Foto de duas prateleiras brancas em uma parede vermelha com livros, uma foto, canetas, uma caixa organizadora pequena e duas grandes, sendo que uma dessas possui a bandeira da Inglaterra e a outra a bandeira dos Estados Unidos.
Ultima atualização: 16 de maio de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

67Comentários coletados

Olá! Seja bem vindo ao Review Box Brasil! A sua presença é sempre uma boa notícia por aqui. Hoje nós vamos conversar sobre um item bastante simples, mas que faz toda diferença na organização ambiente: a caixa organizadora.

Apesar de não ser muito valorizada, a caixa organizadora é presença necessária em escritórios, quartos infantis, salas de TV e tantos outros espaços.

Caso você esteja enfrentando momentos de desordem dentro de casa, e ainda não encontrou a saída ideal para colocar tudo no lugar, sugerimos que você siga lendo nosso guia e descubra todas as vantagens deste produto. Vamos lá?




Primeiro, o mais importante

  • As caixas organizadoras são ótimas escolhas para guardar documentos e outros objetos como acessórios, brinquedos e cosméticos.
  • Elas podem ou não possuir tampas, sendo que esta escolha deve ser feita de acordo com a finalidade que ela terá.
  • As caixas organizadoras podem ser feitas de diferentes tipos de materiais, como lona, tecido, plástico, madeira e acrílico.

Você também pode gostar de:

Melhores caixas organizadoras

Caixa organizadora de material reciclável

O fator especial desta caixa está no material, que é reciclável e possui alta resistência a impactos e calor, suportando temperaturas que atinjam até 150oC. Linda e firme, ela tem 18 litros, acompanha tampa e é lisa, com design simplista. Devido ao seu estilo básico, ela é uma boa escolha para qualquer ambiente e ainda sai na frente quando o assunto é durabilidade.

Caixa durável e de limpeza fácil

Esta caixa organizador foi pensada justamente para que a organização faça parte da composição do ambiente. Produzida em polipropileno laminado, ela permite a fácil limpeza e garante boa durabilidade. A caixa acompanha tampa e dois pegadores laterais, que facilitam o seu transporte. Suporta até 19,6 litros e pode ser encontrada em diferentes cores, de acordo com a decoração do seu ambiente.

Para quem busca uma caixa pequena

Se você busca uma caixa menor e mais barata, o modelo Amêndoa pode ser a escolha ideal. Ela suporta apenas 4,7 litros e tem um excelente custo. Feita de polipropileno que imita trama, esta caixa possui um toque delicado e autêntico. Sua composição é livre de bisfenol-a (BPA), e ela é uma boa escolha para organização de banheiros e quartos.

Guia de compra

Agora que já te apresentamos boas opções de caixas organizadoras, vamos ao nosso guia de compra, setor onde te apontaremos todas as características e vantagens do produto, afinal, o nosso objetivo aqui é não te deixar nenhuma dúvida!

Foto de uma mulher

Existem caixas organizadores de diversos formatos, materiais e tamanhos. (Fonte: Iakov Filimonov / 123RF)

O que é uma caixa organizadora?

Como o próprio nome já diz, uma caixa organizadora nada mais é do que uma caixa, que pode ser grande ou pequena, usada para guardar objetos, brinquedos, documentos, maquiagens, papéis ou quaisquer outro itens.

Ela pode ser fabricada em diferentes materiais como papelão, plástico, madeira e lona, e seu principal objetivo é manter um ambiente em ordem.

Quais as vantagens da caixa organizadora?

Como você obviamente já deve estar imaginando, a principal vantagem da caixa organizadora é que ela mantém a organização sempre em dia.

Ao utilizá-la, você evita deixar seus documentos e objetos espalhados pelo cômodo, e os guarda em um só lugar, garantindo também fácil acesso à eles.

Além disso, se a sua caixa possuir um design diferenciado e bonito, ela pode acabar compondo a decoração do ambiente, o que não é uma má ideia, né?

Caixas organizadoras são práticas, leves, facilmente adaptáveis nos lugares e podem ou não ficar à vista. Elas são ótima escolha para manter um espaço em ordem, sem correr o risco de perder itens considerados importantes.

Onde e como posso usar minha caixa organizadora?

Uma vantagem interessante das caixas organizadores é que elas são super versáteis e te permitem usá-las em diferentes ambientes, como quartos, salas, escritórios e até banheiros.

Nos quartos, por exemplo, você pode fazer uso dessas caixas para guardar objetos pessoais como acessórios ou roupas íntimas. Caso você tenha crianças em casa, as caixas organizadoras são uma ótima saída para armazenar os brinquedos.

No caso dos escritórios, elas são boas aliadas para você manter documentos, papéis e livros em ordem, garantindo que você não perca nenhum deles.

Em banheiros, pode ser interessante armazenar maquiagens, cosméticos e objetos de higiene pessoal dentro das caixas organizadoras.

Foto de três caixas

As caixas organizadoras podem ser úteis em diferentes ambientes como quarto, sala, escritório e banheiro. (Fonte: anikasalsera / 123RF)

Caixa organizadora com ou sem tampa?

A praticidade de uma caixa organizadora é essencial em qualquer ambiente, e por isso é importante que você escolha o modelo que mais atende às suas necessidades.

Apesar de se tratar de um produto sem muitas diferenças entre um modelo e outro, saiba que existem dois tipos: as caixas com tampa e as caixas sem tampa.

O modelo com tampa é interessante por não deixar nada a mostra, e é uma boa escolha para quartos e ambientes onde a caixa fará parte da decoração.

Já a caixa com tampa é mais prática, pois te permite o rápido acesso aos objetos que estão sendo armazenados.

Ela é bastante indicada para escritórios, em caso de armazenamento de objetos que são retirados toda hora da caixa, como folha de rascunho ou documentos cotidianos.

Com relação à funcionalidade, ambas são iguais, uma vez que cumprem com o prometido e ajudam na manutenção da organização.

Caixa com tampa Caixa sem tampa
Decoração Colabora para decoração ambiente pois não deixa itens a mostra Deixa itens a mostra e não costuma colaborar para decoração
Praticidade Prática Muito prática
Onde usar Quartos, salas e locais onde ela fará parte da decoração Locais com grande fluxo de retirada de objetos ou documentos, como escritórios
Preço Baixo Baixo

Quanto custa uma caixa organizadora?

As caixas organizadoras podem ser encontradas por valores que variam de acordo com a marca e o modelo. É possível comprar os modelos mais simples e baratos, a partir de R$ 20, ou modelos mais elaborados e caros, na faixa dos R$ 150.

Onde comprar uma caixa organizadora?

Você pode comprar sua caixa organizadora em lojas que vendem produtos para decoração e materiais de escritório como as Lojas Americanas, Kalunga, Tok Stok ou Etna.

No entanto, em plataformas online como Amazon, Mercado Livre e Submarino que você poderá encontrar maior diversidade de marcas e modelos do produto.

Critérios da compra: como comparar os modelos de caixas organizadoras

A caixa organizadora é um produto simples, nós sabemos. Mas isso não significa que você deva fazer uma compra sem critérios.

Abaixo, selecionamos alguns pontos que devem ser observados ao escolher a melhor caixa organizadora para sua casa.

Agora, vamos explicar melhor cada um deles.

Tamanho

Existem caixas organizadoras em diferentes tamanhos, e o tamanho da sua dependerá da quantidade de objetos você precisa guardar dentro dela.

Por exemplo, e você busca uma caixa para documentos, opte por opções maiores que uma folha A4, mas se você pretende guardar somente bijuterias, caixas menores devem bastar.

três caixas

Usar caixas organizadoras é uma forma de deixar o ambiente sempre em ordem. (Fonte: Victor Zissou / Pexels)

Material

Com relação ao material, sua escolha deve ser minuciosa. Existem caixas de papelão, plástico, lona, madeira e vários outros materiais.

Sugerimos que você prefira os modelos mais resistentes e firmes, como a madeira, o acrílico e plásticos mais duráveis.

Caixas feitas de tecido ou papelão, por exemplo, são frágeis e apresentam baixa durabilidade, além de não serem as opções mais bonitas.

Pegador

Algumas caixas organizadoras possuem pegadores ou alças nas laterais, o que facilita bastante o transporte e acaba dando um charme a mais na peça. Portanto, se for possível, prefira esses modelos.

Design

As caixas organizadoras podem ter diferentes designs. Elas podem ser estampadas, lisas, coloridas e até com textura. O que importa é que você escolha modelos que combinem com o ambiente onde ficarão alojados e que te agradem visualmente.

(Fonte da imagem destacada: Free-Photos / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Natália Nunes Professora
Professora do Ensino Fundamental nas redes pública e particular, Natália tem experiência de sobra para saber o que faz as crianças felizes e o que lhes incomoda. Além dos pequenos, ela também é apaixonada pelas palavras. Na internet, une as duas paixões e escreve sobre o curioso universo dos pequenos.