Ultima atualização: 12 de agosto de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

25Horas investidas

5Estudos avaliados

84Comentários coletados

Se você é um daqueles que se levanta de manhã e a primeira coisa que você faz é encher a cafeteira e colocá-la no fogão, este guia de compras lhe interessará porque nós o dedicamos a um produto que certamente lhe interessará: o café descafeinado, que tem o mesmo sabor do café comum, mas tem vantagens para a saúde.

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Ele vem do grão de café e tem uma substância chamada cafeína que tem efeitos estimulantes sobre o sistema nervoso, especialmente o coração. Por esta razão, muitas pessoas preferem café do qual a cafeína foi removida.




O mais importante

  • O café descafeinado é uma alternativa ao café comum, pois a cafeína é removida por processos de lavagem, ou seja, até 96% dessa substância estimulante, que é prejudicial à saúde porque altera o sistema nervoso e o funcionamento do coração, é eliminada.
  • O café descafeinado, assim como o café comum, tem variações que o tornam diferente um do outro, especialmente na sua apresentação. Em qualquer loja você pode encontrá-lo em feijão, moído ou solúvel. Certifique-se de que o rótulo diz "descafeinado", caso contrário você não vai saber a diferença!
  • Para desfrutar de um excelente café descafeinado, você deve prestar muita atenção às especificações do café que você compra. No rótulo você deve encontrar os fatores mais importantes que você precisa saber ao fazer sua escolha: método de descafeinação, variedade, torrefação e cultivo.

Cafés descafeinados: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você precisa saber sobre café descafeinado

Atrás de um bom café descafeinado há muito mais do que uma cafeteira e água. Fazê-la e bebê-la tornou-se uma ciência e um ritual. Para escolher um café e ter certeza do que você vai beber, você deve levar em conta algumas variáveis anteriores.

Não há nada como começar o dia com um delicioso café descafeinado. (Foto: Robert Nelson/ Unsplash.com)

O que é café descafeinado e quais são suas vantagens?

É um café do qual toda a cafeína foi extraída através de um processo de lavagem que pode ser químico ou natural. A vantagem do café descafeinado é que, apesar do processo de lavagem, ele retém seu aroma, sabor e outras propriedades.

Neste sentido, a experiência de beber um bom café não muda em nada, exceto que, se de alguma forma o café regular afeta sua saúde, o café descafeinado, por outro lado, evita qualquer risco de alterar seu sistema nervoso.

Vantagens
  • Sabe igual ao café comum
  • Mantém todas as suas propriedades
  • Previne condições de saúde
  • Encontrado em supermercados comuns
Desvantagens
  • Custa mais que café comum
  • Não disponível em todos os restaurantes ou cafés

Café descafeinado: em grãos, moído ou solúvel - o que procurar

Ao comprar café, há vários tipos de café, incluindo café descafeinado. Este café sem cafeína tornou-se tão popular entre os consumidores que tem apresentações diferentes como o café comum.

Em grãos. É a maneira mais autêntica de fazer café, porém é a menos usada porque tem que ser moído antes de ser preparado; por esta razão não é muito usado em casas, mas é mais usado em cafés e hotéis, também porque é a alternativa mais barata.

Moído. É o mais utilizado pelos consumidores porque é uma opção que permite uma preparação mais rápida do que os grãos de café e muitas pessoas pensam que seu sabor e aroma é melhor do que o café solúvel. Se você preferir o tradicional, você sem dúvida preferirá ouvir o toque de sua cafeteira.

Solúvel. Também conhecido como café instantâneo, ele se tornou muito popular devido à sua preparação rápida e fácil. Para tomar uma xícara de café descafeinado, basta dissolvê-la em água ou leite ... e pronto! Esta vantagem é proporcionada pelo processo de desidratação pelo qual é submetido. É a melhor escolha para aqueles dias em que o tempo é curto.

Em grãos Moído Solúvel
Descafeinado Orgânico ou químico Orgânico ou químico Químico
Variedade Arábica ou Robusta Arábica ou Robusta Mistura
Torrado Natural ou Assado Mistura Natural ou Assado
Cultivo Químico ou orgânico Químico ou orgânico Químico

Critérios de compra

Sendo um produto que, além de lhe dar prazer, ele também pode ter uma influência direta na sua saúde, é mais do que importante para nós lhe informarmos alguns fatores que farão você fazer a melhor escolha de café descafeinado para que você possa ter uma experiência agradável e, ao mesmo tempo, cuidar do seu corpo.

Método de lavagem

A fim de extrair a cafeína dos grãos de café, eles são submetidos a um processo de lavagem que pode ser feito por diferentes métodos. Cada um desses métodos usa substâncias diferentes que são importantes para você saber, para que você possa tomar decisões sobre qual comprar conhecendo as vantagens e desvantagens de cada método.

Água. Isto é baseado na lavagem dos grãos verdes com água comum ou com água misturada com extrato de café que já tenha sido descafeinado. Em ambos os métodos, a água resultante da lavagem também é descafeinada através de filtros e depois usada para lavar outros grãos. Se você realmente quer cuidar de sua saúde, este método é o ideal para você.

Cloreto de metileno. Os grãos de café são embebidos em cloreto de metileno até que a cafeína seja dissolvida. O solvente químico é então removido do grão de café através da evaporação. Este processo é inteiramente químico e na verdade é prejudicial à saúde.

Dióxido de carbono. Este é o método menos prejudicial, mas provavelmente o menos utilizado. Consiste na circulação de dióxido de carbono entre os feijões em tambores a uma pressão de 250 ou 300 atmosferas. Sob esta pressão, a cafeína é evaporada e extraída. É o mais recomendado dos três métodos.

O sabor do café descafeinado tem a ver não só com a variedade, mas também com a torrefação dos grãos. (Foto: Joshua Ness/ Unsplash.com)

Variedade

Ao escolher um café descafeinado, é importante olhar para a variedade de café. Há dois grupos principais de feijões: arábica e robusta, dos quais um terceiro é simplesmente uma mistura das duas variedades.

Arábica. Eles são os mais consumidos e produzidos na América, embora sejam originalmente do sul da Etiópia. Eles têm muitas nuances em seu sabor e aroma; além disso, é muito baixo em acidez e tem um sabor excelente. Se você é um amante de café descafeinado, não deixe de experimentar a variedade arábica.

Robusta . Ela vem da África e de algumas partes da Ásia. É mais econômico devido às vantagens de produção de suas plantações. Entretanto, não é um favorito porque seu sabor é ácido e amargo e tem três vezes mais cafeína que a variedade arábica, mas se você preferir algo forte, esta é sua xícara!

Torrado

O sabor do café descafeinado não está relacionado apenas com a variedade, mas também com a torrefação do grão. O ponto exato de torrefação, seja natural ou torrado, influenciará diretamente o seu paladar. Antes de comprar, veja cuidadosamente as indicações no rótulo sobre o tipo de torrefação oferecida.

Natural. Os feijões são torrados naturalmente, ou seja, sem nenhum aditivo. Há torrefação clara, média e escura e, dependendo destas, o sabor é mais forte ou mais fraco. Além disso, cada nível tem nuances de sabor diferentes. Nós recomendamos que você experimente todas elas e descubra qual delas você gosta mais.

Torrefacto. Durante o processo de torrefação, o açúcar é adicionado aos grãos para torná-los mais intensos em sabor e cor. É comum em países europeus, como Espanha e Portugal. Como o café natural, ele tem diferentes níveis de torra que o tornam ainda mais forte. Se você é um amante de bom café, este provavelmente não será o seu favorito.

Blend. Esta é a união de natural e torrado, e geralmente a variedade Arábica também é misturada com Robusta. Dependendo das porcentagens em que eles são misturados, um sabor ou outro é obtido. É ideal para aqueles que preferem o meio termo.

Para extrair a cafeína dos grãos de café, eles são submetidos a um processo de lavagem que pode ser feito por diferentes métodos. (Foto: Nathan Durmiao/ Unsplash.com)

Cultivo

Se você quer cuidar de sua saúde, você deve levar em conta o tipo de cultivo através do qual o café que você consome foi produzido, pois você estará consumindo parte dos resíduos dos produtos utilizados durante o cultivo, e é por isso que recentemente houve um aumento no gosto por produtos ecológicos ou orgânicos.

Químico. As plantações industriais utilizam grandes quantidades de fertilizantes e pesticidas para garantir a rentabilidade de sua produção. O café é propenso a ser atacado por várias pragas, então são adicionados produtos químicos fortes para evitá-las. Sempre que possível, é preferível comprar produtos orgânicos.

Orgânico. Estas são culturas cultivadas de formas alternativas, não químicas. Esta forma é baseada no uso de métodos naturais, fertilizantes biológicos e cuidados especiais com as plantas. Esta opção é preferível a qualquer outra se, além de tomar um bom café, você quiser cuidar de sua saúde.

(Fonte da imagem em destaque: Frame Harirak/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas