Ultima atualização: 14 de janeiro de 2020

Como escolhemos

9Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

56Comentários coletados

Muitos homens e mulheres estão em processo de emagrecimento, seja pela saúde ou por insatisfação com os quilinhos a mais. Além da prática de exercícios físicos e reeducação alimentar, a pessoa pode incluir um suplemento de origem natural, como o café verde.

Além de ajudar a emagrecer, o café verde oferece outros benefícios para a saúde e estética. Conheça todos os benefícios do café verde e solucione suas dúvidas sobre o suplemento neste artigo. Boa leitura!




Primeiro, o mais importante

  • O extrato de café verde é encontrado em duas apresentações: Pó solúvel ou cápsulas. O suplemento em pó pode ser ingerido com água, leite, suco ou iogurte.
  • O café verde é indicado para quem deseja perder peso, pois o suplemento acelera o metabolismo, garante energia para treinar, ajuda a queimar gordura localizada e a eliminar toxinas.
  • As restrições para quem toma café preto também valem para o café verde. Dessa forma, o suplemento não é indicado para pessoas com hipertensão, hipertireoidismo, gastrite crônica, úlceras gástricas, problemas hepáticos e reumáticos.

Você também pode gostar:

Os melhores suplementos de café verde: Os favoritos da redação

O café verde é um suplemento natural que ajuda a conquistar a boa forma de maneira saudável. O produto deve ser associado a uma alimentação saudável e à prática de exercícios físicos. Encontre os melhores suplementos de café verde abaixo:

A melhor opção em cápsulas

As cápsulas de café verde da Hinode são indicadas para quem está em processo de emagrecimento, pois o produto aumenta a energia e disposição para treinar, oferece ação termogênica e promove a queima de gordura. A recomendação de consumo é ingerir duas cápsulas de manhã e duas a tarde. Cada frasco contém 120 cápsulas.

Uma opção para quem prefere café verde em pó

O café verde Grings promove a redução da absorção de glicose pelo organismo como fonte de energia e estimula o uso de gordura para essa finalidade, auxiliando na perda de peso. A cafeína estimula o desempenho nos exercícios físicos. O produto pode ser adicionado a uma bebida de sua preferência e consumido quente ou frio. O suplemento é vegetariano e vegano, livre de lactose, açúcares e sódio. A embalagem contém 100g.

Uma opção completa

O café verde Apisnutri é um suplemento rico em vitaminas, minerais, cafeína e ácido clorogênico e enriquecido com as vitamina B3 e C, além de picolinato de cromo e silício. A recomendação de consumo é de quatro cápsulas ao dia. O frasco vem com 90 cápsulas.

Uma opção rica em vitaminas

O café verde Semprebom é um suplemento em cápsulas rico em cafeína e ácido clorogênico e enriquecido com 600mcg de vitamina A, 22,5mg de vitamina C, 10mg de vitamina E, 1,3mg de vitamina B6 e 35mcg de cromo. Recomenda-se a ingestão de duas cápsulas, duas vezes ao dia.

Guia de Compra

Tomar uma xícara de café pela manhã é um hábito comum entre os brasileiros. A bebida é produzida a partir dos grãos de café torrados. Pouca gente sabe que esses grãos podem ser colhidos antes da maturação e não passar pelo processo de torrefação.

Quando as sementes verdes e secas são apenas moídas, obtêm-se o café verde, comercializado na forma de pó ou cápsulas e utilizado como suplemento alimentar por àqueles que desejam emagrecer. Continue a leitura e conheça os vários benefícios do café verde.

Imagem de uma mulher preparando um shake.

Fracione a porção de hipercalórico se sentir desconforto abdominal. (Fonte: Brandless/ Unsplash.com)

Quais nutrientes compõem o café verde?

O café verde é rico cafeína – a concentração é duas vezes maior do que no café preto – e nutrientes como ácido clorogênico, quinídeo, lignina, trigonelina, picolinato de cromo, ácido fólico, cromo e as vitaminas A, B6, C e E.

Embora possua gosto amargo, o ácido Clorogênico desempenha um papel importante no organismo, pois participa do processo de metabolismo dos açúcares, auxiliando na diminuição da absorção da glicose e facilitando a utilização de gordura como fonte de energia.

O consumo do café verde deve ser feito a partir de seu extrato, geralmente em forma de suplementos em pó solúvel ou cápsulas.

Imagem de uma mulher segurando uma coqueteleira.

Uma porção de hipercalórico pode fornecer até 1000 calorias. (Fonte: Brandless/ Unsplash.com)

Como o café verde auxilia no emagrecimento saudável?

O café verde é indicado para quem está em processo de emagrecimento saudável, pois o suplemento promove diversos benefícios que resultam na perda de peso.

  • O café verde atua como inibidor de apetite e ajuda a controlar a vontade de comer demais. Uma das substância do café verde – Picolinato de cromo – ajuda a reduzir a vontade de comer doces.
  • Auxilia na queima de gordura localizada pois possui um alto teor de cafeína, que promove efeito termogênico – acelera o metabolismo, evita o acúmulo de gordura e auxilia na redução do excesso de peso.
  • Aumenta a disposição para praticar atividades físicas: A adenosina é um neurotransmissor cerebral responsável pela sensação de sonolência. Ao longo do dia, essa substância se acumula no cérebro, produzindo o cansaço e a vontade de dormir.Mas o mesmo local do cérebro onde é armazenada a adenosina, também absorve a cafeína. Dessa forma, o consumo de café verde ajuda a mantê-lo desperto e com disposição para se exercitar.
Marcella DuarteMédica Nutróloga

"O ácido clorogênico impede que o organismo utilize o açúcar dos alimentos ingeridos como fonte de energia. Assim, o corpo é obrigado a retirar essa energia do próprio estoque de gordura"

Quais são os benefícios do café verde a saúde?

O café verde não só auxilia na perda de peso, quanto traz inúmeros benefícios a saúde, principalmente relacionados à saúde cardiovascular e desintoxicação do organismo:

Inibe a ação dos radicais livres

Embora desempenhem importante função na fisiologia do corpo, quando em excesso os radicais livres podem ser prejudiciais para a saúde, pois essas substâncias aceleram o processo de envelhecimento dos tecidos.

O café verde é rico em substâncias antioxidantes, que inibem a ação dos radicais livres. O consumo do suplemento traz como benefício a promoção de limpeza e eliminação dessas substâncias.

Reduz os níveis de açúcar e colesterol

A concentração de ácido clorogênico promove a redução do nível de glicose absorvida pelo intestino, o que reduz o nível de açúcar no sangue. Dessa forma, o café verde auxilia no tratamento da diabetes Mellitus tipo 2.

O café verde também pode auxiliar na redução da Lipoproteína de Baixa Densidade, popularmente conhecida como colesterol LDL ou “colesterol ruim”, substância que torna nosso organismo suscetível a doenças cardiovasculares.

Auxilia na desintoxicação do organismo

O fígado é o principal responsável pela desintoxicação do organismo, principalmente por meio das enzimas produzidas em suas células. Uma das enzimas mais importantes é a GST.

E o café verde possui quantidades significativas de Cafestol e Caveol, substâncias que estimulam a atividade do GST e auxilia o fígado em sua rotina de limpeza e proteção do organismo.

Dessa forma, o fígado é capaz de liberar toxinas, colesterol LDL, excesso de gordura e outros componentes que intoxicam o fígado.

Quais são os benefícios estéticos do café verde?

Os antioxidantes presentes no café verde ajudam a eliminar toxinas e retardar o envelhecimento precoce da pele. Com a pele desintoxicada, é muito mais fácil de livrar da acne.

Além dos agentes antioxidantes, o café verde também é rico em ácidos graxos e ésteres – incluindo os ácidos oleico e linoleico – que nutrem e hidratam a pele, diminuindo a flacidez.

As propriedades desintoxicantes do café verde também trazem benefícios a saúde do cabelo. O extrato auxilia no tratamento de alopecia androgenética e estimula o crescimento do cabelo em áreas prejudicadas.

Conheça mais benefícios do café verde na tabela abaixo:

Vantagens
  • Auxilia no emagrecimento saudável
  • Opções em pó solúvel ou cápsulas
  • Traz muitos benefícios a saúde
  • Bastante variedade de produtos e marcas
  • Preços variados
Desvantagens
  • O café verde possui sabor amargo
  • É preciso ingerir até quatro cápsulas ao dia

Como consumir o café verde?

Recomendamos que você consuma de 200 a 400mg de café verde por dia, independente se o suplemento é em cápsulas ou em pó solúvel. O ideal é que você fracione a dose diária em duas porções que devem ser consumidas duas vezes ao dia, meia hora antes do café da manhã e almoço.

Como o café verde é rico em cafeína, consumir o suplemento nesses horários aumenta a energia e disposição durante o dia. Mas evite o consumo após as quatro horas da tarde, para não prejudicar seu sono.

Flávia MoraisNutricionista

"As cápsulas de café verde podem potencializar a dieta, acelerando os resultados, mas só fazem sentido como coadjuvantes de uma rotina saudável que inclua exercícios e alimentação balanceada"

Qual é a diferença entre o café verde e o café preto?

A diferença entre o café preto e o café verde é que o primeiro passa pelo processo de maturação e torrefação – que garante a cor e aroma característicos da bebida.

O café verde, por sua vez, é armazenado e manipulado antes da maturação e torra, por isso possui aroma mais fraco, cor mais clara e sabor ligeiramente amargo. Mas por não passar pelo processo de torrefação, o café verde preserva as substâncias benéficas dos grãos.

Imagem de grãos de café verde e preto.

O café verde não passa pela etapa de torrefação. (Fonte: Coffee Geek/ Unsplash.com)

Critérios de compra: Como analisar um suplemento de café verde

Febre entre os antenados no mundo fitness, o café verde promete o efeito termogênico, auxiliar ao processo de emagrecimento. Para escolher o melhor suplemento da prateleira, avalie os seguintes critérios:

Vamos explicar esses critérios ao longo da seção. Se você ainda estiver com alguma dúvida sobre o café verde, deixe um comentário.

Apresentação

Você encontra o café verde nas versões em pó solúvel e cápsulas. O suplemento em pó deve ser dissolvido em um copo de água, suco, vitamina ou iogurte. Tente manter a proporção de uma colher de 15g para 100ml de líquido quente ou frio.

Procure um produto que tenha fácil dissolução, em embalagem compacta e com tampa de rosquear, para que você possa levar em sua bolsa e preparar a bebida a qualquer momento do dia.

Imagem de uma xícara de café verde.

O café verde em pó solúvel pode ser usado no preparo de bebidas cremosas. (Fonte: Jason Leung/ Unsplash.com)

O café verde em cápsulas é a maneira mais prática de consumir o produto, pois é mais cômodo para consumir – você pode levar o frasco na bolsa e ingerir o suplemento no horário que achar melhor. Além disso, você não sente o gosto amargo da bebida

A quantidade de drágeas devem ser indicadas por um profissional através do plano de dieta do paciente, mas variam de duas a quatro cápsulas por dia.

Componentes

O café verde em cápsulas pode ser enriquecido com outras vitaminas e minerais, que têm efeitos complementares aos nutrientes presentes no café verde. Listamos os principais componentes abaixo:

Componente Ação
Picolinato de cromo Reduz a vontade de comer doces
Vitamina A Auxilia na manutenção da saúde com um todo
Vitamina B3 Reduz os níveis de triglicérides, colesterol LDL e glicose
Vitamina B6 Reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares
Vitamina C Fortalece o sistema imunológico
Vitamina E Tem ação antioxidante
Cromo Controla colesterol LDL e o nível de glicose no sangue

Quantidade

Você encontra o café verde em frascos com 60, 90 ou 120 cápsulas. A durabilidade do frasco depende da dose recomendada pelo fabricante, que varia de duas a quatro cápsulas por dia.

Já o café verde em pó é encontrado em frascos com 100 a 300g. A porção recomendada é de uma colher de 15g de café verde dissolvida em 100ml de água ou leite em temperatura fria ou quente.

Preço

Os preços do café verde em cápsulas variam de R$20 a R$75, depende da composição do suplemento, quantidade de comprimidos e da marca. Já o café verde em pó solúvel é vendido em potes com 100, 250 ou 300g. Os preços variam de R$25 a R$65.

Para calcular o custo-benefício do produto, veja quantas doses o produto rende e qual é o custo por porção. Uma recomendação é evitar produtos com preços muito abaixo ou acima da média.

(Fonte da imagem destacada: Brandless/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em nós?

Gustavo Conceição Nutricionista
Na escola, Gustavo participava de todas as modalidades. Ele acabou não se tornando atleta profissional, mas manteve-se próximo do universo esportivo cursando nutrição e, depois de graduado, prestando consultoria a atletas de várias modalidades e clubes de futsal e vôlei pelo país. Pós-graduado em suplementação, compartilha online seu conhecimento sobre o que há de melhor em complementos alimentares.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.