Imagem de uma caixa de som da JBL.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre a caixa de som da JBL, que atrai cada vez mais consumidores por causa do barateamento e popularização do aparelho.

Mas alguns clientes em potencial são leigos no tema e não sabem quais características devem ser levadas em consideração no momento da compra desse tipo de aparelho.

Pensando nisso, preparamos este artigo, com todas as informações que você precisa saber sobre as caixas de som da JBL e sugestões de compra para que você escolha um modelo com características que correspondam às suas expectativas.

Primeiro, o mais importante

  • A qualidade de áudio das caixas de som da JBL é excelente. Existem duas versões: som estéreo ou mono, o que diferencia um do outro é que o som estéreo sai por dois canais e o mono por apenas um.
  • Esses aparelhos podem ser conectados a smartphones com sistema Android, Windows e iOS, via Bluetooth ou por conexão analógica. As caixas de som são carregadas por cabo USB.
  • As caixas de som da JBL são à prova d’água e a classificação varia entre IPX7 (imersão em até 1 m de água por meia hora) e IP45 (suporta respingos de água de baixa intensidade) ou IPX5 (resiste à chuva e contato superficial com água).

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de caixa de som JBL: Nossas escolhas

Para quem está procurando uma caixa de som de qualidade, os aparelhos da JBL vão surpreender, pois mesmo os modelos mais simples contam com a “assinatura de som JBL”, ou seja, são muito bons.

Se você está em dúvida sobre qual caixa de som é melhor, confira o Ranking abaixo. Selecionamos os modelos principais, e destacamos o que torna esses produtos especiais.

O modelo mais vendido

A caixa de som JBL Go 2 é um dos modelos mais vendidos da marca por causa do preço acessível e alta qualidade. A tecnologia de áudio é mono, o aparelho tem conexão Bluetooth (4.2), analógica e três watts de potência.

Esse aparelho é compacto, à prova d’água (certificação IPX7), permite atender chamadas telefônicas, a bateria é interna, recarregável (via cabo USB) e tem autonomia de até cinco horas.

Uma opção com muita qualidade

O modelo Flip 4 da JBL tem qualidade de som estéreo, transmite as músicas através da conexão Bluetooth por até 12 horas ininterruptas e é à prova d’água (pode submergir em até 1 metro de profundidade por 30 minutos).

Este modelo é compatível com smartphones Android e iOS. O microfone embutido permite que você atenda ligações sem desconectar o aparelho e você pode colocá-lo para carregar sem interromper a música.

Para acoplar na sua moto ou bicicleta

A caixa de som JBL Wind foi desenvolvida para ser acoplada em motos ou bicicletas, através do suporte para guidão ou mosquetão (ambos estão inclusos). Com a bateria carregada, a caixa de som reproduz até 10 horas de músicas.

Esse aparelho pode ser conectado ao smartphone através do Bluetooth, mas também conta com leitor de cartão micro SD e rádio FM. E ele funciona mesmo debaixo da chuva (certificação IP45). O microfone integrado permite que você realize e atenda chamadas.

Para proporcionar uma experiência sonora e visual

A caixa de som JBL Pulse 3 oferece experiência sonora e visual, já que é equipada com luzes de LED 360º que se movimentam conforme a música. Você também pode programá-las conforme sua preferência pelo aplicativo JBL Connect ou através do comando de voz.

Esse modelo tem até 12 horas de autonomia de bateria e é à prova d’água (padrão IPX7) que permite que o aparelho seja usado na praia e piscina. A caixa de som tem conexão Bluetooth com aparelhos Android e iOS.

Uma ótima opção para ser carregada

A caixa de som JBL Xtreme tem quatro transdutores ativos e dois radiadores passivos, que proporcionam até 15 horas de música com qualidade de áudio estéreo. Vem com alças para facilitar o transporte e laterais emborrachadas que protegem o aparelho contra respingos de água.

Esse modelo vem com a tecnologia JBL Conect que permite compartilhar o comando da caixa de som com seus amigos, além disso, tem duas entradas USB para recarregar seus dispositivos móveis.

Guia de Compra

A JBL é a marca líder no mercado de caixas de som portáteis, por causa da altíssima qualidade de som, com agudos definidos e graves potentes, eficiência, durabilidade e design superior, mesmo nos modelos mais modestos.

O melhor, é que você pode levar a sua caixa de som JBL para qualquer lugar, pois além do aparelho ser portátil, ele oferece resistência à água, o que permite o uso na piscina, praia e durante o banho.

Imagem de uma moça escutando música em um parque com uma caixa de som JBL.

As caixas de som da JBL são portáteis. (Fonte: Yarden/ Unsplash)

Quais os diferenciais da caixa de som JBL?

As caixas de som da JBL são mundialmente reconhecidas pela alta qualidade, não só de áudio, mas do equipamento como um todo. A excelência fez com a entrada e estabilização da marca no Brasil acontecesse de maneira efetiva.

As caixas de som da JBL são mundialmente reconhecidas pela alta qualidade.

A qualidade do som varia de um modelo para o outro e pode ser mono (apenas um canal de som) ou estéreo (dois canais de som), ambos são muito bons. O som também é balanceado, ou seja, equilibra bem os agudos e graves.

Além disso, esses modelos são modernos, possuem conexão com dispositivos eletrônicos via Bluetooth, mas todos vêm com cabo analógico, caso você precise de uma segunda alternativa de funcionamento.

A capacidade da bateria varia de 600 a 20 mil mAh, isso significa que as caixas de som da marca conseguem reproduzir músicas por, no mínimo, cinco horas e, no máximo, 24 horas, sem parar.

Um recurso interessante, é que a caixa de som JBL (do modelo mais simples ao mais sofisticado) consegue realizar e receber chamadas em vivo a voz com áudio cristalino, sem ruídos, chiados e interferências.

A maioria dos modelos tem estrutura emborrachada, revestimento em tecidos resistentes, que garantem durabilidade à peça e oferecem resistência à água em níveis diferentes (IPX5, IP45 e IPX7). O formato e as cores variam.

Vantagens
  • Todos os modelos têm excelente qualidade de som
  • Versões em diferentes formatos, tamanhos e cores
  • Reproduz músicas por 5 a 24 horas (bateria de 600 a 20 mil mAh)
  • Faixas de preços variadas
Desvantagens
  • Os modelos mais potentes são pesados (1,5 e 3,5 kg)
  • Os aparelhos mais potentes são caros
  • Nem todos os modelos são à prova d’água

Qual modelo de caixa de som JBL é melhor?

Você encontra várias opções de modelos de caixas de som JBL. Todas contam com conexão Bluetooth e via cabo analógico, botão para aumentar e abaixar o som, microfone integrado para realizar e atender chamadas e bateria recarregável.

Entretanto, cada modelo tem suas características. Nesta seção vamos detalhar os diferenciais das principais versões: Charge, Flip, Xtreme, Go e Wind.

Go

O Go é um dos modelos de entrada, ou seja, está entre as versões mais simples de caixas de som da JBL, mas mesmo assim esse aparelho tem a qualidade de som excelente, limpa, com agudos e graves bem definidos.

A caixa tem bateria de 600mAh, com autonomia para até 5 horas de música ininterruptas e três watts de potência. Este modelo tem design retrô, formato quadrado, pesa apenas 134 gramas e tem cinco opções de cores.

Wind

A caixa de som JBL Wind foi desenvolvida especialmente para ser acoplada ao guidão de bicicletas e motocicletas. Esse modelo é redondo, leve, tem resistência a respingos de água e jatos de baixa pressão (classificação IPX5).

Os diferenciais desse modelo, em relação aos demais, é que ele é o único que lê cartão Micro SD e tem rádio FM acoplado. Apesar de ter um som mais alto, ele distorce um pouco, coisa que o modelo Go não faz.

A bateria tem mAh e essa caixa consegue reproduzir até 10 horas de música. Esse modelo também tem 3 watts de potência.

Flip

A caixa de som JBL Flip é considerada um modelo intermediário, tanto no preço, quanto na qualidade de som. Esse modelo é indicado para festas, por ter um som mais potente e dois radiadores de som.

Ela tem o tamanho médio, formato cilíndrico e pesa 515 gramas. A Flip tem as laterais emborrachadas, tecido de alta resistência e pode entrar em contato com a água da piscina (ela boia), pois tem classificação IPX7.

A bateria é mais potente, são 3000mAh, 16 watts de potência e autonomia de bateria de até 12 horas. Esse modelo pode ser encontrado em diversas opções de cores: preto, branco, vermelho, azul, entre outras.

Imagem de uma caixa de som JBL Flip azul.

A JBL Flip está disponível em diversas opções de cores. (Fonte: Finkandi/ Pixabay)

Charge

A Charge da JBL já entra na categoria de caixa de som de alto padrão. A começar pela bateria, que tem 6000 mAh, o dobro do modelo anterior, que garante autonomia de funcionamento por até 20 horas.

O som também é mais potente, e a caixa o transmite pela frente e pelas laterais. A potência é de 20 watts e ele tem a função charge (daí o nome), ou seja, carrega até dois smartphones de uma vez, enquanto reproduz as músicas.

Esse modelo também é mais pesado, cerca de 1,5 kg. A caixa de som JBL Charge vem com cabo USB, fonte para recarga da bateria e adaptadores de tomada.

Xtreme

O Xtreme é um dos modelos mais potentes de caixa de som da JBL, são 10 mil mAh de bateria, 3,5 kg (ele vem até com uma alça de nylon para ser carregado como uma bolsa), tem zíper para proteger a entrada de cabos, laterais emborrachadas e revestimento em tecido resistente.

Imagem de uma caixa de som JBL Xtreme.

A JBL Xtreme vem com vários acessórios, inclusive uma alça de nylon para transporte. (Fonte: Wout Wanacker / Unspash)

Apesar das características externas potentes, esse modelo não é a prova d’água e por isso nunca o submerja na água, pois você vai perder o seu aparelho. Ele só suporta respingos de água e jatos de baixa densidade (classificação IPX5).

Uma característica interessante da caixa de som Xtreme, é que com ela é possível conectar até dois dispositivos de áudio simultaneamente, ou emparelhar três usuários de forma alternada, assim você divide o comando da caixinha de som com seus amigos.

Go Wind Flip Charge Xtreme
Formato Quadrado Redondo Cilíndrico Cilíndrico Cilíndrico
Peso 134 g 185 g 515 g 1,5 kg 3,5 kg
Diferenciais Excelente qualidade de som, preço baixo Ideal para bikes e motos, lê cartão SD e tem rádio FM Ideal para festas, várias opções de cores, som encorpado Emite som pela frente e laterais, tem o som muito potente e recarrega celular É um dos modelos mais potentes da marca
Bateria 600 mAh 800 mAh 3000 mAh 6000 mAh 10.000 mAh
Horas de música 5 h 10 h 12h 20 h 15 h
Potência 3 watts 3 watts 16 watts 20 watts 40 watts
Classificação IPX7 IPX5 IPX7 IPX7 IPX5

Outros modelos interessantes são:

  • Trip: Para escutar música no carro,
  • Clip: Para conectar a caixa de som à mochila de viagem e
  • Pulse: Que além de ter um som potente, é equipado com luzes de LED que “dançam conforme a música”.

Quanto custa uma caixa de som JBL?

Em ordem crescente: os modelos Wind e Go são os mais baratos e custam R$ 150 e R$ 180 respectivamente. O Clip também tem um preço acessível, cerca de R$ 250. Os modelos Flip, Charge e Pulse são considerados intermediários, custando entre R$ 470 a R$ 850.

Os modelos mais sofisticados são o Xtreme, que custa em torno de R$ 1.200, e o modelo mais caro na categoria caixa de som portátil da JBL é o Boombox, que custa R$ 2.300.

Onde comprar uma caixa de som JBL?

As caixas de som da JBL são produtos bem populares, por esse motivo, você encontra o aparelho com facilidade, em lojas especializadas em produtos eletrônicos e lojas de departamento como Magazine Luiza, Ponto Frio e Lojas Americanas.

Se você preferir, dá para encontrar uma quantidade maior de modelos a preços inferiores pela internet. Um e-commerce em que você vai encontrar todos os modelos de caixas de som JBL é a Amazon.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de caixa de som JBL

Agora que você já sabe que existem vários modelos de caixa de som JBL, deve estar confuso sobre qual escolher. Por isso, nesta última parte do texto você vai conhecer quais são os principais aspectos que você deve levar em consideração na hora da compra. São eles:

  • Qualidade de som
  • Autonomia de bateria
  • Potência sonora
  • Conexões
  • Resistência à água
  • Design
  • Recursos extras

Vamos explicar cada um dos itens detalhadamente abaixo.

Qualidade de som

A primeira coisa que a maioria das pessoas observa em uma caixa de som é se ela consegue reproduzir graves potentes, afinal, quem não gosta de ter um aparelho que vibra ao som da música.

Entretanto, na maioria das vezes, os aparelhos que destacam os graves podem apresentar baixa performance sonora. Por isso é preciso escutar com atenção e observar se é possível distinguir o som dos instrumentos e a voz dos cantores.

Uma boa caixa de som tem que ter graves potentes e som balanceado.

Todos as caixas de som da JBL apresentam o que a marca chama de “assinatura sonora JBL”, ou seja, a qualidade do áudio é sempre muito boa.

Entretanto, a qualidade de som muda de um modelo para o outro, isso ocorre por vários motivos. O primeiro dele é se o som é do tipo estéreo ou mono:

  • Mono (monofônico): É o sistema de reprodução de som com apenas um sinal de áudio emitido. Os modelos com esse tipo de som são: Go e Clip.
  • Estéreo: Caixas de som com sistema estéreo têm o áudio dividido em dois canais, ou seja, são duas caixas de som para reproduzir os diferentes sinais de áudio.

O som estéreo tem maior intensidade e profundidade, que permite que você consiga distinguir com facilidade cada instrumento, pois eles são divididos em parte direita e esquerda. Os modelos com qualidade de som estéreo são: Charge, Xtreme, Flip e Pulse.

Autonomia de bateria

Outra característica importante, que difere de um modelo para o outro é a autonomia de bateria da caixa de som. Vale a pena comprar um modelo adequado ao uso que você fará dele.

Mas é importante que você saiba que nem sempre a quantidade de horas que o fabricante informa que o aparelho funciona é compatível com o uso real do equipamento, pois isso depende do tipo de música e do volume que ela será reproduzida.

Só para você ter um parâmetro, o modelo Go tem autonomia de 5 horas, o Wind funciona por até 10, Flip e Pulse ficam ligados por 12 horas, Charge por 20 (é o mais potente nesse quesito) e Xtreme por 15 horas.

Potência sonora

Quando você for escolher uma caixa de som, observe a potência sonora do aparelho. Esse índice é medido em watts RMS e quanto maior, mais potente é a caixa de som.

O aparelho deve ter a potência adequada ao tamanho do ambiente onde a caixa de som será usada, dessa forma o espaço será preenchido e todas as pessoas no local vão aproveitar a música que está tocando.

As caixas de som com padrão de 3 W como os modelos Go, Clip e Wind são indicadas para a reprodução de som em ambientes pequenos e com poucas pessoas como sala, quarto e veículos.

Os modelos mais potentes como Flip (16 watts), Charge e Xtreme (20 watts cada) são indicados para ambientes externos como festas na área da piscina e churrasqueira, acampamentos, entre outros.

Imagem de pessoas fazendo uma festa na piscina.

Com a caixa de som da JBL você vai poder fazer uma Pool Party. (Fonte: Eric Nonapen / Unsplash)

Ah, e não se confunda, potência sonora não tem nada a ver com qualidade de som, essas são características distintas. Por esse motivo, não se engane com os números quando for comprar sua caixa de som JBL, achando que quanto maior, melhor.

Conexões

Analisar as conexões disponíveis na caixa de som é importante para comprar um modelo que atenda às suas necessidades e preferências.

Todos os modelos da JBL, têm conexão Bluetooth para reproduzir músicas, cabo analógico de 3.5 mm se você quiser conectar o smartphone, tablet ou Smart TV diretamente na caixa de som e entrada USB para recarga.

Mas, de um modelo para o outro, você encontra algumas diferenças, por exemplo, o Wind é o único que lê cartão Micro SD. Os modelos Charge e Xtreme carregam smartphones via cabo USB.

foco

A maioria dos modelos tem conexão com os sistemas operacionais Android e iOS, mas o modelo SoundFly também se conecta a Windows Phone. Alguns modelos também possuem comando de voz e permite conexão com o assistente do Google e a Siri.

Resistência à água

Se você quer comprar uma caixa de som para fazer festas na piscina, praia ou até para ouvir música durante o banho, os modelos da JBL são uma boa pedida, pois todas possuem resistência à água.

Essa proteção varia de um modelo para o outro e é medida em IP, abreviação de “Ingress Protection” (“proteção de entrada”), ou seja, é a tecnologia que protege sua caixa de som contra água, poeira, areia e demais partículas que poderiam danificar o equipamento.

Imagem de uma caixa de som da JBL molhada.

As caixas de som da JBL são resistentes à água. (Fonte: nadeem 1991 / Pixabay)

  • IPX5: Caixas de som com classificação IPX5 suportam jatos de água de maior pressão. Ou seja, seu aparelho não vai queimar se pegar chuva leve ou se cair acidentalmente na água. O modelo Xtreme está nessa categoria.
  • IP45: Esses modelos têm proteção contra agentes sólidos de 1 mm de diâmetro ou mais e contra jatos de água de baixa, média ou alta pressão. O modelo Wind está nessa categoria.
  • IPX7: As caixas de som com proteção IPX7 são os mais resistentes, pois suportam a imersão em até um metro de profundidade por até 30 minutos. Você pode colocá-la na piscina que a caixa de som boia. Os modelos com essa classificação são Flip, GO, Charge e Pulse.

Design

Ter um produto com um design moderno e bonito é interessante, mas você não deve se deixar levar apenas pelo aspecto visual do equipamento, afinal, todos os critérios listados acima são muito mais importantes.

Cada modelo de caixa de som JBL tem um design único. O modelo Go tem estilo retrô, no formato quadrado com extremidades arredondadas e oito opções de cores: azul, preto, rosa, laranja, vermelho, amarelo, cinza e azul tiffany.

Os modelos Wind e Clip têm o design redondo, com mosquetão para pendurar. Além do aspecto visual, o design também é funcional, já que o equipamento pode ser afixado em diferentes superfícies e oferecer estabilidade e segurança.

O modelo Xtreme tem alças de nylon para ser transportado, está disponível em diversas opções de cores e estampas (é o único modelo com essa característica) e tem um zíper na parte de trás para isolar as entradas.

Imagem de uma caixa de som Xtreme da JBL com estampa camuflada.

Você encontra a caixa de som Xtreme da JBL em estampa camuflada. (Fonte: Claudio Hirschberger / Unsplash)

As caixas de som Flip, Pulse e Charge têm o formato cilíndrico, que facilita o manuseio. A flip pode ser encontrada em diversas opções de cores e é menor, a Pulse tem iluminação LED e a Charge pode ser usada na vertical e horizontal e tem alças.

Outros dois modelos de caixa de som JBL se destacam, desta vez pelo design futurista: a Soundfly BT e Soundgear.

Recursos extras

  • JBL Conect: Esse recurso permite que você conecte o seu aparelho a outras 100 caixas de som da da marca JBL simultaneamente.
  • Social Mode: Permite que até três dispositivos (tablets ou smartphones) estejam conectados simultaneamente pelo Bluetooth (ou por cabo USB) para que esses três usuários possam dividir o controle da caixa de som de forma alternada. Esse recurso está disponível no modelo Xtreme.
  • Função Charge: Os modelos com essa função permitem que você conecte até dois smartphones à caixa de som para que eles recarreguem enquanto você escuta as músicas. As versões com essa função são as caixas de som Charge e Xtreme.
  • Stereo Pairing: Esse recurso é utilizado para conectar duas caixas de som da JBL e reproduzir ou maximizar o efeito de som estéreo. Essa tecnologia utiliza dois alto-falantes para criar um som com mais realismo e imersão.
  • Speakerphone: As caixas de som da JBL possuem microfone embutido com tecnologia speakerphone que elimina ruídos e chiados para que você receba e realize chamadas telefônicas mais limpas e sem interferências.

(Fonte da imagem destacada: Jeele Van Leest / Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Letícia Pontes Jornalista
Letícia Pontes
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo e relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.