Se você está a procura de uma cafeteira italiana, podemos apostar que é apreciador de um ótimo café. Ou quem sabe, esteja aprendendo a saborear outros processos de preparo dessa bebida tão comum no Brasil.

O café passado está presente em qualquer casa brasileira. Mas vem crescendo o interesse de saborear um café de mais sabor e qualidade mesmo no conforto de casa. A cafeteira italiana é uma solução simples para um café excepcional.

A ReviewBox Brasil preparou esse guia completo para você descobrir ainda mais sobre esse tipo de cafeteira. Aqui você vai aprender o que é uma cafeteira italiana, como se prepara o café e quais os melhores modelos do mercado.

Primeiro, o mais importante

  • A cafeteira italiana é também conhecida como Moka.
  • Seu modo de preparo é extremamente simples, e vale lembrar que simplicidade pode ser sim um sinônimo de qualidade, como vamos ver adiante.
  • É a queridinha dos coffee lovers por produzir um café de excelente qualidade parecido com o expresso.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 6 melhores modelos de cafeteira italiana

Querendo investir em uma cafeteira italiana, mas ainda está em dúvida de qual modelo comprar? Abaixo, listamos os melhores do mercado, para que você possa preparar em casa um café de verdade, daquele que deixam os amantes dessa bebida mais do que satisfeitos.

1º – Cafeteira Nuova Moka Express Bialetti

Você vai perceber que mais da metade das cafeteiras italianas listadas nesse ranking são da marca Bialetti. Se estamos preocupados em trazer as melhores do mercado para você, não há dúvida que a marca italiana se destaca.

Esse modelo prepara até 18 xícaras pequenas de 50 ml de café, ou seja, 900 ml no total. Perceba esse detalhe, quando as marcas falam na capacidade de uma cafeteira italiana, geralmente é levado em conta a xícara de 50ml.

São mais de 360 avaliações no site da Amazon e o produto se mantém acima de 4 estrelas. Isso comprova a qualidade e satisfação dos apreciadores de café. Essa cafeteira italiana possui 31,5 centímetros de altura e é feita de alumínio e nylon. Ela é compatível com fogões a gás, elétrico e de indução.

2º – Cafeteira Moka Express Itália Bialetti

Se você busca um produto um pouco menor que o primeiro, essa cafeteira italiana também da Bialetti pode ser exatamente o que você procura.

Ela tem praticamente metade da altura da anterior, com apenas 16 centímetros e capacidade para 6 xícaras pequenas de café. O que permite que você continue recebendo poucos amigos e possa preparar um café de qualidade de uma só vez.

O café é preparado diretamente no fogão. Nós vamos explicar todos os detalhes mais abaixo no guia de compras. É compatível com fogões a gás, elétrico e de indução. Tem um design tradicional, porém se destaca pelas cores verde e vermelha, em homenagem à bandeira italiana.

3º – Cafeteira Nuova Moka Express Bialetti 1142

A cafeteira italiana da Bialetti com capacidade para 3 xícaras, ou seja 150 ml, tem apenas 12,5 centímetros de altura. Um modelo muito compacto e leve, pesando apenas 458 gramas.

Assim como as duas anteriores, é feita de alumínio polido e possui um design octogonal (oito lados). A alça feita de silicone é altamente resistente ao calor. Esse modelo também possui uma válvula de segurança.

Pode ser usada nos fogões a gás, elétrico e de indução.É uma cafeteira ideal para aqueles que moram sozinhos ou ainda um casal. Por ser tão compacta e simples, acaba sendo muito mais barata dos que as anteriores.

4º – Cafeteira Inox Vênus Bialetti

Essa cafeteira italiana também da Bialetti é um pouco diferente do modelo octogonal tradicional de alumínio. Ela é feita de aço inox e se parece muito com o modelo da Cadence, porém não é elétrica.

Com capacidade para 4 xícaras, ou seja, 200ml, é compatível com fogões a gás, elétrico e de indução. Possui 18 centímetros de altura, tem um design fino e moderno e é muito fácil de limpar.

Das 146 avaliações no site da Amazon dos Estados Unidos, 64% são 5 estrelas. O produto está classificado como 4 estrelas.

5º – Cafeteira Italiana tampa de vidro Pedrini

A Pedrini é uma marca que também produz cafeteira italiana. O diferencial desse modelo específico fica por conta da tampa ser totalmente de vidro. Com 23 centímetros de altura, ela também é feita de alumínio e prepara 6 xícaras de café.

Outro ponto de destaque desse modelo, é o design diferenciado, que se parece muito com o tradicional de oito lados, porém tem um acabamento um pouco mais arredondado. E também é feita de duas cores: preto e prata. O preço inferior às marcas já mencionadas também acaba sendo um diferencial.

6º – Cafeteira Italiana Casita Vaquita

Agora, se você busca um produto ainda mais barato e que tenha um design despojado e diferenciado, a Casita fabricou uma cafeteira italiana estampada de vaquinha.

Uma opção charmosa para sua cozinha que prepara até 9 xícaras de uma só vez. Ela é feita de alumínio, tem 23 centímetros, pesa 516 gramas e é de fácil limpeza. Essa cafeteira italiana é uma opção muito barata, ideal para quem quer começar a usar esse tipo de cafeteira investindo pouco.

Guia de Compra

Existem vários tipos de cafeteira. Também pudera. O café é uma das bebidas mais consumidas do mundo e, ao longo dos anos, foi ganhando em sofisticação. Hoje em dia, é possível preparar cafés especialíssimos sem sair de casa. E uma dessas maneiras especiais é através da cafeteira italiana.

Você sabe exatamente o que ela faz? Continue lendo nosso Guia de Compra e essa dúvida vai sumir da sua cabeça já, já.

homem e mulher tomando café sentados, sorrindo, ao lado de um cachorro

Um bom café quentinho sempre será motivo de sorrisos em família. (Fonte: 5688709 / Pixabay)

O que é uma cafeteira italiana?

Após ver essa seleção de lindas cafeteiras italianas pode ser que você esteja se perguntando:

“Afinal, o que é uma cafeteira italiana e como ela funciona?”

Trata-se uma cafeteira a vapor, que produz um café mais saboroso e encorpado, muito semelhante ao café expresso. E isso tudo com muita simplicidade no conforto de casa.

Originalmente produzida de alumínio e de design octogonal, vimos ao longo da seleção que se preservou essa originalidade da Bialetti, mas também houve inovações ao longo dos anos.

Hoje você pode encontrá-la de diversas formas e até mesmo cores. Essa inovação de design não alterou seu funcionamento, como exceção da elétrica, mencionada no item 4.

foco

Você sabia que a cafeteira italiana foi inventada em 1933 pelo italiano Alfonso Bialetti? Isso explica porque essa marca seja uma referência no mercado quando se fala nesse tipo de cafeteira. Acredita-se que 90% das casas na Itália tenha ao menos uma cafeteira Moka.

A cafeteira italiana tradicional é composta de uma base, um funil com filtro perfurado e borrachas de vedação e uma parte superior que se encaixa na base com o funil no meio. Todas as peças são de metal.

Essa configuração pode sofrer algumas alterações dependendo do modelo. Agora que essa estrutura está mais clara, pode ser que você ainda se pergunte como funciona o processo de preparo desse café.

Como funciona uma cafeteira italiana?

Basicamente você coloca água na base (sempre abaixo da válvula de segurança), encaixa o filtro, coloca o pó nesse filtro e rosqueie a parte superior. Após montada, você vai levar sua cafeteira italiana ao fogo baixo. É importante supervisionar o preparo do café que não demora.

Ao aquecer, o vapor que surgiu dentro da sua cafeteira vai fazer com que a água suba e passe pelo funil onde está o café. Dessa forma o café ficará na parte superior da cafeteira Moka.

View this post on Instagram

#café #cafeteiraitaliana #cafeamorperfecto

A post shared by Humberto Rodrigues (@humbertocrjr) on

Quando o café começar a subir, feche a tampa e retire do fogo para não correr o risco de queimar o café. Como essas cafeteiras costumam ser pequenas, se você demorar muito seu café pode ficar com gosto de queimado. E assim estará pronto para beber.

O professor de física Douglas Gomes, apreciador de café, explica como funciona o processo de preparo de uma forma muito didática e clara através desse vídeo no seu canal do YouTube:

Quais as dicas para preparar o café na cafeteira italiana?

  • Sempre utilize água mineral ou filtrada para preservar o sabor do café;
  • O grão utilizado nesse tipo de cafeteira precisa ser de moagem média. Nem muito fina, nem muito grossa. O pó fino pode entupir o filtro. Distribua bem o pó sem pressionar;
  • Após montada, coloque um pouquinho de água fria no pote superior para evitar que o café fique amargo quando entrar em contato com o alumínio quente;
  • Inicialmente você pode deixar a tampa aberta e ficar de olho, quando a água começar a subir, feche a tampa e retire do fogo;
  • Se você preferir fazer o café com a tampa fechada durante todo o preparo, preste atenção ao barulho. Quando começar a roncar ou assoviar, você deve desligar a cafeteira.

Quais as vantagens e desvantagens de uma cafeteira italiana?

Agora que você já entendeu como funciona e também já sabe como preparar na sua casa, queremos te apresentar as vantagens de uma cafeteira italiana. A primeira delas é a praticidade. Parece difícil inicialmente, mas mostramos através desse guia como o processo de preparo é extremamente simples.

Só exige que você fique fiscalizando do início ao fim e isso pode ser uma desvantagem para algumas pessoas.

De qualquer modo, o processo ocorre de uma forma muito rápida. É possível ter seu café prontinho em apenas 5 minutos, especialmente em uma cafeteira italiana pequena.

Você também terá um café quentinho a cada xícara. Por conta do vapor, o café sai muito quente. Essa é ainda a forma mais semelhante ao café expresso de máquinas profissionais feito do conforto da sua casa.

Embora seja um investimento um pouco alto, você acaba economizando com filtros em longo prazo. E também não precisará mais comprar garrafa térmica.

E ainda preserva o sabor do café sem que ele passe por muitos materiais diferentes, sendo que o contato dele é apenas com o metal.

Além de exigir que você fique fiscalizando o café do início do preparo ao fim, outra desvantagem é que até você pegar o jeito, você corre o risco de queimar o café.

Vantagens
  • Sabor semelhante ao café expresso profissional
  • Simples e prática
  • Prepara o café entre 5 e 10 minutos
  • Café quentinho a cada xícara
  • Economia no longo prazo
Desvantagens
  • Costumam ser caras, especialmente as da Bialetti
  • Você corre o risco de queimar o café até pegar o jeito
  • Preparo precisa ser acompanhado até o fim

Cafeteira italiana Bialetti ou similar?

Já ressaltamos aqui a tradição da Bialetti quando se trata de cafeteira italiana. Tudo isso por conta da história de origem desse produto.

Isso faz algumas pessoas refletirem sobre a necessidade de adquirir uma original Bialetti ou uma similar produzida por outra marca. Para responder essa pergunta, visitamos um fórum de apreciadores de café. Encontramos a seguinte conclusão baseada nas respostas dos participantes:

Cafeteiras similares podem produzir café de excelente qualidade, mas a marca italiana ainda se destaca tanto pela qualidade da peça em si, quanto pela qualidade do café produzido.

AnittaFórum clubedocafe.net

“Minha mãe já teve umas 3 diferentes. Começamos com a original, que foi muito utilizada e foi ficando velhinha. Daí trocamos por uma de outra marca e não foi bom negócio, pelo menos para nós. Passamos pra frente e voltamos para uma original nova.”

De qualquer modo, se você optar por uma cafeteira italiana de outra marca, tenha em mente que é possível encontrar produtos de ótima qualidade e durabilidade equivalente ao preço pago, como os que mencionamos nesse ranking.

Compare você mesmo:

Cafeteira Italiana Bialetti Cafeteira Italiana Genérica
Material Material de alta qualidade e longa durabilidade Necessário ler a descrição dos materiais utilizados com mais atenção. Alumínio costuma ser mais resistente
Valor Preços mais altos Preços mais acessíveis
Acabamento Ótimo acabamento, especialmente no encaixe das peças componentes Algumas marcas podem ter encaixe mais dificultoso
Design De forma geral respeita o formato original, com algumas opções inovando no design, material e cores Podem ser muito semelhantes a uma Bialetti, como inovadores igual a Cadence elétrica

Quanto custa?

O último modelo da nossa seleção custa R$49,90. Um valor muito abaixo do número um do ranking, que custa R$ 520. A variedade de preço pode ser extrema, como demonstrado nesse guia. E isso se explica por um fator principal: a originalidade da marca Bialetti.

Peças dessa marca italiana costumam ser mais caras por serem importadas, também por ser a marca que deu origem a fabricação desse tipo de cafeteira sendo a mais antiga e finalmente pela qualidade tanto do produto, quando do café produzido.

Esse valor varia também por conta da capacidade da cafeteira italiana. Você pode comprar um modelo pequeno da Bialetti com apenas R$159,90. Outras marcas apresentam valores mais baixos, entre R$50 e R$100.

Onde comprar?

É verdade que elas são extremamente populares na Itália, mas o mesmo não acontece no Brasil. A cafeteira italiana vem ganhando o coração dos coffee lovers brasileiros e consequentemente o mercado do nosso país.

Portanto, sair de casa a procura de uma cafeteira Moka em uma loja física da sua cidade pode ser um grande desafio. Geralmente elas são vendidas em lojas específicas de artigos de casa.

Já na internet você tem acesso a vários modelos. Fica mais fácil de encontrar a cafeteira italiana que mais combina com você, sem sair de casa. Geralmente você encontra também boas ofertas online. Todos os modelos mencionados nesse ranking são encontrados no site da Amazon. Alguns você também pode encontrar na Lojas Americanas, ou no Mercado Livre.

Critérios de compra: Detalhes decisivos para a escolha da cafeteira italiana ideal

Como mencionamos, a originalidade pode ser um desses critérios para os amantes do café. Se você já é um grande apreciador de um café saboroso e diferenciado, vale a pena investir nessa marca.

Se o investimento fica alto nesse momento e mesmo assim você quer comprar uma cafeteira italiana de qualidade, existem outras opções no ranking que vão lhe proporcionar uma experiência incrível com o café desse tipo de cafeteira.

Cafeteira italiana bialetti vermelha com duas xícaras.

Receber os amigos e servir um café de cafeteira italiana é uma ótima maneira de agradar um coffee lover. (Fonte: ninocare / Pixabay)

Mas existem outros critérios que podem ser decisivos na sua compra. E a questão mais importante para que você invista na cafeteira Moka ideal, é analisar sua realidade de necessidade. Esses fatores são os seguintes:

  • Capacidade
  • Elétrica ou de fogão
  • Facilidade de limpeza
  • Tamanho do fundo

Agora vamos entender melhor cada um desses pontos.

Capacidade

Você mora sozinho? O café é somente para você ou outras pessoas na casa também gostariam de bebê-lo?

Se o café é apenas para você, uma cafeteira italiana pequena serve, como a número 3 ou 5 da seleção.

Agora se você faz questão de receber amigos ou até mesmo servir esse café para quem convive com você na sua casa, vale a pena fazer um cálculo e ver qual capacidade mais de adequa as suas necessidades.

Lembre-se que a medida da xícara dessas cafeteiras é de 50 ml. As que possuem capacidade maior são a número 1 e 4 da lista, que podem fazer 900 ml ou 1,7 litros de café, respectivamente.

Elétrica ou de fogão

Você possui amigos que também são verdadeiros coffee lovers e que de repente você gostaria de convidar para um papo na sua casa servindo café nessa cafeteira?

Cafeteiras italianas elétricas também apresentam características incríveis. Até mesmo porque têm capacidade maior e você não corre o risco de queimar o café.

Não precisa ficar fiscalizando o café do início ao fim e se você deixar na base ligada a tomada, o café continua quentinho. Mas quando muitos apreciadores de café buscam uma cafeteira italiana, eles geralmente querem vivenciar a experiência por completo.

Vale lembrar que a elétrica aumenta o consumo elétrico e não funcionará quando houver uma queda de energia, por exemplo. Então coloque na sua balança: o que é mais importante para você?

Ainda mais praticidade do que a tradicional já oferece? Ou a experiência completa do preparo e sabor oferecido pela original?

Facilidade de limpeza

Isso é importante para você? Então procure refletir sobre como funciona a higienização dessas peças. De modo geral é muito simples. Basta lavar com sabão neutro logo após o uso.

A única questão é que por mais que o processo de limpeza seja fácil, você precisa levar em conta que é necessário desencaixar as peças e fazer a lavagem individual de cada pedaço.

Em geral, as marcas aconselham não utilizar nada abrasivo para lavagem, como esponja de aço.

As coloridas, por exemplo, exigem ainda mais cuidados para preservação. As de inox também merecem cuidados extras para não arranhar ou danificar a peça.

Tamanho do fundo

Para finalizar, tente ver na descrição das peças a dimensão do fundo (largura) da cafeteira italiana e compare com a grade do seu fogão.

Alguns modelos pequenos podem não caber nas grades dos fogões, necessitando de uma grade adaptadora. É apenas um detalhe que pode acabar anulando a praticidade que ela oferece, correndo risco de virar no fogão.

Então detalhes como esse podem ser decisivos para que você receba a cafeteira italiana perfeita na sua casa e não se arrependa da compra.

(Fonte da imagem destacada: Free-Photos / Pixabay)

Avalie este artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
40 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...
Avatar

Publicado por REVIEWBOX