Ultima atualização: 4 de junho de 2021

Como escolhemos

7Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

30Comentários coletados

Se você não consegue nem pensar em ficar sem sua playlist favorita em um churrasco na piscina ou pra cantar no chuveiro, precisa de uma caixa de som à prova d’água agora mesmo!

Para quem ainda não conhece essa maravilha da tecnologia, este artigo é ponto de partida para saber tudo sobre a caixa de som à prova d’água e descobrir porque você precisa ter uma dessa. Vamos mostrar as mais vendidas do mercado e deixar dicas para escolher a sua. Dá um play aí, pois já vamos começar aqui!




O mais importante

  • A caixa de som à prova d’água permite reproduzir suas músicas favoritas em ambientes em que possa haver respingos de líquidos.
  • Os modelos mais modernos da caixa de som à prova d’água contam com conexão Bluetooth para sincronizar com vários dispositivos móveis.
  • Antes de escolher a sua caixa de som à prova d’água é importante verificar a potência de áudio e a compatibilidade com o sistema operacional dos seus dispositivos.

Caixas de som à prova d'água: nossa recomendação dos melhores produtos

Desde que começaram a chegar no mercado, as caixas de som à prova d’água se tornaram as preferidas dos consumidores. Para te ajudar a encontrar a sua, preparamos esta seleção com as mais bem avaliadas da Amazon.

Guia de compra: : o que você precisa saber sobre caixas de som à prova d'água

Se você ainda está em dúvidas sobre a real utilidade de uma caixa de som à prova d’água, precisa conferir essa seção. Aqui, respondemos às perguntas mais comuns da Internet sobre como este equipamento pode mudar o seu jeito de ouvir música!

Caixa de som à prova d’água

A caixa de som à prova d’água permite reproduzir suas músicas favoritas em qualquer lugar.
(Fonte: purdeliu / 123rf.com)

O que é uma caixa de som à prova d'água?

A caixa de som à prova d’água é um dispositivo que amplia o áudio reproduzido por dispositivos como media players ou smartphones. Ela é, em geral, sincronizada com esse reprodutor por meio de conexão sem fio.

A maioria é fabricada em plástico de alta resistência e revestida com material emborrachado, que a protege contra choques. Além disso, conta com sistema de blindagem contra a água.

O nível de resistência de uma caixa de som à prova d’água a este contato varia de acordo com o modelo. No entanto, existe um padrão de classificação que permite saber quanto cada aparelho suporta. Vamos falar sobre isso mais adiante.

Quais os tipos de caixa de som à prova d'água?

Existem diversos tipos de caixa de som. Porém, neste artigo vamos nos ater aos modelos à prova d'água e seus tipos. Assim, podemos dizer que são 3 os principais tipos de caixa de som à prova d’água:

  • Fixas: costumam ser maiores e, por isso, muitas pessoas optam por deixá-la instalada em um ambiente. Em geral, têm alta resistência e podem tomar chuva;
  • Portáteis: são compactas e contam com alças ou mosquetões para prender na roupa ou na mochila. Costumam ser resistentes à água, mas não à imersão;
  • Flutuantes: além de terem maior nível de resistência, flutuam quando colocadas na água. Por isso, são ideais para usar na piscina.

Como saber o nível de resistência à água?

Nem todos os aparelhos denominados à prova d’água podem ser submetidos a qualquer situação sem sofrer danos. Muitos apenas resistem ao contato com jatos de água ou continuam funcionando bem em locais com alta umidade, como banheiros ou saunas.

Existe um padrão de classificação para escolher o aparelho ideal para cada situação. O código IP — do inglês Ingress Protection — é uma certificação internacional e determina o seguinte:

Classificação IP Nível de resistência à água
0 ou X Nenhuma proteção
1 Gotas d’água
2 Gotas d’água em ângulo de até 15 graus
3 Spray de água
4 Respingos de água
5 Jatos de água
6 Jatos fortes de água
7 Até 1 metro de imersão
8 1 metro ou mais de imersão

A caixa de som à prova d’água pode ser usada na praia?

Pode, desde que você não vá afundar a sua caixinha na água salgada. Isso porque todos os índices acima dizem respeito ao contato com água doce.

Mas isso não tem a ver com a água em si. Na realidade, o cuidado se deve ao fato de que o contato com o sal pode danificar os componentes eletrônicos da caixa de som.

jjovem usando caixa de som à prova d’água

A caixa de som à prova d’água pode ser sincronizada com dispositivos móveis.
Fonte: madrolly / 123rf.com

Quais as vantagens da caixa de som à prova d’água?

Sempre que vamos fazer uma compra, é comum surgirem dúvidas sobre as reais vantagens e os inconvenientes que podem estar relacionados ao equipamento. No caso da caixa de som à prova d’água não é diferente.

Por isso, decidimos destacar alguns prós e contras deste tipo de aparelho. Confira o que encotramos:

Vantagens
  • Permite ouvir sua música preferida enquanto nada ou toma banho
  • Pode ser usada na cozinha, sem risco danos com respingos de água
  • Tem design para os mais diversos estilos
  • Pode ser transportada com facilidade
  • Permite conexão com qualquer dispositivo móvel
Desvantagens
  • Nem todos os aparelhos podem ser mergulhados na água
  • Alguns consomem a bateria rapidamente
  • Costuma ser mais cara do que as caixas de som convencionais

Como conservar a caixa de som à prova d’água?

Seja uma caixa de som Bluetooth ou as caixas de som à prova d’água com certificação máxima de resistência, todas exigem cuidados no dia a dia. Com hábitos simples, você mantém seu equipamento funcionando bem por muito mais tempo.

Cada fabricante costuma indicar os cuidados na manutenção do aparelho. Mas, como regra, podemos destacar 4 coisas que você nunca deve fazer com a sua caixinha:

  1. Limpar com produtos líquidos - os agentes de limpeza podem conter substâncias que causam danos aos circuitos eletrônicos da caixa de som;
  2. Expor à poeira excessiva - o mesmo vale para a areia. Assim, se pretende levar a sua caixinha para a praia, procure um modelo resistente não só a água mas também a detritos;
  3. Deixar em superfície metálica - as caixas contam com um eletroímã que, em contato direto com metais ou imãs pode desmagnetizar e fazer a caixa parar de funcionar;
  4. Manter sob forte calor - nenhum dispositivo eletrônico deve ficar exposto ao sol ou a temperaturas extremas para evitar danos aos componentes internos;

Critérios de compra: Como comparar as caixas de som à prova d’água

Agora que você já sabe quais as vantagens e cuidados para conservar a caixa de som à prova d’água, está na hora de escolher a sua! Para isso, vale a pena conferir alguns critérios que podem ser determinantes para aproveitar bem este aparelho.

Uso e resistência

O local onde você pretende utilizar sua caixa de som à prova d’água é o primeiro ponto a ter em mente. Como mostramos, disto dependem o tipo e o nível de resistência da sua caixinha.

Se pretende usá-la para ouvir música enquanto cozinha, um aparelho com IP3 ou IP4 já será suficiente. Para nadar ou brincar na piscina, considere uma com IP7 ou IP8, que pode ser submersa sem problemas.

Potência

Não adianta nada ter uma caixa de som que te acompanha da praia à piscina se a qualidade do áudio é péssima. Por isso, lembre-se de verificar a potência do aparelho antes da compra.

Os modelos compactos e portáteis costumam ter potência entre 2W e 5W. Já os mais robustos podem variar entre 10W e 30W de potência. Se puder invista nesse quesito. Isso fará a diferença durante o uso!

caixa de som à prova d’água com smartphone

Antes de escolher a sua caixa de som à prova d’água é importante verificar a compatibilidade com o sistema operacional.
Fonte: jipen / 123rf.com

Conectividade

A maioria das caixas de som à prova d’água é compatível com os mais diversos dispositivos móveis e até mesmo com assistentes de voz. No entanto, é bom ter atenção a este aspecto antes de finalizar a compra.

Além da compatibilidade, é interessante que a caixinha tenha mais de uma alternativa de conexão. Neste sentido, encontrar um aparelho com entradas USB e conexão WiFi pode ser um investimento que vale a pena.

Design

Se você quer deixar sua caixa de som à prova d’água sempre disponível na hora de receber os amigos em casa, ela precisa ter um design que chame atenção e combine com o seu estilo, seja na sala ou na churrasqueira.

A boa notícia é que a variedade é tão grande que você, certamente, vai encontrar aquela que mais tem a ver com o seu jeito. Algumas contam até com iluminação para incrementar o clima da festa!

Resumo

Se você estava com dúvidas sobre a melhor caixa de som à prova d’água e se este aparelho poderia ou não ser adequado para você, acreditamos que elas não existem mais!

Neste artigo, mostramos quais os diferenciais desse equipamento, deixamos algumas dicas de conservação e uma lista com as caixinhas mais desejadas do mercado, para inspirar a sua busca.

Esperamos que você tenha gostado deste material. Se sim, aproveite para compartilhar com seus amigos de balada! Um abraço, até mais.

(Fonte da imagem destacada: lucapbl / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas