Ultima atualização: 12 de agosto de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

27Horas investidas

6Estudos avaliados

87Comentários coletados

É um grande prazer tê-lo conosco aqui na ReviewBox e que você nos considere como sua principal opção ao considerar as alternativas mais competentes para sua próxima compra. Hoje, vamos abordar um delicioso tópico que vai fazer muitas bocas de água, vamos falar sobre o café colombiano e qual é a melhor opção para você.

Sem dúvida, o produto de café colombiano é conhecido mundialmente pelo seu alto nível de qualidade, seu delicioso sabor arábica e sua essência artesanal que tem sido transmitida de geração em geração entre famílias de todo o país. Garantindo que tomar uma xícara de café colombiano com você irá alegrar todos os seus dias.




O mais importante

  • O café colombiano é uma mistura rica dos férteis solos vulcânicos dos Andes altos dentro do território colombiano, aplaudido mundialmente por profissionais e comensais casuais por seu sabor marcante e delicioso, rico em aromas frutados, chocolate e cítricos.
  • Não esqueça que este produto requintado está disponível no mercado com grande versatilidade. Você pode comprar café instantâneo, para momentos em que você precisa economizar tempo, café moído para alguma praticidade ou café inteiro para preservar seu valor e essência original.
  • Além disso, listamos alguns dos fatores que determinarão o melhor uso que você pode fazer do seu café, seja o tipo de grão, o nível de torra ou a região de origem, tenha-os em mente e crie o melhor café possível.

Cafés Colombianos: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: o que você precisa saber sobre o café colombiano

Ter a capacidade de distinguir entre centenas de cafés pode ser a diferença entre um produto que enche sua próxima xícara de requinte e um que pode deixar seu paladar com uma memória não autêntica. É por isso que nós criamos um guia pronto para ajudá-lo com todos os detalhes relacionados ao café que você possa precisar.

O café é um produto de qualidade que faz da Colômbia um marco no universo culinário. (Foto: Ingridi Alves/ Unsplash.com)

O que é o café colombiano e quais são suas vantagens?

O café colombiano é um produto icônico do café cereja, que é colhido e processado em uma grande variedade de regiões espalhadas por toda a Colômbia, do norte ao sudoeste do país. É colhido entre 1200 e 2000 metros acima do nível do mar, em solos andinos de origem vulcânica.

É reconhecido mundialmente como um dos melhores cafés devido a todas as propriedades e características que possui. Ele é caracterizado principalmente pelos ricos solos onde cresce, bem como pelos métodos tradicionais de processamento muito antigos.

Vantagens
  • Seu alto nível de acidez o torna ideal para cafés expresso
  • É processado organicamente
  • Sendo 100% arábica, contém menos cafeína
  • Contém nutrientes e vitaminas essenciais para o corpo
Desvantagens
  • O processamento resulta em produtos de alto custo
  • Há muitos cafés colombianos "falsos" no mercado
  • Não é recomendado para pessoas com colesterol alto

Café colombiano instantâneo, moído e inteiro - a que você deve prestar atenção?

O café é um produto infalível nas cozinhas de muitas coisas em toda a região. No entanto, variações podem mudar nossa experiência, quer você queira algo prático como café instantâneo ou mais tradicional como café inteiro. Leia com atenção e estabeleça a opção que melhor se adapta às suas necessidades.

Café colombiano instantâneo. Esta é a opção mais acessível e tem a maior presença nas prateleiras de todos os supermercados. Sua produção é monopolizada pelas grandes marcas do mundo do café e por alguns outros produtores locais. Vem dos grãos de café ainda verdes, que passam por um processo de torrefação, moagem e, adicionalmente, secagem. Isto lhes dá sua característica aparência em pó, pronta para ser misturada com água e ingerida. Deve-se notar que este processo pode comprometer o sabor original do produto.

Café colombiano moído. Sua apresentação é equivalente a ter uma maneira rápida e eficiente de fazer café, que está disponível em cápsulas ou pacotes de vários tamanhos. Ao contrário dos outros tipos, sua preparação requer filtragem para conter quaisquer impurezas. Seu nível de processamento difere do resto por não ir além da etapa de moagem, ou seja, não sofre nenhum tipo de pulverização que possa desidratar ainda mais a cereja de café. Isto lhe confere uma superioridade notável em comparação com o café instantâneo, se sua principal preocupação é preservar a pureza do sabor.

Café Colombiano inteiro. Comprar o grão inteiro de café é a opção mais recomendada por todos os especialistas, pois é a melhor alternativa para preservar totalmente todas as deliciosas propriedades originais do produto, desde a torra até a embalagem! Mantê-lo o mais próximo possível de seu estado original é a melhor maneira de cuidar da excelência do grão. Portanto, é muito importante saber embalá-lo a fim de evitar qualquer tipo de oxidação que possa afetar sua integridade, e também é essencial ter um moedor que permita a granulação do produto para consumo.

Café colombiano instantâneo Café colombiano moído Café colombiano inteiro
Time 5 minutos ou menos 10 - 15 minutos Até 20 minutos
Preservação do sabor Preservação do sabor 30% Preservação do sabor 50% - 70% Preservação do sabor 90% 
Estrutura Industrial Semi-orgânico Orgânico

Critérios de compra

Se você chegou até aqui, você certamente leva a sério a seleção e os detalhes que irão complementar o café que será adicionado à sua despensa. É por isso que decidimos falar um pouco mais a fundo sobre os detalhes e fatores que recomendamos que você considere. Com certeza você se sentirá um especialista em cafés colombianos.

Tipos de grãos de café colombianos

O café na Colômbia é muito mais do que um simples complemento à mesa, é um fator cultural que se desenvolveu e se espalhou por todas as comunidades do território e que oferece uma gama considerável de grãos que variam dependendo do solo onde crescem, da altitude e do manejo dos cafeicultores.

Caracolillo. Os caracolillos ou feijões peaberry vêm de 5% de uma colheita inteira, garantindo a melhor qualidade que pode ser encontrada no mercado. Seu crescimento é realizado em solos vulcânicos e nas elevações mais altas da Cordilheira dos Andes, o que naturalmente lhe dá um sabor único. Seu sabor característico com notas de malte, noz e chocolate, em relação ao seu nível ótimo de frescor, o torna a melhor opção para os baristas mais profissionais ou para comensais que desejam fazer uma fusão de sabores.

Supremo colombiano. Sua principal característica é a maciez e delicadeza de seu sabor, complementada com tons frutados, doces e levemente nozes. É colhido somente em áreas sombreadas no alto dos estados colombianos. Seu alto nível de acidez o torna a escolha ideal para cafés espresso ou para pessoas que querem adicionar um toque de energia e sabor às suas manhãs, ideal para o café da manhã ou à tarde após um longo dia de trabalho.

Feijão verde. Emblemática da região do Cauca, reconhecida principalmente por suas notas caramelizadas e amendoadas, que é adicionada a um processo de seleção manual que garante maior consistência. Esta é a opção que mais recomendamos para aqueles que buscam notas doces e mais jovens, que margeiam o experimental. É a alternativa que melhor serve como acompanhamento na próxima vez que você estiver pronto para apreciar uma sobremesa.

Seu alto nível de rigor ao produzir café preserva seu alto nível de qualidade e superioridade. (Foto: Moldura Harirak/ Unsplash.com)

Nível de torra

O nível de torra tem um papel importante em todo o processo de produção de café. Todos os diferentes níveis de assado podem abrir a porta para centenas de texturas e variedades que podem vir de uma única colheita, dependendo de quão bem assado o feijão está.

Levemente assado. Os grãos de café colombianos que são levemente torrados tendem a ter um sabor distinto, naturalmente ácido e cítrico. Acompanhado de notas de caramelo e cacau, tudo sem comprometer o sabor original do feijão. Por causa da força que estes sabores podem ter no paladar, nós recomendamos que as pessoas que optarem por usar estes grãos os misturem com outros sabores, como leite ou chocolate, infundindo-os para aproveitar ao máximo suas propriedades.

Médio-alto torrado. Não há dúvida de que geralmente é a melhor e mais recomendada alternativa para pessoas que estão em busca de sabores ricos, com profundidade e leve toque de chocolate. Seu nível de equilíbrio proporciona uma gama de sabores que podem ser ser servidos nos cafés mais visitados, assim como um dos melhores para complementar outros pratos. Nós recomendamos este grão para os menos experientes, ou para aqueles que querem um sabor mais suportável.

É ideal comprar um café colombiano do norte para experimentar o equilíbrio de essências, de preferência frutado ou doce. (Foto: Jessica Lewis/ Unsplash.com)

Condições de cultivo

A Colômbia oferece condições ideais que não se repetem em nenhum outro lugar do mundo, para ser a fórmula perfeita e tornar os cultivos de café produtos emblemáticos do território em relação a outros países. Mesmo assim, as áreas onde elas são colhidas influenciam diretamente a qualidade do produto e sua utilidade.

Café del norte. Sua tendência azeda, mas com menos corpo, lhe dá propriedades bastante características em relação ao resto dos produtos derivados de outras regiões da Colômbia. Altamente utilizado por quem procura sabores complementares fortes, perfeito para licores. É ideal adquirir um café colombiano do norte para experimentar sabores e essências que o equilibrem, de preferência frutado ou doce, utilizado em receitas onde o sabor forte do café é necessário.

Café da região central. A região central da Colômbia, embora menos propensa ao cultivo de café como conseqüência de seu espaço limitado na cordilheira, dá uma produção pequena, mas significativa de grãos muito neutros em todos os aspectos. Seu uso principal pode variar da ingestão ocasional como um sabor auxiliar em diferentes tipos de refeições de pastelaria, pois suas propriedades não são invasivas ao resto dos sabores, mas integra e realça o sabor.

(Foto em destaque: Isaac Sloman/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas