Cafeteira industrial
Ultima atualização: 12 de junho de 2021

Como escolhemos

20Produtos analisados

17Horas investidas

6Estudos avaliados

70Comentários coletados

O dia de muita gente só começa depois de um bom café! E, para outras, é preciso repor a dose desse “líquido mágico” ao longo da jornada diária. Por isso — e especialmente se você tem um escritório ou comércio — contar com uma cafeteira industrial pode ser uma ótima alternativa.

Com ela, seus funcionários e clientes vão ter café fresquinho a qualquer hora. E esta não é a única vantagem! Justamente por isso, preparamos este artigo contando tudo o que você precisa saber antes de decidir se a cafeteira industrial é uma boa pedida. Siga com a gente.




Primeiro, o mais importante

  • A cafeteira industrial é uma máquina capaz de preparar ou armazenar grandes quantidades de café ao longo do dia, mantendo a temperatura ideal para a degustação da bebida.
  • Atualmente, é possível encontrar modelos de cafeteiras industriais em tamanhos menores. Assim, quem gosta de tomar a bebida em cafeterias, por exemplo, poderá ter acesso a essa experiência sem sair de casa.
  • A cafeteira industrial específica para conservação da bebida é muito utilizada nos cafés da manhã de hotéis e também em eventos corporativos, com o tradicional cafezinho passado no coador.

Melhores cafeteiras industriais: nossas recomendações

Para cada local ou situação, há uma cafeteira industrial mais adequada. Para ajudá-lo a encontrar a sua, fizemos uma seleção com as mais vendidas da Amazon em 2021. Confira.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre uma cafeteira industrial

Você certamente não tem dúvidas sobre oferecer ou não café para os seus clientes, não é? Já com relação a escolher a cafeteira ideal, é comum que surjam inúmeras perguntas. Nesta seção, vamos responder cada uma delas para facilitar sua decisão. Acompanhe.

barista usando cafeteira industrial

A cafeteira industrial é uma máquina capaz de preparar ou armazenar grandes quantidades de café.
Fonte: Viacheslav Iakobchuk / 123rf.com

O que é uma cafeteira industrial?

A cafeteira industrial é uma máquina projetada para fazer café na hora em que se deseja tomar ou armazenar a bebida já pronta ao longo do dia. Isso varia de acordo com o modelo ou a preferência de quem utiliza a cafeteira no dia a dia.

Em geral, ela conta com grande capacidade de preparo, podendo coar ou conservar até 20 litros de café. As máquinas de café expresso podem moer até 1 quilo de grão e preparar dezenas de litros da bebida todos os dias.

Como funciona a cafeteira industrial?

O funcionamento de uma cafeteira industrial varia de acordo com o modelo escolhido. Em geral, há duas formas básicas de funcionamento, como você confere abaixo:

Função Funcionamento
Conservação O café é coado da forma convencional e colocado na cafeteira industrial, que tem um sistema de aquecimento capaz de manter a bebida na temperatura ideal para o consumo por períodos de até 12 horas
Preparo expresso A máquina conta com reservatório de água e grãos. Ao ser acionada, ela móia quantidade necessária de café para preparar uma porção individual da bebida

Qual a diferença entre a cafeteira industrial e a convencional?

Assim como na cafeteira industrial, quando se fala em cafeteira convencional podemos subdividi-la em diferentes formas de funcionamento, desde o preparo do café coado até o expresso e até mesmo a cafeteira de cápsulas.

A principal diferença entre essas duas máquinas (industrial e doméstica) é justamente as quantidades que a primeira é capaz de preparar ou conservar de uma só vez.

A cafeteira comum geralmente consegue ter capacidade de 1 litro ou pouco mais, enquanto a industrial pode chegar a até 20 litros.

Para quem a cafeteira industrial é indicada?

A cafeteira industrial é indicada para locais em que haja um grande fluxo de pessoas, como escritórios e empreendimentos comerciais. Também são utilizadas em padarias e cafeterias, que precisam ter capacidade para preparar muitas doses da bebida em pouco tempo.

No entanto, qualquer pessoa pode ter a experiência de uma cafeteira profissional em casa, pois já existem modelos menores com o mesmo funcionamento — inclusive com moedor de café —, ideais para locais com baixo consumo.

cafeteira profissional

Atualmente, é possível encontrar modelos de cafeteiras industriais em tamanhos menores. Fonte: fauxels / Pexels

Quais as vantagens da cafeteira industrial?

Se você precisa de praticidade na hora de preparar e servir café para seus clientes, já tem na cafeteira industrial a primeira vantagem. No entanto, esse não é o único ponto positivo de contar com essa máquina.

No quadro abaixo, destacamos pontos que consideramos como prós e contras da cafeteira industrial. Confira:

Vantagens
  • Tem alta capacidade de armazenamento, seja de grãos e água ou da bebida já pronta
  • Dispensa o abastecimento de água e grãos ao longo do dia
  • Está sempre disponível para quem quiser se servir de porções individuais
  • As mais modernas tem design atrativo e recursos avançados
  • Algumas permitem escolher digitalmente a quantidade e a intensidade do café
  • Pode ter capacidade entre 5 a 20 litros
Desvantagens
  • Pode gerar desperdício de bebida se for muito maior do que a necessidade diária do local
  • A limpeza e conservação é trabalhosa na maioria dos modelos
  • Costuma ser bem mais cara do que uma cafeteira convencional

Quais os tipos de cafeteira industrial?

Como temos falado ao longo dessa seção, há basicamente dois tipos de cafeteiras industriais: a máquina de café expresso (e outros recursos de barista) e as máquinas de conservação de café.

Na sequência, apresentamos uma breve descrição de cada uma delas:

  • Máquina de café expresso: conta com um sistema de moagem dos grãos já torrados e prepara a bebida sob pressão do vapor de água. As mais tradicionais, comuns em cafeterias, precisam de um profissional para o processo, que costuma ser mais artesanal. Já as modernas, são operadas digitalmente e basta escolher suas preferências e apertar um botão para ter uma xícara de café fresquinho em minutos;
  • Máquina de armazenamento de café: geralmente utilizada em padarias, eventos, hotéis e até escolas, são uma espécie de reservatório aquecido onde é colocado o café preparado anteriormente, geralmente passado no coador convencional. Ela pode manter a bebida na temperatura ideal por horas.

Critérios de compra: O que levar em conta ao escolher uma cafeteira industrial

Se você já teve suas dúvidas esclarecidas e está prestes a escolher a cafeteira industrial mais apropriada para suas necessidades, temos mais algumas recomendações. Nesta seção, abordamos critérios que podem basear uma boa compra. Veja quais são:

Finalidade

Dependendo de como e onde a sua cafeteira industrial será utilizada, um ou outro tipo vai ser mais viável. Por isso, é interessante ter em mente qual a sua rotina. Se tem uma pessoa que prepara o café no início do dia, uma cafeteira de armazenamento é mais aconselhável.

Já se pretende que cada pessoa se sirva com café feito na hora, vale investir na máquina de café expresso que, ainda, pode ter outros recursos, como vaporização do leite.

Capacidade

Você tem uma grande quantidade de pessoas consumindo café ou só algumas pessoas no seu comércio param para aquele “cafezinho”? De acordo com a resposta, é possível definir se é preciso uma cafeteira industrial com grande capacidade ou não.

Mesmo que você opte pela máquina de café expresso, esse fator também é importante. Neste caso, é preciso considerar a capacidade do reservatório de água e quantidade de grãos que podem ser dispostos na cafeteira, para evitar necessidade de reabastecimento constante.

cafeteira industrial em bancada

A cafeteira industrial para conservação da bebida é muito utilizada nos cafés da manhã de hotéis.
Fonte: Dmitrii Anikin / 123rf.com

Consumo

Assim, além de considerar qual máquina é mais adequada de acordo com a quantidade de café consumido ao longo do dia, também é importante avaliar a potência e a eficiência energética da sua cafeteira industrial.

Antes de comprar, verifique as especificações do produto e procure por uma que tenha sistema de desligamento automático depois de um determinado período de inatividade.

Material e manutenção

A maioria das cafeteiras industriais é fabricada totalmente em aço inox, ainda que existam as que trazem alguns componentes em plástico. Da qualidade deste material é que vai depender a durabilidade da sua cafeteira. Por isso, não deixe este ponto passar em branco.

Se ela for ficar exposta, é importante que ela tenha um design que chame atenção pela sofisticação. Mas não é só: verifique se as partes são desmontáveis e fáceis de limpar. Esse tipo de cafeteira costuma ter um processo de manutenção bem trabalhoso!

Resumo

Se o café é um combustível para a equipe e uma ferramenta de interação com os clientes, ele não pode ser deixado em segundo plano na sua empresa. Para isso, é preciso escolher a melhor cafeteira industrial do mercado.

Pensando nisso, trouxemos informações sobre o funcionamento, os tipos e vantagens desta máquina. Com nossas dicas para avaliar os modelos e uma lista com as cafeteiras mais vendidas na Amazon, só falta fechar o seu carrinho de compras!

Esperamos ter ajudado na sua pesquisa. Se gostou, aproveite para compartilhar este guia com seus amigos. Muito obrigado!

(Fonte da imagem destacada: Thong uthai/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas