Imagem de cafeteira francesa sob mesa de madeira, com grãos de café ao lado.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil, seu portal de resenhas na internet. Se você gosta de café, certamente já ouviu falar da famosa cafeteira francesas, que vem ganhando destaque entre os apreciadores desta bebida.

A maioria dos brasileiros ama um cafezinho, seja ao acordar, para socializar no trabalho, se manter acordado ou apenas desfrutar o fim do dia.

E essa paixão se deve também a um movimento crescente de gourmetização, em que os apreciadores de café buscam formas um pouco mais sofisticadas de preparar a bebida, seja na seleção de grão ou na forma de preparo.

Para isso, que tal uma cafeteira francesa (ou prensa francesa, como é mais conhecida)? Nunca ouviu falar delas? Não se preocupe, a ReviewBox vai ajudar você a escolher o modelo certo para deixar suas pausas para o cafezinho ainda mais saborosas.

Primeiro, o mais importante

  • Como todo ritual, para a preparação de um café gourmet, você deve aprender a dominar os passos corretos para ter um bom resultado. Não se trata apenas de apertar um botão.
  • Caso você seja um pouco desastrado, opte por modelos de inox ou com vidro um pouco mais reforçado, assim você evitará quebras no processo de limpeza.
  • Preste atenção se o filtro é bem ajustado ao corpo do produto e se os furos são regulares, dessa forma você vai evitar que o pó amargue seu café.
  • Devido ao seu tamanho e o processo, a cafeteira francesa não é uma opção para grupos muitos grandes, já que os modelos geralmente oferecem o preparo de 4 a 8 xícaras de café.

Você também pode gostar:

Ranking: As 4 melhores cafeteiras francesas

Querendo preparar um café diferenciado para se deliciar com os amigos e a família? Aqui estão quatro dos melhores modelos de cafeteira francesa do mercado, para que você possa escolher o que melhor se adapta a sua necessidade.

1º – Cafeteira Francesa Maxwell & Williams

Vamos começar por esse modelo da marca australiana Maxwell & Williams. Sua capacidade é de 1 litro/8 xícaras, e apesar de grande em comparação com os demais modelos listados em nossa seleção, não perde todo o sabor e aroma que você espera de um bom café.

Embora a capacidade seja um belo chamativo em relação a outros modelos, não podemos ignorar seu belo design. Essa cafeteira francesa é produzida em vidro de borosilicato, resistente a altas temperaturas, tampa com detalhes de aço e inox e um cabo ergonômico, que vão te ajudar tanto para servir quanto para a limpeza do produto.

Seu mecanismo de prensa foi especialmente desenvolvido para extrair o máximo de aroma e sabor do produto. E para que você não se perca com as medidas, ela acompanha uma colher medidor. Com um preço intermediário e um belo design, ela tem tudo para brilhar em sua cozinha.

2º – Prensa Francesa Hario CPSS-2TB

Se você ainda está começando a apreciar o café ou bebe poucas quantidades, o modelo CPSS-STB da Hario certamente é a melhor opção para você. Com uma capacidade de 240 ml (de 1 a 2 xícaras), ela é ideal para quem está começando a apreciar a bebida ou está começando a se aventurar nesse tipo de preparo específico.

Seu tamanho reduzido a torna muito prática, leve, fácil de guardar ou de levar com você onde quer que você deseje apreciar um bom café, saboroso e aromático. Feita em vidro de borosilicato, ela e resistente a altas temperaturas.

Para garantir que, além de funcional, a peça seja atraente aos olhos, o modelo conta com uma tampa de acrílico, além de possuir estampas divertidas, dando um toque todo especial para o seu ritual de tomar café.

3º – Prensa Francesa Bialetti 1478

Em um tamanho intermediário, a cafeteira francesa da Bialetti apresenta-se como uma interessante opção para os apreciadores de café. Os 350 ml de capacidade são o suficiente para que você possa beber e compartilhar uma boa porção de café fumegante.

Produzida em aço inox e vidro, a Bialetti 1478 apresenta um design elegante e sofisticado, perfeito para acrescentar um toque de sofisticação e estilo em seu cantinho de café, sendo uma verdadeira peça de decoração.

Além da beleza, o resultado da ação dessa cafeteira é um belíssimo café com intensidade semelhante ao expresso, de sabor rico e denso, já que extrai as principais notas do grão torrado.

4º – Prensa Francesa KitchenAid KXD03AR

Para fechar nossa lista com chave de ouro, e se você já é um apreciador de café mais sofisticado, nada melhor do que o modelo KXD03AR da KitchenAid com capacidade de 740ml, o equivalente a 5 xícaras de 148ml ou até 15 xícaras de 50ml.

Produzida com uma parede dupla de aço inox, ela ajuda a manter seu café quente por muito mais tempo, além de contar com um filtro de malha metálica, que permite a separação entre o café e a borra, deixando-o no ponto perfeito para você degustar.

E para aqueles que querem um toque de tecnologia em técnicas tradicionais, essa prensa já conta com balança e timer integrados, permitindo que você pese a água e o café independentemente em um mesmo recipiente, garantindo sempre a proporção ideal e um preparo uniforme todas as vezes.

Sofisticada, de design impecável, esse modelo vai ser mais uma estrela em sua cozinha, especialmente quando se trata de servir você e seus convidados com um bom café.

Guia de compra

Quase todo mundo gosta de um cafézinho. Mas tem gente que não gosta… tem gente que ama! E, para os fãs de um café bem feito, existem maneiras de preparar essa bebida tão popular, que a deixam ainda mais especial.

Uma dessas maneiras é através de uma cafeteira francesa. Nesse Guia de Compra, você saberá tudo o que for necessário para comprar a sua.

Qual a diferença entre as cafeteiras francesas e modelos convencionais?

A principal diferença entre as cafeteiras francesas e os modelos tradicionais está no modo como o café é feito.

Nas cafeteiras tradicionais, o processo de fazer café é totalmente automatizado, onde a água é aquecida e passa pelo pó para formar o líquido. Já na cafeteira francesa, o processo é quase inverso, como você verá na seção abaixo.

Imagem de café sendo servido diretamente da cafeteira francesa.

Desfrute de uma experiência única ao provar o café feito em uma cafeteira francesa. (Fonte: Nathan Dumlao / Unsplash)

Como funciona uma cafeteira francesa?

Conforme citado anteriormente, na cafeteira francesa o processo é feito de forma totalmente manual, o que garante um sabor e qualidade únicos ao café.

O primeiro passo para fazer café em uma cafeteira francesa é selecionar o pó de café. É preciso que ele tenha a moagem mais grossa, para que possa ser facilmente prensado e filtrado.

Em seguida, você retira o filtro da cafeteira, insere o pó de café no fundo do aparelho (cerca de uma colher de sopa por pessoa) e adiciona a água quente.

Após um descanso de dois ou três minutos, reposicione o filtro da cafeteira e lentamente empurre-o para baixo. Dessa forma, o líquido irá subir e a borra ficará acumulada no fundo da cafeteira.

Veja:

Quais as vantagens e desvantagens de uma cafeteira francesa?

A principal vantagem da cafeteira francesa é que, por funcionar de forma manual, ela permite que você controle todos os detalhes do preparo do café, desde a temperatura da água até a intensidade de sabor.

Por outro lado, é preciso alguns cuidados para o preparo nesse aparelho, como atenção ao tipo de moagem dos grãos, que devem ser preferencialmente moídos na hora para um melhor resultado.

Vantagens
  • Preparação fácil
  • Não precisa de energia elétrica
  • Oferece um café mais forte, semelhante ao expresso
Desvantagens
  • É preciso um café de moagem mais grossa
  • Esfria rapidamente
  • É totalmente manual, precisando de sua atenção

No fim, o ideal é que você experimente o café feito em uma boa cafeteira francesa, para que possa decidir qual sabor mais agrada você. Mas, para os apreciadores de café forte, nada se compara ao prensado.

Onde comprar?

Atualmente, é possível encontrar cafeteiras francesas de qualidade tanto em lojas especializadas em chás e cafés quanto em lojas online, como Amazon e Mercado Livre.

Na internet, você pode encontrar mais opções e ter a chance de ler a avaliação de pessoas que já compraram os modelos para poder decidir qual será sua escolha.

Quanto custa?

As cafeteiras francesas podem ser encontradas nos mais diversos preços, desde R$ 30 até R$ 200.

A diferença de preço ocorre por alguns fatores, como material da cafeteira, tipo de filtro e marca do aparelho.

https://www.instagram.com/p/BSvx9UqFyFO/

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de cafeteira francesa

Está decidido a efetuar a compra de uma cafeteria francesa mas não sabe qual modelo é perfeito para você? Fique tranquilo! Basta analisar os pontos abaixo e comparar com as suas necessidades para descobrir qual a cafeteira francesa se encaixa às suas necessidades.

  • Capacidade da cafeteira
  • Materiais
  • Aparência do aparelho
  • Capacidade de reter calor

Vamos detalhar cada um desses itens para que você possa fazer a melhor escolha na hora de comprar sua cafeteira francesa.

Capacidade da cafeteira

O primeiro ponto da lista é completamente particular, afinal, uma capacidade boa ou ruim depende do volume de café que você deseja preparar por uso.

Se você deseja servir o café para um número maior de pessoas, é interessante que sua cafeteira tenha uma capacidade maior.

Porém, se essa será uma peça de uso pessoal, não é preciso um grande reservatório, principalmente porque cafeteiras francesas são limitadas em relação ao aquecimento.

Materiais

É possível encontrar cafeteiras francesas no mercado que são feitas de diversos materiais, como vidro, cerâmica e inox.

O material não influi diretamente na qualidade do café, mas pode ser um fator determinante para a durabilidade do aparelho, já que materiais mais frágeis (como o vidro) podem ser mais facilmente danificados.

Portanto, se você for do tipo mais desastrado, procure comprar modelos com materiais mais duráveis, para evitar de ter sua cafeteira quebrada no primeiro mês.

Aparência do aparelho

Os espaços de café têm ganhado cada vez mais destaque na decoração das casas. Por isso, ter peças que possam ser expostas pode ser um diferencial.

Modelos que combinam vidro e inox são os favoritos para compor belos ambientes de café, pois além de belos, você pode ver em detalhes o processo de fazer café.

Capacidade de reter calor

As cafeteiras francesas não dispõem de dispositivos elétricos ou eletrônicos que mantenham o aquecimento. Porém, alguns materiais, como o aço inox, podem auxiliar no processo de manter o café aquecido por um pouco mais de tempo.

É sempre bom optar por modelos que retenham o calor por mais tempo, para que você possa desfrutar do café quentinho durante vários minutos.

(Fonte da imagem destacada: Sonny Ravesteijn / Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Rebecca Assis
Redatora e psicóloga, é uma entusiasta de gadgets, jogos e utilidades. Adora escrever e experimentar inovações que podem tornar a vida mais prática.