Ultima atualização: 19 de outubro de 2021

Como escolhemos

7Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

30Comentários coletados

É a primeira vez que você está pensando em comprar uma máquina de café italiana ou Moka? Você já usou uma antes? Qualquer que seja sua resposta, hoje queremos lhe contar sobre as novas tendências do mercado.

Máquinas de café italianas mantêm o estilo tradicional de fazer um bom café. Não importa se você está procurando por uma máquina de café manual, elétrica ou automática. Esses modelos lhe darão uma experiência completa na produção de café, então leia mais para saber mais!




O mais importante

  • As máquinas de café italianas são ideais para os aficionados por café. Eles também são ideais para aqueles que buscam sabores fortes e uma textura mais robusta. O resultado será um espresso concentrado.
  • Existem diferentes tipos de máquinas de café Moka no mercado. Há uma grande variedade de marcas, designs, formatos e tamanhos. Por exemplo, os manuais são operados por pressão.
  • Depois há máquinas de café italianas elétricas, programáveis e de indução. Qual delas é melhor? Tudo depende do que você está procurando (conveniência, versatilidade e praticidade, entre outros).

Cafeteira Italiana: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você precisa saber sobre as máquinas de café italianas

Por mais fácil que possa parecer usar uma máquina de café italiana, há muitas perguntas que surgem ao escolher uma. De como usá-lo ou o que fazer quando ele funciona mal, para qual modelo escolher.

É por isso que selecionamos as perguntas mais comuns e nesta seção nós as respondemos. Nós também esperamos responder quaisquer dúvidas que você possa ter quando iniciar sua compra.

As máquinas de café italianas são ideais para os amantes profundos. (Fonte: Rawpixel: 54306756/ 123rf)

Como usar uma cafeteira italiana

O uso de cafeteiras italianas varia dependendo se é um modelo elétrico ou manual. Nesta ocasião, nós nos referiremos a modelos manuais. Portanto, você deve saber que elas são basicamente compostas de quatro partes

  • Reservatório superior
  • Manusear ou manusear
  • Funil de filtro
  • Caldeira ou reservatório inferior

A seguir, nós lhe diremos quais passos você precisa seguir para preparar um delicioso café espresso

  • Gire suavemente a cafeteira para separar a parte superior da parte inferior.
  • Assim que a cervejaria estiver aberta, você encontrará o funil de metal dentro. Aqui é onde você vai depositar o pó de café. Primeiro você deve encher a parte inferior com água.
  • Coloque o funil com o pó de café na caldeira e prenda-o ao tanque superior.
  • Coloque a cafeteira no fogão ou na chapa elétrica.
  • Uma vez que a água tenha subido através da pressão para o reservatório superior, filtrar o café do funil.
  • Agora você pode servir uma deliciosa xícara de café espresso.

Cafeteira italiana ou francesa?

Esta pergunta é comum quando se toma a decisão de comprar diferentes tipos de cafeteiras, por isso vamos mencionar os prós e contras de cada uma

  • Cafeteira italiana: normalmente dão um corpo mais robusto ao sabor do café. Em outras palavras, ele processa uma xícara de café mais concentrada. É muito fácil de usar, limpar e manter. Entretanto, se não se tomar cuidado, pode enferrujar.
  • Cafeteira francesa: Como eles são fabricados para uma moagem mais grossa, eles obtêm um sabor mais suave de café. Elas são compostas de pequenas peças, o que as torna mais completas para limpeza.

Da mesma forma, você deve ter certeza de que ele é feito de um material forte como o aço inoxidável.

Embora você possa encontrá-los feitos de plástico (um material mais resistente mas facilmente riscado) ou vidro borosilicato (elegante e leve, mas você tem que ter muito cuidado).

Que tipo de moagem deve ser usada com uma cafeteira italiana?

Como tudo relacionado ao café, as variantes que você aplica dependerão do gosto ou da preferência de cada pessoa. Entretanto, se você está procurando tirar o melhor proveito de sua cafeteira manual, recomendamos o uso de uma moagem fina ou média. Isto porque é uma cafeteira de pressão.

A água quente penetra no café muito rapidamente, então quanto mais fina a moagem, maior a dissolução das partículas.

Para esta cafeteira, é recomendado comprar grãos de café torrados e um moedor separado para lhe dar a textura ideal que você está procurando. Lembre-se que quanto mais fina a moagem, mais amargos serão os sabores que você terá. Por outro lado, quanto mais grosseiro o moinho, menos concentrado o café.

Existem diferentes tipos de máquinas de café Moka no mercado. Há uma grande variedade de marcas, designs, formatos e tamanhos. (Fonte: Khambubpha: 95042978/ 123rf)

Como limpar uma máquina de café italiana?

Para limpar uma máquina de café italiana manual, geralmente é suficiente aplicar: água, sabão e esfregar com uma esponja. Entretanto, se a sua cafeteira tem sido usada por muito tempo, é provável que o fundo esteja queimado, então:

É aconselhável imergi-la em água, misturada com vinagre mais bicarbonato de sódio, e aquecê-la até ferver. Depois disso, você vai notar que é mais fácil remover a fuligem.

Por outro lado, pequenos resíduos de café podem se acumular no filtro do funil e na parte superior do funil, impedindo a passagem da água. Então, para limpá-lo podemos usar um pequeno pincel, e aplicar sabão e água. Então bata levemente na base para remover o resíduo.

Por que o café não aparece na cafeteira italiana?

Se isso acontece, é provavelmente porque sua cafeteira italiana tem rachaduras, ou vazando vapor através do fio ou na borracha. De qualquer forma, nós recomendamos que você o desaperte e tente fechá-lo novamente, certificando-se de que ele sela corretamente.

Se ele continuar vazando vapor, então você deve verificar a junta de silicone, e se ela estiver desgastada ou danificada, você deve substituí-la. Aconselhamos que você verifique esta parte regularmente, pois ela é a mais vulnerável de todas.

As cafeteiras italianas, ou Moka, requerem uma moagem fina para obter a textura perfeita. (Fonte: Larash: 131033486/ 123rf)

Quando trocar uma máquina de café italiana?

O principal sinal para trocar uma máquina de café italiana é quando o café não sobe corretamente para o topo. Ou, durante a fervura, a água começa a vazar para fora da rosca. Casos extremos são quando o metal é deformado devido a queda ou deterioração com o tempo.

A razão para mudá-lo é para evitar o risco de consumir metal indesejado. O revestimento interno pode quebrar quando ele é amassado, e há o risco de que o processo de ebulição desprenda partículas de metal, causando danos ao estômago.

Como abrir uma cafeteira italiana encravada?

Há um grande número de recomendações para a abertura de uma cafeteira encravada, no entanto, vamos nos referir a um método muito simples que parece funcionar na grande maioria dos casos. Lembre-se de que não se trata de força, mas de estratégia e técnica

  1. Coloque um pano na borda de uma superfície dura.
  2. Coloque a parte inferior da cafeteira em cima, mantendo a parte superior mantida em um vácuo.
  3. Com uma mão, segure firmemente a parte inferior, enquanto com a outra mão, gire a parte superior no sentido anti-horário, e voilá! Nossa cafeteira está pronta.

Critérios de compra

Se você ainda não consegue decidir qual é o melhor para você, aqui está um curinga. Estas são as características específicas das máquinas de café e elas podem fazer toda a diferença na sua decisão de compra. Então tome nota!

Material

Se você já usou este tipo de máquina de café, você terá visto a importância de um material resistente e durável. Entretanto, você precisa levar em consideração o que você está procurando neste aparelho.

Você está procurando uma máquina de café italiana que seja estética, durável, tradicional ou adequada para fogões de indução? Caso esta seja a primeira vez que você está comprando um, gostaríamos de mencionar os tipos de materiais

  • Alumínio: A maior vantagem dessas cafeteiras é seu preço. Eles são geralmente mais baratos, mais leves e ideais para placas de aquecimento elétricas. Este metal é um bom condutor de calor, por isso permite uma fervura mais rápida ao se preparar o café.
  • Aço inox: As cafeteiras italianas de aço inox são geralmente mais resistentes ao calor. Portanto, eles são mais duráveis e mais fáceis de limpar. Entretanto, o alumínio tende a ser esteticamente mais agradável, dependendo do design.

As máquinas de café italianas ou Moka estão se tornando cada vez mais populares. Como em tudo no mundo do café, a escolha de uma cafeteira vai depender do seu gosto, preferências e orçamento. (Fonte: Choosiri: 77837720/ 123rf)

Capacidade para xícaras

Você pode encontrar máquinas de café italianas em diferentes tamanhos: de 1 a 12 porções. Dependendo de suas necessidades, você pode escolher o tamanho. Como esta é uma máquina de café manual, nós recomendamos que você escolha uma que se adapte ao seu consumo.

Nada é igual a uma xícara de café recém-preparado. Além disso, não é agradável beber café superaquecido. Portanto, se você vive sozinho, a menor máquina de café seria perfeita. Ele permite que você prepare a quantidade exata que você vai consumir.

Electric

Caso você esteja pensando em comprar uma cafeteira elétrica italiana, você deve saber que, dependendo do material, elas geralmente são mais frágeis do que as manuais. Além disso, peças como o cabo se deterioram rapidamente, pois tendem a ser de plástico.

Os benefícios deste tipo de cafeteira são segurança e economia de energia. As cafeteiras adaptam-se perfeitamente à sua base e são programadas para fornecer o calor necessário.

No entanto, ao contrário das cafeteiras manuais, a grade elétrica pode ser grande demais para a base da cafeteira, resultando em consumo desnecessário de energia.

Para limpar uma cafeteira italiana manual, geralmente é suficiente aplicar: água, sabão e esfregar com uma esponja. (Fonte: Xelarix: 151544755/ 123rf)

Cor

Parece que os fabricantes desses aparelhos identificaram uma oportunidade de valor. Eles capturaram novos usuários através da cor em seus designs e não apenas através da qualidade.

Você é uma pessoa muito estética, que adora coisas coloridas? Você está procurando combinar cada novo item com o resto de sua decoração? Então você vai adorar isso. Você pode encontrar uma grande variedade de cores: desde pastéis até tons mais brilhantes.

Handle

Cada cafeteira vem com seu próprio modelo de alça, sendo algumas mais ergonômicas do que outras. Em alguns casos, o design da alça pode facilitar o manuseio da cafeteira. Se você tem mãos grandes e sua cafeteira tem uma alça pequena, você pode causar um acidente ao tocar o alumínio quente ou o aço.

Se você tem mãos pequenas e uma alça grande, você pode não ser capaz de segurar a cafeteira corretamente. Isto pode causar a queda ou o derramamento do conteúdo. Isto também pode levar a um acidente.

Resumo

Além de oferecer a você um café expresso encorpado, os líderes de mercado optaram por competir em outros aspectos. Por exemplo, facilidade de uso, segurança, conveniência e automação.

As máquinas de café italianas ou Moka estão se tornando cada vez mais populares. Como em tudo no mundo do café, a escolha da cafeteira dependerá de seus gostos, preferências e orçamento.

Como você pode ver, há uma grande variedade de opções. Neste artigo, nós lhe apresentamos os melhores. O que você está esperando para comprar o seu?

(Fonte da imagem em destaque: Yuliya: 114368305/ 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas