Ultima atualização: 12 de agosto de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

22Horas investidas

5Estudos avaliados

76Comentários coletados

Desta vez vamos falar sobre um produto que pode ajudá-lo a começar seu dia forte e da melhor maneira possível. Ele também pode lhe dar energia e resistência extras, e ajudá-lo a esquecer o sono. Todos esses benefícios podem ser encontrados em uma deliciosa xícara de café instantâneo.

O café instantâneo ou café solúvel é uma das formas mais populares de café ao redor do mundo. Foi a renomada marca Nestlé que no final de 1938 descobriu um processo inovador de desidratação que permitiria sua produção. Este produto mantém em grande parte seu sabor e aromas originais.

Esta apresentação de café é um daqueles produtos que você não pode perder para revisar conosco. A natureza prática e econômica deste produto faz dele uma opção muito interessante para os amantes profundos. Vamos então começar a descobrir mais sobre este fiel companheiro de tantas pessoas e lares.




O mais importante

  • O café solúvel é um derivado dos grãos de café. Ao contrário da crença popular, o café solúvel deve ser considerado como café. Este último oferece vantagens importantes para o consumidor, tais como conveniência, boa qualidade e baixo custo.
  • Existem dois processos de desidratação que possibilitam a obtenção de café solúvel de qualidade. Por um lado, há o processo seco conhecido como atomização. Por outro lado, há o processo de secagem a frio conhecido como liofilização. A liofilização é o processo de mais alta qualidade e permite a obtenção de um produto superior.
  • Para fazer a melhor escolha de café solúvel de qualidade, quatro aspectos devem ser levados em consideração. Estes têm um impacto direto sobre as características e qualidade do produto. O tipo de grão de café, a concentração de cafeína, o processamento e a embalagem.

Café solúvel: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você precisa saber sobre o café solúvel

Muito tem sido escrito sobre café solúvel, no entanto, sabemos que você quer informações valiosas e resumidas antes de tomar a melhor decisão. Por esta razão, abaixo analisaremos juntos os pontos importantes que você deve considerar sobre este produto antes de fazer uma boa compra.

Não há nada melhor do que compartilhar uma deliciosa xícara de café com amigos. (Foto: IKO / en.123rf.com)

O que é café solúvel e quais são suas vantagens?

O café solúvel é um derivado dos grãos de café, que é obtido através de cuidadosos processos de desidratação. Este condicionamento permite que ele se re-hidrate e dilua em contato com água quente.

O café solúvel de qualidade tem muitas das mesmas características e benefícios dos grãos de café. Muitas vezes se ouve dizer que café solúvel não é realmente café. Entretanto, este tipo de afirmação é realmente um mito devido à desinformação.

A fim de obter este produto, os feijões são primeiramente selecionados. Em seguida, a torrefação, dissolução em água quente para a extração de sólidos solúveis e desidratação são realizadas.

Vantagens
  • Fácil e rápido de preparar
  • Fácil de transportar
  • Descafeinado possível
  • Preço econômico
Desvantagens
  • Redução de aroma e sabor
  • Perde 20-30% dos nutrientes do grão de café
  • Deixa traços no fundo da xícara

Café solúvel seco ou desidratado a frio - o que procurar?

Existem dois processos diferentes de desidratação para obter um café solúvel de qualidade como resultado final. Por um lado, nós temos o processo de desidratação a seco chamado processo de atomização. Por outro lado, temos o processo de desidratação a frio conhecido como processo de liofilização.

Proceso de atomización. O café é seco com ar quente a uma temperatura muito alta. Devido a esta última, os aromas, compostos e propriedades do café são perdidos em uma proporção de aproximadamente 20%. Este processo é o pioneiro para a obtenção de café solúvel e o mais eficiente. Entretanto, ele não fornece o melhor resultado possível.

Proceso de liofilización. Isto consiste em levar o extrato de café a temperaturas abaixo de -50°C. Aqui o café está abaixo do ponto de congelamento, o que torna possível obter e preservar o café solúvel. Ele também evita a perda de aromas e atributos da bebida.

Processo de atomização Processo de liofilização
Aroma Moderado Profundo e forte
Sabor Marcado Muito marcado
Conservação Entre 6 e 10 meses Mínimo 1 ano

Critérios de compra

Consideramos importante que você leve em conta uma série de critérios essenciais para que você possa fazer uma compra otimizada e adaptada às suas necessidades. Por favor, preste atenção especial na seção seguinte. Os aspectos a serem analisados são os seguintes:

Grãos de café

O mais importante a ser levado em conta na escolha de um café solúvel de qualidade é o tipo de grãos de café que foram usados para fazer o produto. Os diferentes tipos no mercado são feitos de grãos de café Arábica, grãos de café Robusta ou uma mistura de ambos.

Arábica. Isto é ideal se você não estiver procurando por uma dose alta de cafeína. A concentração de cafeína é duas vezes mais baixa em Arábica do que em Robusta. Além disso, esta opção é a mais adequada se você priorizar o aroma e a textura da bebida. Ideal se você tiver uma digestão sensível.

Robusta. Esta opção é a mais adequada se você estiver procurando por uma opção mais barata do que a Arábica. Por outro lado, esta é a escolha apropriada se você estiver procurando por um sabor mais pronunciado e amargo. Lembre-se também que esta opção tem o dobro da cafeína.

Blend. Esta é uma mistura de grãos de café diferentes. Se você está procurando um equilíbrio diferente entre sabor, aroma, propriedades e textura de café, esta é a opção mais adequada para você. Além disso, esta opção permitirá que você encontre uma bebida mais específica de acordo com seu paladar.

Concentração de cafeína

A concentração de cafeína em cada café pode variar. É importante que você saiba qual é o nível mais apropriado para você. Você pode fazer isso através da prática e começando a beber essa bebida energizante em pequenas doses. O café solúvel lhe dá uma ótima opção para dosear e até mesmo eliminar a cafeína se você desejar.

Com cafeína. Tenha em mente que o café solúvel geralmente tem uma menor concentração de cafeína do que o café torrado e moído. Por outro lado, você pode facilmente beber mais xícaras deste tipo de café por causa de sua conveniência. Desta forma, você pode encontrar uma quantidade maior de cafeína se desejar.

Livre de cafeína. Se você está procurando por um café sem cafeína, o café solúvel é a opção mais adequada para você. Isto porque esta apresentação é praticamente a única que oferece uma opção descafeínada. No entanto, você deve estar ciente de que o sabor e o aroma serão ligeiramente afetados neste caso.

"Não há nada como uma xícara de café para estimular as células cerebrais". Sherlock Holmes

Processamento

Processamento de café é a forma pela qual os grãos de café são obtidos para torrefação. Cada aspecto do processamento de café tem um impacto no sabor e no aroma do café, e o processamento de café não é exceção. Vamos agora rever os três tipos de processamento.

Lavagem. Este é o processamento certo para passar seu café instantâneo se você estiver procurando por sabores mais ácidos. Por outro lado, ele dará um corpo mais leve à sua bebida. Finalmente, esta é a opção mais econômica para você.

Mel. Se você está procurando por um café encorpado e com sabor completo, este é o processo certo para passar o seu café instantâneo. Entretanto, é importante notar que isto terá um impacto sobre o preço do produto.

Natural. Se você está procurando por um café com corpo pesado, acidez leve e sabor e aroma fortes, este é o processamento apropriado. Neste caso, você também deve ter em mente que esta opção aumentará o preço do café solúvel.

Desfrutar de um bom café é uma coisa maravilhosa (Foto: Igor Stevanovic / en.123rf.com)

Embalagem

Este aspecto tem um impacto importante na preservação da qualidade do café solúvel e sua conservação ao longo do tempo. Por estas razões é importante que você esteja ciente das propriedades de cada tipo de embalagem.

Embalagem de vidro. A vantagem mais importante deste tipo de material é a sua transparência. Isto permitirá que você observe o estado do produto dentro da embalagem o tempo todo. Além disso, o sistema de abertura e fechamento será muito prático. Finalmente, tenha em mente que o vidro é o melhor material para o armazenamento de alimentos.

Embalagens laminadas. Se você precisa de uma opção descartável, este recipiente é o mais adequado para você. Os laminados proporcionam proteção total contra gás e umidade. Isto permitirá que você preserve o aroma e o sabor a longo prazo, desde que você não abra o recipiente. Uma vez aberto, você tem no máximo uma semana para consumir o produto.

(Fonte da imagem em destaque: Anna Bizon/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas