inteligente: Nossas sugestões de compra

Escolher um caderno inteligente que atenda às suas necessidades é importante para organizar sua vida pessoal, os estudos ou afazeres do trabalho. Conheça as melhores opções de compra abaixo:

O melhor caderno inteligente em tamanho grande

Para estudantes universitários, recomendamos a compra do caderno inteligente em tamanho grande. Este caderno possui capa e contracapa duras na cor rosa e oitenta folhas, sendo 60 folhas pautadas e 20 folhas sem pauta. Também conta com bolsa plástica, quatro divisórias com abas para identificação, um suporte para caneta ou lápis, discos plásticos com capacidade para até 100 folhas e elástico.

Uma opção para a reunião de negócios

Para uso profissional, sugerimos a compra de um caderno inteligente em tamanho médio. Com esse caderno, você poderá imprimir seus e-mails, listas de afazeres, imagens e outros materiais utilizando as próprias folhas do caderno – são oitenta folhas, sendo 60 com pauta e 20 sem pauta, quatro divisórias, suporte para caneta e elástico. Disponível no tom azul Tiffany.

Um caderno inteligente para usar como agenda

Se você quer utilizar o caderno inteligente como agenda ou bloco de notas, recomendamos que você compre o modelo em tamanho A5. Nas 80 folhas – sendo 60 pautadas e 20 sem pauta – você pode listar seus afazeres, anotar novos contatos, registrar os gastos, anexar ideias interessantes e muito mais.

Um caderno inteligente com revestimento em tecido

Outra opção interessante é o caderno inteligente com revestimento em tecido e estampa de zoológico. Este modelo é encontrado na versão grande e possui 80 folhas, quatro divisórias com aba, 11 discos de ABS com acabamento metalizado, suporte interno para caneta ou lápis e elástico colorido.

Guia de Compra

A tecnologia evolui de maneira constante em quase todos os segmentos, inclusive em papelaria. Muito diferente da dupla espiral ou brochura, o caderno inteligente é um produto inovador, pois utiliza discos plásticos que possibilitam que você remova, recoloque e reorganize as folhas.

O caderno inteligente é uma inovação brasileira. Encontrado em quatro tamanhos, este material pode ser utilizado com diferentes finalidades: Agenda, bloco de notas, diário com anotações pessoais, caderno de uso escolar ou universitário. Saiba mais sobre o produto neste Guia de Compra.

Imagem de uma menina estudando.

O caderno inteligente é a melhor alternativa de material escolar para estudantes. (Fonte: Nastya_Gepp/ Pixabay.com)

O que é um caderno inteligente?

Para quem não sabe, o caderno inteligente é uma inovação brasileira lançada em 2014 pela marca Caderno Inteligente com o conceito de papelaria on demand, ou seja, o produto se adapta às suas necessidades e não o contrário.

O caderno inteligente é personalizável. O objetivo é que você monte o caderno do modo que preferir, inserindo, removendo ou reorganizando diferentes elementos em um caderno de disco.
Inicialmente, você deve escolher um caderno inteligente do tamanho desejado. São quatro opções: Intelegine, A5, médio ou grande.

Na configuração básica estão incluídos uma folha de identificação com calendário, 80 páginas, sendo 60 pautadas e 20 em branco, quatro divisórias com abas para identificação, suporte elástico para uma caneta ou lápis, bolsa plástica, elástico para fechar o caderno e os discos.

Conforme você preencher esse conteúdo, pode adquirir novos blocos, divisórias, acessórios, discos e até novas capa e contracapa, fazendo do caderno inteligente um item personalizável e renovável.

Também é possível remover, recolocar e reorganizar as páginas, pois o caderno inteligente é um caderno de disco, ou seja, ao invés de espiral ou brochura, ele possui discos, enquanto as folhas possuem furos com uma abertura que encaixa nesses discos.

O caderno inteligente permite a reposição de folhas.

Como o caderno inteligente permite a reposição de folhas, este é um produto de uso renovável e causa menor impacto na geração de lixo do que um caderno comum, que deve ser descartado após todas as folhas serem utilizadas.

Você pode utilizar o caderno inteligente com a finalidade que desejar: Agenda, planner, diário, caderno de estudos, bloco de notas, entre outros.

Quais são as vantagens e desvantagens de um caderno inteligente?

O grande diferencial do caderno inteligente é que você pode personalizá-lo. As folhas podem ser retiradas, recolocadas e reorganizadas sempre que desejado. Também é possível comprar diferentes refis de acordo com suas necessidades.

Outro destaque é a qualidade do caderno inteligente, tanto do material utilizado na confecção da capa e contracapa, quanto nas folhas com gramatura de 90g que possibilita que você utilize qualquer tipo de caneta sem manchar as páginas.

A qualidade do produto é fundamental, pois o caderno inteligente foi desenvolvido para ser utilizado por um longo período – promove o consumo consciente, a redução da produção de lixo e auxilia na preservação do meio ambiente.

Imagem de um caderno inteligente.

A durabilidade é um dos diferenciais de um caderno inteligente. (Fonte: TPHeinz/ Pixabay.com)

A variedade de tamanhos é outro ponto positivo. Você encontra opções em quatro tamanhos diferentes e todos possuem a mesma estrutura. Mas fique ligado, os preços variam de acordo com o tamanho do caderno.

Também gostaríamos de exaltar a praticidade de um caderno inteligente. Você pode imprimir resumos, desenhos, mapas mentais, imagens e fotografias em qualquer folha do caderno inteligente e recolocá-la no local desejado.

O único ponto negativo é o preço. Como o produto é confeccionado artesanalmente e com materiais de excelente qualidade, o preço é superior ao de um caderno ou fichário comum.

Mas embora o investimento inicial seja maior, vale a pena comprar um caderno inteligente, pois se você somar o quanto paga por um caderno comum e multiplicar pela quantidade de vezes que você precisa trocá-lo, verá que o preço será bastante compatível.

Conheça todas as vantagens e desvantagens do caderno inteligente na tabela abaixo:

Vantagens
  • Perfeito para a organização pessoal, profissional e estudantil
  • Modelos em quatro tamanhos diferentes
  • Capa dura simples, revestida em tecido ou em material sintético
  • É um item reutilizável
Desvantagens
  • Apenas uma marca fabrica o caderno inteligente no Brasil
  • O preço é relativamente alto

Posso personalizar o caderno inteligente?

Com certeza. Você pode comprar refis de papel pautado, branco, pontilhado, quadriculado, fotográfico ou papel vegetal – coloridos ou em preto e branco – para todos os tamanhos de caderno inteligente.

Além do conteúdo básico de um caderno inteligente, você pode comprar outros acessórios para deixar o caderno funcional.

É possível comprar uma bolsa plástica, estojo que se conecta ao caderno, pastas organizadoras, marcadores de página, régua, adesivos, espelho, organizador de cartões e pingentes decorativos – são várias opções como símbolos de signos, profissões, letras e ícones variados.

Outra excelente opção é um acessório chamado Solução, que serve para acoplar tablet, smartphone ou Kindle junto ao caderno inteligente.

Imagem de refis de folhas utilizados em um caderno inteligente.

Lembre-se de comprar folhas em tamanho compatível com o caderno inteligente. (Fonte: Ana Cruz/ Unsplash.com)

Quais cuidados devo ter com o caderno inteligente?

O caderno inteligente não é produto barato, portanto é preciso tomar alguns cuidados para manter a usabilidade e prolongar a vida útil do produto. Algumas instruções fundamentais são:

  • Segure a folha com os dedos próximos aos discos e puxe-a suavemente de cima para baixo quando quiser removê-la.
  • Nunca puxe as folhas pela lateral, isso pode danificá-las e prejudicar o encaixe no caderno inteligente.
  • Para recolocar uma folha no caderno inteligente, posicione-a sobre os discos e encaixe-a pressionando com os dedos.
  • Você encontra discos de diferentes tamanhos, cada um comporta uma quantidade máxima de páginas. Respeite esse limite para não ter problemas com as folhas se soltando.

Quais são as diferenças entre o caderno inteligente e o fichário?

O caderno inteligente oferece a mesma liberdade de organização que o fichário, mas existem algumas diferenças entre os dois produtos.

Em primeiro lugar, o caderno inteligente possui discos que possibilitam remover, recolocar ou reorganizar os itens como capa e contracapa, blocos de folhas, divisórias e muitos outros acessórios indisponíveis em um fichário.

Já o fichário possui argolas que devem ser abertas e fechadas para colocar e remover os blocos de folhas ou divisórias. Essas argolas podem machucá-lo se fechar em seus dedos – esse pequeno “acidente” acontece com facilidade. Em um fichário não é possível trocar a capa ou contracapa.

Outro diferencial são as folhas. Enquanto o caderno inteligente carrega folhas de encaixe que podem ser – literalmente – arrancadas e recolocadas, as folhas do fichário são mais frágeis e podem se soltar com facilidade da estrutura.

Também podemos mencionar que o caderno inteligente está disponível em quatro tamanhos, enquanto o fichário pode ser visto em dois tamanhos, o que limita as possibilidades de uso.

Critérios de compra: Como escolher um caderno inteligente

O caderno inteligente pode ser utilizado com diferentes finalidades. Estabelecer a finalidade de uso é o primeiro passo para acertar na escolha de um caderno inteligente. Mas é importante avaliar outras características como as listadas abaixo:

Vamos avaliar cada uma das características ao longo desta seção. Não esqueça de avaliar e compartilhar este conteúdo com seus amigos.

Tamanho

Você encontra o caderno inteligente em quatro tamanhos. Descubra qual é a melhor alternativa para você abaixo.

  • Inteligine (101 x 142mm) é o menor caderno inteligente a venda – cabe na bolsa. Apesar de pequeno, possui tudo o que você precisa para utilizar o caderno com diferentes finalidades. É perfeito para utilizar como bloco de notas ou agenda de contatos.
  • A5 (155 x 220mm) é um pouco maior do que o modelo anterior: Exatamente metade de uma folha de sulfite em tamanho A4. Traz espaço suficiente para escrever, desenhar e rabiscar sem ocupar espaço na mochila. Pode ser utilizado como agenda, diário ou bloco de notas.
  • Médio (190 x 255mm) é um intermediário entre os cadernos nos tamanhos A5 e universitário. No caderno inteligente médio você pode escrever muito sem sentir o peso de carregar um caderno maior. É ideal para estudantes que não querem usar mochila todos os dias. Também é perfeito para uma reunião de trabalho.
  • Grande (215 x 280mm) é ideal para quem precisa de bastante espaço para fazer anotações, como estudantes ou universitários. Possui o mesmo formato e tamanho de uma folha de papel em tamanho A4.

Material e design

O caderno inteligente pode contar com capa dura simples, com revestimento em tecido ou em material ecológico. O design é um diferencial do caderno inteligente. Você encontra opções lisas ou estampadas.

Caso prefira um modelo estampado, compre um caderno inteligente de uma das seguintes coleções: Estampa Mania, Neon Vibes, Sereiando, Tons Pastel, Color, Deluxe e Caderno Inteligente by Uatt.

Os modelos lisos são coloridos. Podem ser em tons pasteis – rosa, amarelo, verde, azul ou lilás – ou em cores vibrantes – azul celeste, cereja, dourado, preto ou branco. Os cadernos da coleção Sereiando possuem capa holográfica nas cores rosa ou azul.

Imagem de um caderno inteligente.

O design chama atenção em um caderno inteligente. (Fonte: Miesha Moriniere/ Pexels.com)

Caderno inteligente comum ou personalizável

Além dos modelos convencionais, você pode customizar o caderno inteligente pelo website da marca. É possível escolher a capa e contracapa, o conjunto de discos, a cor do elástico e os tipos de folhas preferidos.

foco

Você sabia que é possível solicitar uma versão personalizada do caderno inteligente para presentear os funcionários ou clientes da sua empresa com totalmente personalizado com sua marca?

O caderno inteligente empresarial apresenta capa, contracapa, divisórias e conteúdo especiais. O mais bacana é que os preços corporativos são mais vantajosos.

Preço

Para muitas pessoas, o preço é um fator decisivo na compra de um caderno inteligente. Por isso preparamos uma tabela com a média de preços deste produto de acordo com o tamanho do caderno:

Tamanho Média de preço
Inteligine Entre R$30 e R$40
A5 Entre R$50 e R$65
Médio Entre R$75 e R$90
Grande Entre R$85 e R$100

(Fonte da imagem destacada: Energepic.com/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.